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  1.  # 1

    Esses postos vão estar ligados à rede mobi.e ?
    Ou seja, é necessário cartão CEME para carregar o VE com os respectivos custos ou, os postos de carga são gratuitos para os funcionários?
  2.  # 2

    Colocado por: mafgodEsses postos vão estar ligados à rede mobi.e ?
    Ou seja, é necessário cartão CEME para carregar o VE com os respectivos custos ou, os postos de carga são gratuitos para os funcionários?

    Serão gratuitos
  3.  # 3

    Espetáculo :)
    Concordam com este comentário: Susi
  4.  # 4

    Agora só falta comprar o VE, mas com tanto modelo está difícil, apesar de gostar muito de Peugeot E-2008
  5.  # 5

    Só um conselho, obviamente que a parte estética é importante mas coloque estes fatores também na equação (caso seja relevante):
    - eficiência e autonomia (mais eficiente, mais km. menos carregamentos, mais económico)
    - curta da velocidade de carregamento em carga rápida (o que é indicado pelas marcas é a velocidade máxima de carregamnto, que nalguns VEs é apenas por alguns minutos e em condições ideais e depois carregam muito mais baixo... outros mantem uma curva de caregamento mais baixa mas mais plana por muito mais tempo logo mais rápido/barato)

    Isto porque, vamos atrás apenas da estética e um VE que nos enche as medidas pode "dar cabo da carteira" :-) ou não ser o ideal para o dia-a-dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
    • dom123
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: mafgodIsto porque, vamos atrás apenas da estética e um VE que nos enche as medidas pode "dar cabo da carteira" :-) ou não ser o ideal para o dia-a-dia.

    No dia a dia o VE será carregado na empresa ou então em casa pois tenho painéis FV
    Esporadicamente faço uma viagem á santa terrinha, cerca de 180Km para cada lado, onde também o posso carregar.
    Vou uma vez por ano ao Algarve mas aí já teria de fazer uma viagem mais programada ou então ir com o carro de combustão, Seat Ibiza FR 1.0 a gasolina.
    •  
      AiOGajo
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 7

    Já agora, a que velocidade de carregamento devo utilizar para o meu Twingo?

    Optei por optar por um EVSE portátil que possui a opção de alterar a velocidade de carregamento entre 6A a 16A (15A efetivo).

    Tenho maioritariamente usado a opção a 6A, no entanto não sei se esta será a opção mais eficiente para este carro.

    Alguém pode dar umas luzes?

    Obrigado.
  6.  # 8

    Regra geral a 6A vai ter a menor eficiência do carregador interno. Ou seja vai gastar mais da tomada para a energia que entra na bateria. Não sei a eficiência do carregador interno do Twingo para quantificar, mas sugeria passar isso para o dobro, isto claro se não importunar o funcionamento da casa
    Concordam com este comentário: mafgod
    •  
      AiOGajo
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 9

    Tenho potência suficiente para carregar a 16A sem causar problema ao resto da casa. Assim só queria atingir o máximo de eficiência no sentido de economizar mas maioritariamente dar maior longevidade à bateria.
  7.  # 10

    A carga AC não é importante ser a 6 ou a 16A, nem faz "cócegas". Se tem disponibilidade de potência, é carregar a 16A ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod, dom123
  8.  # 11

    Qual a opinião entre Mercedes-Benz B 250 E Electric ou BMW I3 94Ah +Comfort Package Advance ambos de 2017? Sendo que o BMW custa mais cerca de 1000€. Obrigado
  9.  # 12

    Em princípio está a referir-se ao B250 E "original", o 100% elétrico, certo? (agora há um plug in)
    O Mercedes é mais "carro", ao passo que o i3 é muito melhor VE. O Mercedes não tem carga rápida o que só por si é uma limitação brutal.

    Nessa comparação, eu preferia o i3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  10.  # 13

    Sem olhar a marcas e à estética:

    Mercedes-Benz B 250 E Electric
    Bateria: 28kWh
    Autonomia em novo ~150km
    Carrega a 32A monofásico (7.4kW) e a 3x14A trifásico (9,6kW) ou a 3x16A (11kW) que é um extra
    Não tem carga rápida
    Adaptado de um modelo ICE
    5 lugares
    Boa mala (501L)
    Maior

    BMW I3 94Ah +Comfort Package Advance
    Bateria: 27,2kWh
    Autonomia em novo ~165km
    Carrega a 32A monofásico (7.4kW) e a 3x16A (11kW) que é um extra
    Carga rápida (~46kW) mais ou menos linear até aos 80%
    Criado de raíz como elétrico
    4 lugares
    Mala pequena (260L)
    Mais pequeno

    Agora é escolher, mas qualquer que seja, ver o estado dsa baterias (SOH), no i3 há um menu, no mercedes desconheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  11.  # 14

    Que valores serão aceitaveis, para verificar se uma bateria está boa?
  12.  # 15

    Depende do carro, desde um café a umas dezenas de euros na marca.

