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  1.  # 141

    Colocado por: RUIOLIEm breve vão fazer uma saída da A1 para São João da Talha sentido sul/norte.

    Muito fixe, vai ser uma boa alternativa à IC2. Aquela saída para a Bobadela, a horas de ponta, é tramada.
    Nunca percebi porque aí só tinha uma entrada para a A1 e não uma saída.
    • RUIOLI
    • 17 outubro 2023 editado

     # 142

    Colocado por: pguilhermeMuito fixe, vai ser uma boa alternativa à IC2. Aquela saída para a Bobadela, a horas de ponta, é tramada.


    E pela manhã e tarde entope Sacavém e Portela desnecessariamente.

    Vai ficar ali junto ao Pingo Doce da Bobadela/ SJ Talha, com ligação á EN 10. Fica depois a faltar fazer uma ligação ao IC2 sem ter de ir ao Parque das Nações que pela manhã é o caos na entrada norte.

  2.  # 143

    Top! A zona vai ficar bem servida.
  3.  # 144

    Colocado por: pguilhermeTenho amigos que o fizeram diversas vezes, só não sei se por falta de opção em Lisboa ou se por preferência às low-cost, pois esses só operavam lá, salvo erro para Las Palmas e Lanzarote.


    Devemos estar aqui a brincar...
    Eu nem comparo a TAP às low cost sequer.. senão não saímos daqui.

    Para falar de modelos de negócio e afins e publicos alvo... eu até usei a Ibéria ou outras do mesmo segmento, não low-cost.

    Uma coisa é os seus amigos irem ao Porto apanhar um voo por ser mais barato e por opção. Outra coisa é ter que ir a Lisboa fazer um voo que estava a sair do OPO e foi cancelado sem razão aparente... e não haver outra opção pela TAP.
    E ainda usar a desculpa de que o LIS está a ficar saturado de tanta procura, pudera...
  4.  # 145

    Colocado por: pguilhermePercebo. Mas as rotas foram sendo descontinuadas pelas próprias companhias, por razões económicas e não pelo estado, por razões políticas, certo?


    Se fosse certo não estavamos aqui a discutir coisa alguma... esse é precisamente o ponto de discórdia.
  5.  # 146

    Colocado por: pguilhermeContinua a bater na mesma tecla.


    Desisto.
    O user Vitor já deixou aí uns exemplos...
    Assim como os 3-0 nos voos a La Habana do user spvale.

    Dá a ideia que falamos do OPO como que se não houvesse trafego algum... ou que ainda é um favor que nos fazem manter algumas rotas TAP no Norte.

    As compaínhas de que falo é a única onde meto lá dinheiro sem proveito. E são essas rotas que me interessam nesta discussão... e que vão sendo sobrecarregadas em Lisboa por quem antes as apanhava desde o Porto.
    As outras companhias pelos vistos fazem outras contas... e até vão abrindo novas rotas.


    Por aqui me fico. Façam o NAL na margem que quiserem mas bem feito e que dê para expandir no futuro. Se quiserem fechem todas as rotas da TAP no Porto... porque afinal não me serve para coisa alguma. Madrid é a minha capital neste aspecto e é, por isso... Estamos todos bem.
    Não venham é lamentar-se que não podem fazer mais 20 ou 30kms para apanhar um voo se o NAL for a norte de Lisboa, ou que as portagens da terceira ponte são muito caras se ficar a sul, que já não há paciência.
    Concordam com este comentário: spvale
  6.  # 147

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe fosse certo não estavamos aqui a discutir coisa alguma... esse é precisamente o ponto de discórdia.

    O meu entendimento sobre esta matéria é parco.
    Quem é que decidiu acabar com essas rotas, então? Se puder trazer alguma luz ao assunto, ficaria agradecido.

    Colocado por: N Miguel OliveiraAssim como os 3-0 nos voos a La Habana do user spvale.

    Charters podem seguir as rotas existentes de vôos regulares ou fazerem rotas específicas, decididas por quem as contrata.
    Nesse caso, provavelmente foi o operador turístico que optou por basear em Lisboa em vez de no Porto. Porquê? Não tenho ideia. Qual a sua opinião?

    Colocado por: N Miguel OliveiraDá a ideia que falamos do OPO como que se não houvesse trafego algum

    Ninguém diz que não tem tráfego.
    Eu é que digo que as empresas procuram obter o máximo de lucro, mesmo que isso seja injusto para outras pessoas.

    Com base nisto é que me atrevo a tirar ilações sobre a razão pela qual a TAP retirou algumas rotas do Porto. Certamente teria tráfego, mas se o fizeram é pq, provavelmente, é financeiramente mais lucrativo colocar essas rotas em Lisboa, apesar de sobrecarregar ainda mais este aeroporto.
    Se não fosse, de alguma forma, mais lucrativo, não o teriam feito, creio.

