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  1.  # 281

    Colocado por: mafgodPara sul é a descer e para norte é a subir :-)


    Exato. Então o Cavaleiro da Dinamarca não demorou tão poucas páginas a ir da Dinamarca à Terra Santa e o resto do livro a vir de lá para a Dinamarca? A subir custa muito mais.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 282

    Colocado por: RCF

    O planeta é redondo... não é plano

    Na aviação, com a rotação percebo o conceito. Por terra n vejo diferença.
  3.  # 283

    É preciso considerar também o efeito da força de Coriolis.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 20 outubro 2022 editado

     # 284

    E não esquecer as forças de maré, em função da posição do sol e da lua...

    ;)
    • paulos
    • 20 outubro 2022 editado

     # 285

    Podemos ver aqui no gráfico que os desníveis entre porto-lisboa ou lisboa-porto são diferentes. Os dois pela A1.
    Faço algumas vezes Braga-Aveiro e o carro gasta mais uns 20% a fazer, Aveiro-Braga pela mesma estrada, por isso não é igual
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 286

    Quais os carros eletricos citadinos com melhor custo/benefício?! queria comprar um só para fazer o percurso casa-trabalho, cerca de 30km por dia.
  5.  # 287

    Leaf24/30; ZOE, Smarts; Ion, IMIEV e tantos outros....

    Agora atenção, toos os que dizem... ah e tal é só para 30km/dia... rapidamente vão querer ir ao Algarve de férias com ele :-)

    Além de carros... há também o AMI, Twizy...
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
    • RCF
    • 20 outubro 2022

     # 288

    Colocado por: ricardolamasQuais os carros eletricos citadinos com melhor custo/benefício?! queria comprar um só para fazer o percurso casa-trabalho, cerca de 30km por dia.

    Dacia Spring
    em novo, é o mais barato. E tem consumo reduzido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  6.  # 289

    Ya, tirar o Spring dessa lista é quase um crime :)
    Concordam com este comentário: mafgod
  7.  # 290

    Por falar em Dacia Spring...

    Mais potência e mais autonomia. Eléctrico mais barato do mercado vai ficar melhor
    Essa nova versão contará com uma bateria de 30 kWh de capacidade, ao invés dos actuais 27 kWh. O aumento da capacidade do acumulador não é significativo, mas o incremento da potência do motor eléctrico será mais substancial, prevendo-se que atinja os 65 cv, mais 20 cv do que agora, possivelmente para combater alguma monotonia na condução. Por enquanto, desconhece-se se este Spring “mais capaz” continuará limitado a 125 km/h de velocidade máxima, mas a expectativa é que outro dos seus óbices seja atenuado. Referimo-nos ao alcance entre recargas, que deverá procurar superar a fasquia dos 250 km, de acordo com o protocolo de homologação europeu WLTP.

    E crime mesmo é não haver para entrega imediata (qualquer VE)
  8.  # 291

    Colocado por: paulosPodemos ver aqui no gráfico que os desníveis entre porto-lisboa ou lisboa-porto são diferentes. Os dois pela A1.
    Faço algumas vezes Braga-Aveiro e o carro gasta mais uns 20% a fazer, Aveiro-Braga pela mesma estrada, por isso não é igual
      porto lisboa.JPG
      lisboa porto.JPG


    Desníveis de 20m-50m tem um efeito irrisório no consumo de uma viagem dessas. Tendencialmente o percurso para norte gasta mais devido a condições atmosféricas, como os nossos ventos de Norte.
    Concordam com este comentário: NTORION, eu
  9.  # 292

    Colocado por: ricardolamasQuais os carros eletricos citadinos com melhor custo/benefício?! queria comprar um só para fazer o percurso casa-trabalho, cerca de 30km por dia.


    Sei de um Smart de 2017, salvo erro e de um Ion de 2019, que cumprem e bem, tais requisitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  10.  # 293

    Colocado por: Borgas

    E não pode, mas como nenhuma ninguém controla nada, tudo se faz.

    O que aparece nesse vídeo não está correto, não cumpre o Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos da DGEG, nem as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão e nem o Decreto-Lei n.º 90/2014.

    Essa tomada tinha de ser alimentada através do quadro de serviços comuns do edifício, e já nem falo no facto de ter sido o proprietário a efetuar a instalação sem ter quaisquer habilitações técnicas para o efeito. Se por exemplo houver um incêndio provocado por essa instalação como é que é?



    A parte de ser o próprio entendo. O resto... diria que então tudo está ilegal em Pt. Todas as box´s de prédio têm ligação à respetiva fração, ou não?
  11.  # 294

    Qual a vossa opinião para um BMW I3 94Ah +Comfort Package Advance de 2017 com cerca de 90000Km, com preço na ordem dos 19000€?
  12.  # 295

    Tirando a questão estética, que é subjetiva, como está a bateria desse i3?
    Há um menu no carro que dá para ver o estado dela (SOH).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  13.  # 296

    Colocado por: ricardolamasBMW I3 94Ah

    A quantos KWh correspondem esses 94 Ah?

    Nunca compreendi por que motivo haveríamos de ter medidas diferentes para medir a mesma coisa... Aliás, perceber até percebo, e esse pessoal que lança confusão (só para se aproveitar de quem não sabe a diferença entre Ah e KWh) devia levar com um pau nas costas para aprender...
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 297

    :-) Há umas marcas que são mais finas que outras

    Podes consultar aqui na biblia dos EVs....
    A bateria será de 27,2kWh úteis em novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  15.  # 298

    https://www.leak.pt/tesla-a-25-mil-euros-pode-ser-uma-mudanca-de-paradigma/

    Quando isto massificar talvez se veja a luz ao fundo do tunel.
    • donn
    • 22 outubro 2022

     # 299

    Colocado por: ricardolamasBMW I3


    Uma coisa que acho não gostar - "one pedal driving" parece obrigatório, onde pressar o acelerador acelera e desistir retarda, por travagem regenerativa. Que eu saiba, muitos EVs tem ou este potencial, ou regeneração só pelo pedal travão.
  16.  # 300

    Não percebi bem a sua frase, mas de facto o tirar do pé do acelerador faz de facto um abrandar mais forte (como largar o acelerador num carro a gasolina/diesel mantendo a mudança engrenada. Nuns é regulável e noutros sente-se mais ou menos.

    No caso dos Hyundai tem umas patilhas de volante que com o tempo e hábito, começa a dar para jogar na antecipação e torna a condução mais divertida.
 
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