Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Andar a comparar salários com comissões de vendas é mesmos comparar o ku com as calças.
  2.  # 2

    Colocado por: rguerreiro79



    isso é uma falsa ilusão, pode ser assim se o negócio não tiver espinhas. Se a transação tiver alguma situação mais complicada a nível de registos ou ter de esperar por declarações de camara municipal, ou faltar ficha técnica, a chatice rapidamente lhe é atirada para o colo. Claro que um bom profissional de imobiliária também lhe consegue desbloquear essas situações com advogado ou solicitador parceiro.

    como já foi dito anteriormente hoje em dia nem é preciso colocar número de telefone, é ir fazendo a filtragem e só enviar o contato telefónico caso a conversa avance
    Concordam com este comentário:RCF

    A imobiliaria tinha solicitador/advogado foi tudo tratado com eles, sem espinhas tudo nas instalações deles, neste caso foi na ZOME Braga.
  3.  # 3

    No meu caso, quando tive a casa à penda particularmente, tive meia dúzia de contactos, apesar de no OLX, idealista etc ter centenas e centenas de visualizações.

    Acho que as pessoas já desconfiam de tudo e todos e preferem com a imobiliária pelo meio para não haver stress.
    • RCF
    • 20 julho 2023

     # 4

    Colocado por: tigoncalPara um exemplo de venda de 200.000€ (valor simpático para a AML ou AMP), uma comissão de 5% correspondem a 10.000€.

    Esqueceu-se do IVA.
    Não são €10.000, mas sim €12.300
    • RCF
    • 20 julho 2023 editado

     # 5

    Colocado por: tigoncalOra para um valor médio mensal de sálario de 2500€ brutos (diria que bastante acima da média nacional, que corresponde a +/-1600€ líquido), essa comissão corresponde, grosso modo (ignorando os devidos acertos de subsido de natal e de férias) a 4 meses de trabalho exclusívo (8 horas diárias, 40 horas semanais, num total de 704horas de trabalho a uma média de 22 dias por mês). Sinceramente, e da minha experiência de venda no final de 2020, não acredito ter dedicado (em exclusivo) mais de 40h a vender a casa (e ja estimando por excesso), contando com limpar e arrumar a casa, tirar fotos, criar e manter anúncios, atender telefones e tempo as visitas (em horário pós laboral, até porque, normalmente, quem compra também trabalha... logo visitas em horário de expediente no meu caso foram zero - mas podiam ter acontecido).
    Pode acontecer e haver quem tenha uma remuneração horária superior, mas se considerar que as 40h valeram 10.000€, isto dá um valor bruto de 250€/hora (ou seja, + de 500.000€ por ano

    Compreendo a comparação, mas não me parece fazer muito sentido, pois ninguém deixará o seu emprego, por um, dois ou três meses, para se dedicar à venda da casa. Portanto, continuar-se-á a trabalhar e a receber o ordenado...

    Mas, as imobiliárias podem ser úteis e sê-lo-ão nalgumas situações concretas, por exemplo:
    - quando o vendedor/proprietário é uma figura pública e não se quiser expor;
    - quando o imóvel a vender não seja residência do vendedor e fique distante da sua residência, dificultando as suas deslocações;
    - quando o vendedor/proprietário tiver uma vida mesmo muito ocupada, sem disponibilidade;
    - quando o vendedor/proprietário, por iliteracia, não conseguir fazer e gerir o anúncio.

    Deixo ainda a minha experiência:
    recentemente, vendo dois apartamentos, sem intermediação imobiliária. Um de preço mais elevado e, por isso, destinado a um público mais informado. Correu bastante bem.
    O outro de preço mais baixo e numa zona destinado a outro público. Neste, tive alguns contactos que me perguntaram se eu era agente imobiliário e se não tinha agente imobiliário, pois queriam tratar o negócio com agente imobiliário. Nestes casos, com estes interessados, não consegui avançar com o negócio. Percebi que estes interessados (pelo sotaque, africanos) queriam/precisavam de agente imobiliário para os ajudar a tratar do crédito Bancário. Ainda assim, acabei por vender (por mais €1000 do que uma imobiliária tinha vendida uns meses antes, um apartamento igual no mesmo prédio e, portanto, recebendo para mim cerca de €10.000 a mais que esse vizinho tinha recebido após pagar à imobiliária)
  4.  # 6

    Colocado por: RCF
    Compreendo a comparação, mas não me parece fazer muito sentido, pois ninguém deixará o seu emprego, por um, dois ou três meses, para se dedicar à venda da casa. Portanto, continuar-se-á a trabalhar e a receber o ordenado...

