Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Reduto25Então não defende que Portugal não e só Lisboa e Porto que tem que se desenvolver todo o País então segundo a sua ideia devia ser no interior o aeroporto podia ser em serpa se for assim tudo bem .


    Se o português pode viver no interior o turista e o português da cidade também tem que se habituar a fazer kms


    Não percebi o que você queria dizer.

    Eu acho que havendo verbas que se faça o dito aeroporto na região da capital.

    Acho que havendo uma única rota entre Portugal e um determinado destino, que essa rota deva estar em Lisboa.

    Agora, se se tem '30' rotas destas... e é preciso construir um novo elefante branco por causa disso... havendo disponibilidade noutros aeroportos... custa-me a entender... porque é que se fecham rotas no OPO, forçando essa população a fazer 300kms... mas não se possa considerar um NAL um pouco mais longe da rua Augusta, ali por Leiria, Fátima, Santarém, etc. Por exemplo.
    Ou seja, custa-me a entender que a região mais populosa do país (norte) fique ainda mais longe do Aeroporto de Lisboa.

    Já não basta estar hoje a 300kms, como ainda passaria a ter que cruzar a AML, cruzar o rio, etc etc. Pagar mais uma ponte, entre outras coisas.

    Em fim, e depois ainda vejo rotas TAP fecharem no OPO não por falta de passageiros mas por vontade política.

    Agora, compreendo que seja complicado entender uma perspectiva diferente se vive na AML.


    Preferia ver essa verba investida em ferrovia, sei lá, para me tardar menos tempo a ir à capital (porque sou obrigado) por exemplo. Penso que é aqui também que entra a questão de Beja. Quem decidiu fazer aquilo? Agora está feito... preferia ver melhor ligação Lisboa-Faro por comboio... servia não só passageiros dos aeroportos, como as regiões por onde passa. LIS-OPO idem. Pormenores.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 82

    Colocado por: AMG1No Porto existe um aeroporto com capacidade para receber esses voos, se as companhias não o utilizam, nao deve ser porque pretendem castigar os habitantes do norte, mas porque e mais rentavel voar para Lisboa do que para o Porto.


    Para certos destinos, sobretudo lusófonos (ex-colónias) quais são essas companhias que existem além da TAP?
    Aqui a questão é a vontade politica, e as desculpas que se dão para justificar um aeroporto ao passo que se fecham rotas noutros.

    Claro que acho que tem toda a lógica que seja em Lisboa a conexão. Agora é preciso que sejam 100% delas se há falta de espaço no LIS e margem noutros aeroportos?
    É que dá quase a ideia que o Norte é Gotenburgo... e que por isso não merece nada.

    Quanto ao OPO em concreto e às distâncias... bem...

    Supondo que metade da região Centro (21,6% da população) o usasse, mais os 34,6% da região Norte... teria aqui já 45,4% da população portuguesa... Acha que é desprezavel? Para que toda essa gente tenha sempre que ir a Lisboa/Madrid?

    O LIS, além da outra metade dos habitantes do Centro (21,6%), mais os da AML (27,6%), mais metade dos da região do Alentejo (6,8%)... vão uns 41,8%. Estes são mancos? Não podem ir ao OPO ou Faro de vez enquando?

    Mesmo fazendo de conta que não existisse Faro, e lhes somasse ao LIS os Algarvios (4,5%) e a outra metade dos Alentejanos (6,8%)... andavamos nos 49,7% de metade do Centro para baixo. Podem esses ter direito a todas essas rota únicas sem precisarem de "ponte aérea"?

    Bem sei que estas contas de merceeiro não são feitas assim, e ainda há todo o interesse extrangeiro em ir para LIS e não para Faro ou OPO... apenas o menciono pois muitas vezes por aqui, parece que o Norte e Centro-Norte são como a Madeira (2,4%) ou os Açores (2,3%) em população... quando na verdade são quase metade dos 10,4 milhões.

    Fora o "detalhe" do OPO estar a 100kms da fronteira com uma província espanhola com 2,7 milhões de habitantes (Galiza).

