Colocado por: Reduto25Então não defende que Portugal não e só Lisboa e Porto que tem que se desenvolver todo o País então segundo a sua ideia devia ser no interior o aeroporto podia ser em serpa se for assim tudo bem .
Se o português pode viver no interior o turista e o português da cidade também tem que se habituar a fazer kms
Colocado por: AMG1No Porto existe um aeroporto com capacidade para receber esses voos, se as companhias não o utilizam, nao deve ser porque pretendem castigar os habitantes do norte, mas porque e mais rentavel voar para Lisboa do que para o Porto.
Colocado por: Reduto25Oh Miguel se defende um pais total e não centrado na capital tem que começar a diversificar as infraestruturas o aeroporto era uma boa oportunidade , está a ver diz que as pessoas podem ir viver para vários lugares sem ser Lisboa mas depois quer colocar tudo em Lisboa
Colocado por: N Miguel Oliveira
Para certos destinos, sobretudo lusófonos (ex-colónias) quais são essas companhias que existem além da TAP?
Aqui a questão é a vontade politica, e as desculpas que se dão para justificar um aeroporto ao passo que se fecham rotas noutros.
Claro que acho que tem toda a lógica que seja em Lisboa a conexão. Agora é preciso que sejam 100% delas se há falta de espaço no LIS e margem noutros aeroportos?
É que dá quase a ideia que o Norte é Gotenburgo... e que por isso não merece nada.
Quanto ao OPO em concreto e às distâncias... bem...
Supondo que metade da região Centro (21,6% da população) o usasse, mais os 34,6% da região Norte... teria aqui já 45,4% da população portuguesa... Acha que é desprezavel? Para que toda essa gente tenha sempre que ir a Lisboa/Madrid?
O LIS, além da outra metade dos habitantes do Centro (21,6%), mais os da AML (27,6%), mais metade dos da região do Alentejo (6,8%)... vão uns 41,8%. Estes são mancos? Não podem ir ao OPO ou Faro de vez enquando?
Mesmo fazendo de conta que não existisse Faro, e lhes somasse ao LIS os Algarvios (4,5%) e a outra metade dos Alentejanos (6,8%)... andavamos nos 49,7% de metade do Centro para baixo. Podem esses ter direito a todas essas rota únicas sem precisarem de "ponte aérea"?
Bem sei que estas contas de merceeiro não são feitas assim, e ainda há todo o interesse extrangeiro em ir para LIS e não para Faro ou OPO... apenas o menciono pois muitas vezes por aqui, parece que o Norte e Centro-Norte são como a Madeira (2,4%) ou os Açores (2,3%) em população... quando na verdade são quase metade dos 10,4 milhões.
Fora o "detalhe" do OPO estar a 100kms da fronteira com uma província espanhola com 2,7 milhões de habitantes (Galiza).
E que muitos dos passageiros são emigrantes em visitas familiares... e não entram para a estatística da população residente.
É dificil de que no Norte e Centro não se tenha algum familiar emigrado... Não sei se será assim na AML.
Chega a ser triste o que por aqui se lê tal é a bolha.
Como nortenho e contribuinte, contem comigo, eu quero uma Lisboa forte no panorama internacional e quero um óptimo NAL, que se possa expandir no futuro, seja ele onde fôr. Depois continuarei a usar Madrid-Paris-Londres-Frankfurt, "Iberias" e outras que tal, porque Lisboa fica-me "longe" em tempo (ferrovia lenta, autoestrada cara), e caro em preço (tarifas dos voos caso faça escala aí). Paciência, mas Obrigado Portugal, valeu o esforço. :)
Colocado por: N Miguel Oliveiracomo ainda passaria a ter que cruzar a AML, cruzar o rio, etc etc. Pagar mais uma ponte,
Colocado por: N Miguel OliveiraEm fim, e depois ainda vejo rotas TAP fecharem no OPO não por falta de passageiros mas por vontade política.
Colocado por: pguilhermeDiz que a TAP teria lucro em ter rotas no Porto e apenas não o fazem por.... razões políticas? Citação?
Colocado por: NostradamusComo citação posso da-lhe a minha experiência pessoal?
Em 2013/4 havia voos quase diários da TAP, directos, para Bruxelas a partir do Porto.
Actualmente nem ao fim de semana.
Colocado por: pguilhermeIsso não significa que até não hajam passageiros... mas será que há outros factores?Genève por exemplo, a EasyJet tem 4 a 5 voos diários de Genève para o Porto, a Tap tem um ou dois ao dobro do preço, por isdo se calhar deve andar muitas vezes vazio…
Colocado por: pguilhermeAgradeço a partilha, mas não serve como prova nem como indicação de que ter rotas a partir do Porto fosse mais mais lucrativo à TAP.
Colocado por: spvalePguilherme se a TAP fosse bem gerida não estava na situação que está
Colocado por: NostradamusEssa questão do lucro é ambígua. O modo de funcionamento da TAP nem parece ser com o objectivo de dar lucro.
Colocado por: pguilherme
Também acredito que a gestão da TAP não será a melhor.
Mas não pode ser uma "umbrella statement" para tudo.
Será que as rotas que foram retiradas do Porto eram, efectivamente, bastante lucrativas? Era só isso que estava a questionar.
No meio de tanta má-gestão, corrupção, etc, não ficaria admirado se até fossem. Mas de forma "normal", quando uma empresa interrompe operações, não é por estar a ter demasiado lucro... Ou se preferir, um baixo impacto no volume, com a mudança das rotas para Lisboa, o que pode ter permitido outras poupanças... Não sei.
Colocado por: AMG1Mas se as rotas que a TAP retirou do Porto, aparentemente por decisão politica, são tão rentaveis, porque não foram aproveitadas por outras companhias?
Colocado por: PickaxeQuem tem dúvidas, basta ir ao google maps e ver os aeroportos das capitais de outros países, não só da Europa, mas de todo o planeta, facilmente se conclui que em Lisboa existe apenas um pequeno aeródromo.