Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rjmsilvaComo é bom ser português.
    https://observador.pt/2023/01/05/electrico-chines-barato-em-espanha-chega-caro-a-portugal/
    Concordam com este comentário:carlota74,dom123,pcspinheiro


    É chamado incentivo á mobilidade eléctrica, que está oa mesmo nível do incentivo á utilização de transportes públicos.
    É tanto incentivo que os carros antigos não param de aumentar o preço de venda nos usados.
  2.  # 2

    Colocado por: rjmsilvaComo é bom ser português.
    https://observador.pt/2023/01/05/electrico-chines-barato-em-espanha-chega-caro-a-portugal/
    Concordam com este comentário:carlota74,dom123,pcspinheiro,jdmosorio


    Por acaso já tinha lido a notícia. É uma vergonha. Enfim!
  3.  # 3

    Colocado por: rjmsilvaComo é bom ser português.
    https://observador.pt/2023/01/05/electrico-chines-barato-em-espanha-chega-caro-a-portugal/
    Concordam com este comentário:carlota74,dom123,pcspinheiro,jdmosorio


    Tenho uma proposta 1000€ abaixo desse preço de Portugal, mas de facto 6000€ é dinheiro.
  4.  # 4

    Vejam o preço desse carro semi novo, lá fora e não encontram as ditas diferenças de milhares de euros. Vamos a ver se na prática é mesmo assim
    • LVM
    • 7 janeiro 2023

     # 5

    Santogal, 1ª revisão do XC40 elétrico (2 motores):

    - Transferência de software do módulo do comando (todas as actualizações têm sido feitas remotamente mas esta tem que ir à oficina, sabe-se lá porquê) - 11€
    -Substituir óleo dos travóes - 35,55€
    - Filtro do habitáculo - 60,77€
    - Limpeza interior do para-brisas diante da câmara - 11€
    Total - 118,32€ + IVA

    Se não fizer esta e as próximas revisões, perco a garantia de tudo (baterias, motores, etc...)

    Acho que isto é mais um prémio anual para manter a garantia do que outra coisa...
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte
    • eu
    • 7 janeiro 2023

     # 6

    Colocado por: LVMSubstituir óleo dos travóes - 35,55€

    Agora todas as marcas andam com a mania de mudar o óleo de travões com frequência.

    Um autêntico disparate e crime ambiental.
  5.  # 7

    Limpeza interior do pará brisas!!?? Isso é passar um pano!
    60€ por um filtro de habitáculo??!!

    Não consigo parar de rir mas cheio de vontade de chorar... Nada disso é opcional/recomendado? Em que é que a limpeza do vidro ou o filtro de habitáculo afectam a bateria????
    E o óleo de travões, a prática correcta é de o testar para ver o grau hidratação e trocar SE for preciso! É só chulice e o povo que mantenha a mama...

    No leaf da esposa aceitei trocar o óleo de travões porque tinha 4 anos, caso contrário nem isso faziam. Ponto. Fui claro em dizer que queria a revisão/verificação mínima que me mantivesse a garantia das baterias. Quem quiser que me critique à vontade, mas não vou em cantigas de "revisões" de faz de conta. Haja bom senso...
  6.  # 8

    Colocado por: eu
    Agora todas as marcas andam com a mania de mudar o óleo de travões com frequência.

    Um autêntico disparate e crime ambiental.


    Tretas, isso sempre esteve nos planos de manutenção. Isso e o anticongelante
    • eu
    • 7 janeiro 2023

     # 9

    Colocado por: manelvcTretas, isso sempre esteve nos planos de manutenção. Isso e o anticongelante


    Em todos os carros que tive na vida (e já foram 9), só o mais recente (de 2014) é que tem programada a mudança do óleo dos travões, ainda por cima de 2 em 2 anos.

