Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ParticipanteAderi há pouco tempo á EDP e desconhecia qq promoção. A qual se refere?

10€/mês durante 10 meses. Eu estou nesse tarifário. É indexado mas como no Verão tenho consumos muito baixos acaba a ser o mais vantajoso (no meu caso).
    Concordam com este comentário: mafgod
    • hangas
    • 27 agosto 2025 editado
    Estou a considerar mudar para esse tarifario

https://www.edp.pt/media/qn0llgfa/20250402_tcs-campanha-energia-abril-25.pdf

O unico receio é que 10 meses ainda vai apanhar o inverno, e nessa altura vou precisar de recorrer à rede. Uns bons 20KWh/dia entre Dezembro e Fevereiro.

Por outro lado o indexado no inverno até costuma ter periodos com preços relativamente baixos, mas também tem outros muito altos. Mas espero com a bateria conseguir carrega-la da rede nesses periodos em complemento ao solar..
  2. A ibelectra vai aumentar os preços a partir de 5 de setembro, sabem se a tarifa regulada também vai aumentar?
  3. Essa campanha ainda está em vigor?
  4. Colocado por: mafgodEssa campanha ainda está em vigor?

Até 30 de setembro.
    https://www.edp.pt/media/mikfla1m/20250627_tccampanhaenergiaindexada.pdf
    Devem estar a ganhar clientes e enganar muitos com os packs com fidelização...
  5. Colocado por: fpacardosoDevem estar a ganhar clientes e enganar muitos com os packs com fidelização...

Essa é parte chata.. é so por telefone para termos que levar com a venda desses packs, seguros, etc.
    Mas disse varias vezes e claramente durante a chamada (que é gravada) que apenas quero o serviço de eletricidade e nada mais. Não fosse correr o risco de ser apanhado numa pergunta matreira com dupla-negação.

Mas pronto eles têm que seguir o script e insistir, até porque devem ter objetivos internos e comissões.

De resto o tarifário para quem tem painéis e bateria parece ser uma boa escolha, visto que há forma de gerir como e quando se vai à rede.

Fiquei so na duvida se devia mudar para simple ou manter o bi-horario que tinha no fixo... nesta altura que ainda há produção solar, o indexado está mais barato de dia, pelo que o simples seria mais barato.

Já no periodo de inverno não tenho tanta certeza de quais são os periodos com o preço de mercado mais baixo.. optei por deixar como esta para ter a hipotese de mudar se necessário. Senão tinha que ficar um ano com a alteração.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6. Uma questão em aberto, é se o indexado neste produto da EDP é Preço medio OMIE, ou preço horarios.
    A EDP tem produtos da duas formas. Com a seca de lerem as letrinhas miudinhas ao telefone o cerebro desliga, e acabei por não perguntar.. de qualquer forma virá na FINE que tenho que aceitar ainda.

Se for preço médio não terá tanto interesse.
  7. Bem, experiência surreal esta com a EDP.

Ontem à tarde pedido de contacto com a EDP, aquela lenga-lenga toda e "aderi" ao indexado.
    Ficou por confirmar a questão do preço horario vs media porque "dependia do local" mas iria aparecer na FINE.

A FINE nunca mais chegava e hoje de manha o contrato ja estava activado na e-redes e na area de cliente da EDP, mas contrato para ler, ou aprovar, nada.

Hoje ligo para la a perguntar e confirmar, até porque se nao fosse indexado horario, não tinha interesse.

1º Disse-me que deveria ter recebido a FINE logo quase imediatamente ou mesmo ainda durante a chamada, que aquilo é imediato. Pode haver algum atraso no email e tal, mas que 24h nao ter recebido nada não e comum.

2º o contrato carregado era para preço fixo com 15% desconto :O - Ficou claro na conversa da adesao que so tinha interesse no indexado com 10Eur/mes desconto e se fosse preço horário.

3º O sr prontificou-se para "corrigir" o contrato, e ao faze-lo disse-me imediatamente que nao poderia ser preço horário porque o meu contador não o permite. (estranho, ainda para mais em auto-consumo, mas..)

Ora como é que a agente comercial não viu logo a mesma informação? Ou sera que viu, e para não perder o contrato meteu la o preço fixo na mesma, e o cliente daqui a um mes que se queixe.. se der conta?

Confirmei que não tinha interesse e disse-me que ia anular a adesao e que tudo voltava para tras automaticamente.
    Fiquei desconfiado.. mas.

Eis que 1hora depois vou ao site da e-redes e já voltou efetivamente para o comercializador antigo. Foi mesmo anulado.. não ha vestigio que tenha estado na EDP durante 1 dia.

