Colocado por: RCFOs aeródromos já estão a ser potenciados. O de Cascais/Tires é bem exemplo disso... está cheio de jatos privados
Colocado por: RCFCascais/Tires é bem exemplo disso... está cheio de jatos privados
Colocado por: AMG1Ainda assim, sou dos que pensa que o saldo é francamente positivo.Imagino que deva ter comprado a sua casa antes do boom turístico
Colocado por: AMVPHá uma coisa 8nteressante que concluo, muita posta de pescada as pessoas da zona do porto manda aobre lisboa, já o inverso quase nunca ocorre.
Colocado por: NTORION
Disso e de contrabando às claras, já que o controlo é diminuto, segundo consta.
Colocado por: RCFMas, é necessário ter em conta que, qualquer aeródromo com voos internacionais, exige uma série de requisitos e recursos, especialmente relacionados com segurança
Colocado por: AMG1foi comprar na expo e que ainda há meses me confessava o arrependimento dessa decisão. Mas na altura a "moda", não era a sétima colina, mas a expo. Quem anda atrás de modas...
Colocado por: AMVPE já agora os turustas tb procuram o deserto, margem sul, e com o aeroporto desse lado do rio certamente teria ainda mais procura, não sei é se os residentes têm interesse nisso.
Colocado por: spvaleNeste tópico vemos mesmo as diferentes mentalidades, eu como nortenho e já tendo viajado para 22 países vejo cada vez mais os voos internacionais a vir para Lisboa, e não é por não encher o avião mas é impossível um Lisboeta apanhar um avião internacional pelo porto já um nortenho tem que ir sempre a Lisboa enfim.
Colocado por: AJS1974Lisboa não precisa de um segundo aeroporto. Precisa é de um com mais capacidade que substitua o atual.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, já todos percebemos isso.
O que não se percebe é que havendo capacidade disponivel noutros aeroportos ainda... em vez de serem sobrecarregados um poucco e aliviar Lisboa, se faça precisamente o oposto. Se fechem rotas noutros lados e se entupa ainda mais a capital justificando o NAL.
Depois, se se faz apenas um e se fecha a Portela... esse aeroporto deveria servir as zonas mais populosas do país, que ficam a norte do rio, e a norte da AML até. Em vez de entalá-lo em zonas com expansão condicionada à cabeça, inundável ou com efeitos negativos para a biodiversidade... tudo em troca de poupar uns minutos ao Lisboeta ou ao turista... mas acresecentado mais uns quantos ao nortenho, ao beirão, ao trasmontano, etc... Tendo um só aeroporto, com uma visão estilo Barajas faria mais sentido, a meu ver, que fosse mais ali para Leiria que para Setúbal. Fora o detalhe de existir um rio larguíssimo ali pelo meio e o que isso implica €€€ (construção e portagens).
Colocado por: spvaleDeve ser por sermos quase vizinhos que temos a mesma visão
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, não sei.
Eu sou de Braga, e o "meu" aeroporto é o do Porto.
O "meu" e o de supostamente 3,6 milhões de residentes da região Norte.
Sendo que a zona Centro (2,2 milhões) provavelmente até estará mais próximo do OPO que do LIS.
Sem contar os galegos que podiam usar o OPO para algum destino lusófono, mas preferem ir a Madrid que Lisboa.
Colocado por: spvale
Deve ser por sermos quase vizinhos que temos a mesma visão 😅😅😅
Se fosse em Leiria concorda em pleno mas o pessoal ir de Lisboa para Leiria ia ser o carago
Colocado por: AMG1
Estão aqui os criterios de decisão fixados pela comissão técnica independente que tem o encargo de apresentar uma proposta de decisão sobre a localização do aeroporto.
Está lá um que fala de coesão territorial e desenvolvimento económico. O peso desse critério não o conhecemos, mas é um dos filtros a ser utilizada na decisão.
https://eco.sapo.pt/2023/07/08/comissao-tecnica-ja-definiu-os-cinco-criterios-de-decisao-para-o-novo-aeroporto-de-lisboa/
Sobre a necessidade dos residentes no norte virem a Lisboa para apanhar voos internacionais, talvez eu esteja a ver a mal, mas não creio que isso dependa de haver ou não aeroporto, mas do facto das companhias decidirem voar para Lisboa e não para o Porto. No Porto existe um aeroporto com capacidade para receber esses voos, se as companhias não o utilizam, nao deve ser porque pretendem castigar os habitantes do norte, mas porque e mais rentavel voar para Lisboa do que para o Porto.
Eu não vejo como obrigar uma companhia a fazer voos de ou para o Porto, salvo no caso da TAP, mas enquanto ela for pública. Mesmo isso não deixava de ser irónico, reclamamos dos 3 mil milhões e queremos (e bem) uma TAP rentável, mas depois queremos que as decisoes comerciais sejam ditadas por critérios que nada a tem ver com a rentabilidade?
O custo de operar em Lisboa já é bastante mais elevado do que operar no Porto, mas isso parece que não demove as companhias de iniciarem esses voos em Lisboa. Querem impor ao operador privado que encareça ainda mais a operação em Lisboa?
Se calhar ele até está disponivel para isso, mas se o estado o compensar pelo negócio que vai perder, será isso que se pretende?
Deixem-me dar o exemplo sueco. Os voos de longo curso são praticamente todos a partir de Estocolmo, o aeroporto da segunda cidade (Gotemburgo) praticamente só tem voos comerciais para a europa e mesmo esses muito limitados. A vantagem é que quer o aeroporto de Oslo ou o de Copenhaga ficam a cerca de 300km, ou seja mais perto do que Estocolmo (+/- 450km) e quem lá vive acaba por ter 3 opcoes, mas a mais próxima (Oslo) são sempre 300km.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, já todos percebemos isso.
O que não se percebe é que havendo capacidade disponivel noutros aeroportos ainda... em vez de serem sobrecarregados um pouco e aliviar Lisboa, se faça precisamente o oposto. Se fechem rotas noutros lados e se entupa ainda mais a capital justificando o NAL.
Depois, se se faz apenas um e se fecha a Portela... esse aeroporto deveria servir as zonas mais populosas do país, que ficam a norte do rio, e a norte da AML até. Em vez de entalá-lo em zonas com expansão condicionada à cabeça, inundável ou com efeitos negativos para a biodiversidade... tudo em troca de poupar uns minutos ao Lisboeta ou ao turista... mas acresecentado mais uns quantos ao nortenho, ao beirão, ao trasmontano, etc... Tendo um só aeroporto, com uma visão estilo Barajas faria mais sentido, a meu ver, que fosse mais ali para Leiria que para Setúbal. Fora o detalhe de existir um rio larguíssimo ali pelo meio e o que isso implica €€€ (construção e portagens).
Colocado por: Reduto25
Então não defende que Portugal não e só Lisboa e Porto que tem que se desenvolver todo o País então segundo a sua ideia devia ser no interior o aeroporto podia ser em serpa se for assim tudo bem .
Colocado por: spvale
Como não é do norte passa ao lado mas é frustrante ver a centralização...