    Todos os outros eram omissos nesse aspeto, e os concessionários nunca mudaram o óleo de travões. E nunca tive o menor problema de travões.
  7.  # 10

    Igual aqui em casa.
    Tenho um Clio III de 2007 e nunca lhe foi mudado o óleo de travões até hoje.
  8.  # 11

    Várias marcas tem a mudança do óleo dos travões programada no plano de manutenções. Não me recordo se a mesma vem indicada no plano que deve ser feita de dois em dois anos, mas tal como óleo do motor também o dos travões perde propriedades com o tempo. Ainda assim não digo que não haja aproveitamento de algumas marcas/oficinas
  9.  # 12

    Já em 2002 o meu fiesta 1.4 tdci era mudado o oleo de travoes de 2 em 2 anos. Agora não muda faz uns 12 :)

    No meu nissan leaf 2019 tb mudam de 2 em 2 anos.

    Para a semana vai fazer a revisão dos 3 anos com 56mil km, cheguei a ter orçamento de 180€ em outro concessionário que leva o dobro do valor da mão de obra (80€). Este concessionário onde vou fazer tb me deu orçamento de 130 e tal €, tinham uma desinfeção do circuito de AC, liquido dos vidros, e mais uma porcaria qualquer, disse para retirar isso tudo. Tb disse para não colocarem o filtro de habitáculo pois custa 25€ + iva e compra-se com iva por nem 15€ mas acabei por deixar ficar.
    • eu
    • 7 janeiro 2023

     # 13

    Colocado por: paulosAgora não muda faz uns 12 :)


    Aposto que isso agora não trava nada... ;)
  10.  # 14

    Depois os bombitos avariam, as bombas avariam etc...

    Nem sei porque trocam o óleo do motor, há relatos de carros com centenas de milhares de Kms sem trocar o óleo 🤷🏻‍♂️
  11.  # 15

    Não é, de todo, a mesma coisa. O problema com o óleo dos travões é que não é oleo mas sim éter de glicol (dot4), uma substância que pode ficar hidratada, o que lhe baixa muito o ponto de ebulição. Trocar por trocar é mau para a carteira e o ambiente; testa-se para o grau de hidratação e troca-se se necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
    • eu
    • 8 janeiro 2023 editado

     # 16

    Colocado por: manelvcNem sei porque trocam o óleo do motor


    O óleo do motor tem características e funções completamente diferentes, o desgaste e deterioração é acentuado.

    O óleo de travões não tem desgaste relevante, o único problema que pode ocorrer é absorver água, mas isso só acontece se o circuito não estiver estanque.
  12.  # 17

    Nota-se bem onde aparecem os defensores da própria "dama" e a discussão racional.
    Comparar o óleo do motor com fluido dos travões é tipo a estrada da beira e a beira da estrada...

    Em carro nenhum, no nosso ambiente, se justifica trocar indiscriminadamente o fluido dos travões a cada 2 anos. Pena que tenha sido com os VE que tenha passado a ser "norma"
    Concordam com este comentário: JotaP, pcspinheiro, eu, Paramonte, nunes pah
  13.  # 18

    Colocado por: eu

    Aposto que isso agora não trava nada... ;)


    Já fez 255mil km sem problemas de travagem e passa em todas as inspeções, por isso está bom :)
    • argo
    • 8 janeiro 2023

     # 19

    Os construtores já anteveram esta perda de rendimento na manutenção ao tempo. Tanto é que o negócio está se a virar para as mensalidades dos extras, por exemplo, queres bancos aquecidos paga anuidade para activar.
  14.  # 20

    Colocado por: Bruno.AlvesNota-se bem onde aparecem os defensores da própria "dama" e a discussão racional.
    Comparar o óleo do motor com fluido dos travões é tipo a estrada da beira e a beira da estrada...

    Em carro nenhum, no nosso ambiente, se justifica trocar indiscriminadamente o fluido dos travões a cada 2 anos. Pena que tenha sido com os VE que tenha passado a ser "norma"
    Concordam com este comentário:JotaP,pcspinheiro,eu,Paramonte


    Muito interessante. A indústria automóvel faz aproveitamento da parte emocional e psicológica dos condutores. Muitos vêm o carro como uma extensão da sua vida emocional, e obtêm gratificação quando fazem as revisões, uma espécie de control sobre a vida, sentem que a vida faz mais sentido assim, ainda que se sabe que alguns procedimentos das revisões são desnecessários, e muitas vezes são cobrados e não efectuados. É como tomar medicamentos, podem não fazer nada mas induz segurança
 
0.1321 seg. NEW