Colocado por: Bragas VEm momento algum leu escrever que não há nenhum técnico do lado do DO..
Colocado por: Bragas VMas é engraçado que estamos num fórum onde se defende que nos devemos fazer acompanhar de todo os tipo de técnicos para esta coisa da construção de uma moradia.. são engenheiros, fiscais, técnicos de todas as formas e feitios, e depois acontece uma situação destas e a culpa é do DO que não percebe (nem tem que perceber) patavina do assunto.. Pra que diabo são os técnicos, se na hora da verdade não há um único que esteja do lado do DO..
Colocado por: Bragas VEm momento algum eu escrevi que estava a passar uma má experiência com os meus técnicos. O que falo é na generalidade.
Colocado por: N Miguel OliveiraPode começar por sí.
É dono de obra? Se sim, já terminou a obra?
Se sim, não quer partilhar o seu caso? Que pediu/pagou ao Arq. além do Licenciamento? Quando a obra arrancou, quantas vezes lhe ligou para pedir opinião? Quantos orçamentos ele negociou? Quantos orçamentos obtidos por sí lhe enviou para que opinasse? Quantas vezes foi à obra? Quanto gastou com o tipo que supostamente devia estar do seu lado a defender os seus interesses?
Colocado por: Bragas VO que falo é das vossas/suas contradições.
Colocado por: Bragas VNão devemos classificar todos os empreiteiros de Chicos espertos, os DO de burros, iludidos e sonhadores e os arquitetos e fiscais de pessoas exemplares e Idóneas.
Por outro lado, quantos arquitetos apresentam ao cliente o serviço fiat 500 e o serviço Ferrari?
E quantos não apresentam o serviço Ferrari! Que afinal é só um Fiat 500?
Estou muito satisfeito com o meu arquiteto, o meu empreiteiro e o meu fiscal.. mas se digo isto neste fórum, dizem que só estou satisfeito porque não percebo nada (e não percebo), e que o normal (e desejável) é correr tudo mal.
Colocado por: DjdasaEu conheço bem esse sistema de trabalho, todas as segundas e quartas de manha tinha briefing, era constantemente alertado com o planeamento, prazos, através e até recompensas por "acelerar as coisas".
Mas sei de situações que devido ao Covid foram um absoluto descalabro em termos de entregas, prazos. Claro que se trata de situações que fora do normal.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas depois do OK, não há volta atrás.acho que esta seria também uma das grandes dificuldades em Portugal, as câmaras levam tão pouco tempo a dar a luz verde que é quase impossível não mudar de ideias/gostos ou até mesmo ser “obrigado” a mudar porque ja nao é mais possível construir como no início do projeto.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Precisa de sair de casa mais vezes, ver outras coisas... e talvez mude de opinião.
Eu já trabalhei nesse sistema (dos 15%), e só não havia indemnizações porque não havia atrasos nem derrapagens.
Caso os houvesse, o Dono de Obra tinha do lado dele o dinheiro relativamente à última tranche do projecto, e uma data de seguradoras que entrariam "pela madeira adentro" em caso de problema. Não tinha nenhuma razão para ter medo. Mas lá está. Pagava 15% por um serviço.
Você não pode exigir o mesmo tipo de serviço e proteção quando paga 2 ou 3% (do valor da obra) por um projecto (de licenciamento), muito menos pedir responsabilidades ao técnico quando é você quem negoceia as empreitadas e ainda faz de fiscal às 9 da noite...
Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto às "justificações do costume":
O mercado pede, o mercado tem.
O mercado não quer, o mercado não oferece.
Não vejo qual o espanto.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão há "já agoras".
Colocado por: sfamoreiraE quantos gabinetes existem a trabalhar nesse sistema?Já esteve mais longe de estar online… ;)
Colocado por: pguilhermePor esses mesmos motivos é que eu duvido que uma solução destas vingasse facilmente em Portugal.
Claro, sem dúvida.
Por cá está muito enraizada a construção com o mínimo (licenciamento) e com o "ze da carrinha".
O patamar acima - que nas moradias imagino ser raro - já se paga perto do que referiu e sem qualquer garantia nem cobertura de risco.
Assim, os profissionais teriam que, por valores semelhantes, assumir riscos e dar garantias. Evidentemente, só o fariam se o mercado impusesse.
Mas, como sabemos, a maioria vai pelo mínimo, com exigências básicas e a querer cortar os preços "a todo o custo", e isso faz perder força na exigência da procura no mercado.
Tantas vezes os empreiteiros deixam cair potenciais clientes, só porque percebem que estes são um pouco mais exigentes. Têm tantos clientes com exigências básicas, porque haveriam de se dar ao trabalho?
A "culpa" é da exigência da procura, pois a postura dos profissionais é meramente um reflexo desta.
A meu ver isto é vital.
Há uma altura para projectar e uma altura para executar. Os "já agoras" deveriam ser pensados em projecto, para que possam ser integrados na solução como um todo e ficarem alinhados na parte orçamental, sem surpresas.
Colocado por: gil.alvesJá esteve mais longe de estar online… ;)
Colocado por: N Miguel Oliveira
Assim de repente, aqui por exemplo:
E é que nem foi subentendido. Foi literalmente o que escreveu.
Colocado por: Bragas VFaço mesmo culpa.. escrevi realmente..Fair Play BragasV.
Colocado por: Bragas VO que reforço, é que na minha opinião, esse sistema que defende, é um chave na mão, e o arquiteto mais não ia ser que um promotor, sendo que aquando da assinatura do contrato, este se ia proteger, sempre m prejuízo da outra parte.. não há milagres.Há que haver, e há, transparência e seriedade. Estes contractos não protegem só o gabinete de todo.
Colocado por: DjdasaPartilhe connosco as novidades!A seu tempo (talvez)... e não é uma oferta de "massas" porque não resulta.
Colocado por: sfamoreiraE quantos gabinetes existem a trabalhar nesse sistema?
Era bom que todos dessem essa possibilidade. Eu aderia de certeza.
Colocado por: pguilhermeA "culpa" é da exigência da procura, pois a postura dos profissionais é meramente um reflexo desta.
Colocado por: Bragas VEm relação as contradições e argumentos, preferia ter esta conversa consigo na esplanada de um café.. por aqui é muita coisa pra ler, muita coisa pra debater..
Colocado por: gil.alvesJá esteve mais longe de estar online… ;)Juro que ja me tinha lembrado que andavas a trabalhar para isso:)
Colocado por: N Miguel Oliveira
Basicamente é o que o user ZedaSilva diz vezes sem conta, e com o qual concordo plenamente. Enquanto os Donos de Obra não exigirem, não há motivo nenhum para que os profissionais trabalhem diferente.