Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2023 editado

     # 1

    Eu estou a ver no local certo. :)

    Até porque desde Fevereiro até agora, apesar de ter andado a puxar pelo carro (normal para testar), tenho 1814km totais percorridos (+74 estimados que faltam) para um total carregado de 216.6kW o que dá um consumo médio precisamente de 11.4kW/100km idêntico aos últimos 500km que o computador de bordo registou.

    :)

    As minhas médias estão a bater certo, tanto no odómetro total, parcial, consumos médios e estimados, o problema é o que consideras 200km de autonomia:

    - Tu consideras de 100% a 20%.
    - Eu de 100% a 0%.


    Se deixo ir abaixo de 20%? Até agora não deixei, embora estivesse a pensar em não carregar hoje, já seria demasiado arriscado para mim amanhã.

    No entanto, porquê o limite interior de 20% e não 30%, 40% ou 50%? A minha esposa nunca deixa o carro abaixo de 1/4 de deposito porque lhe faz confusão andar perto da reserva, dessa forma também poderia afirmar que a sua "autonomia" seria 3/4 do depósito e não o tanque inteiro?

    Assim como o limite inferior é um critério subjetivo, isto é, varia de pessoa para pessoa, a métrica mais justa de calculo seja considerar os 0% sem contar com a reserva (neste caso a reserva é o remanescente dos 23kW da bateria porque só 21.5kW é que são utilizáveis), até porque de facto podes andar até aos 0%...

    Se no youtube alguém ficou sem bateria com 10%, é possível, basta a BMS não estar ter registado a degradação da bateria assim como outros fatores da própria viagem (como alteração repentina temperatura exterior por exemplo).
  1.  # 2

    Acho que estás a dar imensas voltas à questão essencial...

    Posso estar enganada, mas acho que em nenhum momento eu indiquei que tinha autonomia para 150km, mas sim que fazia (no verão) 150km com 80% da carga...
    O que eu disse é que após de 1,5 anos de ter o carro sinto que está a fazer menos km (vou ainda avaliar durante o ano...)

    Segundo aquilo que indicas estás a consumir 11,4kW/100km. O carro tem 21,6kW utilizáveis.

    80% = 17.28kW
    17.28kW / 11,4 * 100 = 151,57km

    Parabéns, se estás a consumir 80% da carga antes de carregamento, estás a fazer 150km/carregamento.
    Chegamos ao mesmo ponto!!! :D
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2023 editado

     # 3

    Colocado por: Nancy
    Parabéns, se estás a consumir 80% da carga antes de carregamento, estás a fazer 150km/carregamento.
    Chegamos ao mesmo ponto!!! :D


    Estas a utilizar critérios subjetivos.

    Se carregar o carro sempre aos 50% em vez de 20% estou a fazer 95km/carregamento...
    A minha esposa certamente carregaria aos 70%, já faria menos kms por carregamento.
    Mas se carregares o carro sempre aos 0% (com o consumo parcial que eu tinha, de 10.9kW/100) estas a fazer... 200km/carregamento! hahaha

    :)

    Mas usar esta métrica não faz muito sentido.
  2.  # 4

    Eu acho que, tal como nos carros a combustão, deves medir quantos km fizeste e quanto gastaste.
    Os computadores de bordo não são confiáveis (tal como os de combustão)
    E num carro elétrico com carregamento doméstico numa tomada 10A/16A tens bastantes perdas, portanto também não podes usar esse carregamento como métrica de cálculo.

    De qualquer modo se no ano passado foi medida a minha bateria e estaria com 98% da capacidade (~21,17kW) nem dá para comparar.

    O ideal será avaliares daqui a um ano e ires controlando para perceber.

    Bons arranques nas rotundas ;) :D hehehe
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2023 editado

     # 5

    Aconteceu-me uma coisa interessante, quando fui ao carro de tarde tinha ganho 2km de autonomia (temperatura baixou de 27 para 17)

    lololol

    Anyway, assim saí com 76km e conforme tinha dito, e apresentava 544,4km no odómetro parcial...

    1


    Cheguei com 565,6km o que significa que fiz 21,2km.

    Assim, teria que ter de autonomia 55km e...


    foi precisamente o que tenho. :)

    2

    Não sei se é por o meu carro ser a nova versão E-Tech e ter alguma atualização da BMS e se tu tens o carro à 1 ano deves ter a versão ZE, mas o certo é que a minha estimativa de kilometros geralmente bate certo com o que consigo obter mesmo abaixo dos 50%...