    Mas, as imobiliárias podem ser úteis e sê-lo-ão nalgumas situações concretas, por exemplo:
    - quando o vendedor/proprietário é uma figura pública e não se quiser expor;
    - quando o imóvel a vender não seja residência do vendedor e fique distante da sua residência, dificultando as suas deslocações;
    - quando o vendedor/proprietário tiver uma vida mesmo muito ocupada, sem disponibilidade;
    - quando o vendedor/proprietário, por iliteracia, não conseguir fazer e gerir o anúncio.

    Deixo ainda a minha experiência:
    recentemente, vendo dois apartamentos, sem intermediação imobiliária. Um de preço mais elevado e, por isso, destinado a um público mais informado. Correu bastante bem.
    O outro de preço mais baixo e numa zona destinado a outro público. Neste, tive alguns contactos que me perguntaram se eu era agente imobiliário e se não tinha agente imobiliário, pois queriam tratar o negócio com agente imobiliário. Nestes casos, com estes interessados, não consegui avançar com o negócio. Percebi que estes interessados (pelo sotaque, africanos) queriam/precisavam de agente imobiliário para os ajudar a tratar do crédito Bancário. Ainda assim, acabei por vender (por mais €1000 do que uma imobiliária tinha vendida uns meses antes, um apartamento igual no mesmo prédio e, portanto, recebendo para mim cerca de €10.000 a mais que esse vizinho tinha recebido após pagar à imobiliária)

    Com a comparação, tentei explicar o meu raciocínio de avaliação do serviço que uma imobiliária traz, atribuindo-lhe um valor. A percepção que muitos têm da comodidade do "não se preocupe com nada" muitas vezes não é quantificada. Somos regra geral muito expeditos em fazer alguns trabalhos em casa (quer seja trocar uma torneira ou arranjar uma janela), com a motivação da poupança que conseguimos em pequenos trabalhos que com relativa pouca dificuldade qualquer um consegue fazer. Também nestes trabalhos é muito mais cómodo chamar alguém para fazer e "não se preocupar com nada". Eu apliquei o mesmo raciocínio quando vendi a minha casa e, quantitativamente, foi um excelente emprego do meu tempo (e remunerado, não porque recebi alguma coisa mas porque deixei de pagar) Concordo com as vantagens de alguns negócios serem feitos com mediação. O que tenho dificuldade em perceber é como uma pessoa, com mínimo de literacia no assunto (mais não seja porque já comprou casa não há muitos anos e ja passou pelo processo enquanto comprador, especialmente nos casos com recurso a crédito), tendo disponibilidade para atender uma chamada de vez em quando e abrir a porta da casa onde já vive (e que terá que abrir de qualquer forma, com mediação ou não), se dá ao luxo de abdicar de 12300€ (do exemplo, e tinha-me esquecido do IVA de facto, obrigado!). Mas isso sou eu que atribuo valor ao meu tempo desta forma.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  5.  # 7

    Vou avançar sem imobiliária e seguir alguns conselhos dados por aqui.
    10.000,00 € em comissões é um valor alto e vou aproveitar esse valor para fazer umas pequenas reparações, para ter espaço de manobra negocial e contratar um solicitador para ficar mais seguro.
    Ainda me podia dar ao luxo de tirar 2/3 meses sem vencimento só para me dedicar à venda. :-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, tigoncal, rguerreiro79, pguilherme, Zé Meirinho
  6.  # 8

    Colocado por: tigoncalO que tenho dificuldade em perceber é como uma pessoa, com mínimo de literacia no assunto (mais não seja porque já comprou casa não há muitos anos e ja passou pelo processo enquanto comprador, especialmente nos casos com recurso a crédito), tendo disponibilidade para atender uma chamada de vez em quando e abrir a porta da casa onde já vive (e que terá que abrir de qualquer forma, com mediação ou não), se dá ao luxo de abdicar de 12300€ (do exemplo, e tinha-me esquecido do IVA de facto, obrigado!). Mas isso sou eu que atribuo valor ao meu tempo desta forma.

    Existe muita iliteracia financeira e é muito comum a noção errada que "o comprador é que paga a comissão".
    Nesta mesma linha, há mesmo quem diga que "a comissão é indiferente".

    Também nem sempre há um pensamento crítico que leve a questionar alguns assuntos.
    Se houvesse, as pessoas poderiam pelo menos investigar o assunto, tentar quantificar o esforço associado e avaliar se este justifica o montante pedido.

    O dinheiro não compra sossego, mas na minha experiência, o meu sossego não é afectado por atender uns telefonemas (especialmente com identificação automática de agentes imobiliários) e fazer umas visitas ocasionais.

    Colocado por: ArquimedesNão tem nada de complicado, pior quando existem creditos pelo meio...

