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  1.  # 121

    Colocado por: AMG1Mas e então qual é o problema. O Nuno não fica servido pela IBÉRIA, até provavelmente melhor do que pela TAP?
    Se a TAP não lhe oferece um serviço melhor é porque não quer ou não pode, problema da TAP que fica com menos um cliente e a IBÉRIA com mais um.
    Há quem faça muita questão de voar na TAP, eu não. Utilizo quem me presta o melhor serviço ao melhor preço. Se for a TAP ótimo se não for também.


    Já lhe disse. Apenas acho estranho ser utilizador do OPO e natural da maior região de Portugal, e por caprichos do destino só ter usado a TAP 1,3% das vezes que apanhei um voo (2/158), apesar de achar perfeitamente normal ter que me deslocar à capital para tratar de assuntos burocráticos, ou para apanhar um voo transtlantico de vez enquando... mas levar com a malta que não consegue aceitar um NAL um pouco mais longe como Santarém, Leiria ou Fátima por exemplo (facilitava a vida aos "outros" portugueses)... ou exporadicamente ter que ir ao Porto apanhar um voo como que se fosse o fim do mundo ou alguma vergonha.

    Quanto às decisões de encerramento de rotas... pois, não sei como fazem as contas as outras companhias aéras.
    Não sendo por vontade politica, deve ser pela TAP ser bem gerida. Talvez por isso venha tanta vez parar às noticias.
  2.  # 122

    Colocado por: VarejoteEu moro a 14km do aeroporto de Lisboa, pouco uso a TAP, também posso escolher deixar de meter lá mais dinheiro, ou é só quem mora na aldeia?

    Agradeço o reparo e... a basófia.
    Muito em linha com o nosso parlamento até.

    Eu também vivi 6 anos a 9 ou 10km do OPO...
    A diferença está entre ter a opção ou não, no caso das rotas que fecharam.
    Tive foi azar, Matosinhos era "aldeia".
  3.  # 123

    Colocado por: N Miguel Oliveirafacilitava a vida aos "outros" portugueses

    Faz sentido, equilibrar o acesso aos aeroportos.
    Mas não pode ser um equilíbrio puramente de equidistâncias geográficas. Há que ter em consideração o volume de passageiros quanto à residência de quem parte, como o destino/interesse de quem chega.
    (atenção, não tenho a menor ideia sobre este volume, se for mais a norte, que seja)

    Fala em 2/3 da população, mas inclui o norte, que já tem OPO como estrutura aeroportuária (se às companhias lhe interessam, é outra história).
    Quem vem do centro, tb pode optar pelo OPO. E se optar por LIS, entre chegar à Portela ou a Alcochete, pouca diferença faz. E quem está na zona norte da AML, idem aspas... provavelmente até mais rápido "dar a volta" e chegar ao outro lado da cidade, do que algo no centro.
    Ser na zona limítrofe sul ou norte de Lisboa, nesse nível que se refere da distribuição geográfica, parece inconsequente.

    Concordo que LIS está sobrecarregada. Mas do lado das companhias, é preciso compreender que não lhes compete gerir a carga das infraestruturas aeroportuárias do país. Estas seguem o mercado.
    Ainda relativamente às rotas TAP no Porto, Nuno diz que voa muito pela Ibéria, então significa que até tem solução. De que lhe interessava ter uma rota da TAP a 3 ou 4x o preço da Ibéria? Iria voar na TAP nessas condições? Ou alguém teria que patrocinar a TAP para ser competitiva aí? Repare que, desta forma, o Nuno não está a contribuir por reduzir a necessidade da TAP operar mais no Porto, porque como cidadão, tem solução.
  4.  # 124

    Dou o exemplo dos meus país, deram a cuba e via Lisboa saíram em 24 h 3 aviões rumo a cuba.
    mais de 1 enchia com pessoal do norte.
    Pessoal de Bragança a ir para Lisboa e a despesa que isso acrescenta ao valor final das férias é inadmissível...
    Eu optei por ir direto pelo porto e faço escala em Madrid normalmente agora é assim.
  5.  # 125

    Charters ou vôos regulares?
  6.  # 126

    Colocado por: pguilhermeAinda relativamente às rotas TAP no Porto, Nuno diz que voa muito pela Ibéria, então significa que até tem solução. De que lhe interessava ter uma rota da TAP a 3 ou 4x o preço da Ibéria? Iria voar na TAP nessas condições? Ou alguém teria que patrocinar a TAP para ser competitiva aí? Repare que, desta forma, o Nuno não está a contribuir por reduzir a necessidade da TAP operar mais no Porto, porque como cidadão, tem solução.