    E que muitos dos passageiros são emigrantes em visitas familiares... e não entram para a estatística da população residente.
    É dificil de que no Norte e Centro não se tenha algum familiar emigrado... Não sei se será assim na AML.

    Chega a ser triste o que por aqui se lê tal é a bolha.

    Como nortenho e contribuinte, contem comigo, eu quero uma Lisboa forte no panorama internacional e quero um óptimo NAL, que se possa expandir no futuro, seja ele onde fôr. Depois continuarei a usar Madrid-Paris-Londres-Frankfurt, "Iberias" e outras que tal, porque Lisboa fica-me "longe" em tempo (ferrovia lenta, autoestrada cara), e caro em preço (tarifas dos voos caso faça escala aí). Paciência, mas Obrigado Portugal, valeu o esforço. :)
  3.  # 83

    Oh Miguel se defende um pais total e não centrado na capital tem que começar a diversificar as infraestruturas o aeroporto era uma boa oportunidade , está a ver diz que as pessoas podem ir viver para vários lugares sem ser Lisboa mas depois quer colocar tudo em Lisboa
  4.  # 84

    Colocado por: Reduto25Oh Miguel se defende um pais total e não centrado na capital tem que começar a diversificar as infraestruturas o aeroporto era uma boa oportunidade , está a ver diz que as pessoas podem ir viver para vários lugares sem ser Lisboa mas depois quer colocar tudo em Lisboa


    Esqueceu as pastilhas?
  5.  # 85

    Eu não li os comentários todos mas falo um bocado da minha experiência que ainda ontem tive voo em Lisboa.
    Viajo com frequência, pelo menos uma vez por mês, às vezes mais. Como sou de Leiria, tanto viajo para o Porto como para Lisboa, depende única e exclusivamente dos preços, no entanto em termos de custos tenho preferência por Lisboa por ser mais acessível pelo IC2 pagando portagens apenas entre Aveiras e Lisboa.
    Em termos de aeroporto, Lisboa é miserável. As instalações são velhas, tetos com baixa altura, um autêntico labirinto por dentro. A zona da segurança onde somos revistados é pequena, os tapetes para as malas são curtos e manuais e são frequentes filas intermináveis. O estacionamento é fraco. As cancelas de entrada e saída atravessam a zona dos táxis e é frequente haver uma dificuldade enorme para sair do estacionamento. O terminal 2 infelizmente também é fraco onde notamos perfeitamente que foi construído para ser temporário que entretanto passou a definitivo. É igualmente frequente haverem filas enormes para a revista da segurança.
    O aeroporto do Porto, construção bem mais recente, é muito mais acessível, não dá sensação de claustrofobia e podemos intuitivamente andar dentro do aeroporto. Acesso ao parque de estacionamento e ao terminal é muito simples. Apenas considero que a manutenção não é a esperada sendo frequente nas chegadas a primeira casa de banho que encontramos (para mim é a que nos recebe) ter um cheiro terrível a urina. Acessibilidade por transportes públicos também muito simples tendo o metro á porta e tendo inclusivamente Flixbus que pára mesmo em frente á porta do terminal.
    Em conclusão, para mim, é urgente que Portugal tenha um aeroporto digno desse nome na zona de Lisboa que quer queiramos ou não é um dos grandes atrativos do nosso país. Passar para a margem sul acaba por ficar mais distante e obriga a pagar mais portagens/combustível. Em Santarém duvido muito que avance pela distância a Lisboa. Ainda no sábado fui buscar a esposa a Lyon e o aeroporto fica num descampado a cerca de 20kms da cidade, com aspecto de ter sido construído recentemente. Fiquei muito agradado com as condições
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • AMG1
    • 16 outubro 2023

     # 86

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Para certos destinos, sobretudo lusófonos (ex-colónias) quais são essas companhias que existem além da TAP?
    Aqui a questão é a vontade politica, e as desculpas que se dão para justificar um aeroporto ao passo que se fecham rotas noutros.