Por um lado fiquei surpreendido com as actualizações quase em tempo real no balcao digital da e-redes.. muito bem mesmo.
    Por outro a pratica comercial da EDP é sempre dubia.
    • hangas
    • 29 agosto 2025 editado
    mais um capitulo para a novela anterior :)

O comercializador antigo eliminou o meu contrato imediatamente apos a transição.

Mas como voltei para eles em consequência da anulação da adesão a EDP, para a e-redes eles são o meu comercializador outra vez.
    No entanto para eles eu não existo como cliente e já me enviaram até fatura de acerto dos dias residuais deste a ultima fatura.

Fico curioso a quem é que eu pago a proxima fatura e. com que condições/tarifario ...
  8. Há coisas que são difíceis de acreditar... Então já estava como cliente, mandam para trás e agora nem de um lado nem do outro? Estou curioso para ver o desenrolar disto
  9. Para mim a Edp até pode ser a mais barata... prefiro até pagar um pouco mais a ter que navegar por estes estratagemas de pouca ética. Dificilmente alguma vez mais voltarei à Edp.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, Joseba
  10. Eu não sei como continuam a tentar adesões a EDPs, Galps, Endesas e afins.
    Parece mesmo masoquismo 😁🤫
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, Joseba
  11. Colocado por: taunusEu não sei como continuam a tentar adesões a EDPs

Cedi mesmo so porque com indexado horario (visto que tenho bateria e paineis) com 10Eur desconto directo por 10 meses conseguia baixar a minha fatura para uns 10Eur/mes.

O processo de adesão é um labirinto de armadilhas, mas sabia ao que ia.. ou julgava que sabia.

-Não sei como o contrato EDP foi ativado sem eu ter aceite a confirmação (ficou claro na chamada a confirmação seria por SMS depois de receber a documentação, não se pode alegar aceitamento tácito).

-A anulação e regresso ao operador anterior pelos vistos esta previsto no processo. Caso por motivos tecnicos ou comerciais a efectivação da alteração não possa ser feita. O que não percebo se assim é porque e que o comercializador antigo cancela logo o contrato antes de decorridos o prazo de anulação.
  12. Colocado por: taunusioso a quem é que eu pago a proxima fatura e. com que condições/tarifario ...

Os erros todas cometem, umas mais que outras é certo, mas também não nos podemos esquecer do da carteira de clientes que cada empresa tem.

Hangas,
    Efetivamente a pessoa que lhe fez o contrato podia não estar ocorrente do procedimento, não quero querer que tenha feito de proposito , ainda assim como se costuma dizer não meto as mãos no fogo por ninguém.

Uma vez que deram baixa do contrato da EDP, muita atenção pois possivelmente você não tem contrato ativo. O indicado é contactar a sua comercializadora e perguntar qual o estado do contrato, muito possivelmente vai ter de fazer novo contrato pois julgo que já não conseguem ativar o contrato anterior.
    • hangas
    • 29 agosto 2025 editado
    Colocado por: pcspinheiroHá coisas que são difíceis de acreditar... Então já estava como cliente, mandam para trás e agora nem de um lado nem do outro? Estou curioso para ver o desenrolar disto

Também eu.. principalmente se eu não fizer nada..

Imagino que o que possa acontecer é o ORD no final do ciclo presta contas com o comercializador actual, eles vao ter que alocar esse custo a um cliente, e re-activam o contrato administrativamente.
  13. Colocado por: hangasO que não percebo se assim é porque e que o comercializador antigo cancela logo o contrato antes de decorridos o prazo de anulação.

Julgo que se trata de um processo automático, o que na minha opinião até está bem feito.
    Agora no caso de desistir do contrato novo por algum motivo (Erro) não devevia ter de fazer nada, mas acho que não é assim tão directo. Acho que tem mesmo de contactar o seu antigo comercializador. Mesmo que tudo esteja previsto no processo de voltar ao comercializador antigo não facilite, ligue e confirme.
  14. Colocado por: bluthunder82Hangas,
    Efetivamente a pessoa que lhe fez o contrato podia não estar ocorrente do procedimento, não quero querer que tenha feito de proposito , ainda assim como se costuma dizer não meto as mãos no fogo por ninguém.

Sim, o que questiono é porque duas pessoas da mesma empresa tinham acesso a informação diferente.
    A agente "comercial", avançou com um contrato numa modalidade, que sugeriu inicialmente e não aceitei. E nunca referiu que o meu local não tinha condições técnicas.