    Na verdade, com crédito até é mais fácil, pois o banco diz logo tudo o que precisa do vendedor e trata de todo o processo.
    Assim acaba por se evitar o risco de chegar à conservatória e ter de voltar para trás por estar em falta alguma documentação e coisas do género.
  7.  # 9

    Colocado por: pguilhermeExiste muita iliteracia financeira e é muito comum a noção errada que "o comprador é que paga a comissão".

    Não paga diretamente, mas é o comprador que paga a comissão indiretamente.
  8.  # 10

    Desenvolva.
  9.  # 11

    Colocado por: pguilhermeDesenvolva.

    A esta hora não faço desenhos
  10.  # 12

    Colocado por: zepedro1972Vou avançar sem imobiliária e seguir alguns conselhos dados por aqui.
    10.000,00 € em comissões é um valor alto e vou aproveitar esse valor para fazer umas pequenas reparações, para ter espaço de manobra negocial e contratar um solicitador para ficar mais seguro.
    Ainda me podia dar ao luxo de tirar 2/3 meses sem vencimento só para me dedicar à venda. :-)
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,tigoncal,rguerreiro79,pguilherme

    Ja o disse e volto a dizer. As imobiliarias e os agentes imobiliarios e intermediarios de crédito sao a maior nodoa que por aí andam.
    Vendem um serviço único a quem percebe menos do que eles. Porque espremido aquilo nao dá nada.
    Eu nem de graça colocava um agente imobiliario a vender alguma coisa minha.
    Já falaram com algum agente imobiliario? O discurso é sempre o mesmo. A cassete tem sempre a mesma musica a dar. Nao tenho paciência.
    Eu continuo a dizer. Ganham muito dinheiro com desesperados, com quem nao percebe e nao quer ter trabalho. Os portugueses têm uma característica, sao preguiçosos e nao querem esforçar-se para aprenderem.
    P.s. a minha opiniao tem por base aquilo que me passa pelas maos e assisto ao que algumas.pessoas.passam nas maos destas pessoas.
    Concordam com este comentário: NLuz
  11.  # 13

    Até parece que só existem imobiliárias em Portugal, Remax, Century21, KW, foram todas fundadas nos EUA, por lá cresceram e se expandiram.

    Provavelmente em Portugal com os iletrados financeiros é que descobriram o El Dorado.
  12.  # 14

    Colocado por: PickaxeA esta hora não faço desenhos

    Logo vi :)

    Colocado por: Varejoteforam todas fundadas nos EUA

    1) O facto de funcionar num sítio e que por lá seja popular, não é prova que seja algo positivo ou vantajoso. Muito menos que seja a melhor receita a aplicar em qualquer outro local.

    2) O mercado americano é ligeiramente maior que o Português, pelo que é normal que qualquer empresa americana consiga crescer mais do que uma equivalente em Portugal

    3) Daquilo que leio, os vendedores nos EUA têm uma série de obrigações (e que variam de estado para estado) que talvez tornem o processo em algo mais complexo e arriscado.
    Mas pelo menos lá os agentes têm uma série de requisitos, tal como educação académica, completarem formações específicas, etc.

    4) A agências imobiliárias podem trazer bastante valor para a mesa. Isso não está em questão.
    Simplesmente, com o nosso actual sistema de transação de imóveis, não parecem trazer muito valor no mercado residencial.
  13.  # 15

    Tal ódio às imobiliárias, nunca pensei... num fórum como este.

    Vamos por partes.

    Qual é o trabalho de uma Imobiliária que seja decente? Realizar-te um guião da venda. Tratar-te de toda a documentação necessária à mesma. Livrar-te de turistas de casas (sim, existem, e muitos deles passam fins-de-semana a invadir a privacidade das pessoas :) só porque sim). Aprovar CH ao cliente comprador. Fazer com que o processo seja suave quanto possível para o proprietário (coordenação de visitas, proprietário sempre informado de todo processo). Ao receber uma proposta e assinar um CPCV, saber que efetivamente o negócio é sério e praticamente imune a desistências. Podia continuar a enumerar mas não quero ser massador.

    Um consultor imobiliário que tenha experiência no mercado onde trabalha vai conseguir qualificar a maioria dos clientes compradores através de um telefonema. Se tem crédito, se precisa de vender para comprar, se tem dinheiro para a entrada, se está "para receber uma herança".... Esse trabalho especializado, na maior parte dos casos, só o poderás encontrar numa agência imobiliária.

    Seguinte, a negociação. Na maior parte dos casos que conheço, o valor que uma agência imobiliária traz para cima da mesa faz com que efetivamente consigas receber o montante que pretendes, e muitas vezes até mais, havendo experiência diária em negociações do género, havendo como objetivo sempre a proteção do cliente proprietário - lá está, quando contratas um bom serviço.

