Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 5 novembro 2024 editado
    Exemplos de upgrades de SW:

- Quando adquiri o model Y tinha os máximos automáticos "normais", ou seja, desligavam-se quando tinha carro à frente e ligavam de seguida. Após um update no inicio do auto, passei a ter máximos automáticos em matriz... onde o carro desliga parte dos máximos por onde deteta os carros da frente... tinha o hardware, o SW ainda não estava releases e pimba, nova funcionalidade
    - Os limpa vidros automáticos sempre foram uma porcaria no Y.... após vários updates, já estão bem melhores :-) e não, ainda não estão 100% mas já estão bem bons

Depois, há uns updates manhosos:
    - os ultimos updates estão a retirar a conta do carro no podcast e passamos a usar a nossa pessoal :-(

O que sei é... quem tem Teslas está à espera do "grande" update de deste ano que normalmente tem umas coisas engraçadas lol
    Concordam com este comentário: AiOGajo, bluthunder82
  1. Tens ideia do que será? para quem piloto automático dos pobres...

O que sei é... quem tem Teslas está à espera do "grande" update de dim de ano que normalmente tem umas coisas engraçadas lol
  2. E depois tenho o caso do Leaf....
    Tenho um de 2012 e a nissan nunca lançou um update para mostar a % de carga ou colocar mais uma casa decimal na média de consumo! :-)

Enfim... que venha updates, gratuitos e com novas features!
  3. Colocado por: ricardoantunesTens ideia do que será? para quem piloto automático dos pobres...
    Nope, mas estou curioso :-)
  4. .
  5. Colocado por: AiOGajo

Atualizas o sistema de info-entretenimento e mapas SE te deres ao trabalho de pegar numa pen USB.

Tenho Smarts (2011), BMW (2008), Mercedes (2018), VW (2020), Peugeot (2020), Renault (2023) que nunca tiveram uma atualização de software...

E mesmo em veículos que possuem wi-fi integrado como a minha VW Sharan de 2020 não te atualizam NADA nem sequer ter aquilo ativo te serve de alguma coisa porque basicamente o que faz é enviar dados da tua utilização para a marca. Na minha antiga Peugeot 308sw (2018) também possuía Wi-Fi e teve zero atualizações em 4 anos... e se quisesse alguma coisa extra tinha que ativar o serviço concierge.

O meu Renault atual não tem Wi-Fi mas tem internet 4G integrada e até agora teve 0 atualizações OTA porque os mapas sou eu que me dou ao trabalho de descarregar na internet e atualizar aquilo por USB porque descarregar 2Gb de dados móveis come-lhes os dados móveis. Aliás, já tive mais atualizações na app do android da Renault do que no carro, e se quero tirar algum partido da conectividade para além de agendar carregamentos/climatização ou ver estado da carga tive de o ligar ao Home Assistant...

Ou se calhar sou eu que tive azar no meio de tanto carro de tanta marca e de tantas gamas diferentes OU as marcas europeias consideram que os seus carros já são perfeitos na saída da fabrica que nem precisam de se dar ao trabalho de atualizar o software...

... OU então já sabem que os utilizadores vão **** de alto e meter o Android Auto por cima do seu software e vão.

https://www.ft.com/content/7e5677b8-87fa-41fa-8648-9009ac7f14fc

Estava a tentar editar a minha MSG anterior mas já não fui a tempo. Deixo aqui o resto da MSG bem como resposta ao que fala.
    Isto nao é o que diz, são várias as marcas que fazem atualização software/firmware.

Quando fala das peças, se o seu é daqueles que tem a correia banhada em óleo, pode ter sido porque estavam a mudar de fornecedor/ou pelas novas correias que dizem ter.
    Mas é de facto um ponto importante, isso que fala das peças. Pois não queremos comprar um automóvel que em caso de avaria ou acidente tenha de ficar vários meses parado por falta de peças.

Quanto a atualizações, as marcas costumam fazer.
    Costuma levar o carro à marca? Se sim tem a certeza que o seu carro não levou atualização de software. Ainda agora um astra de um colega meu foi à marca e levou atualização.
    A propria Peugeot disponibiliza mediante pagamento à base de dados para descarga de software.
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: bluthunder82Quanto a atualizações, as marcas costumam fazer.
    Costuma levar o carro à marca? Se sim tem a certeza que o seu carro não levou atualização de software. Ainda agora um astra de um colega meu foi à marca e levou atualização.
    A propria Peugeot disponibiliza mediante pagamento à base de dados para descarga de software.

Conforme referi, as marcas tradicionais estão presas em critérios antigos porque eles não são empresas de software.

És capaz de ter atualizações da centralina para corrigir pequenos defeitos SE levares o carro à marca ou SE pagares um extra por elas... mas essas atualizações não tens nada de novo pois são correções de problemas que vão surgindo/detetando que de certa forma até evitam problemas para a marca já que os carros ainda se encontram na garantia. Quando terminar a garantia desenrasca-te porque acabaram as atualizações.

