O que sei é... quem tem Teslas está à espera do "grande" update de dim de ano que normalmente tem umas coisas engraçadas lol
Colocado por: ricardoantunesTens ideia do que será? para quem piloto automático dos pobres...Nope, mas estou curioso :-)
Colocado por: AiOGajo
Atualizas o sistema de info-entretenimento e mapas SE te deres ao trabalho de pegar numa pen USB.
Tenho Smarts (2011), BMW (2008), Mercedes (2018), VW (2020), Peugeot (2020), Renault (2023) que nunca tiveram uma atualização de software...
E mesmo em veículos que possuem wi-fi integrado como a minha VW Sharan de 2020 não te atualizam NADA nem sequer ter aquilo ativo te serve de alguma coisa porque basicamente o que faz é enviar dados da tua utilização para a marca. Na minha antiga Peugeot 308sw (2018) também possuía Wi-Fi e teve zero atualizações em 4 anos... e se quisesse alguma coisa extra tinha que ativar o serviço concierge.
O meu Renault atual não tem Wi-Fi mas tem internet 4G integrada e até agora teve 0 atualizações OTA porque os mapas sou eu que me dou ao trabalho de descarregar na internet e atualizar aquilo por USB porque descarregar 2Gb de dados móveis come-lhes os dados móveis. Aliás, já tive mais atualizações na app do android da Renault do que no carro, e se quero tirar algum partido da conectividade para além de agendar carregamentos/climatização ou ver estado da carga tive de o ligar ao Home Assistant...
Ou se calhar sou eu que tive azar no meio de tanto carro de tanta marca e de tantas gamas diferentes OU as marcas europeias consideram que os seus carros já são perfeitos na saída da fabrica que nem precisam de se dar ao trabalho de atualizar o software...
... OU então já sabem que os utilizadores vão **** de alto e meter o Android Auto por cima do seu software e vão.
https://www.ft.com/content/7e5677b8-87fa-41fa-8648-9009ac7f14fc
Colocado por: bluthunder82Quanto a atualizações, as marcas costumam fazer.
Costuma levar o carro à marca? Se sim tem a certeza que o seu carro não levou atualização de software. Ainda agora um astra de um colega meu foi à marca e levou atualização.
A propria Peugeot disponibiliza mediante pagamento à base de dados para descarga de software.
Colocado por: ClioII
Sim, mas eu estive a ver usados.
A diferença alarga-se.
Já agora: dá para filtrar por tamanho/capacidade de bateria no standvirtual ou semelhantes?
Está a ser um exercício frustrante abrir dezenas de anúncios para aproveitar 3 ou 4...
Colocado por: AiOGajo
Conforme referi, as marcas tradicionais estão presas em critérios antigos porque eles não são empresas de software.
És capaz de ter atualizações da centralina para corrigir pequenos defeitosSElevares o carro à marca ouSEpagares um extra por elas... mas essas atualizações não tens nada de novo pois são correções de problemas que vão surgindo/detetando que de certa forma até evitam problemas para a marca já que os carros ainda se encontram na garantia. Quando terminar a garantia desenrasca-te porque acabaram as atualizações.
Aliás nenhuma das marcas antigas tens atualização de software que te dê novas funções ao carro como um sistema de máximos automáticos ou um sistema "follow me home" ou recolher espelhos automaticamente quando trancas o carro, quando antigamente não tinhas nada disso. Se calhar até tens essas opções desligadas por software mas porque não pagaste um extra para as ativarem quando compraste o carro.
Não é assim de estranhar que a VW tenha comprado a RIVIAN ou que a Renault tenha parcerias com a Google porque eles não sabem produzir software e estão-se a marimbar se o carro é melhorado ou não pois a filosofia é "se quisesses mais características tivesses comprado do inicio, agora compra outro para teres acesso a melhoramentos". Eles sempre foram assim e não vão mudar essa filosofia, por isso é que estão destinados a cair porque basicamente as marcas querem é que vás à marca para continuarem a ter influxo de dinheiro já que muitas vezes recuperam os descontos que dão nos carros através da assistência técnica.
... ou então sou eu que devo ter tido muito azar nestas marcas todas.
Colocado por: bluthunder82
O carro não precisa estar na garantia para que as marcas façam a atualização de software. Este carro do meu colega tem 10 ou 12 anos e como é lógico já não está na garantia.
Pode estar desligadas por software, como podem não estar.
Não o falo por falar, mas sim porque já o fiz em vários carros meus e sem serem meus. Em alguns foi só instalar o equipamento , noutros foi preciso instalar o equipamento e activar e em outros foi preciso programar.
Agora que diga que os carros quanto mais eletrônicos maior poderá ser as funcionalidades, isso concordo, mas vai continuar a funcionar da mesma maneira. O carro terá de vir com o equipamento/sensores de fábrica ou terá de vir preparado para tal e depois com a atualização de software que vai sendo lançado, pode ganhar mais novas funcionalidades.
Colocado por: carlosj39Se uma actualização for mal feita e afectar a centralina ou afins e causar um acidente como é? Tudo isto é muito bonito enquanto corre bem..
Já não falando de potenciais actualizaçãoes tipo a dos pagers israelitas..algo que os chineses no actual contexto politico farão sem pestanejar!
"Nem tudo o que reluz é oiro "
Colocado por: Bonesxpto
Passei por essa experiência o mês passado e acabei por filtrar apenas por marca/modelos específicos que me interessavam. Ainda existem poucos elétricos (e a maior parte são importados) portanto removendo LEAF e ZOE das pesquisas ficamos com muito menos resultados. Acabei por encontrar um negócio de um importado mas que estava num stand aqui perto de casa. Claro que paguei mais (se comparar com ir pessoalmente lá fora e tratar da compra + legalização)- mas consegui analisar com calma e experimentar antes de decidir.
Já agora, em termos de custos de legalização penso que passa por inspeção + IVA + matriculas + Despesas Alfandegarias / IMT / Registo. Tive alguns orçamentos, penso que deve rondar os 1500/2000€ num carro de 20K/30K
Colocado por: pedrohugof
Eu tratei do processo todo de legalização e gastei cerca de 200€...
Colocado por: AiOGajo
Se a atualização de software te obriga a ir a marca corrigir um problema, nem sequer é considerado atualização mas sim um recall... :)
Colocado por: AiOGajoessas atualizações não tens nada de novo pois são correções de problemas que vão surgindo/detetando que de certa forma até evitam problemas para a marca já que os carros ainda se encontram na garantia. Quando terminar a garantia desenrasca-te porque acabaram as atualizações
Colocado por: lmcaet
Foi buscá-lo você lá fora?
Pode detalhar o processo sff?
Tenho interesse em fazer o mesmo.
Obrigado