    Claro que acho que tem toda a lógica que seja em Lisboa a conexão. Agora é preciso que sejam 100% delas se há falta de espaço no LIS e margem noutros aeroportos?
    É que dá quase a ideia que o Norte é Gotenburgo... e que por isso não merece nada.

    Quanto ao OPO em concreto e às distâncias... bem...

    Supondo que metade da região Centro (21,6% da população) o usasse, mais os 34,6% da região Norte... teria aqui já 45,4% da população portuguesa... Acha que é desprezavel? Para que toda essa gente tenha sempre que ir a Lisboa/Madrid?

    O LIS, além da outra metade dos habitantes do Centro (21,6%), mais os da AML (27,6%), mais metade dos da região do Alentejo (6,8%)... vão uns 41,8%. Estes são mancos? Não podem ir ao OPO ou Faro de vez enquando?

    Mesmo fazendo de conta que não existisse Faro, e lhes somasse ao LIS os Algarvios (4,5%) e a outra metade dos Alentejanos (6,8%)... andavamos nos 49,7% de metade do Centro para baixo. Podem esses ter direito a todas essas rota únicas sem precisarem de "ponte aérea"?

    Bem sei que estas contas de merceeiro não são feitas assim, e ainda há todo o interesse extrangeiro em ir para LIS e não para Faro ou OPO... apenas o menciono pois muitas vezes por aqui, parece que o Norte e Centro-Norte são como a Madeira (2,4%) ou os Açores (2,3%) em população... quando na verdade são quase metade dos 10,4 milhões.

    Fora o "detalhe" do OPO estar a 100kms da fronteira com uma província espanhola com 2,7 milhões de habitantes (Galiza).

    E que muitos dos passageiros são emigrantes em visitas familiares... e não entram para a estatística da população residente.
    É dificil de que no Norte e Centro não se tenha algum familiar emigrado... Não sei se será assim na AML.

    Chega a ser triste o que por aqui se lê tal é a bolha.

    Como nortenho e contribuinte, contem comigo, eu quero uma Lisboa forte no panorama internacional e quero um óptimo NAL, que se possa expandir no futuro, seja ele onde fôr. Depois continuarei a usar Madrid-Paris-Londres-Frankfurt, "Iberias" e outras que tal, porque Lisboa fica-me "longe" em tempo (ferrovia lenta, autoestrada cara), e caro em preço (tarifas dos voos caso faça escala aí). Paciência, mas Obrigado Portugal, valeu o esforço. :)


    Mas entao o Nuno defende que se deveria obrigar a TAP a iniciar determinados voos a partir do Porto?
    Certamente que isso deve ter um custo para a TAP, mas por mim nem tem problema nenhum. Em meu entender uma companhia publica deve, antes de mais, servir o país. Mas, como sabe ela vai ser privatizada e parece-me absolutamente consensual que a maioria (nem é o meu caso) dos contribuites não quer subsidiar a TAP seja para o que for.
    Eu não percebo nada de aviação, mas se a TAP e as restantes companhias retiram voos do Porto e os colocam em Lisboa, nao deve ser porque não querem saber de quem vive no Norte, mas porque lhes é mais rentavel voar para Lisboa do que para o Porto.
    Claro que as contrapartidas e subsidios vários que o estado dá a certas companhias devia ser utilizadas para contrariar essa dinâmica, mas aparentemente nem isso é suficiente.
    Agora parece-me é que estamos perante duas questões diferentes: i) a necessidade de Lisboa ter um novo aeroporto, seja ele onde fôr e ii) a centralidade e a capacidade de atração de Lisboa face ao restante território, que obviamente deve ser contrariada, também fomentando a utilização das insfrastruturas já existentes nesses territórios.
  6.  # 87

    Colocado por: N Miguel Oliveiracomo ainda passaria a ter que cruzar a AML, cruzar o rio, etc etc. Pagar mais uma ponte,

    Só é preciso "cruzar a AML" quem está na ponta oposta. Quem parte do centro em direcção a qualquer extremidade, tem sempre que "cruzar" qualquer coisa.

    A ponte só se paga no sentido de entrar em Lisboa, não o contrário. Ou está a referir-se a termos que pagar a construção de uma nova ponte?