Aliás nenhuma das marcas antigas tens atualização de software que te dê novas funções ao carro como um sistema de máximos automáticos ou um sistema "follow me home" ou recolher espelhos automaticamente quando trancas o carro, quando antigamente não tinhas nada disso. Se calhar até tens essas opções desligadas por software mas porque não pagaste um extra para as ativarem quando compraste o carro.

Não é assim de estranhar que a VW tenha comprado a RIVIAN ou que a Renault tenha parcerias com a Google porque eles não sabem produzir software e estão-se a marimbar se o carro é melhorado ou não pois a filosofia é "se quisesses mais características tivesses comprado do inicio, agora compra outro para teres acesso a melhoramentos". Eles sempre foram assim e não vão mudar essa filosofia, por isso é que estão destinados a cair porque basicamente as marcas querem é que vás à marca para continuarem a ter influxo de dinheiro já que muitas vezes recuperam os descontos que dão nos carros através da assistência técnica.

... ou então sou eu que devo ter tido muito azar nestas marcas todas.
  6. Colocado por: ClioII

Sim, mas eu estive a ver usados.

A diferença alarga-se.

Já agora: dá para filtrar por tamanho/capacidade de bateria no standvirtual ou semelhantes?

Está a ser um exercício frustrante abrir dezenas de anúncios para aproveitar 3 ou 4...

Passei por essa experiência o mês passado e acabei por filtrar apenas por marca/modelos específicos que me interessavam. Ainda existem poucos elétricos (e a maior parte são importados) portanto removendo LEAF e ZOE das pesquisas ficamos com muito menos resultados. Acabei por encontrar um negócio de um importado mas que estava num stand aqui perto de casa. Claro que paguei mais (se comparar com ir pessoalmente lá fora e tratar da compra + legalização)- mas consegui analisar com calma e experimentar antes de decidir.
    Já agora, em termos de custos de legalização penso que passa por inspeção + IVA + matriculas + Despesas Alfandegarias / IMT / Registo. Tive alguns orçamentos, penso que deve rondar os 1500/2000€ num carro de 20K/30K
  7. Colocado por: AiOGajo

Conforme referi, as marcas tradicionais estão presas em critérios antigos porque eles não são empresas de software.

És capaz de ter atualizações da centralina para corrigir pequenos defeitosSElevares o carro à marca ouSEpagares um extra por elas... mas essas atualizações não tens nada de novo pois são correções de problemas que vão surgindo/detetando que de certa forma até evitam problemas para a marca já que os carros ainda se encontram na garantia. Quando terminar a garantia desenrasca-te porque acabaram as atualizações.

Aliás nenhuma das marcas antigas tens atualização de software que te dê novas funções ao carro como um sistema de máximos automáticos ou um sistema "follow me home" ou recolher espelhos automaticamente quando trancas o carro, quando antigamente não tinhas nada disso. Se calhar até tens essas opções desligadas por software mas porque não pagaste um extra para as ativarem quando compraste o carro.

Não é assim de estranhar que a VW tenha comprado a RIVIAN ou que a Renault tenha parcerias com a Google porque eles não sabem produzir software e estão-se a marimbar se o carro é melhorado ou não pois a filosofia é "se quisesses mais características tivesses comprado do inicio, agora compra outro para teres acesso a melhoramentos". Eles sempre foram assim e não vão mudar essa filosofia, por isso é que estão destinados a cair porque basicamente as marcas querem é que vás à marca para continuarem a ter influxo de dinheiro já que muitas vezes recuperam os descontos que dão nos carros através da assistência técnica.

... ou então sou eu que devo ter tido muito azar nestas marcas todas.

O carro não precisa estar na garantia para que as marcas façam a atualização de software. Este carro do meu colega tem 10 ou 12 anos e como é lógico já não está na garantia.

Pode estar desligadas por software, como podem não estar.
    Não o falo por falar, mas sim porque já o fiz em vários carros meus e sem serem meus. Em alguns foi só instalar o equipamento , noutros foi preciso instalar o equipamento e activar e em outros foi preciso programar.

Agora que diga que os carros quanto mais eletrônicos maior poderá ser as funcionalidades, isso concordo, mas vai continuar a funcionar da mesma maneira. O carro terá de vir com o equipamento/sensores de fábrica ou terá de vir preparado para tal e depois com a atualização de software que vai sendo lançado, pode ganhar mais novas funcionalidades.
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: bluthunder82

O carro não precisa estar na garantia para que as marcas façam a atualização de software. Este carro do meu colega tem 10 ou 12 anos e como é lógico já não está na garantia.

Pode estar desligadas por software, como podem não estar.
    Não o falo por falar, mas sim porque já o fiz em vários carros meus e sem serem meus. Em alguns foi só instalar o equipamento , noutros foi preciso instalar o equipamento e activar e em outros foi preciso programar.

Agora que diga que os carros quanto mais eletrônicos maior poderá ser as funcionalidades, isso concordo, mas vai continuar a funcionar da mesma maneira. O carro terá de vir com o equipamento/sensores de fábrica ou terá de vir preparado para tal e depois com a atualização de software que vai sendo lançado, pode ganhar mais novas funcionalidades.

