Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Sasapo, já tem a bicla, mas dou-lhe de bom grado o triciclo também.
    Então agora é o "Arquitecto e restante equipa" que escolhem se o cliente vai construir em madeira ou em tijolo?

Uma coisa é sugerir, aconselhar, propor.
    Mas é raro o cliente que ao perguntar-lhe se têm preferência por algum sistema em concreto não saiba responder.
    Mas OK, posso estar enganado.

Já agora, o/a Sasapo alinharia de bom grado numa construção em madeira por exemplo?

É que inequivocamente todas as pessoas que me responderam que sim tinham todas uma particularidade em comum... viviam ou viveram fora de Portugal, nalgum país ou isso seja normal.
  2.  # 522

Colocado por: Sasapo
    Então mas teve aqui uns 3 user a dizer que encontra soluções para esse preço, convém é definir que marcas estamos a falar e que marcas estava a pensar na sua estimativa. Eu também posso estar estimar cerca de 50k euros para um Ferrari e depois venho aqui dizer que o preços dos carros subiu muito porque recebi um orçamento de 200k.
    25k Para PRH+BC foi o que entendi, tudo PRH+BC+VMC por 20k com iva incluido ainda nao tenho nenhum orçamento, mas também só tenho 3 orçamentos.
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

# 523

Colocado por: N Miguel OliveiraSasapo, já tem a bicla, mas dou-lhe de bom grado o triciclo também.
    Então agora é o "Arquitecto e restante equipa" que escolhem se o cliente vai construir em madeira ou em tijolo?

Uma coisa é sugerir, aconselhar, propor

Afinal não foi preciwo bicla nenhuma, chegou lá sozinho.

Colocado por: N Miguel OliveiraJá agora, o/a Sasapo alinharia de bom grado numa construção em madeira por exemplo?

Eu espero construir um dia em CLT mas estou aberta a sugestões se me disserem os prós e contras para chegar a uma conclusão de qual se adequa melhor.
    Olhe, aqui na cidade do Minho que o N Miguel diz que se constrói muito mal (va-se lá saber como chegou a essa conclusão), tenho pelo menos 3 vizinhos com casas em madeira (nenhum foi ou é emigrante), em lsf já perdi a conta.
  3.  # 524

Colocado por: SasapoEu espero construir

Acho que faz bem.
    É bom sinal que não façam todos o mesmo.

Mas está a ver o meu ponto?
    Você já tem a sua ideia. É o mais normal.
    É uma escolha que começa e acaba no Dono de Obra.
  4.  # 525

Colocado por: N Miguel Oliveira

Acho que faz bem.
    É bom sinal que não façam todos o mesmo.

Mas está a ver o meu ponto?
    Você já tem a sua ideia. É o mais normal.
    É uma escolha que começa e acaba no Dono de Obra.

Colocado por: Sasapomas estou aberta a sugestões se me disserem os prós e contras para chegar a uma conclusão de qual se adequa melhor.
  5.  # 526

Lá está você a concordar comigo com pinta de quem discorda :)

Sim, isso mesmo. A escolha do sistema é algo que começa no Dono de Obra. Ponto.

Posso ficar com o triciclo de volta? :)
    • Sasapo
    • 3 dezembro 2022 editado

# 527

Colocado por: N Miguel OliveiraLá está você a concordar comigo com pinta de quem discorda :)

Sim, isso mesmo. A escolha do sistema é algo que começa no Dono de Obra. Ponto.

Posso ficar com o triciclo de volta? :)

Se foi essa a conclusão que chegou ao ler os meus comentários, digamos que é péssimo arquitecto a "ler" clientes mas é algo transversal não só à sua classe , falta tacto a quem lida com vlientes para os entender.
  6.  # 528

Foi literalmente o que você escreveu. Que já tem ideia do que tenciona fazer (em CLT). Não sei que outra conclusão tira além desta.

É incomum um cliente não ter uma ideia. E você não fugiu à regra. Logo, é uma coisa que começa no Dono de Obra geralmente. Que foi o que mencionei.

Do meu comentário e exemplos, podia ter comentado muita outra coisa, mas apenas se focou naquilo não sei porquê. Sem sentido nenhum mesmo é estarmos a discutir isto.

Deve ter uma coleção de biclas jeitosa.
  7.  # 529

Colocado por: N Miguel OliveiraFoi literalmente o que você escreveu. Que já tem ideia do que tenciona fazer (em CLT). Não sei que outra conclusão tira além desta.

