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  1.  # 1

    Colocado por: JotaPNão encontro a minha resposta por isso repito-a... Deixaram cair aquele comentário que associa fluido de travões ao rolamento de encosto e agora vão deixar passar esta das jantes maiores que são sinónimo de segurança? (E ainda que fosse verdade, onde raio os EVs usam jantes menores?)


    eu digo que jantes mais estreitas oferecem menos segurança que jantes mais largas (se forem do mesmo tamanho, suspensões e pneus iguais). é a minha opinião e não pretendo debate por ser demasiado óbvio
  2.  # 2

    Jantes/ pneus mais estreitos = menor resistência a rolar (bom para economia), mas... menor resistência para travar também.
  3.  # 3

    Colocado por: pcspinheiroJantes/ pneus mais estreitos = menor resistência a rolar (bom para economia), mas... menor resistência para travar também.


    eu disse que era demasiado óbvio e de facto é isso mesmo. ponto final.

    eu sou dos que troca jantes de 17 por jantes de 20 porque dá para meter pneus 275 em vez dos paupérrimos 225. gasta mais? sim, ainda por cima tenho pneus mais largos atrás do que à frente.

    mudaria alguma coisa? não.

    para terem uma ideia: no desporto automóvel o piso onde compensa meter pneus mais estreitos (sem ser na ciinza) é no gelo, porquê? porque não há atrito suficiente para compensar mais superfície de contacto com o solo
    • eu
    • 13 janeiro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: nunes paheu disse que era demasiado óbvio e de facto é isso mesmo. ponto final.

    Não é tão óbvio como muita gente pensa. Claro que de uma forma geral pneus maiores oferecem mais aderência (especialmente em seco), mas a diferença não é muito acentuada e nem sequer é pelos motivos mais óbvios.

    O atrito depende acima de tudo dos coeficientes de atrito e da força normal exercida. À medida que se aumenta o tamanho dos pneus, nem o coeficiente de atrito nem a força normal mudam, por isso os ganhos no atrito não são tão grandes como muita gente pensa.

    Claro que havendo mais borracha em contacto com a estrada, as forças são melhor distribuídas e a borracha não sofre tanto em situações limite (travagens a fundo, curvas em alta velocidade, etc)

    Já agora, em piso molhado, pneus largos são mais vulneráveis a situações de aquaplaning, porque a pressão exercida na água é menor. Sim, quanto maiores forem os pneus, menor a pressão exercida na estrada/água.

    Se tiverem curiosidade, leiam isto: https://www.roadandtrack.com/car-culture/buying-maintenance/a21776425/wider-tires-more-grip/
  4.  # 5

    Colocado por: nunes pah

    eu disse que era demasiado óbvio e de facto é isso mesmo. ponto final.

    eu sou dos que troca jantes de 17 por jantes de 20 porque dá para meter pneus 275 em vez dos paupérrimos 225. gasta mais? sim, ainda por cima tenho pneus mais largos atrás do que à frente.

    mudaria alguma coisa? não.

    para terem uma ideia: no desporto automóvel o piso onde compensa meter pneus mais estreitos (sem ser na ciinza) é no gelo, porquê? porque não há atrito suficiente para compensar mais superfície de contacto com o solo

    Isso tudo para andar a 120 Kms/h ?
    Também usa colete anti bala quando sai á noite ?
  5.  # 6

    Colocado por: Carvai
    Isso tudo para andar a 120 Kms/h ?
    Também usa colete anti bala quando sai á noite ?


    120 ? ah ah ah não vivo nos USA onde se medem velocidades em Drag. as estradas têm (felizmente) curvas e eu prefiro negociá-las em segurança e velocidde

    não saio à noite mas se me explicarem o que tem isso a ver com automóveis até poderia comentar
  6.  # 7

    A segurança de um veículo só interessa quando tiver um acidente ?
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 8

    Mais importante que o tamanho dos pneus é a sua qualidade.

    Há por aí pneus "eco" que têm uma aderência miserável em piso molhado.
  7.  # 9

    Colocado por: pcspinheiromenor resistência para travar também.

    Colocado por: euClaro que de uma forma geral pneus maiores oferecem mais aderência

    Isto é errado.

    Colocado por: euÀ medida que se aumenta o tamanho dos pneus, nem o coeficiente de atrito nem a força normal mudam, por isso os ganhos no atrito não são tão grandes como muita gente pensa.

    Certo, a força do atrito não depende da área de contacto.

    Os pneus mais largos não significam melhor aderência. Para o mesmo composto de borracha, agarram tanto quanto uns mais fininhos.

    A diferença é que pneus mais largos permitem a utilização de compostos de borracha mais moles, o que altera o coeficiente de atrito e, por isso, têm maior aderência.
    Quanto mais mole for o composto maior a necessidade de suporte estrutural.