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm fim, e depois ainda vejo rotas TAP fecharem no OPO não por falta de passageiros mas por vontade política.

    Não estou nada a par disso, mas parece-me estranho do ponto de vista de negócio.
    Diz que a TAP teria lucro em ter rotas no Porto e apenas não o fazem por.... razões políticas? Citação?

    Seja como for, o actual aeroporto de Lisboa por estar no meio da cidade, acarreta sempre alguns riscos.
    Abrir um 2º aeroporto e manter a Portela, não me parece ser o ideal. Para não falar que, havendo escolha, as próprias companhias devem preferir Portela do que outro aeroporto na periferia.

    E será que o espaço que se libertaria não poderá servir para promover a tal falta de habitação que tanto se fala?
  7.  # 88

    Colocado por: pguilhermeDiz que a TAP teria lucro em ter rotas no Porto e apenas não o fazem por.... razões políticas? Citação?


    Como citação posso da-lhe a minha experiência pessoal?

    Em 2013/4 havia voos quase diários da TAP, directos, para Bruxelas a partir do Porto.

    Actualmente nem ao fim de semana.

    Estamos a falar de Bruxelas.. Aquilo é praticamente a sede de todas as empresas tecnologias e industriais, presentes em território europeu e ainda tem ligação directa de TGV a Londres, Paris, Frankfurt etc
  8.  # 89

    Colocado por: NostradamusComo citação posso da-lhe a minha experiência pessoal?

    Em 2013/4 havia voos quase diários da TAP, directos, para Bruxelas a partir do Porto.

    Actualmente nem ao fim de semana.

    Agradeço a partilha, mas não serve como prova nem como indicação de que ter rotas a partir do Porto fosse mais mais lucrativo à TAP.
    Aliás, se há algo é que é seguro apostar é que as empresas tomem decisões com base naquilo que acreditam ser o mais lucrativo possível (no momento ou no futuro). Só por este aspecto, arriscaria dizer que se tiraram de lá rotas, é precisamente por não serem lucrativas. Isso não significa que até não hajam passageiros... mas será que há outros factores?
  9.  # 90

    Colocado por: pguilhermeIsso não significa que até não hajam passageiros... mas será que há outros factores?
    Genève por exemplo, a EasyJet tem 4 a 5 voos diários de Genève para o Porto, a Tap tem um ou dois ao dobro do preço, por isdo se calhar deve andar muitas vezes vazio…
  10.  # 91

    eu também acho que Santarém seria a melhor hipótese , Lisboa nao permitia.

    o Miguel quer descentralizar o pais mas quer colocar tudo em Lisboa faz sentido

    vao viver para o interior e amanhem se
  11.  # 92

    Pguilherme se a TAP fosse bem gerida não estava na situação que está, e sendo gerida por pessoas nomeadas pelo governo nem se fala.
    Em dois anos quantas polémicas não verificamos e má gestão???
    Já coloquei atrás links onde pode ler e tentar enquadrar...
    Para o Brasil tinha muito mais rotas, angola, fora Europa e sabemos que turísticamente o porto é atractivo também.
  12.  # 93

    Colocado por: pguilhermeAgradeço a partilha, mas não serve como prova nem como indicação de que ter rotas a partir do Porto fosse mais mais lucrativo à TAP.


    Essa questão do lucro é ambígua. O modo de funcionamento da TAP nem parece ser com o objectivo de dar lucro.

    Esta rota em concreto, para Bruxelas, tinha bastante malta empresarial e técnica, de fato e gravata, a viajarem até à capital da Europa para vender serviços e produtos portugueses. E turistas claro.

    No final de contas, nos últimos 10 anos, cansei-me de ouvir "a TAP existe para ser servir os interesses dos Portugueses".
    So se for os portugueses da capital e usar os aviões para trazer turistas para consumir serviços na capital.