    Mas percebe que com a Ibéria na maioria desses voos, tenho que ir fazer escala a Madrid, ou não? É que é disso que estamos aqui a falar... a opção é fazer escala sim ou sim. Seja em Lisboa ou Madrid.

    O ponto do que estive aqui a escrever, é (1) tão simplesmente mostrar que é inconcebivel para alguém ir ao Porto apanhar um voo, quando o inverso é a coisa mais normal do mundo... (e é se queres), mas isso já não interessa nada... tanto é, que "já que estão na estrada por 300kms, podem fazer mais uns quantos e chegar a Alcochete". E (2) que nos queixemos (legitimamente) do estado de saturação do LIS, e vejamos em simultâneo a TAP a saturá-lo ainda mais com rotas que vão sendo fechadas no Porto.

    Quanto ao preço ser 3 ou 4x maior. Lá está, são as contas que não me quadram. Que se fosse por falta de passageiros, essas outras companhias não-low cost... desistiriam das rotas também digo eu. Quanto ao quem patrocina o quê na TAP... pois, tem me servido de muito de facto tem...
  7.  # 127

    Colocado por: pguilhermeCharters ou vôos regulares?

    2 Charters e 1 voo regular mas mesmo sendo charters e sendo a slot em Lisboa muito mais solicitada não faz sentido...
  8.  # 128

    Colocado por: spvaleDou o exemplo dos meus país, deram a cuba e via Lisboa saíram em 24 h 3 aviões rumo a cuba.
    mais de 1 enchia com pessoal do norte.
    Pessoal de Bragança a ir para Lisboa e a despesa que isso acrescenta ao valor final das férias é inadmissível...
    Eu optei por ir direto pelo porto e faço escala em Madrid normalmente agora é assim.


    Basicamente é isso...

    Se há saturação no LIS, e sendo que o NAL não se constrói num dia, esse terceiro voo, não podia sair do OPO por enquanto?

    Quantos Lisboetas iriam nesse terceiro voo desde o OPO sendo que têm mais dois durante o dia a sair do LIS? Provavelmente nenhum...

    Já TODOS os utilizadores do OPO teriam que ir sim ou sim a Lisboa. O que até seria aceitável se houvesse linha férrea de alta velocidade por exemplo.

    Mas parece complicado entender a diferença entre as "opções" de uns e a "obrigação" dos outros.

    Mas OK, são as "contas de gestão das companhías"... que até preferem comprar mais slots no tal aeroporto lotado.

    Já as contas de quem tem que ir para Lisboa no dia anterior... ou comprar voo em horário tardio... mais deslocação e/ou estadia... ou ponte aérea... transforma um preço de X em X+Y. Mas pronto, sobre isso não há muito a fazer.
  9.  # 129

    Colocado por: N Miguel Oliveiratão simplesmente mostrar que é inconcebivel para alguém ir ao Porto apanhar um voo, quando o inverso é a coisa mais normal do mundo...

    Pelo menos haviam companhias (agora não sei) que tinham rotas apenas no Porto e não em Lisboa. Nesses casos, a malta de Lisboa também tinha que ir ao Porto apanhar "e é se quer" :)

    Colocado por: N Miguel Oliveira"já que estão na estrada por 300kms, podem fazer mais uns quantos e chegar a Alcochete"

    Não estou a defender que o aeroporto deva ser perto de Lisboa por uma questão de comodismo próprio, ou por desvalorizar o resto da população.
    Estou meramente a dizer que, face ao volume de passageiros (inbound e outbound) provavelmente faz mais sentido que seja perto de Lisboa por ser esta a cidade de origem/destino, do que perto de Leiria ou assim.

    Relativamente a Alcochete, vemos muitos aeroportos pela Europa a 20/30km do centro da cidade, e por isso não parece nada descabido.
    Aliás, num país com a nossa dimensão, fazer 150km (equivalente Lisboa-Leiria) para o aeroporto parece desproporcional
    E provavelmente seria pior para todos os utentes, caso a maioria do tráfego tenha como origem ou destino Lisboa e não o centro do país.

    Também não é justo dizer que "tem" de fazer 300km, porque existem aeroportos no Porto e em Faro.
    Não confundir a existência do aeroporto com as companhias terem interesse em lá operar.

    Colocado por: N Miguel Oliveira(2) que nos queixemos (legitimamente) do estado de saturação do LIS, e vejamos em simultâneo a TAP a saturá-lo ainda mais com rotas que vão sendo fechadas no Porto.

    Certo.
    Mas este problema é independente da localização do aeroporto de Lisboa. É um problema que se baseia nos interesses comerciais das companhias. Se a TAP não opera mais no Porto, é porque provavelmente acredita que é mais rentável de outra forma. E quem diz TAP, diz outras companhias.

