Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Marcopm

    A diferença para outros mais caros, cerca de mais 30mil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION


    Para não ser só a desanimar, esses muito provavelmente iriam fazer igual ao que escolheu.
    Só com um caderno de encargos e fiscalização decente é que iria ter melhor, mas isso não iria custar só mais 30k.

    A parte boa é que agora tem 30k do seu lado para fazer os upgrades que decida. De resto é garantir que não há defeitos estruturais, infiltrações, etc. E o melhor para garantir isso é deixar o homem fazer como sabe, desde que fique bem feito.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Marcopm
  2.  # 102

    Colocado por: jpmassena

    Peço desde já desculpa à Marcopm por invadir o tópico com uma questão não relacionada com a moradia.

    Supondo que tenho de assumir uma ponte térmica linear de 10cm de altura numa parede de 1.5m na cobertura, tipo platibanda. Qual é a melhor forma de corrigir ou minimizar essa ponte térmica? XPS colado na laje por baixo ou lã de rocha pousada no tecto falso?

    Se quiserem mais detalhes sobre o pormenor, posso abrir um tópico para explicar melhor a situação.


    Por mim não há problema. Assim vou aprendendo;)
  3.  # 103

    Colocado por: zedasilva
    Já deu para ver que não.
    Diga ao empreiteiro que pode mandar o xps todo para trás que não é isso que está no projeto

    Acabou de enviar mensagem a dizer que já anulou a encomenda e pediu o de 10.
  4.  # 104

    Colocado por: NTORION



    A parte boa é que agora tem 30k do seu lado para fazer os upgrades que decida. De resto é garantir que não há defeitos estruturais, infiltrações, etc. E o melhor para garantir isso é deixar o homem fazer como sabe, desde que fique bem feito.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,Marcopm

    Pode não ser bem assim.
    Uma das falhas que está construção acredito que tenha é a falta de impermeabilização das zonas enterradas.
    Ainda que o projeto não contemplasse isso, qualquer fiscalização atenta iria sugerir que fosse implementado.
    A troco de 1000€ o empreiteiro teria aplicado e o DO ficava descansado.
    Agora corre o risco de ter humidades ascendentes e os 30k não lhe chegar para as esconder pois evita lãs será difícil
  5.  # 105

    Colocado por: Marcopm
    Acabou de enviar mensagem a dizer que já anulou a encomenda e pediu o de 10.

    Tá a ver como os DO ainda têm algum poder
    Concordam com este comentário: Marcopm
  6.  # 106

    Colocado por: zedasilvaAinda que o projeto não contemplasse isso, qualquer fiscalização atenta iria sugerir que fosse implementado

    Mas se o projeto não contempla (estamos a supor) e o empreiteiro não o fez (estamos novamente a supor), PQ razão os outros empreiteiros o iam fazer? Só PQ eram mais caros?
  7.  # 107

    Colocado por: NTORION
    Mas se o projeto não contempla (estamos a supor) e o empreiteiro não o fez (estamos novamente a supor), PQ razão os outros empreiteiros o iam fazer? Só PQ eram mais caros?

    Não foi isso que eu disse.
    Disse que os DO não devem ficar nem nas mãos dos empreiteiros nem dos técnicos.
    Muito menos devem deitar a toalha ao chão.
    Devem tentar ter desde início o controlo das coisas
  8.  # 108

    Colocado por: zedasilvaNão foi isso que eu disse.

    Oh Zé, nem eu, você é que levou a conversa para ai.

    O que referi foi para ver o lado positivo, PQ podia gastar mais 30k e provavelmente ter o mesmo resultado.

    Para n ter o mesmo resultado, a abordagem seria outra, e não custava só 30k.
  9.  # 109

    Colocado por: NTORION
    Oh Zé, nem eu, você é que levou a conversa para ai.

    O que referi foi para ver o lado positivo, PQ podia gastar mais 30k e provavelmente ter o mesmo resultado.

    Para n ter o mesmo resultado, a abordagem seria outra, e não custava só 30k.