    Ao anular estes voos diários do Porto, e passa-los para Lisboa, vou sub-carregar o aeroporto da Portela.
    Isto seria o equivalente de fechar o IC2, entupir a A1 e no final dizer "senhores, a A1 esta estrangulada, temos de fazer uma nova autoestrada"

    A simbiose da TAP + novo aeroporto em Lisboa é um como se tratasse de um único organismo parasitário cujo unica forma de sobreviver é sugar os portugueses.
    Concordam com este comentário: spvale
  13.  # 94

    Colocado por: spvalePguilherme se a TAP fosse bem gerida não estava na situação que está

    Também acredito que a gestão da TAP não será a melhor.
    Mas não pode ser uma "umbrella statement" para tudo.
    Será que as rotas que foram retiradas do Porto eram, efectivamente, bastante lucrativas? Era só isso que estava a questionar.

    No meio de tanta má-gestão, corrupção, etc, não ficaria admirado se até fossem. Mas de forma "normal", quando uma empresa interrompe operações, não é por estar a ter demasiado lucro... Ou se preferir, um baixo impacto no volume, com a mudança das rotas para Lisboa, o que pode ter permitido outras poupanças... Não sei.
  14.  # 95

    Colocado por: NostradamusEssa questão do lucro é ambígua. O modo de funcionamento da TAP nem parece ser com o objectivo de dar lucro.

    Tudo bem. Até concordo com o resto que descreve. Mas a minha pergunta inicial é concreta e específica.
    A TAP, como empresa, não tem que fazer a gestão dos ademais recursos do país (dividir carga entre aeroportos ou assim). Gere-se (ou devia) com o objectivo de dar lucro e a minha pergunta foi: a retirada das rotas do Porto retirou lucro?
    • AMG1
    • 16 outubro 2023

     # 96

    Mas se as rotas que a TAP retirou do Porto, aparentemente por decisão politica, são tão rentaveis, porque não foram aproveitadas por outras companhias?
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 97

    Colocado por: pguilherme
    Também acredito que a gestão da TAP não será a melhor.
    Mas não pode ser uma "umbrella statement" para tudo.
    Será que as rotas que foram retiradas do Porto eram, efectivamente, bastante lucrativas? Era só isso que estava a questionar.

    No meio de tanta má-gestão, corrupção, etc, não ficaria admirado se até fossem. Mas de forma "normal", quando uma empresa interrompe operações, não é por estar a ter demasiado lucro... Ou se preferir, um baixo impacto no volume, com a mudança das rotas para Lisboa, o que pode ter permitido outras poupanças... Não sei.

    Algumas rotas foram cortadas voltaram a activar por se ter reclamado e com o covid foram excluídas novamente.
    Penso que perdeu oferta.
    Dou o meu exemplo já não voo pela TAP á anos pela falta de oferta real e os preços praticados pelas escalas
  16.  # 98

    Colocado por: AMG1Mas se as rotas que a TAP retirou do Porto, aparentemente por decisão politica, são tão rentaveis, porque não foram aproveitadas por outras companhias?
    Concordam com este comentário:pguilherme

    De longo curso Espanha é que anda a ganhar basicamente utilizo muito via Madrid mesmo para a América principalmente pela ibéria.
    Low cost absorveram a parte europeia.
    Fui para malta pelo Ryanair, super pontuais paguei malas extras mas compensa e a TAP só por Lisboa mesmo que queira qualidade mas com filho voos diretos é o melhor
    • sltd
    • 16 outubro 2023 editado

     # 99

    Colocado por: PickaxeQuem tem dúvidas, basta ir ao google maps e ver os aeroportos das capitais de outros países, não só da Europa, mas de todo o planeta, facilmente se conclui que em Lisboa existe apenas um pequeno aeródromo.
    Concordam com este comentário:Caravelle

    Tivessem planeado melhor e não deixavam construir à volta.
    Assim já tinham para onde expandir.
  17.  # 100

    Os problemas da TAP no Porto são 2 : Os voos para a Europa contam com os passageiros do Hub e como passam a vida a valorizar o Hub não querem mudar nada. Outro problema são as tripulações, que são bem pagas e vivem em Lisboa e ao contrário das Low-cost não estão para mudar de base.
 
0.0312 seg. NEW