    Esta responsabilidade de distribuir recursos pelo país de forma a não prejudicar parte da popualçaõ não recai sobre as companhias áreas. E a localização exacta do aeroporto não vai resolver em nada esse ponto. São assuntos independentes.

    Colocado por: N Miguel OliveiraLá está, são as contas que não me quadram. Que se fosse por falta de passageiros, essas outras companhias não-low cost... desistiriam das rotas também digo eu.

    Certamente percebe que há vários modelos de negócio, várias franjas de mercado, várias estratégias comerciais e operacionais... o que pode ser vantajoso para uns, não quer dizer que seja para outros.
  10.  # 130

    Colocado por: spvalesendo a slot em Lisboa muito mais solicitada não faz sentido...

    Pode não fazer sentido... por esse singelo ponto de vista.
    Por exemplo, será a diferença de custo suficiente para compensar alguma perda de vendas caso esses vôos tivessem sido operados a partir do Porto ou de Faro? Não sei.

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas OK, são as "contas de gestão das companhías"... que até preferem comprar mais slots no tal aeroporto lotado.

    É isto!
    Enquanto for mais rentável comprar caro, pois também se vende caro porque há procura (até parece que estamos a falar do mercado imobiliário), é isso que irá acontecer.

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá as contas de quem tem que ir para Lisboa no dia anterior... ou comprar voo em horário tardio... mais deslocação e/ou estadia... ou ponte aérea... transforma um preço de X em X+Y.

    Certo. Mas isso tb acontece aos Lisboetas quando têm de ir ao Porto para algumas rotas.
    Mas mais importante: são opções das companhias. Vamos forçar as empresas a operar onde não querem? A vender a preço que não querem?
    • RCF
    • 17 outubro 2023

     # 131

    Colocado por: pguilhermeRelativamente a Alcochete, vemos muitos aeroportos pela Europa a 20/30km do centro da cidade, e por isso não parece nada descabido.

    Visto dessa forma, realmente, não tem nada de descabido. O problema é quando, nesses 20/30km, mais de metade são uma ponte.
    A ponte é (pode ser) um grande obstáculo. Ainda recentemente, durante vários dias, a ponte Vasco da Gama esteve cortada durante várias horas noturnas para manutenção. Basta que um carro avarie em cima do tabuleiro, para ser um pandemónio.
    Tendo como ponto de partida Lisboa, uma coisa é fazer 30Km para norte. Outra coisa é fazer a mesma distância para sul. Até pode correr bem... mas, de vez em quando corre mal e, quando corre mal, não há alternativas. Numa ponte, a próxima saída é sempre o final da ponte...
  11.  # 132

    Colocado por: pguilhermeMas isso tb acontece aos Lisboetas quando têm de ir ao Porto para algumas rotas.


    Mas isso é basicamente o que disse no meu primeiro comentário. Que o caminho é o mesmo.

    Mas já agora, quantas vezes teve que ir ao Porto apanhar o avião por não ter essa opção em Lisboa?
  12.  # 133

    Colocado por: pguilhermeTambém não é justo dizer que "tem" de fazer 300km, porque existem aeroportos no Porto e em Faro.
    Não confundir a existência do aeroporto com as companhias terem interesse em lá operar.


    Fazer 300kms, ou escala.

    Parece-me que o pguilherme ainda não entendeu que me refiro às rotas que foram sendo fechadas (e não foi por falta de passageiros) pela TAP. Que ficaram só em Lisboa e com o excesso dos passageiros do norte, ainda mais sobrecarregou o LIS.

    E tampouco entendeu que não é igual sair de Lisboa directo para algum lado... ou do Porto tendo que fazer uma escala... como que se fossem coisas iguais ou custassem o mesmo.

    Mas sim, ter o OPO foi um presente muito bom, estou infinitamente agradecido ao nosso generoso parlamento por "nos" ter dado tamanho rebuçado... se calhar nem "mereciamos" nada disso... visto parecer que o OPO é um "aeroporto às moscas" para alguns.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 134

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas já agora, quantas vezes teve que ir ao Porto apanhar o avião por não ter essa opção em Lisboa?

    Tenho amigos que o fizeram diversas vezes, só não sei se por falta de opção em Lisboa ou se por preferência às low-cost, pois esses só operavam lá, salvo erro para Las Palmas e Lanzarote.

    Colocado por: RCFBasta que um carro avarie em cima do tabuleiro, para ser um pandemónio.

    Sim, isto é muito verdade.
    História verídica: uma vez, saí para o aeroporto mas havia acidente na Vasco da Gama. Fui dar a volta à 25 de Abril. Cheguei atrasado e perdi o vôo.
    Quem me deu boleia tinha um jantar e teatro de seguida; o resto da malta que tb ia a esse jantar, saiu mais tarde e foram pela Vasco da Gama, sem saber que havia acidente. Apanharam um transito terrível mas chegaram ao restaurante no centro de Lisboa muito antes de nós ao aeroporto.
    Hora de ponta no resto da cidade é muito tramado e a ponte é, na esmagadora maioria das vezes, um alívio.

