Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia a todos!

    Estou aqui com uma duvida que gostaria de ver esclarecida.
    Preciso fazer a ligação do cabo eléctrico do quadro geral da casa até a zona onde tenho a piscina, esta ligação será para ligar a bomba e a luz da piscina, sendo que a bomba são 820watts e a lâmpada cerca de 14watts a 12v.
    a minha Duvida é será que o cabo de 3x2.5mm é suficiente ou será necessário um cabo de 4mm? a distancia do quadro feral até ao quadro da bomba são 37metros.
    Obrigados

    Vasco
    •  
      omega
    • 15 maio 2023 editado

     # 2

    passe por aqui
  2.  # 3

    Qual a diferença entre os dois quadros?

    Ex: para carregar uma viatura electrica a 32A, necessito de um cabo de 4mm ou 6mm?
  3.  # 4

    Isso são normas brasileiras que não têm necessariamente aplicação em Portugal. Aguarde por mais respostas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    •  
      omega
    • 15 maio 2023 editado

     # 5

    eu optava pelo de 6,
    as tabelas tirei da internet, é para se ter uma ideia, mas para 32A, eu ia sempre para o fio de 6, embora, em teoria, o de 4 deva ser suficiente

    Tabela da Certiel
    Concordam com este comentário: mafgod, bettencourt
  4.  # 6

    considerando a queda de tensão máxima no quadro entrada de 1,5% e uma alimentação monofásica ao quadro da piscina.

    cabo disposto no interior de tubo embebido nos elementos da construção H1XV-U 3G2,5mm2 protegido por um disjuntor 2P de 16A.

    caso o quadro da piscina não disponha de proteção diferencial de 30mA, deverá ser instalada no quadro de entrada
    Concordam com este comentário: Caravelle, ClioII
      Captura de ecrã 2023-05-15 135143.png
  5.  # 7

    Colocado por: Bigmouseconsiderando a queda de tensão máxima no quadro entrada de 1,5% e uma alimentação monofásica ao quadro da piscina.


    Neste caso deve-se considerar 1,5% ou os 5% de "usos gerais"?
  6.  # 8

    Entre a portilha e o QE deve ser considerado no máximo 1,5% e 3% até aos circuitos finais de iluminação e 5% até os equipamentos com outros usos.

    Colocado por: elfo106

    Neste caso deve-se considerar 1,5% ou os 5% de "usos gerais"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
      Captura de ecrã 2023-05-15 165632.png
  7.  # 9

    Se calhar eu tenho estado a interpretar mal isso...eu tenho interpretado que desde o quadro eléctrico QE (o principal dentro da habitação) até aos equipamentos com outros usos se pode ter uma queda de até 5%. Ou deveria ser 5% entre a portinhola e o equipamento?

    É que está-me a fazer confusão ter mencionado os 1,5% quando neste caso concreto estamos a falar de um cabo que irá do QE até um QPiscina. A ligação da portinhola até ao QE já existe...
  8.  # 10

    eu nos meus cálculos, considero nas BTE e BTN as quedas de tensão desde a portinhola, pois considero a portinhola como a origem da instalação.

    entre a portilha e o QE considero o máximo de 1,5% e entre a portinhola e os equipamentos 3% e 5%.

    mas para uma habitação é muito raro fazer esses cálculos. tem de ter grandes distancias e grandes consumos para não passar na queda de tensão.

    já em instalações de média tensão, considero a queda de tensão desde os bornes do secundário do transformador até aos equipamentos finais.

    Colocado por: elfo106Se calhar eu tenho estado a interpretar mal isso...eu tenho interpretado que desde o quadro eléctrico QE (o principal dentro da habitação) até aos equipamentos com outros usos se pode ter uma queda de até 5%. Ou deveria ser 5% entre a portinhola e o equipamento?