    Mas se diz que há uma força maior, nomeadamente política, esta ilação perde o fundamento. Pode ajudar a esclarecer?

    Colocado por: N Miguel Oliveiraou que ainda é um favor que nos fazem manter algumas rotas TAP no Norte

    De um ponto de vista empresarial, enquanto as rotas forem lucrativas, serão mantidas. Se um dia passarem a trazer prejuízo em todos os níveis (financeiro, estratégico, presença e imagem, etc) provavelmente também desaparecem.
    Se Nuno fosse accionista TAP, concordaria em perder dinheiro do seu bolso para manter rotas no Porto?

    Infelizmente o caso específico da TAP é mais dramático, pois todos pagamos e nunca temos dividendos. Por isso é uma conversa meramente conceptual.

    Colocado por: N Miguel OliveiraFaçam o NAL na margem que quiserem mas bem feito e que dê para expandir no futuro.

    Totalmente de acordo!

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe quiserem fechem todas as rotas da TAP no Porto... porque afinal não me serve para coisa alguma. Madrid é a minha capital neste aspecto e é, por isso

    Se vira espanhol, mais depressa perde as rotas no Porto :P
    Não diga que Madrid é a sua capital, homem! Do berço da nação, é uma heresia tal afirmação!

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão venham é lamentar-se que não podem fazer mais 20 ou 30kms para apanhar um voo se o NAL for a norte de Lisboa

    Pelo menos eu nunca disse tal coisa. 20/30 km de distância, em qualquer direcção, parece-me muito razoável. 150 ou 200km é que já não, seja em que direcção for!
  7.  # 148

    Colocado por: N Miguel OliveiraOutra coisa é ter que ir a Lisboa fazer um voo que estava a sair do OPO e foi cancelado sem razão aparente... e não haver outra opção pela TAP.

    Se não há outra opção pela TAP a culpa é da TAP, ou estou a ver mal?

    Mas sim, compreendo que seja muito chato passar a ter que vir a Lisboa, quando antes tinham no Porto.
    E mais, quando o vôo é cancelado por algum motivo, ter que voltar a casa será muito desagradável. Provavelmente as pessoas optam por passar a noite num hotel, do que assumir custos de combustível, portagens e várias horas de viagem. Isto se forem de carro, que também é um factor... ou transportes publicos/taxi ou pedir a alguém boleia para fazer 300km para cada lado, é duro!
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  8.  # 149

    Colocado por: pguilhermeInfelizmente o caso específico da TAP é mais dramático, pois todos pagamos e nunca temos dividendos. Por isso é uma conversa meramente conceptual.


    É dramático pois são os mesmos políticos, que têm participação na gestão da TAP, que usam a sobrecarga do LIS para avançar com o aeroporto.
    Aeroporto com o qual concordo que se faça, mas cuja decisão sobre a localização não vejo nenhum tipo de consideração pelos utentes que o usarão e não são da AML, nomeadamente os que vivem a norte da AML e que serão a maioria população do país.

    Colocado por: pguilhermeSe vira espanhol, mais depressa perde as rotas no Porto :P

    Acredite que é com desgosto que escrevo isso... porque no fundo... ir a Madrid traz o mesmo problema de Lisboa, escala ou viagem terrestre para apanhar um voo, que estava no Porto... o que me leva lá pelos vistos é que os da Iberia fazem melhor as contas, tal é a disparidade do numero de vezes que uso a TAP e a Iberia.

    Quanto à heresia... pois, Madrid não deve ser muito diferente em sugar tudo em Espanha de facto (vivi em Barcelona). Ainda assim, houvesse referendo para um Reino Unido Iberico, votava sem hesitar, não tenha dúvidas. Prefiro unir em vez de separar. Sobretudo sendo a Lusitânia o reino pobre da peninsula. Mas isso seria para outra discussão.
  9.  # 150

    Colocado por: pguilhermeNinguém diz que não tem tráfego.
    Eu é que digo que as empresas procuram obter o máximo de lucro, mesmo que isso seja injusto para outras pessoas.


    Pguilherme, no caso da TAP essas tais "outras pessoas" são (pasme-se) accionistas!

    Amesterdão, Bruxelas, Barcelona, Madrid, London City, Milão e Munique... não davam lucro? Até ia à bola com a justificação que o povo fugiu todo para as low cost... Mas então e isso não acontece de igual modo no LIS?
  10.  # 151

    Colocado por: N Miguel Oliveiraque têm participação na gestão da TAP, que usam a sobrecarga do LIS para avançar com o aeroporto.

    Pois, o caso da TAP tem mais entrefolhos...

    Se assim for - uma sobrecarga propositada para justificar novo aeroporto em Lisboa - poderia explicar o corte de rotas lucrativas no Porto. Assim, talvez até as rotas possam voltar, quando o aeroporto estiver decidido e firme.