    Com 3 faixas, a ponte é melhor que a A1, mas também com maior distância sem saídas, pelo menos junto a Lisboa.
    Na A1, entre as saídas de Santa Iria e Sacavém são apenas 7km. Na ponte, entre as saídas do Montijo e Portela são 17km.

    Colocado por: RCFAinda recentemente, durante vários dias, a ponte Vasco da Gama esteve cortada durante várias horas noturnas

    Durante uns meses, salvo erro até Nov do ano passado, teve uma(s) faixa(s) cortadas permanentemente, o que foi muito chato.
  14.  # 135

    Colocado por: N Miguel OliveiraParece-me que o pguilherme ainda não entendeu que me refiro às rotas que foram sendo fechadas (e não foi por falta de passageiros) pela TAP. Que ficaram só em Lisboa e com o excesso dos passageiros do norte, ainda mais sobrecarregou o LIS.

    Percebo. Mas as rotas foram sendo descontinuadas pelas próprias companhias, por razões económicas e não pelo estado, por razões políticas, certo?
    Só digo que as empresas privadas têm o direito de escolher onde querem operar, ou não concorda?

    O governo podia era ter algum controlo e dar benefícios às companhias para estimular essa distribuição de carga. Isso sim, seria interessante. Mas não pode obrigar a TAP ou outra companhia qualquer a operar no Porto, se as companhias assim não quiserem.

    Colocado por: N Miguel Oliveiranão é igual sair de Lisboa directo para algum lado... ou do Porto tendo que fazer uma escala... como que se fossem coisas iguais ou custassem o mesmo.

    Nem está em questão. Continua a bater na mesma tecla.
    Quer obrigar as companhias a operar no Porto? Quem paga isso? Se as tarifas forem muito superiores, vai apanhar vôo directo no Porto ou pagar muito mais barato e fazer escala? Já pensou que quem optou pelo mais barato e com escala, provavelmente teve impacto nesta estratégia da TAP?
  15.  # 136

  16.  # 137

    Eu não conheço ninguém que venha de Lisboa para o Porto apanhar um avião de longo curso, já o contrário upa upa.
    Basicamente vamos sempre discordar tal como já se tentou colocar ministérios no porto ou tribunal mais central em Coimbra e o pessoal não gostou de Lisboa claro.
    Se fores á Holanda está tudo descentralizado é mesmo engraçado verificar que numa cidade pequena encontras grandes infraestruturas nacionais
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • RCF
    • 17 outubro 2023

     # 138

    Colocado por: pguilhermeCom 3 faixas, a ponte é melhor que a A1, mas também com maior distância sem saídas, pelo menos junto a Lisboa.
    Na A1, entre as saídas de Santa Iria e Sacavém são apenas 7km. Na ponte, entre as saídas do Montijo e Portela são 17km.

    é pior que isso...
    A A 1 tem faixas laterais, para emergências... as Pontes não têm.
    Se eu estiver em Sacavém e pretender ir para Alverca e o wase me informar que há um acidente na A 1, vou pela N 10 ou até vou por outra estrada pelo interior (Loures).
    Mas, se estiver em Sacavém e pretender ir para Alcochete, as alternativas à Ponte Vasco da Gama, são bem piores. Ate porque, a alternativa implicará sempre outra Ponte...
  17.  # 139

    Colocado por: RCFA A 1 tem faixas laterais, para emergências... as Pontes não têm.

    A Vasco da Gama tem um bom espaço lateral, que certamente é suficiente para emergências.

    Colocado por: RCFSe eu estiver em Sacavém e pretender ir para Alverca

    Na verdade em Sacavém, em direcção a Alverca, acho que a saída só dá para a Ponte ou para a CRIL e já há muitos anos que não dá para Sacavém, Moscavide, Expo (IC2).
    De qq forma, assim que passa essa saída, também já não tem safa durante 7 km (até Santa Iria) e mesmo aí, não tem grandes soluções, pois, nesse exemplo em concreto, a N10 também entope muito rapidamente, mesmo sem acidentes na A1, pelo que não é uma alternativa de escoamento nesse tipo de cenários.

    Mas sim, mesmo sabendo de antemão que a ponte está bloqueada, as alternativas não são fáceis. Ou pela 25 de Abril ou pela A10 perto de Vila Franca, ambas a distâncias enormes.
  18.  # 140

    Colocado por: pguilherme7 km (até Santa Iria)

    Em breve vão fazer uma saída da A1 para São João da Talha sentido sul/norte.
 
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