Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou a terminar o projeto de uma moradia.
    No interior, em vez das tradicionais paredes em tijolo, o arquiteto está a considerar a colocação de estruturas metálicas, com isolamento e paredes duplas em pladur de cada um dos lados.
    Como estou habituado ás paredes "tradicionais" está-me a fazer alguma confusão.
    Qual a vossa opinião?
    Obrigado
  2.  # 2

  3.  # 3

    Eu moro num apartamento desde 2007 que é todo em pladur.

    Estou a construir a minha casa e uma das condições é ser toda em pladur.

    Vou aplicar tudo em placa dupla, mas em algumas paredes será em OSB + pladur.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GuilhermeLick
  4.  # 4

    Colocado por: GuilhermeLicko arquiteto está a considerar a colocação de estruturas metálicas


    Colocado por: GuilhermeLickComo estou habituado ás paredes "tradicionais" está-me a fazer alguma confusão.

    Nesse caso, o arquiteto deve explicar-lhe o porquê de estar a considerar essa solução.
    É uma solução igual a qualquer outra mas um projeto deve ser feito de decisões fundamentadas e não de soluções impostas por A ou por B
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva


    Nesse caso, o arquiteto deve explicar-lhe o porquê de estar a considerar essa solução.
    É uma solução igual a qualquer outra mas um projeto deve ser feito de decisões fundamentadas e não de soluções impostas por A ou por B


    O arquiteto explicou as vantagens e desvantagens de cada uma das situações, contudo, gostava de ter a opinião de quem já está familiarizado com esta solução.
  6.  # 6

    O pladur tem 2 desvantagens

    Quer aplicar um movel na parede ou algo pesado e tem de detetar o perfil metalico por trás do plador

    O pladur não tem inércia termica quando a temperatura ambiente da casa tende a descer ela desce rapidamente.
    A falta de inércia tb pode ser uma vantagem se estiver a pensar colocar ACs. Quando os liga, sabe que rápidamente tem o ar ambiente à temperatura desejada.


    Uma das grandes vantagens do pladur tem a ver com a baixa transmissão de energia de radiação. Explico:
    Se estiver numa casa com a temperatura ambiente a 20°C sente que está quente, mas se entra no wc que está a 20°C sente que está frio porque os azulejos absorvem energia de radiação do seu corpo.
    Se a casa for toda em tijolo é como no wc, pelo que terá de elevar a temperatura da casa em pelo menos mais 1,5°C para sentir o mesmo conforto térmico que com o pladur
    Concordam com este comentário: GuilhermeLick
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GuilhermeLick
  7.  # 7

    "O pladur não tem inércia termica quando a temperatura ambiente da casa tende a descer ela desce rapidamente.
    A falta de inércia tb pode ser uma vantagem se estiver a pensar colocar ACs. Quando os liga, sabe que rápidamente tem o ar ambiente à temperatura desejada."

    No caso do aquecimento, será por piso radiante.
    • VCG
    • 5 maio 2023

     # 8

    Colocado por: GuilhermeLick"O pladur não tem inércia termica quando a temperatura ambiente da casa tende a descer ela desce rapidamente.
    A falta de inércia tb pode ser uma vantagem se estiver a pensar colocar ACs. Quando os liga, sabe que rápidamente tem o ar ambiente à temperatura desejada."

    No caso do aquecimento, será por piso radiante.


    Seguindo o raciocinio e uma vez que o aquecimento é PHR você beneficiar em ter inercia termica, certo?
  8.  # 9

    Certo.

    Com o PHR o aquecimento vem do piso onde ele se encontra, imaginemos estar por baixo soalho.
    Se abrir as janelas das duas pontas da casa para circular o ar, a temperatura vai descer. O teto (pladur) não ajuda a reestabilizar o ar. Se não houver inércia térmica dentro da casa é compreensível que a re-estabilizacão da temperatura seja mais demorada.

    Se você estiver a pensar colocar o VMC, deixa de ter a necessidade (diária) de abrir as janelas para corrigir os níveis de humidade e de CO2/O2, pelo que passa a ser praticamente indiferente o pladur ou tijolo.
  9.  # 10

    Colocado por: Na_mouchCom o PHR o aquecimento vem do piso onde ele se encontra, imaginemos estar por baixo soalho.
    Se abrir as janelas das duas pontas da casa para circular o ar, a temperatura vai descer. O teto (pladur) não ajuda a reestabilizar o ar. Se não houver inércia térmica dentro da casa é compreensível que a re-estabilizacão da temperatura seja mais demorada.

    discordo, precisamente a reposição das condições termicas não havendo grandes massas termicas no interior para "aquecer" ou Arrefecer" será mais rápida.
  10.  # 11

    Tem razão se as pessoas abrirem as ditas janelas por 1h, mas para estabilizar os níveis de humidade e CO2 não devem necessitar de tanto tempo.
 
0.0156 seg. NEW