    De qualquer forma, a razão para estes comportamentos é a que sempre disse: mais lucro! Seja futuro, de outra natureza, e não necessariamente para a empresa, já que há muitos interesses atrás da escolha da localização...

    Colocado por: N Miguel Oliveiranomeadamente os que vivem a norte da AML e que serão a maioria população do país.

    Só uma pequena aparte: "maioria da população" não significa que seja a maioria dos passageiros, e estes últimos é que interessam às companhias.

    Colocado por: N Miguel OliveiraAinda assim, houvesse referendo para um Reino Unido Iberico, votava sem hesitar, não tenha dúvidas.

    Sim, eu tb.
    Mas se já nos levam boas fatias de carne (economia), porque raio quereriam ficar com os ossos (responsabilidades sociais)?
  11.  # 152

    Colocado por: pguilherme150 ou 200km é que já não, seja em que direcção for!


    No fundo, foi o relativizar destes kms que me trouxe a esta discussão. Aquilo que para um residente da AML parece inaceitável, é o pão nosso de cada dia dos nortenhos, no que à TAP diz respeito. Em que muitas vezes não são 150, mas 300 ou mais. E ainda vejamos esse argumento sendo usado em "nosso contra".
  12.  # 153

    Colocado por: pguilhermeSó uma pequena aparte: "maioria da população" não significa que seja a maioria dos passageiros, e estes últimos é que interessam às companhias.


    Totalmente de acordo. E não é nenhum pormenor.

    Caso contrário nem havia aeroporto em Faro.
  13.  # 154

    Colocado por: N Miguel OliveiraNo fundo, foi o relativizar destes kms que me trouxe a esta discussão. Aquilo que para um residente da AML parece inaceitável, é o pão nosso de cada dia dos nortenhos, no que à TAP diz respeito. Em que muitas vezes não são 150, mas 300 ou mais. E ainda vejamos esse argumento sendo usado em "nosso contra".

    Percebo a situação desagradável relativa à TAP e a terem que fazer 300km devido às rotas que esta companhia apenas disponibiliza em Lisboa. Simpatizo com este problema e gostaria que fosse diferente.

    Mas o tópico não é sobre a TAP, uma companhia aérea em específico, mas sim sobre a estrutura aeroportuária (onde operam várias companhias, obviamente).
    Assim, aplicaria este mesmo critério de distância em qualquer cidade com aeroporto, nomeadamente o Porto.

    Já viu se o OPO, em vez dos 10km que dista do centro do Porto, estivesse a 150km, por exemplo, em Mirandela?

    Poderia dizer-se que serviria melhor a população de Mirandela, mas provavelmente a maioria dos passageiros não tem Mirandela como origem/destino, mas sim a AMP. Logo, esta grande distância seria uma desvantagem para a maioria dos passageiros.

    Se em vez dos 10 km estivesse a 30, por exemplo em Santo Tirso, teria problemas de maior com essa distância?

    Só para clarificar: nunca sugeri que os residentes da AML devessem ter um estatuto diferente, com mais direitos e regalias. Acredito piamente que somos todos iguais, sem nenhum sentido de superioridade nem inferioridade.
    Mas colocar o aeroporto de Lisboa em Leiria ou Beja ou algo assim, não ajudaria nem Porto nem Lisboa e seria +- indiferente para essas cidades (excepto na especulação imobiliária).
  14.  # 155

    Colocado por: pguilhermePoderia dizer-se que serviria melhor a população de Mirandela, mas provavelmente a maioria dos passageiros não tem Mirandela como origem/destino, mas sim a AMP. Logo, esta grande distância seria uma desvantagem para a maioria dos passageiros.

    Se em vez dos 10 km estivesse a 30, por exemplo em Santo Tirso, teria problemas de maior com essa distância?


    Mas é esse precisamente o meu ponto ao defender o NAL na margem norte do Tejo...

    Pois é onde está a maior parte dos residentes da AML no sentido dum aeroporto que sirva Lisba... e a maior parte dos portugeses no sentido dum aeroporto que sirva o país.
  15.  # 156

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois é onde está a maior parte dos residentes da AML

    Um raio de 20/30km de distancia do centro, para qualquer direcção, não será impeditivo de servir todos os residentes da AML.
    Aliás, é o que mais se observa por essa Europa fora.

    Na margem sul, as alternativas à ponte (em caso de acidentes e afins), é uma questão válida. Mas a distância não creio que seja um factor.

    Seja como for, será que se vai mesmo tomar decidir em 2024? Veremos...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 157

    Como achega, está mais que estudado que os voos com escala ficam mais baratos por causa do inconvenientes. Daí que a escala Madrid possa ficar mais barato.
  17.  # 158

 
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