Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Surgiu-me aqui uma situação e estou com algumas dúvidas.

Numa remodelação não houve outra hipótese que não fazer 3 quadros, sendo que o 1º não consegue alimentar o 3º. A energia está em sequência - 1 para 2 e para 3.

Todos vão ter Interruptor Diferencial 30mA.

A minha dúvida é quanto à passagem da corrente. Posso fazer chante por cima dos IDR? Ou é melhor meter um barramento?

Isto não é para ser certificado, mas queria que as coisas ficassem minimanente em segurança.

PS: Desde o Disjuntor EDP até todos os quadros é tudo 10 mm.

Obrigado.
  2.  # 2

Não. Cada quadro deverá possuir um corte geral.

O circuito de alimentação a cada quadro deverá possuir proteção dedicada.

Terá de instalar um interruptor de corte geral, depois irá derivar para o diferencial dos circuitos desse quadro e para o disjuntor do circuito de alimentação do quadro a jusante.

No último quadro o interruptor diferencial pode ter a função de corte geral.
  3.  # 3

Colocado por: BigmouseNão. Cada quadro deverá possuir um corte geral.

O circuito de alimentação a cada quadro deverá possuir proteção dedicada.

Terá de instalar um interruptor de corte geral, depois irá derivar para o diferencial dos circuitos desse quadro e para o disjuntor do circuito de alimentação do quadro a jusante.

No último quadro o interruptor diferencial pode ter a função de corte geral.

O 1° quadro tem o disjuntor da EDP antes do meu interruptor diferencial. Não pode servir de corte?

Assim é preciso um corte para o 2° quadro? Não é possível da forma do meu esquema?
  4.  # 4

O Int. Dif. da Schneider (Resi9) tem 6kA de corrente de curto-circuito condicional nominal.

Estando isto com 3 quadros, serão os cortes mesmo precisos?
  5.  # 5

Se quiser fazer as coisas em condições.

O disjuntor limitador de potência da e.redes, não pode ser considerado da instalação.
  6.  # 6

Tem a certeza que é um interruptor diferencial?

Colocado por: miguel.fernandesInt. Dif. da Schneider (Resi9) tem 6kA de corrente de curto-circuito condicional nominal.
  7.  # 7

Colocado por: BigmouseTem a certeza que é uminterruptordiferencial?

https://www.se.com/pt/pt/product/R9R11240/interruptor-diferencial-resi9-2p-40a-30ma-classe-ac/

Estou a falar deste. Pode consultar da folha de dados do produto.
  8.  # 8

O primeiro quadro ainda tem este da EDP antes do meu Int. Dif. 40A 30mA

É dos antigos, não é só limitador
  9.  # 9

Independente dos equipamentos que mostrou a solução correta é a que indiquei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  10.  # 10

Estive a falar com um amigo eletricista e ele fez-me este esquema. Veja lá se está ok assim.

11.  # 11

Se calhar também posso colocar um disjuntor 32A a seguir ao quadro 2 e antes do quadro 3 a proteger esse cabo. Ou não vale a pena?
  12.  # 12

Tem 3 soluções.
    1. Repete o mesma solução do quadro 1 no quadro 2, substituindo o disjuntor de 32A por 25A.

2. Alimenta o quadro 3 diretamente do quadro 1, instalando o disjuntor de 32A logo após o corte geral do quadro 1.

3. Substitui o diferencia do quadro 2 por um diferencial de 300mA e instalada o disjuntor de 25A a jusante deste, para a alimentação do quadro 3. NOTA: está solução só é possível se no quadro 2 não houver necessidade de alimentar instalações que necessitem de diferencial de alta sensibilidade (30mA) e se o valor da resistência de terra da instalação seja inferior a pelo menos 80ohm.

Colocado por: miguel.fernandesSe calhar também posso colocar um disjuntor 32A a seguir ao quadro 2 e antes do quadro 3 a proteger esse cabo. Ou não vale a pena?
  13.  # 13

Para simplificar o entendimento:
    O quadro principal tem que ter a possibilidade de corte geral da instalação.

Posto isto, no quadro principal tem que ter uma saida (disjuntor) para os quadros secundários.

No seu caso, a alimentação ao quadro 3, desde que a instalação esteja bem dimensionada não há problemas.
  14.  # 14

Pelo que depreendi, aconselha a execução do indicado no post 10?

Um disjuntor no quadro de entrada para alimentar 2 quadros distintos.

Colocado por: nielskyPara simplificar o entendimento:
    O quadro principal tem que ter a possibilidade de corte geral da instalação.

Posto isto, no quadro principal tem que ter uma saida (disjuntor) para os quadros secundários.

No seu caso, a alimentação ao quadro 3, desde que a instalação esteja bem dimensionada não há problemas.
  15.  # 15

Ligar o quadro 1 ao 3 é impossível.

Eu diria assim.
  16.  # 16

Seguindo as regras não.

Cada quadro deverá possuir um corte geral.
    Depois não existe seletividade amperímetrica entre disjuntores.
  17.  # 17

Colocado por: BigmouseSeguindo as regras não.

Cada quadro deverá possuir um corte geral.
    Depois não existe seletividade amperímetrica entre disjuntores.

Os quadros estão todos próximos, não creio que se justifica ter outro corte.

No entanto vou colocar num anexo que só tem Diferencial 40A.
  18.  # 18

Colocado por: BigmouseCada quadro deverá possuir um corte geral.

Boa tarde
    Está a dizer que cada quadro tem de ter um corte geral no quadro 1
    Certo ?
  19.  # 19

Colocado por: pkasa
    Boa tarde
    Certo ?

Bem feito seria assim, mas não consigo alimentar o quadro 3 sem passar pelo 2.
  20.  # 20

Não.

Colocado por: pkasa
    Boa tarde
    Certo ?

0.0198 seg. NEW