    Há apps para vários modelos que dão melhores informações que na marca.

    Qual o VE em causa?
  13.  # 16

    Por exemplo o i3 acima
  14.  # 17

    Esse vê-se no próprio infotainment, tem um menu de serviço onde mostra essa informação, mas não sei ao certo como se chega lá.

    Vi noutro fórum:
    To enter the menu, hold down the trip meter button on the side of the instrument cluster screen for 10 seconds. From then on, pressing this button means "next" and holding down the button means "select". (The car must not be charging and un-plugged. Put car in "READY" by pressing start botton. Follow the instructions from here on.)
    To begin with you have only these options available:
    1 Identification

    1.01 Conv. Index (1/mls)
    1.02 SWFL 1
    1.03 VIN
    1.04 HMI Version

    2 System test
    3 Start roller
    10 UnlockTo unlock the following menus, you will need the VIN from 1.03 above. Add the last FOUR digits together (other BMW models require adding the last five digits) to get your unlock code. e.g if your VIN is L12345, your code is 2+3+4+5=14. If that doesn't work, try adding the last five digits.
    11 Consumption
    11.01 Consumption dist. (l/km)
    11.02 Consumption time (l/h)
    12 Range
    12.01 Range consumption (l/100km)
    12.02 Range (km)
    13 Fuel Tank/Battery
    13.01 tank left (ohm)
    13.02 tank right
    13.03 tank left (litres) - zero
    13.04 tank right 7.9l
    13.05 tank total
    13.07 display value
    13.07 tank phase. 1
    13.08 Batt. Kapa. Max. 19.8 kWh (maximum designed battery capacity)
    13.09 State of charge (SOC, battery %)
    13.10 Batt. Ladung (battery charge in kWh)
    13.11 Batt. Anziege (battery meter indication)
    14.01 O. Temp. Sensor
    14.02 O. Temp. Raw data
    14.03 coolant temp
    14.04 oil temp
    14.05 batterietemp (battery temperature)
    15.01 litre counter
    15.02 time counter
    15.03 distance counter
    15.04 kWh-Zaehler ("kWh counter")
    16.01 v CAN (km/h)
    16.02 v Display (km/h)
    16.03 Cruise Control (km/h)
    16.04 Rev. Counter (1/min)
    17 System Voltage
    17.01 Ubatt (V)
    18 Accoustics
    19 DTC20 Dimming LCD
    20.01 LCD temp. Sensor (ADC)
    20.02 LCD temperature (C)
    20.03 Light sensor
    20.04 LCD luminance
    21 Dimming PWM
    21.01 Dimming wheel
    21.02 Display
    21.03 Scales/pt. orange
    21.04 Underfloor pointer
    21.05 Status lights
    21.06 Status lights blue
    22 CBS (condition based service)
    22.01 km/year short term (km)
    22.02 service call status
    22.03 Limit, time (Month)
    22.04 Limit, distance (km)23 Check
    24 Correct. Factor (careful!)
    25 software reset

    Mas nunca usei
  15.  # 18

    Colocado por: ricardolamasQual a opinião entre Mercedes-Benz B 250 E Electric ou BMW I3 94Ah +Comfort Package Advance ambos de 2017? Sendo que o BMW custa mais cerca de 1000€. Obrigado

    Esteticamente não vou muito com o I3! mas mesmo com 1000€ a mais, deve ser melhor carro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  16.  # 19

    Será preferível comprar estes ou spring de 2022?
  17.  # 20

    Mercedes-Benz B 250 E Electric
    Bateria: 28kWh
    Autonomia em novo ~150km
    Carrega a 32A monofásico (7.4kW) e a 3x14A trifásico (9,6kW) ou a 3x16A (11kW) que é um extra
    Não tem carga rápida
    Adaptado de um modelo ICE
    5 lugares
    Boa mala (501L)
    Maior

    BMW I3 94Ah +Comfort Package Advance
    Bateria: 27,2kWh
    Autonomia em novo ~165km
    Carrega a 32A monofásico (7.4kW) e a 3x16A (11kW) que é um extra
    Carga rápida (~46kW) mais ou menos linear até aos 80%
    Criado de raíz como elétrico
    4 lugares
    Mala pequena (260L)
    Mais pequeno

    DACIA Spring 45

    Bateria: 25kWh
    Autonomia em novo ~165km
    Carrega a 29A monofásico (6,6kW)
    Carga rápida (~30kW) mais ou menos linear até aos 40%
    Criado de raíz como elétrico
    4 lugares
    Mala pequena (300L)
    Mais pequeno

    É uma questão de gosto e necessidades.
    Atenção que o i3 e o Mercedes sendo de 2017 já não devem ter garantia das baterias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
 
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