    É que está-me a fazer confusão ter mencionado os 1,5% quando neste caso concreto estamos a falar de um cabo que irá do QE até um QPiscina. A ligação da portinhola até ao QE já existe...
  9.  # 11

    Colocado por: Bigmouseeu nos meus cálculos, considero nas BTE e BTN as quedas de tensão desde a portinhola, pois considero a portinhola como a origem da instalação.

    entre a portilha e o QE considero o máximo de 1,5% e entre a portinhola e os equipamentos 3% e 5%.


    Então num caso destes, considera que um condutor que vá desde o QE até a uma tomada pode ter no máximo 3,5% de queda (5-1,5). É isso??
    Se fosse iluminação, seria 1,5% (3-1,5)
  10.  # 12

    sim é isso.

    Colocado por: elfo106Então num caso destes, considera que um condutor que vá desde o QE até a uma tomada pode ter no máximo 3,5% de queda (5-1,5). É isso??
    Se fosse iluminação, seria 1,5% (3-1,5)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  11.  # 13

    Colocado por: Bigmousesim é isso.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:elfo106


    Obrigado!
  12.  # 14

    Boas pessoal

    e obrigado pelas respostas até então.
    claro que fiquei confuso e ainda pouco esclarecido... pelos meus cálculos, segundo formula a bomba para uma potencia de 820w a 220v, apresenta cerca de 2,7amperes de potencia senao estou enganado, ora o cabo 3x2,5 suporta até 21amperes, julgo que mesmo com quedas de tensão em relaçao aos 37metros de distancia nunca ira chegar a tão pouca amperagem... mas contudo gostava de ter opinião de quem sabe para não sair asneira.
    o quadro da piscina ainda não existe, portanto ainda podem ser colocados os disjuntores de segurança que forem necessários.
    obrigado
  13.  # 15

    Com o cabo de 2,5mm^2 e 37m de comprimento

    Na tabela 40m e cabo 2,5 permite até 10A de corrente

    10A x 230v = 2300w

    O motor que tem é de 820w, mas só atinge no arranque ou se estiver à carga máxima, geralmente trabalham a 50% da potência que indica no mesmo.

    O cabo de 1,5 já chegava 5x230= 1150w, mas instale o de 2,5 que ainda poderá precisar de meter mais uma tomada....
      220.jpg
  14.  # 16

    Interessante essa tabela, mas para dimensionamento correcto do cabo e do disjuntor existem mais variáveis a considerar.

    Colocado por: Na_mouchCom o cabo de 2,5mm^2 e 37m de comprimento

    Na tabela 40m e cabo 2,5 permite até 10A de corrente

    10A x 230v = 2300w

    O motor que tem é de 820w, mas só atinge no arranque ou se estiver à carga máxima, geralmente trabalham a 50% da potência que indica no mesmo.

    O cabo de 1,5 já chegava 5x230= 1150w, mas instale o de 2,5 que ainda poderá precisar de meter mais uma tomada....
      220.jpg
  15.  # 17

    A função do disjuntor é proteger o cabo eletrico, pelo que escolheria um disjuntor de 10A.

    Se para os 40m a tabela indica que o cabo aguenta até aos 10A, o disjuntor de 10 garantia que esse valor não seria ultrapassado.
  16.  # 18

    Para que tipo de situações o disjuntor tem de proteger o cabo?

    Essa tabela só por si não garante a proteção total do circuito.

    Existem mais regras a cumprir do que a corrente admissível e as quedas de tensão.

    Colocado por: Na_mouchA função do disjuntor é proteger o cabo eletrico, pelo que escolheria um disjuntor de 10A.
  17.  # 19

    O meu irmão é eng. Eletrónico e trabalha na EDP. Ele é que me está sempre a dizer que os disjuntores e fusíveis servem para proteger os cabos.

    Só estou a vender o peixe que ouvi, certezas não tenho....
  18.  # 20

    E não disse nenhuma mentira. Servem é para proteger de diversos tipo de problemas.

    O dimensionamento dos circuitos eléctricos requer diversas condições de verificação, para além de quedas de tensão e correntes admissíveis. Por exemplo terá de verificar a protecao do curto circuito máximos e mínimos, seletividade amperimetricas entre disjuntores a montante e jusante,...
 
0.0214 seg. NEW