    Assim como tudo na vida, tens bons e maus mecânicos, tens bons e maus empreiteiros, enfim.. acho que percebes a ideia.

    Por experiência, as agências pequenas de cada localização (tradicionais ou familiares) são as que te podem fornecer um melhor serviço. As maiores redes, muitas vezes são as maiores teias, onde consultores trabalham desmotivados e até fotocópias pagam, fornecendo-te assim um pior serviço.
  14.  # 16

    Não é muito difícil adivinhar de onde vem este post..., conta criada para o efeito e com apenas 2 visitas ao fórum, podem-se disfarçar mas é fácil desmascarar esta gente, senão vejamos:

    - "Tratar-te de toda a documentação necessária à mesma..." treta dos "vendedores de casas", quando há problemas dizem ao cliente ;" apenas temos de procurar um comprador para a sua casa, a documentação da mesma é da sua responsabilidade...", pois estipulam no contrato promessa de compra e venda que o cliente paga a comissão com a assinatura do mesmo e a partir daí descartam-se das suas responsabilidades, o objetivo deles já foi atingido, receber a comissão, e desengane-se quem pensa que "havendo como objetivo sempre a proteção do cliente proprietário", como referido acima, isso é pura falácia. Eles sabem bem que os problemas só surgem apenas a assinatura do contrato promessa de compra e venda, quando o Banco, ou o notário, começam a pedir os documentos e eles não existem ou estão em desconformidade, e aí passam a batata quente ao cliente, ele que se desenrasque.

    -"Livrar-te de turistas de casas..", "Um consultor imobiliário que tenha experiência no mercado onde trabalha vai conseguir qualificar a maioria dos clientes compradores através de um telefonema. Se tem crédito...", esta é sem duvida uma das maiores tretas que esta gente emprega para justificar os seus "serviços". Já marquei dezenas de visitas a apartamentos e nunca me questionaram se tinha dinheiro para comprar, se ia ao Banco, etc..., limitam-se tão pura e simplesmente a perguntar quendo quero visitar e marcam a visita e nem durante a visita se preocupam em perguntar quem sou eu...,
    Devo referir que a generalidade das visitas são más de mais para ser verdade, pois não têm nenhum tipo de formação para responder ás perguntas mais básicas.

    - "Na maior parte dos casos que conheço, o valor que uma agência imobiliária traz para cima da mesa faz com que efetivamente consigas receber o montante que pretendes, e muitas vezes até mais...", é precisamente o contrário, muitas das vezes e devido à suas guerras internas, devido a não quererem partilhar as comissões ou partilhar com outras imobiliárias, quem fica prejudicado é o cliente, pois os "vendedores de casas" apenas lhe apresentam as propostas que lhe convêm e os proprietários são completamente enganadas sem nunca se aperceberem que perderam oportunidades mais vantajosas.

    - "Assim como tudo na vida, tens bons e maus mecânicos, tens bons e maus empreiteiros...", 100 % de acordo, só que nesta área a percentagem é muito maior para o lado negativo e será, sim uma exceção, encontrar alguém com qualidade e que justifique as e comissões exageradas que as imobiliárias praticam.

    Como referi num outro post: não deite dinheiro ao lixo, venda a titulo particular, pois as imobiliárias não lhe trazem qualquer valor acrescentado, bem antes pelo contrário...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, Zé Meirinho, NAV
  15.  # 17

    Processo iniciado!
    Contratei um solicitar para tratar de toda a burocracia por 250,00 €, incluindo o CPCV.
    Se for necessário também trata da escritura e do registo.

    Voltando ao tema das imobiliárias, tenho um familiar que vive no estrangeiro e que é agente imobiliário.
    Ao contrario do que acontece em Portugal, para poder exercer a profissão teve que tirar um curso profissional especifico o que dá uma certa credibilidade à profissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 18

    Colocado por: zepedro1972Processo iniciado!
    Contratei um solicitar para tratar de toda a burocracia por 250,00 €, incluindo o CPCV.
    Se for necessário também trata da escritura e do registo.

    Tenho pago advogado para o efeito e é mais caro...
    Da próxima vez vou tentar com solicitador.
    Concordam com este comentário: zepedro1972
  17.  # 19

    Colocado por: Palhava
    Tenho pago advogado para o efeito e é mais caro...
    Da próxima vez vou tentar com solicitador.


    Um advogado não sai barato, por isso optei por um solicitador. Muito mais em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
    • NLuz
    • 28 julho 2023

     # 20

    Sim,um solicitador é o ideal
    Aconselho vivamente.
 
0.0281 seg. NEW