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  1.  # 581

    eu: já mencionei acima duas vantagens de pneus largos.

    Mas repito: quanto à aderência (na F1 ou outro qualquer) é porque permite a utilização de compostos mais moles, que têm melhor grip.
    Compostos mais moles precisam de maior suporte estrutural.

    Depois há a estabilidade em curva e maior alcance de mudanças de forças dinâmicas.

    A pressão não tem influência no coeficiente de atrito, porque, como disse, não está dependente da área de contacto.

    A força tangencial é pelo atrito, que, novamente, não depende da área.

    Só faz sentido mudar para umas jantes e pneus mais largos, se o composto mais mole para a dimensão que tem não tiver grip suficiente. Mas não costumo ver carros na estrada com pneus de corrida nem a trocar de pneus cada vez que abastece de combustível ou assim.
    Aliás, a malta que mete jantes mais largas até tem a tendência de comprar pneus mais fracotes, invalidando completamente a questão.

    Mas isto é off topic e há muita informação sobre physics of racing que pode consultar.
  2.  # 582

    Bruno Alves, excelente mensagem!
    A malta aplica essas extensões de virilidade (muito bom) muitas vezes para fachada. Quem gosta de conduzir, sabe que não precisa de estar sempre no limite e muitos driver’s cars não são necessariamente os mais rápidos.

    Também quem realmente gosta, provavelmente não anda armado em fitipaldi a caminho do emprego, mas procura este gosto em actividades próprias…
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 583

    Boa noite. Tenho o veículo híbrido, com uma autonomia de cerca de 50 km.
    Costumava carregar numa tomada normal da garagem (usava uma extensão simples devido à distância. típico desenrascanço, eu sei). Entretanto essa extensão sobreaqueceu e queimou e preciso de instalar uma solução adequada. Acham a instalação da tomada Green Up da Legrand uma boa solução ou deveria instalar uma Wallbox? faz parte do plano a médio prazo vir a subsituir o carro da esposa (a diesel) por um eléctrico.
    Obrigado
  4.  # 584

    Colocado por: AndreFSCBoa noite. Tenho o veículo híbrido, com uma autonomia de cerca de 50 km.
    Costumava carregar numa tomada normal da garagem (usava uma extensão simples devido à distância. típico desenrascanço, eu sei). Entretanto essa extensão sobreaqueceu e queimou e preciso de instalar uma solução adequada. Acham a instalação da tomada Green Up da Legrand uma boa solução ou deveria instalar uma Wallbox? faz parte do plano a médio prazo vir a subsituir o carro da esposa (a diesel) por um eléctrico.
    Obrigado


    A melhor solução para carregar o veículo híbrido e a sua futura substituição do carro da sua esposa por um elétrico seria instalar uma Wallbox.

    Fornecem uma carga mais rápida e segura do que uma tomada convencional e têm uma capacidade de carga maior, mais útil para carros elétricos com uma autonomia menor.

    E a mais adequada para carregar veículos elétricos, é projetada especificamente para essa finalidade.

    Mas a instalação de painéis solares e um sistema de armazenamento de energia, para carregar sria uma solução mais sustentável e econômica a longo prazo
  5.  # 585

    Colocado por: Reduto25

    A melhor solução para carregar o veículo híbrido e a sua futura substituição do carro da sua esposa por um elétrico seria instalar uma Wallbox.

    Fornecem uma carga mais rápida e segura do que uma tomada convencional e têm uma capacidade de carga maior, mais útil para carros elétricos com uma autonomia menor.

    E a mais adequada para carregar veículos elétricos, é projetada especificamente para essa finalidade.

    Mas a instalação de painéis solares e um sistema de armazenamento de energia, para carregar sria uma solução mais sustentável e econômica a longo prazo


    Obrigado.

    Apesar da Green Up ser uma solução mais económica, estaria mas tentado em instalar uma wallbox, pela poupança futura (não precisar de novas instalações).
    Tenho um orçamento para instalação da wallbox de cerca de 1000€ (já com IVA). É um valor aceitável? Há algum apoio do Fundo Ambiental.

    É um apartamento com box fechada.
  6.  # 586

    Colocado por: AndreFSC

    Obrigado.