    :)
    •  
      AiOGajo
    • 22 março 2023 editado

     # 6

    Colocado por: Nancy1º a autonomia indicada no painel é tudo menos realista.
    2º como o AiOGajo está a fazer 200km :D ??


    UPDATE:

    Carreguei durante a noite e de manhã com o carro a 100%, o display dava 205km de autonomia no modo ECO. (infelizmente não tirei foto).

    Fiz reset ao odómetro parcial e fui à minha vida.

    Quando parei o carro, tinha percorrido 20.4km e tinha 186km de autonomia no display.

    Portanto 20.4km + 186km = 206.4km... ou seja, o meu carro estimou para baixo 1km a minha autonomia do que aquela que obtive na realidade.

    O malandro devia estar a contar que eu acelerasse nas rotundas, xD

    Assim, no meu caso a estimativa é irrealista porque consigo mais km do que aquela que a estimativa mostra.

    Obviamente que isto se obtém com um estilo de condução constante, se acelerar bruscamente ou aumentar a velocidade durante o percurso obviamente que terá impacto na autonomia ou se o destino final for no topo de uma subida o consumo para lá chegar será maior nesse momento e portanto observa-se aí as diferenças.

    No entanto, conforme afirmei anteriormente, a minha BMS está a dar leituras mais que certíssimas, tanto dos 100% como dos 30% como mostrei ontem e não noto que desça mais depressa a partir dos 50%. :)

    Assim:
    1) Eu consigo autonomias de 100% a 0% de 200km. (Em bom rigor, será mais de 200km)
    2) As minhas estimativas de autonomia estão mais que corretas, estão exatamente corretas.

    Colocado por: NancyE num carro elétrico com carregamento doméstico numa tomada 10A/16A tens bastantes perdas, portanto também não podes usar esse carregamento como métrica de cálculo.


    Esta é também uma questão que não posso deixar de passar em branco, até porque essa dúvida foi colocada por mim nas páginas anteriores e foi respondida. :)

    A energia que o carro mostra na APP é já a energia convertida (DC) que entrou na bateria e para confirmar essa teoria fui confirmar nos dados de carregamento que fiz fora de casa e os registados pelo carro nesse dia.

    Assim, a operadora restou um consumo de 9.247kW de eletricidade mas o Twingo registou 8.6kW (36min) no mesmo período, ou seja uma eficiência de 93% a uma velocidade de carregamento (estimada) de 14kWh.

    Como a APP regista apenas a energia já convertida que entra na bateria, podemos sim usar essa métrica para o calculo dos consumos da própria viatura... ;)


    Quanto à degradação da bateria, a Renault considera 1% a 3% por ano como dentro dos parâmetros, já que garantem 70% da capacidade ao fim de 8 anos para estar ao abrigo da garantia.

    Mas se estás com 2% estas dentro do cenário normal e expetável assim como eu espero estar :)

    Já agora, tens algum apoio de braço que me possas recomendar?

    Eu queria adicionar esse extra, mas na Renault disseram que já não vendiam e faz-me falta...
  3.  # 7

    Boas,

    Estou seriamente a equacionar a compra de um Megane e-Tech Iconic. Fiquei muito surpreendido pela positiva quando fiz o test-drive ao carro.

    Pretendo carregar o carro em casa, sem recurso a wallbox, mas o carro traz incluído apenas o cabo de 7KW para Wallbox. Na Renault o cabo para carregar a 16A tem um custo de 600€, o que me parece bastante caro.

    Conseguem recomendar algum cabo e/ou loja fisica ou online onde posso comprar um cabo equivalente?

    Obrigado.
  4.  # 8

    Se quiseres um cabo portátil regulável até 16A ou 32A, a bom preço, envia-me mensagem privada.

    Sobre a Megane, viste o espaço da bagageira?

    Sobre o cabo que vem com a Megane, espero que o cabo de rua que forneçam seja 32A trifasico para poder carregar á velocidade máxima suportada pelo carro.
  5.  # 9

    Para o caso de não ter sido explícito:
    Colocado por: mafgodSe quiseres um cabo portátil regulável até 16A ou 32A, a bom preço, envia-me mensagem privada.
    Cabo este para poder carregar em casa muma tomada "normal" até 16A ou numa tomada CEE32 acima de 16A.
  6.  # 10

    @mafgod, não consigo enviar MPs

    Sobre o espaço é "normal", 440L, mas quase metade do meu carro actual :/
  7.  # 11

    Envia e-mail para o Hotmail :)
  8.  # 12

    Colocado por: hucruzBoas,

    Estou seriamente a equacionar a compra de um Megane e-Tech Iconic. Fiquei muito surpreendido pela positiva quando fiz o test-drive ao carro.

