Colocado por: gil.alvesDado o teu orçamento (nem falo no inicial) nunca verias um projecto como tens. Tão simples quanto isso.Tal como eu pensava, precisamente.
Agora, ias ter uma coisa mais simples, pragmática, passiva e dentro do orçamento.
Colocado por: Bragas Vtente ver mais longe, eu dei um exemplo para passar uma ideia, antes falei na caixa do correio.
DR, já uma vez lhe disse isto e você não concordou, mas repito, não é na torneira, ou na cerâmica, ou nas loiças, que você vai reduzir 25% do custo da sua construção.
Colocado por: DR1982o cliente arrisca-se a contratar caixilharia Panoramah e depois leva com uma do chinês
Colocado por: gil.alvesMurado à volta. :)oops, my bad
Colocado por: DR1982depois em velho quem la vai com a roçadora? :)os velhos que deixem as roçadoras pros novos, seja declive ou plano.. deviam antes ir à pesca com os netos
Colocado por: gil.alvesNão estás a perceber o conceito…Pois nao estou não:) Mas como disse antes nao ha milagres.
O Cliente (DO) não arrisca nada. Sabe exactamente com o que contar.
Colocado por: antonylemosos velhos que deixem as roçadoras pros novos, seja declive ou plano.. deviam antes ir à pesca com os netosa brincar a brincar é uma situação que tambem faz a diferença.
Colocado por: DR1982Ou seja praticamente é navegação à vista também, a diferença é que à data do projeto, o projeto é possível dentro do orçamento estipulado.Oh valha-te Deus.
Colocado por: gil.alvesOh valha-te Deus.entao mas é isso que eu estou a dizer desde o início.
E não é isso o suposto?!
Da caixa de correio tens 3 orçamentos.
Se quando for para pôr só der para pôr a mais barata (planeada logo à partida) é a que leva.
Abr.
Colocado por: gil.alvesEsquece…. :)
Colocado por: gil.alvesA caixa de correio é a mesma. Só que dos orçamentos tem de ir-se ao mais barato.
Colocado por: DR1982Por exemplo não percebo porque seria sequer hipótese não ir ao mais barato (admitindo qualidade de execução e garantias iguais)por isso mesmo.
Colocado por: gil.alvespor isso mesmo.
Há por vezes descontos ou instalações que nem sempre permitem as mesmas garantias. E não é uma caixa de correio. É num todo.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Nos casos em que participei, esses 15% incluiam tudo o que fosse necessário para levar a obra a bom porto (visitas, fiscalização, projs de execução, etc... sem atrasos ou derrapens. Caso os houvesse, esse custo extra saída dos honorários do gabinete. O projecto demorava mais que a obra. Não havia "já agora". E o dono só entrava no estaleiro para inaugurar a obra.
Colocado por: marco1já em tempos escrevi por aqui que na minha opinião o paradigma dos projetos devia mudar em PortugalMarco1, acha que poderia funcionar? A menos que o arquiteto alinha-se nuns atalhos, tenho as minhas dúvidas, mas…
hoje em dia há projetos no "papel" para todos os gostos, preços, qualidade etc...toda uma realidade em geral muito afastada da obra em si. o que escrevi era que o projeto e a atividade dos projetistas devia ser o todo com o acompanhamento integral da obra, portanto algo que não se esgotaria no processo de licenciamento e pronto, mas sim tal como os arquitetos do passado que estavam na obra por inteiro até ao fim. Haveria maior qualidade, mais trabalho para todos em que se evitaria os gabinetes turbo que tudo abocanham com os seus projetos a 200 á hora e os chapa, e os donos de obra ai sim deveriam responsabilizar integralmente os intervenientes no processo. isto de uma forma resumida pois a argumentação disto é mais exaustiva. e tambem claro o preço deste serviço seria outro mas no fim seria sempre uma mais valia em todos os aspetos e quiça até uma maior rentabilidade no preço final da obra.
de uma forma geral os projetos que ainda se vê por esse pais fora são depois no fundo super alterados pelos "arquitetos empreiteiros" durante a obra assim como pelos DO e sem julgamentos, depois é o que se vê quer na qualidade quer nos custos não previstos.
Colocado por: marco1mas é o que se passa em muitos casos por essa europa fora e não só, a obra/ projeto termina com a obra acabada.e sera que nesses paises nao ha menos habito de contornar certas coisas?
andam por ai uns programas de tv com este sistema e até são muito bem vistos.
Colocado por: marco1mas é o que se passa em muitos casos por essa europa fora e não só, a obra/ projeto termina com a obra acabada.
andam por ai uns programas de tv com este sistema e até são muito bem vistos.
Colocado por: Bragas VDa mesma forma que vocês é metem os DO todos no mesmo saco.