    Nem sabemos qual foi o orçamento.
    O que é certo é que não há morcelas sem sangue, ainda que alguns empreiteiro e até técnicos tentem convencer os DO disso
  10.  # 110

    Colocado por: zedasilvaAinda que o projeto não contemplasse isso
    se o projeto nao contempla é porque não é preciso… se fosse preciso os srs engenheiros não tinham colocado?

    Colocado por: zedasilvaqualquer fiscalização atenta
    com uma fiscalização atenta o orçamento inves de 1000€m2 custava 1500€m2, mais uns milhares para a fiscalização….
    uma humidadezita ou outra não é o fim do mundo
    Concordam com este comentário: NTORION
  11.  # 111

    Colocado por: DR1982se o projeto nao contempla é porque não é preciso… se fosse preciso os srs engenheiros não tinham colocado?

    com uma fiscalização atenta o orçamento inves de 1000€m2 custava 1500€m2, mais uns milhares para a fiscalização….
    uma humidadezita ou outra não é o fim do mundo

    Eu cada vez mais me começo a convencer que a fiscalização custa mesmo milhares.
    Acho que vou ter que trocar de profissão
  12.  # 112

    Uma fiscalização que conseguir detetar erros no betão, que pede ensaios aos cubos e confirma guias, uma fiscalização que consiga verificar a amarração do ferro, que veja se existe alvenarias mais soltas que precisam de ser grampeadas, implementar impermeabilizações nas fundações, e sei lá que mais, vale os milhares que cobrem.

    Quem passou por algum destes stress's valoriza o trabalho do fiscal. Mas do fiscal que é mesmo fiscal, não do outro que tem 3 canetas de cores diferentes no carro.

    Hoje vivemos numa sociedade que acha que custos de projecto são sempre prejuízo e custos de fiscalização de obra idem.
    No entanto acha perfeitamente normal vender a casa e pagar uma comissão 5% + IVA do valor comercial à imobiliária. É mais caro esta sozinha que os técnicos todos juntos da obra.
  13.  # 113

    Colocado por: DR1982uma humidadezita ou outra não é o fim do mundo

    Humidade dou de barato.
    Fissuras no betão já não tanto, nem nas alvenarias. E faz-se muita coisinha estranha por esse país fora.
    O que vale é que com capoto por fora e pladur por dentro fica tudo escondido.
  14.  # 114

    Colocado por: zedasilvaNem sabemos qual foi o orçamento.
    O que é certo é que não há morcelas sem sangue, ainda que alguns empreiteiro e até técnicos tentem convencer os DO disso

    Então não sabemos?
    180k, ou seja 1000 paus/m2.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Marcopm
  15.  # 115

    MarcoPm o construtor também é da zona?
  16.  # 116

    Colocado por: paulovalenteUma fiscalização que conseguir detetar erros no betão, que pede ensaios aos cubos e confirma guias, uma fiscalização que consiga verificar a amarração do ferro, que veja se existe alvenarias mais soltas que precisam de ser grampeadas, implementar impermeabilizações nas fundações, e sei lá que mais, vale os milhares que cobrem.

    Quem passou por algum destes stress's valoriza o trabalho do fiscal. Mas do fiscal que é mesmo fiscal, não do outro que tem 3 canetas de cores diferentes no carro.

    Hoje vivemos numa sociedade que acha que custos de projecto são sempre prejuízo e custos de fiscalização de obra idem.
    No entanto acha perfeitamente normal vender a casa e pagar uma comissão 5% + IVA do valor comercial à imobiliária. É mais caro esta sozinha que os técnicos todos juntos da obra.
    isso esta tudo certo e é tudo muito bonito, mas na prática em alguns casos a fiscalização XPTO é a diferença entre construir ou não.
    Conheço mais donque um caso em que tenho a certeza que isso aconteceria, em que existindo essa fiscalização a casa nao saia do papel.

    Os projetos para tudo e mais alguma coisa é muito útil mas é uma bola de neve, haja carteira mais uma vez, mas é claro que cada um tem de “ puxar a brasa à sua sardinha” e nisto das profissões é mais do que normal que cada um defenda que o que faz é importante, necessário e até imprescindível…

    Ja para não falar que não são todos os técnicos que estão preparados para fazer projetos ao pormenor, alguém que desenha um detalhe como o deste tópico em que o isolamento não contorna a platibanda ou sem impermeabilização nos elementos enterrados (supondo que não tem) é porque não acha isso problemático, simples.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bigmouse
  17.  # 117

    Colocado por: DR1982Conheço mais donque um caso em que tenho a certeza que isso aconteceria, em que existindo essa fiscalização a casa nao saia do papel.

