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  1.  # 641

    Epá depois de ler os comentários do RogerM deu-me vontade de vender o meu eletrico, o carro da mulher a gasolina e a mota que tenho na garagem e comprar bicicletas!
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 642

    Colocado por: paulosEpá depois de ler os comentários do RogerM deu-me vontade de vender o meu eletrico, o carro da mulher a gasolina e a mota que tenho na garagem e comprar bicicletas!
    Não pode ser, porque se toda a gente comprar bicicletas vai ser o descalabro por causa da indústria dos metais e cuja extracção tem impactos que não-sei-quê.

    Colocado por: RogerMAo contrário do que muitos pensam, a quilometragem não é o que degrada uma bateria, mas a idade da bateria e a quantidade de ciclos de carga, particularmente usando os chamados "Superchargers". Concluindo, a adoção de carros elétricos com a presente tecnologia sob forma de redução de gases com efeito de estufa é a penas uma falácia.
    Leu no "a-verdade-das-baterias.com.br" não foi?

    Colocado por: RogerMO Hidrogénio tem muito maior potencial, pois poderia ser utilizado na industria Automóvel, quer seja através de "Fuel Cell" como em kits de conversão de motores de combustão interna com filtro de partículas. Como também em Maquinaria Pesada, Naval, Aeronautica, e Metalúrgica.
    Nesses campos industriais não só "poderia" como pode e já é, ainda que seja muito complexo substituir determinadas fontes de calor por combustíveis alternativos por terem muito densidade energética.
    Combustão directa num motor de um carro é inviável, a densidade energética do hidrogénio não permite a sua utilização dessa forma. Da mesma forma que a produção de hidrogénio para electricidade representa na tecnologia actual um desperdício de boa parte da electricidade necessária à entrada.
    Portanto não se apostar em VEs porque não se aposta em nuclear - atenção, eu sou totalmente pró-nuclear - é um erro. Mas apostar em hidrogénio que desperdiça uma parte brutal da energia necessária durante o processo, já é OK.
    Alguma coisa errada não está certa :-X
  3.  # 643

    Colocado por: RogerM Para além disso, parece haver um quase total desinteresse em considerar Energia Nuclear. É tudo muito bonito, até ser considerada a construção de uma fábrica de baterias nas proximidades habitacionais, ou um projeto de mineração. Como aconteceu com os múltiplos protestos contra a prospeção de Lítio.


    Também anda tudo mortinho por ter uma central de fissão nuclear mesmo ao lado das suas casas.

    Também acho muito curioso que refira que redução de emissões pelos BEV é uma falácia e aponte como alternativa a combustão do hidrogénio. Sim, decididamente reduz as emissões de dióxido de enxofre, já no que diz respeito aos óxidos de azoto.....
  4.  # 644

    Colocado por: ruicarlovTambém anda tudo mortinho por ter uma central de fissão nuclear mesmo ao lado das suas casas.


    Já temos.
    Além disso é bem mais perigoso ter a cova da moura ao lado da nossa casa do que uma central nuclear.
    Concordam com este comentário: nunes pah, jorgemlflorencio, ricardo.rodrigues
  5.  # 645

    Almaraz é aqui ao lado e nunca morreu ninguém

    Assim como na Catalunha em Tarragona (tenho família a menos de 100 km em linha recta) e em França onde há umas 20 centrais

    Nós um país pobre e sem recursos, preferimos andar a pagar milhões para termos energia limpa (especialmente a eólica) e o lobby do petróleo bem contente.

    Se mandasse alguma coisa as minhas apostas estratégicas a 50/100 anos seriam

    - Dessalinização da água (o petróleo do futuro)
    - Aquacultura (quase 2 milhões de km2)
    - Energia Nuclear e solar
    - Hidrovias (aproveitamento de água e navegação)
  6.  # 646

    ...
  7.  # 647

    Já existe desenvolvimentos na produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis, como a eletrólise da água usando energia solar ou mesmo energia eólica. O transporte armazenamento do hidrogênio e caro e uma realidade mas já vê se evolução como adsorção em materiais de carbono ou a utilização de hidruros .


    Motores de alta pressão com injeção precisa como a injeção por pulso reduzir o atrito técnicas mais avançadas de usinagem a opção de uso de células de combustível de forma a converter o hidrogênio e o oxigénio em fonte de energia são evoluções viáveis nessa matéria
  8.  # 648

    Sim e o que vai fazer aos resíduos radioativos e o custo de construir e operar usinas nucleares mais o custo de armazenar os resíduos números

    Construção : uns 8-13 bilhões


    Operação : uns 100 M/ano ?!