    Apesar da Green Up ser uma solução mais económica, estaria mas tentado em instalar uma wallbox, pela poupança futura (não precisar de novas instalações).
    Tenho um orçamento para instalação da wallbox de cerca de 1000€ (já com IVA). É um valor aceitável? Há algum apoio do Fundo Ambiental.

    É um apartamento com box fechada.


    Quanto ao orçamento de 1000€ (incluindo IVA), parece um preço razoável para a instalação de uma Wallbox.

    No entanto ressalvo, é importante mencionar que o preço pode variar dependendo da localização, da complexidade da instalação e do tipo de Wallbox escolhida.

    existe vários programas de incentivo para a instalação de carregadores para veículos elétricos, incluindo o Fundo Ambiental

    PAME e PAME-C , se for dos arquipelagos tambem existe
  7.  # 587

    Exato.

    Vi este tópico do Fundo Ambiental:
    https://www.fundoambiental.pt/apoios-2022/mitigacao-das-alteracoes-climaticas1/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-ven-2022/incentivo-pela-introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-ven-2022-faq-tipologia-7.aspx

    Sabem se ainda são possíveis as candidaturas? Alguém que já o tenha feito? Levanta-me questões especificamente a obrigatoriedade de ligação à MOBI.E durante 2 anos.

    Edit: prazo terminou a 30 novembro
  8.  # 588

    Não concordo nada.

    Colocado por: AndreFSCpreciso de instalar uma solução adequada. Acham a instalação da tomada Green Up da Legrand uma boa solução ou deveria instalar uma Wallbox

    Uma tomada normal é perfeitamente adequada para carregar um VE com o EVSE de origem. Claro, tem de ser uma tomada de qualidade e, se for para usar extensões, que sejam de qualidade porque são muitas horas a passar corrente. Não é *demasiada* corrente, mas se for uma tomada de parede velha ou uma extensão bararucha, vai aquecer.

    Um plug in não carrega a mais de 16A. Se for para instalar uma wallbox, não é só instalar, sobretudo se for para deixar preparado para um VE que até aceita mais que esses 16A. É preciso instalação adequada, condutores de secção adequada, tudo. Não é só "meter uma wallbox".

    A minha sugestão no imediato é substituir a tomada por uma Plex do Leroy. Barato, tal e qual a GreenUp mas sem o preço absurdo.
    Idealmente é encaixar o "carregador" do carro nesta tomada. Se não for possível, fazer ou ir a uma casa de material eléctrico e comprar uma extensão com componentes de qualidade e fio de 2,5mm2. E ser feliz durante o resto do tempo que tiver o plug-in.

    Se e quando trocar por um VE, é usar o mesmo equipamento enquanto for possível/adequado. E só então pensar em investimentos avultados.
    Concordam com este comentário: argo, mafgod, zemvpferreira, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  9.  # 589

    Concordo em absoluto com o Bruno Alves.
    Só complemento que até pode colocar uma tomada CEE e depois usar um cabo portátil compatível.
    Para carregar a 16A a coisa fica abaixo dos 200€ (cabo e tomada).
  10.  # 590

    Concordo com o Bruno Alves em parte.
    Já que vai gastar dinheiro é colocar já fio de 6mm.

    E não comprar a box mas sim um EVSE ajustável de 32A.

    Basta fixar na parede e funciona como uma wallbox. Com a vantagem que se for para fora pode levar consigo e carregar em QQ lugar a 32A se a instalação permitir. Assim fica preparado para todos os elétricos.
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 591

    A wallbox têm proteção contra sobrecarga e curto-circuito sao muito mais eficientes , e projetado exactamente carregamentos de veículos elétricos e híbridos

    As tomadas convencionais oferecem uma carga mais lenta e menos segura do que uma wallbox
  12.  # 592

  13.  # 593

    Alguém sabe o que é que isto quer dizer, no site da Tesla; a parte acerca de "preços após poupanças"? Que poupanças?:
  14.  # 594

    Colocado por: Reduto25A wallbox têm proteção contra sobrecarga e curto-circuito sao muito mais eficientes , e projetado exactamente carregamentos de veículos elétricos e híbridos

    As tomadas convencionais oferecem uma carga mais lenta e menos segura do que uma wallbox


    Desculpe, mas está a dizer uma série de imprecisões ou mesmo falsidades.