É incomum um cliente não ter uma ideia. E você não fugiu à regra. Logo, é uma coisa que começa no Dono de Obra geralmente. Que foi o que mencionei.

Do meu comentário e exemplos, podia ter comentado muita outra coisa, mas apenas se focou naquilo não sei porquê. Sem sentido nenhum mesmo é estarmos a discutir isto.

Deve ter uma coleção de biclas jeitosa.

Claro que sim, toda a gente tem uma ideia, no outro dia ia comprar um Samsung e sai da loja com um OnePlus, mas é melhor entregar bicicletas do que admitir o óbvio, capacidade de argumentação é coisa que não lhe abunda e isso deve refletir-se na sua vida profissional.
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 530

Colocado por: pguilhermeeu tenho uma mistura entre 10 e 15 cm de passo, consoante as zonas.

Outras diferenças poderão ser estas:
    sim, por ex o klimadomotic é o sistema mais caro e completo da giacomini, fica muito bem servido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  8.  # 531

Colocado por: SrRsim, por ex o klimadomotic é o sistema mais caro e completo da giacomini, fica muito bem servido
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme

Agora é só arranjar um instalador capaz de dar conta do recado
  9.  # 532

Colocado por: SasapoClaro que sim, toda a gente tem uma ideia, no outro dia ia comprar um Samsung e sai da loja com um OnePlus, mas é melhor entregar bicicletas do que admitir o óbvio, capacidade de argumentação é coisa que não lhe abunda e isso deve refletir-se na sua vida profissional.

Ora, e o que entende disto?
    Que a ideia de ir comprar o Samsung partiu do Arquitecto ou do Dono de Obra?
    Segundo o seu 1º comentário não é do Dono de Obra. mas do "Arquitecto e restante equipa"... mas não explicou porquê.

Quanto à capacidade de argumentação, estou aqui a discutir com alguém sobre semântica (pois não percebe o significado de "começar"), porque você não tira a clubite do seu discurso. O que faz de mim culpado por estar a ocupar espaço desnecessariamente. Aí dou-lhe razão.

Quando à minha vida profissional, você podia aproveitar para comentar os links ou o que comentei do que escreveu Marco1 (que comentou outro profissional, o João Dias), do estado da construção, dos sistemas, da Arq. e Eng. E se tiver vontade pode partilhar o que acha disso, vantagens, desvantagens, se faz sentido em Portugal, etc etc... em vez de tentar adivinhar se a vida me corre bem ou mal. Já agora, a minha vida profissional está neste momento bastante ligada a estes sistemas e a estas empresas quando os projectos são sobre construir muitos fogos, rápido e de preço acessível, por isso decidi partilhar. Se não lhe interessa, simplesmente ignore em vez de comentar por comentar (e vão 3).
  10.  # 533

Colocado por: DR198225k Para PRH+BC foi o que entendi, tudo PRH+BC+VMC por 20k com iva incluido ainda nao tenho nenhum orçamento, mas também só tenho 3 orçamentos.

Proposta para PRH aquecimento/arrefecimento, BC, VMC e colectores solares. E está o sistema pronto a receber o recuperador de calor para ligar ao PRH também. Tudo Daikin.
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 534

Colocado por: pguilherme
    Agora é só arranjar um instalador capaz de dar conta do recado
    a giacomini faz acompanhamento em caso de necessidade.
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 535

Sempre vai colocar o klimadomotic?
  11.  # 536

Colocado por: André Pimenta

Proposta para PRH aquecimento/arrefecimento, BC, VMC e colectores solares. E está o sistema pronto a receber o recuperador de calor para ligar ao PRH também. Tudo Daikin.
      Screenshot_2022-12-03-21-23-57-256-edit_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
    Nao deixam de ser 30K
  12.  # 537

Colocado por: DR1982Nao deixam de ser 30K
    sim claro. Eu não quis os coletores solares, nem a VMC Daikin porque €€ o PRH quente/frio, BC com AQS também, pré de VC + toda a instalação para receber o recuperador 22k já com IVA
  13.  # 538

Colocado por: SrRSempre vai colocar o klimadomotic?

Sim, vou.
    A não ser que não encontre quem forneça esta solução e tenha de ir para uma alternativa.
  14.  # 539

Colocado por: André Pimentasim claro. Eu não quis os coletores solares, nem a VMC Daikin porque €€ o PRH quente/frio, BC com AQS também, pré de VC + toda a instalação para receber o recuperador 22k já com IVA
    Para quantos m2? PRH Daikin?
  15.  # 540

Tudo Daikin. 140 m2 +/-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982

0.1200 seg. NEW