Já o segundo agente do suporte, confirmou que o produto contratado nao estava de acordo com o que foi pedido, tentou corrigir e alertou-me logo que o sistema nao aceitava por causa da incompatibilidade técnica. Ora a primeira agente nao conseguia ver o mesmo, ou viu e fez de conta que não? E porque carregou um contrato com um produto que foi claramente rejeitado. Porque não disse logo..olhe indexado nao pode ser.. e ficava por ali.

Colocado por: bluthunder82Uma vez que deram baixa do contrato da EDP, muita atenção pois possivelmente você não tem contrato ativo. O indicado é contactar a sua comercializadora e perguntar qual o estado do contrato, muito possivelmente vai ter de fazer novo contrato pois julgo que já não conseguem ativar o contrato anterior.

Acredito que não esteja. Eles ligaram-me de imediato da retenção.. ficou agendado um novo contacto para daqui a 1 mes. E sim, o contrato actual apareceu como inativo no portal, e umas horas depois desapareceu de todo.
  15. Colocado por: hangas

Sim, o que questiono é porque duas pessoas da mesma empresa tinham acesso a informação diferente.
    A agente "comercial", avançou com um contrato numa modalidade, que sugeriu inicialmente e não aceitei. E nunca referiu que o meu local não tinha condições técnicas.

Já o segundo agente do suporte, confirmou que o produto contratado nao estava de acordo com o que foi pedido, tentou corrigir e alertou-me logo que o sistema nao aceitava por causa da incompatibilidade técnica. Ora a primeira agente nao conseguia ver o mesmo, ou viu e fez de conta que não? E porque carregou um contrato com um produto que foi claramente rejeitado. Porque não disse logo..olhe indexado nao pode ser.. e ficava por ali.

Acredito que não esteja. Eles ligaram-me de imediato da retenção.. ficou agendado um novo contacto para daqui a 1 mes. E sim, o contrato actual apareceu como inativo no portal, e umas horas depois desapareceu de todo.

Não quer dizer que duas pessoas da mesma empresa tenham informações diferentes, basta que o procedimento tenha mudado recentemente, e um já estar ocorrente da situação e o outro não. Sei que é parvo mas isso são coisas que acontecem com mais frequência do que se julga, e não não é só a nível de contratos de electricidade.

O de um dizer que o sistema não aceita e o do outro não comentar nada é que é estranho porque ou efetivamente o sistema permite, mas as condições não o permitem ou efetivamente o sistema não permite mesmo e tratou-se de um erro (propositado ou não), embora não esteja a ver o que o operador ganhe com isto uma vez que hoje em dia tudo fica registado em sistema de quem fez o quê.
  16. Colocado por: bluthunder82embora não esteja a ver o que o operador ganhe com isto uma vez que hoje em dia tudo fica registado em sistema de quem fez o quê.

A minha "teoria da conspiração" é que a agente comercial tem objetivos e KPI pelo numero que chamadas que converte em contratos. O operador do suporte tera outros objetivos, nomeadamente a avaliação do cliente na resolução do caso.

Ora a primeira, tem alguma pressão para em vez de abortar o processo de adesão, meter para lá uma coisa qq "por engano", consegue a conversão, ao fim de um mes o cliente, se tiver com atenção, percebe que a fatura esta errada e resolve o problema com o suporte.

Já o segundo tem interesse em resolver uma situação porque no final o cliente poderá ter que dar feedback directo sobre o caso, e tem todo o interesse em ser claro e pratico para ter um "10".

Depois, e isto vale o que vale, houve pelo tom da conversa parece-me que ele sabia muito bem como a coisa funcionava mas não podia obviamente dizer mais do que devia.

Nomedamente um:
    - "então mas a sua colega não conseguia ver isso logo na altura?
    - pois... não lhe sei dizer. Poderá ter havido um lapso e não se apercebeu.. "

vale o que vale. Anyway.. já estou fora.
    Agora so tenho interesse em conseguir um tarifário qq em que consiga pelo menos umas 3-4 horas por dia com um preço o mais baixo possivel, tipo 7cent (o que so será possivel com indexado nas horas zero + TAR)
    • hangas
    • 29 agosto 2025 editado
    Colocado por: bluthunder82isto uma vez que hoje em dia tudo fica registado em sistema de quem fez o quê.

pois fica.. mas "enganos" acontecem. Ninguem a pode acusar de ser intencional. :)

E como eu não vou formalizar reclamação - até porque o assunto foi prontamente resolvido - nem investigado vai ser pelos processos de qualidade.
    Já se eu esperasse pela primeira fatura, e abrisse uma reclamação, iria haver uma não conformidade que teria que ficar documentada.

3.9530 seg. NEW