Se a atualização de software te obriga a ir a marca corrigir um problema, nem sequer é considerado atualização mas sim um recall... :)
  8. Se uma actualização for mal feita e afectar a centralina ou afins e causar um acidente como é? Tudo isto é muito bonito enquanto corre bem..

Já não falando de potenciais actualizaçãoes tipo a dos pagers israelitas..algo que os chineses no actual contexto politico farão sem pestanejar!

"Nem tudo o que reluz é oiro "
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: carlosj39Se uma actualização for mal feita e afectar a centralina ou afins e causar um acidente como é? Tudo isto é muito bonito enquanto corre bem..

Já não falando de potenciais actualizaçãoes tipo a dos pagers israelitas..algo que os chineses no actual contexto politico farão sem pestanejar!

"Nem tudo o que reluz é oiro "

Até parece que nunca aconteceu fazerem um recall a um carro e sair de lá com o mesmo problema ou outro diferente para pior LOL só acontece às atualizações de software Over-the-Air... enfim.

https://stromlaw.com/toyota-issued-vehicle-recall-re-fix-original-problem/
  9. Colocado por: Bonesxpto

Passei por essa experiência o mês passado e acabei por filtrar apenas por marca/modelos específicos que me interessavam. Ainda existem poucos elétricos (e a maior parte são importados) portanto removendo LEAF e ZOE das pesquisas ficamos com muito menos resultados. Acabei por encontrar um negócio de um importado mas que estava num stand aqui perto de casa. Claro que paguei mais (se comparar com ir pessoalmente lá fora e tratar da compra + legalização)- mas consegui analisar com calma e experimentar antes de decidir.
    Já agora, em termos de custos de legalização penso que passa por inspeção + IVA + matriculas + Despesas Alfandegarias / IMT / Registo. Tive alguns orçamentos, penso que deve rondar os 1500/2000€ num carro de 20K/30K

Eu tratei do processo todo de legalização e gastei cerca de 200€...
  10. Uma pessoa ser atropelada por um carro desgovernado (causado por uma actualização OTA mal feita por ex.) é irrelevante o 4 rodas de tonelada e meia ser eléctrico
    ou hidrogênio ou diesel..

Já houve uns quantos acidentes Tesla muito mal explicados..
    • argo
    • 5 novembro 2024
    Quem tem tempo e disponibilidade mental pode dar umas férias engraçadas. Fomos a família com bilhete de ida para a Alemanha, escolher o carro, e roadtrip dando a volta ao bilhar grande da europa de leste. Foram umas boas ferias de verão. Gastei mais que pagar a uma empresa mas foi dois em um.
  11. Colocado por: pedrohugof

Eu tratei do processo todo de legalização e gastei cerca de 200€...

Foi buscá-lo você lá fora?
    Pode detalhar o processo sff?
    Tenho interesse em fazer o mesmo.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, falcon16
  12. Colocado por: AiOGajo

Se a atualização de software te obriga a ir a marca corrigir um problema, nem sequer é considerado atualização mas sim um recall... :)

Hum...então se for via OTA já é diferente 🤣.
    O que você quer é um tablet com um volante e quatro rodas
  13. Colocado por: AiOGajoessas atualizações não tens nada de novo pois são correções de problemas que vão surgindo/detetando que de certa forma até evitam problemas para a marca já que os carros ainda se encontram na garantia. Quando terminar a garantia desenrasca-te porque acabaram as atualizações

Pois concordo e isso de certeza que se aplica aquelas marcas chinesas que vão acabar por desaparecer, o que sucede a quem tem um carro dessa marca?,continuo a achar que as actualizações de software são algo a que não se está a prestar muita atenção.
    Concordam com este comentário: Dias12
  14. Boas pessoal.
    Estou num impasse enorme em relação à compra de um novo carro.
    A ideia é comprar um carro entre os 22 a 24mil€ mas estamos em dúvida se compramos gasolina ou eletrico.
    Os percursos durante a semana são curtos, só ao fim de semana fazemos mais alguma coisa mas nada de mais. Só nas férias fazemos viagens mais longas.
    A grande questão prende se com a durabilidade do elétrico e também nas viagens grandes o facto de ter que parar para carregar. A ideia é ter o carro uns bons anos e não trocar daqui a 5anos, com a vossa experiência o que aconselhavam?
  15. Colocado por: lmcaet
    Foi buscá-lo você lá fora?
    Pode detalhar o processo sff?
    Tenho interesse em fazer o mesmo.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva

Esse custo a rondar os 200€ é se for 100% elétrico (inspeção, IMT e registos) pois está isento de ISV, se for PHEV acresce mais uns 200€/250€ (depende da cilindrada do carro e dos anos do mesmo) para o ISV (os PHEV têm uma isenção de 75% no ISV). Carros a gasóleo e gasolina, o valor já é mais puxado.

A estes custos, é preciso adicionar o transporte que acaba por ser a grande fatia no custo total de importação/legalização de um carro.

Para saber como fazer basta seguir todos os passos indicados neste site e não há que enganar: https://impostosobreveiculos.info/importacao/legalizar-carros-importados/.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, lmcaet

3.1270 seg. NEW