    Pretendo carregar o carro em casa, sem recurso a wallbox, mas o carro traz incluído apenas o cabo de 7KW para Wallbox. Na Renault o cabo para carregar a 16A tem um custo de 600€, o que me parece bastante caro.

    Conseguem recomendar algum cabo e/ou loja fisica ou online onde posso comprar um cabo equivalente?

    Obrigado.


    Foi o vendedor da Renault que me aconselhou a comprar o EVSE noutro lado pois €600 até ele achava demasiado caro.

    Já agora o cabo que vem junto não é só de 7kW deve ser para mais.
  9.  # 13

    Colocado por: AiOGajo

    Foi o vendedor da Renault que me aconselhou a comprar o EVSE noutro lado pois €600 até ele achava demasiado caro.

    Já agora o cabo que vem não é só para 7kW deve ser para mais porque eu já carreguei a 14kW com o que veio junto com o meu carro.
  10.  # 14

    Colocado por: AiOGajoJá agora o cabo que vem junto não é só de 7kW deve ser para mais.
    A versão que o hucruz está a ponderar na e-Megane é a versão com carregador interno monofásico, portanto faz sentido entregarem este cabo monofásico e não o trifásico.
  11.  # 15

    Para quem interessar, o Lidl vai ter uma wallbox e um carregador portátil.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, AiOGajo
      thumbs.web.sapo2.jpeg
      thumbs.web.sapo.jpeg
  12.  # 16

    Bons preços, mas consigo ainda melhor :-)
  13.  # 17

    Elétrico a menos de 10.000 euros pode estar perto de chegar a Portugal
    O Seagull é um pequeno veículo de cinco portas que possui menos de 4 metros de comprimento e 1,5 de largura.

    Sem confirmação está a capacidade da sua bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP), mas rumores apontam para os 30,7 kWh, enquanto o motor será de 75 cv de potência.

    O BYD Seagul terá várias versões, mas a de acesso à gama anuncia 265 km. Quanto ao preço na China é de 65.800 yuans, o que fazendo a conversão à taxa atual dá cerca de 8.850 euros.
  14.  # 18

    Hum..
    Combustível não poluente
    Tudo fantasia
    A Alemanha deixou ate ao último minuto, para se opor á comercialização de veículos não poluente ou com 0 de CO., a partir de 2035.
    E agora, a UE aceitou que tal aconteça.
    Ou seja
    Deixaremos de importar petróleo para os veículos.
    E a Alemanha vai se especializar no nicho de produção de combustíveis sintéticos.
    Poluente em nox, por sinal.
    E quem tiver veículos de combustão, pagará 3 ou 4x mais pelo litro, por um combustível sintético.
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ue-cede-a-pressao-de-berlim-o-que-significa-o-acordo-para-desbloquear-lei-que-proibe-venda-de-carros-a-gasoleo-e-gasolina-a-partir-de-2025
    Lol
    Tudo caladinho na comunicação social,
    Ninguém se indigna..
    Por outro lado,
    Os xxmericas, vão...
    Criar uma extensa base de extração de gás e piytroil do Alasca.
    https://revistaoeste.com/sem-categoria/extracao-de-petroleo-no-alasca-e-aprovado-por-joe-biden/
    Já os cines, investem fortemente no carvão.
    https://climainfo.org.br/2023/03/06/boom-de-energia-verde-nao-impede-crescimento-do-carvao-na-china/
    Na Europa o nuclear já é energia verde.
    https://pt.euronews.com/my-europe/2022/07/06/parlamento-europeu-aprova-rotulo-verde-para-gas-e-energia-nuclear
    E nos a comer gelados com a testa...
    E..
    O ambiente?
    Pois...
  15.  # 19

    Eu concordo.

    A EU quer deixar vender carros a combustão fóssil a partir de 2035 e aceitou após essa data vender veículos que exclusivamente consumam combustíveis sintéticos...

    Na minha opinião, nunca deveriam banir o diesel e deveriam dar a opção ao consumidor de escolher o tipo de veículo que se adequa às suas necessidades. Mas ao banir um, que pelo menos que exista uma alternativa a quem necessite deste tipo de veículo.

    Eu apesar de ter um BEV também tenho um térmico porque nenhum dava resposta às minhas necessidades.

    Quanto à energia nuclear,já deveria ter sido considerada verde à décadas atrás...
  16.  # 20

 
0.2841 seg. NEW