    Primeiro, wallboxes são muito mais eficientes? Isto não faz sentido. A eficiência do carregamento está ligada sobretudo ao carregador interno do carro e da velocidade de carga, pois uma carga super lenta (por exemplo 6A) mantém a eletrónica do carro ligada mais tempo logo é menos eficiente. Agora se formos comparar cargas à mesma amperagem entre boas tomadas ligadas a um EVSE e wallboxes, não vamos observar diferenças de eficiência apreciáveis.

    Segundo, segurança: os carregadores que vêm com os carros para ligar à tomada são eles próprios uma espécie de wallbox, só que portátil. Como em tudo, existem produtos melhores e piores. Logo um bom carregador de ligar à tomada não tem de ser menos seguro que uma wallbox.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  15.  # 595

    Colocado por: pcspinheiroAlguém sabe o que é que isto quer dizer, no site da Tesla; a parte acerca de "preços após poupanças"? Que poupanças?:

    Uma fantochada, a imaginar o quanto irá poupar em combustível.

    Colocado por: ruicarlovPrimeiro, wallboxes são muito mais eficientes? Isto não faz sentido.

    Na condução eléctrica não estou a ver como.
    Mas talvez consiga oferecer um carregamento controlado e, por isso, mais eficiente? Não tenho ideia...

    Colocado por: ruicarlovpois uma carga super lenta (por exemplo 6A) mantém a eletrónica do carro ligada mais tempo logo é menos eficiente

    Bem visto. Por outro lado um carregamento lento é melhor para as baterias, ou não?
  16.  # 596

    Colocado por: ruicarlov

    Desculpe, mas está a dizer uma série de imprecisões ou mesmo falsidades.

    Primeiro, wallboxes são muito mais eficientes? Isto não faz sentido. A eficiência do carregamento está ligada sobretudo ao carregador interno do carro e da velocidade de carga, pois uma carga super lenta (por exemplo 6A) mantém a eletrónica do carro ligada mais tempo logo é menos eficiente. Agora se formos comparar cargas à mesma amperagem entre boas tomadas ligadas a um EVSE e wallboxes, não vamos observar diferenças de eficiência apreciáveis.

    Segundo, segurança: os carregadores que vêm com os carros para ligar à tomada são eles próprios uma espécie de wallbox, só que portátil. Como em tudo, existem produtos melhores e piores. Logo um bom carregador de ligar à tomada não tem de ser menos seguro que uma wallbox.



    Mais eficiente no carregamento fornece uma corrente de carga mais alta do que uma tomada convencional, traduz-se numa redução do tempo de carga.

    A propria wallbox tem mecanismos de otimização de eficiência energética :

    pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.

    A wallbox tem proteção de sobrecarga ou seja ela propria se desliga quando a corrente e demasiado alta .

    A wallbox comunica com o proprio veiculo e da inumeras informacoes .
  17.  # 597

    ss
  18.  # 598

    Reduto25, tens algum VE?
    Percebes alguma coisa de como funciona wallbox ou um carregador portátil?
  19.  # 599

    Colocado por: pcspinheiroAlguém sabe o que é que isto quer dizer, no site da Tesla; a parte acerca de "preços após poupanças"? Que poupanças?:
      tesla.JPG
    O preço após poupanças é um comparativo entre esse modelo e um equivalente fóssil.

    Vale o que vale.
  20.  # 600

    Colocado por: Reduto25pode ser programada para controlar a corrente de carga e adaptá-la às necessidades do veículo o que ajuda a reduzir o consumo de energia , pode ser programada para carregar durante os períodos de baixo consumo o que ajuda a reduzir o custo por carregamento , sendo que esta esta integrada na rede elétrica permite que ela se comunique com outros dispositivos e sistemas de forma a maximizar a eficiência energética , tem o controle de temperatura constante de forma a garantir o carregamento em condicoes ideais.

    Pois, já tinha lido sobre alguns destes aspectos, gestão de corrente, horas, temperatura, SoC, preferências do utilizador conforme o percurso esperado, etc.

    Alguém conhece a Wallbox Quasar?
    Dizem ser bi direccional e assim usar as baterias do carro para alimentar a casa. O que acham?
 
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