    DR, desculpe mas não posso concordar com esse tipo de pensamento.
    O que a realidade mostra é que grande parte dessas casas seriam sim possíveis e seriam provavelmente até bem mais baratas se houvesse outra abordagem.
    Grande parte dessas casas não são casas para viver mas casas para mostrar, continua-se a construir à maluco quer nas dimensões quer na quantidade de pa nelei rices sem sentido e cujo o objetivo é a pura ostentação.
    Concordam com este comentário: Iko
  18.  # 118

    Colocado por: DR1982mas na prática em alguns casos a fiscalização XPTO é a diferença entre construir ou não.

    Já por aqui algures foi dito, as pessoas têm de ser realistas e não construir palácios. Quem normalmente saí de um apartamento de 100m² normalmente quer construir 250m². E se calhar só pode construir 175m².

    Colocado por: DR1982Os projetos para tudo e mais alguma coisa é muito útil mas é uma bola de neve, haja carteira mais uma vez, mas é claro que cada um tem de “ puxar a brasa à sua sardinha” e nisto das profissões é mais do que normal que cada um defenda que o que faz é importante, necessário e até imprescindível…

    Já disse antes, tivesse um problema no betão e andasse a fazer carotes para fazer ensaios de compressão, à espera que aquilo venha pelo menos nos mínimos, já não diria isso.

    Colocado por: DR1982Ja para não falar que não são todos os técnicos que estão preparados para fazer projetos ao pormenor, alguém que desenha um detalhe como o deste tópico em que o isolamento não contorna a platibanda ou sem impermeabilização nos elementos enterrados (supondo que não tem) é porque não acha isso problemático, simples.

    Aqui dou-lhe toda a razão. Muitos técnicos não querem nem saber disso. O projecto é desenhado a 1:100 e a platibanda são duas linhas. E não se dão ao trabalho porque assim não têm responsabilidades.
    Mas ainda acrescentaria aqueles detalhes pensados em projecto, tudo pelas regras, e depois em obra é uma dor de cabeça que custa dinheiro.

    Mas para mim, o verdadeiro mamão de euros numa obra é o estado. Entre IMT, IMI, IVA e mais taxinhas, acrescentando as taxas urbanísticas da câmara, talvez tenha valores acima de 30% e em alguns casos até perto dos 40%.
  19.  # 119

    Colocado por: zedasilva
    DR, desculpe mas não posso concordar com esse tipo de pensamento.
    O que a realidade mostra é que grande parte dessas casas seriam sim possíveis e seriam provavelmente até bem mais baratas se houvesse outra abordagem.
    Grande parte dessas casas não são casas para viver mas casas para mostrar, continua-se a construir à maluco quer nas dimensões quer na quantidade de pa nelei rices sem sentido e cujo o objetivo é a pura ostentação.
    depende, conheço casos desses, de casas claramente para ostentar tal como diz (sendo que isso não invalida o facto de não sairem do papel se fosse com tudo XPTO) assim como conheço casas modestas, T3 batatinhos com custos totais abaixo dos 5 digitos…
    Estas últimas com fiscalização e projetos XPTO ainda hoje era o dia que por lá pastavam as ovelhinhas alegremente.
  20.  # 120

    Colocado por: paulovalenteJá por aqui algures foi dito, as pessoas têm de ser realistas e não construir palácios. Quem normalmente saí de um apartamento de 100m² normalmente quer construir 250m². E se calhar só pode construir 175m².
    Isso já vai de cada um, se alguém construir 250m2 com um pato bravo a 800 ou 900€ m2 e não tiver grandes problemas é o maior, se correr mal já foi imprudente e tal…
    Num mundo ideal, o melhor seria construir com projetos XPTO, e empreiteiros e fiscais a condizer… no mundo real temos de nos safar como podemos.
 
0.0361 seg. NEW