    Mau é quem troca por umas jantes maiores mas mete uns pneus mais duros, a pensar que terá maior aderência só pq são mais largos.

    tl;dr na esmagadora maioria dos casos na estrada, pneus largos é só para o estilo :)
  8.  # 10

  9.  # 11

    Colocado por: nunes pah
    adoro o serie 6 e mesmo o 4 mas com duas portas. mas os preço s são estratosféricos


    O edrive35, 56K, embora seja muito dinheiro, não me parece descabido face a muitos preços de outras marcas..
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 12

    Colocado por: pguilhermeOs pneus mais largos não significam melhor aderência. Para o mesmo composto de borracha, agarram tanto quanto uns mais fininhos.


    "Nim". As coisas não são lineares, há muitos fatores a considerar além dos óbvios, e devemos ser cautelosos com as nossas certezas absolutas.
  10.  # 13

    Uma boa aderência do pneu provém de uma banda re rodagem larga e do seu desenho , os compostos de borracha de silício são os melhores
  11.  # 14

    Colocado por: eu

    "Nim". As coisas não são lineares, há muitos fatores a considerar além dos óbvios, e devemos ser cautelosos com as nossas certezas absolutas.

    Que factores?

    As minhas certezas são apenas as da física (e que podem observar caso tenham algum contacto directo com desporto automóvel), mas estou aberto a ouvir outros pontos de vista e estou sempre pronto a aprender!
  12.  # 15

    A largura do pneu tem outros benefícios, tal como a estabilidade em curva, mas a nível de grip é igual.

    O desenho fará muita diferença em piso molhado, claro.
  13.  # 16

    Colocado por: nunes paheu sou dos que troca jantes de 17 por jantes de 20 porque dá para meter pneus 275 em vez dos paupérrimos 225. gasta mais? sim, ainda por cima tenho pneus mais largos atrás do que à frente.


    Você está errado (ponto).

    Mas então porque não coloca umas jantes 17 com mais uma polegada de largura?

    Sabia que um pneu sobredimensionado pode exponenciar situações de aquaplanning?

    Sabia que o facto de alguns carros terem um pneu mais estreito que um seu concorrente pode apenas estar relacionado com um melhor chassis? Compare os Clios antigos, com a concorrência direta, por mero exemplo.
  14.  # 17

    Novamente a largura da banda de rodagem e que interessa não a largura do pneu no seu todo , e eu em cima refeito composto de silício mas até sintéticos colocava
  15.  # 18

    Malta... Os Fitipaldis em Nurburgring estão casa vez mais a "fazer tijolo".
    A generalidade das pessoas (recordo que ainda há 2 páginas estávamos a falar como não há VEs em preços de gama baixa) precisa de um meio de transporte económico.
    Andem pelas AE agora em comparação com há 5 anos e reflitam se a velocidade média não baixou brutalmente.

    Os carros têm características diferentes, consoante o seu tamanho e muitas vezes ligado ao "estilo". Lê-se amiúde críticas aos VE porque "gosto de conduzir", "gosto da caixa manual", "sem barulho não é um carro", e barbaridades que tais. Se calhar têm um Porsche 911, se calhar um Ibiza do aço a cair de maduro, se calhar um AX diesel. Ou outra coisa qualquer.
    A realidade é que a maioria das pessoas cumpre o código (mais coisa ou menos), a maioria das pessoas faz menos de 50km/dia e a maioria das pessoas está a borrifar-se para essas extensões dá virilidade que alguns querem fazer parecer que os carros são.

    De resto, façam contas. Porque a menos de uma pequena Greta que viva em nós, a vida é regida pela carteira
    Concordam com este comentário: pguilherme, mafgod
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 19

    Colocado por: pguilhermeQue factores?

    Efeitos da pressão no contacto pneu/estrada no coeficiente de atrito, efeitos da pressão tangencial exercida na borracha, capacidade de dissipação de energia sem destruir a borracha, etc

    Colocado por: pguilhermeAs minhas certezas são apenas as da física (e que podem observar caso tenham algum contacto directo com desporto automóvel), mas estou aberto a ouvir outros pontos de vista e estou sempre pronto a aprender!

    Se a largura não tem qualquer importância, porque é que os F1 não usam pneus de 5 cm de largura? Seriam mais aerodinâmicos.

    Repito: cuidado com as certezas absolutas baseadas em princípios simples.
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 20

    Colocado por: Bruno.Alves
    Andem pelas AE agora em comparação com há 5 anos e reflitam se a velocidade média não baixou brutalmente.

    Eu sou um desses. Agora, raramente passo dos 120.
 
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