    Armazenamento mais uns 100-200 ?
  9.  # 649

    O que é uma usina nuclear?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 650

    Colocado por: NostradamusO que é uma usina nuclear?


    NPP uma central nuclear
  11.  # 651

    Isso já conheço e recomendo.
  12.  # 652

    Colocado por: Reduto25Já existe desenvolvimentos na produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis, como a eletrólise da água usando energia solar ou mesmo energia eólica. O transporte armazenamento do hidrogênio e caro e uma realidade mas já vê se evolução como adsorção em materiais de carbono ou a utilização de hidruros .

    Toda a electrólise, seja feita a partir de fontes renováveis ou fósseis, depende de electricidade. Durante o processo perde-se uma quantidade absurda dessa electricidade, em relação à que depois se pode retirar do hidrogénio entretanto produzido. Ora se já se produziu essa electricidade verde, porquê perder até 80% dela a produzir hidrogénio que vai novamente gerar electricidade?
    https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/news-insights/latest-news-headlines/hydrogen-technology-faces-efficiency-disadvantage-in-power-storage-race-65162028
    The technology to convert power to hydrogen and back to power has a round-trip efficiency of 18%-46%


    Agora, "desperdiçar" essa energia verde a produzir hidrogénio para fins que não ligeiros de passageiros (ou mercadorias/passageiros de pequeno curso), totalmente de acordo.
    Tanto as baterias como o hidrogénio terão usos extensos no futuro próximo. Agora, dizer que o hidrogénio vai "matar" os carros a bateria, é não ter noção de como as coisas funcionam. Vão coexistir, e ainda bem.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  13.  # 653

    Concordo 30-40% da eletricidade e desperdiçada

    Mas no caso do hidrogênio existe inúmeras vantagens como a flexibilidade de armazenamento e transporte se existir excedente e possível armazenar , a questão das emissões , pode ser usado em casos muito específicos em que as opções não são as mais viáveis no transporte pesados , industriais, aviação.
  14.  # 654

    Colocado por: DuarteM
    Já temos.
    Além disso é bem mais perigoso ter a cova da moura ao lado da nossa casa do que uma central nuclear.


    Acho que muitos ucranianos, sobretudo os que habitam na região de Zaporizhzhia, são capazes de ter uma opinião diferente.
  15.  # 655

    O problema da Ucrânia, neste momento, é estar cheia de Russos...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Nostradamus, nunes pah
  16.  # 656

    Ninguém tem uma bola de cristal para poder dizer que tecnologia vai gerar a energia do futuro. Vai-se a ver e faz-se algum avanço enorme na fusão nuclear; ou inventa-se novos materiais de armazenamento barato de energia com muito maior densidade dos actuais para armazenar a da infindável fonte que é o sol. Ou outros, ou nenhum, ou vários ao mesmo tempo. O que é preciso ter sempre em conta é que não são só os interesses ambientais que alimentam isto, mas sobretudo os económicos e dos governos... Os carros a hidrogénio estavam a 15 anos no futuro, há 30 anos atrás.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  17.  # 657

    Colocado por: Reduto25Concordo 30-40% da eletricidade e desperdiçada

    Mas no caso do hidrogênio existe inúmeras vantagens como a flexibilidade de armazenamento e transporte se existir excedente e possível armazenar , a questão das emissões , pode ser usado em casos muito específicos em que as opções não são as mais viáveis no transporte pesados , industriais, aviação.

    Não, não creio que existam inúmeras vantagens... Flexibilidade de armazenamento? O Hidrogénio é quase impossível de armazenar...
  18.  # 658

    Existe inúmeras formas de armazenar o hidrogênio daí ser flexível compressão liquidação adsorcao , como hidróxido não quer dizer que seja fácil mas tem futuro
  19.  # 659

    Portugal não e nenhuma superpotência quem e que financia as usinas eu não sou contra nada só que tudo tem um preço e alguém tem de pagar. As centrais de dessalinização também são muito giras e práticas mas quem e que paga e os custos operativos
  20.  # 660

    Colocado por: jorgemlflorencioO Hidrogénio é quase impossível de armazenar...


    E no entanto há postos de abastecimento em vários países.
 
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