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    • RCF
    • 4 maio 2023

     # 1

    Colocado por: mmasgbBem, já só há 280 vagas neste momento. Tive que ir buscar a documentação toda à pressa para enviar a minha candidatura. Ainda nem recebi o DUA visto que fui buscar a viatura há menos de 2 semanas, esperemos que não seja rejeitado com a declaração de matrícula da concessionária

    Estou em crer que não rejeitarão a candidatura por falta de documentos.
    Na página do fundo ambiental, dão o seguinte esclarecimento sobre a tramitação do processo de candidatura:
    Quando são identificados elementos que oferecem dúvidas quanto à elegibilidade da candidatura, ou outros elementos em falta, é feito, por um e-mail, pedido de submissão desses elementos na plataforma, seguindo a candidatura para este estado. Depois de inseridos estes elementos, a candidatura transita imediatamente para o estado “Por validar”, mantendo o mesmo número de ordem que tinha inicialmente.

    Portanto, nem serão rejeitados (pelo menos, liminarmente), nem serão ultrapassados por outros pedidos posteriores. É essa a leitura que faço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmasgb
  1.  # 2

    Sim, a parte de manter o mesmo número de ordem parece confirmar que o que interessa é a ordem de submissão inicial.

    De qualquer das maneiras é muito injusto para quem que por uma razão ou outra não reparou que as candidaturas abriram esta semana e não vai a tempo de se candidatar.
  2.  # 3

    Colocado por: RCFSão 1300 vagas, mas já foram vendidos mais de 1300 carros elétricos este ano.


    Desses 1300 carros elétricos já vendidos este ano, são de particulares? Se não forem, pode não ser assim tanta a "concorrência" ao apoio.
  3.  # 4

    1194 candidaturas recebidas.
  4.  # 5

    Colocado por: Zé MeirinhoDesses 1300 carros elétricos já vendidos este ano, são de particulares?

    Essa informação dificilmente se consegue obter, mas até Abril foram vendidos 11.000 eléctricos segundo a Autoinforma. Nem todos serão elegíveis (preço, não ser ligeiro de passageiros, etc) mas facilmente aí estão candidatos suficientes.

    A categoria para empresas, mercadorias, já está "cheia".


    É um apoio totalmente desajustado ao mercado actual, discriminatório. Sem nexo
  5.  # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesA categoria para empresas, mercadorias, já está "cheia".


    Referia-me a rentings, leasings (na categoria M1), que para todos os efeitos alguma entidade teve de os adquirir e matricular para prestar o serviço. Esses não entram na equação (mas entram nesse bolo de X carros vendidos este ano e que podem deturpar a realidade) e certamente que há muitos (grandes centros urbanos como Lisboa e Porto deve ser mato).


    Colocado por: Bruno.AlvesÉ um apoio totalmente desajustado ao mercado actual, discriminatório. Sem nexo


    +1 Subscrevo.
  6.  # 7

    Colocado por: Zé Meirinho

    Boa questão! O artigo fala em 3 modelos:

    O lançamento da marca ocorrerá durante o mês de maio com a chegada de três modelos 100% elétricos, o expressivo e dinâmicoC-SUV BYD ATTO 3, desenhado a pensar no consumidor europeu, o SUV de 7 lugares com tração às 4 rodasBYD TANGe o elegante e desportivo sedanBYD HAN", avança a Salvador Caetano, em comunicado.

    Ora qualquer um destes modelos, em teoria, nunca ficariam abaixo dos 40k.

    ev

    Mais em baixo o mesmo artigo indica:
    O grupo sediado em Gaia não adianta, para já, quais os próximos modelos da BYD a serem comercializados em Portugal, mas é muito provável que, proximamente, passe também a vender o mais acessível da marca, cujo preço ronda os 30 mil euros.

    Não sei onde é que o autor do artigo foi buscar os 30k (estariam a referir-se a outro modelo que não um destes 3? Como o Seagull? Nem sei se este já é comercializado lá fora). Se for algum destes 3 modelos, não prevejo que surjam abaixo dos 40k.
    Já agora, em comparação, o model 3 da Tesla já está abaixo dos 40k e o model y na casa dos 45k.


    Aos preços a que estão os Tesla, uma marca chinesa desconhecida e sem grande histórico fora do seu mercado natal vai vender zero carros, a não ser que o preço seja muuuuito apelativo e que façam grandes campanhas para se darem a conhecer. Digo eu...
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  7.  # 8

    Viva,

    Eu percebi bem que o distico azul é necessário se eu quiser estacionar e/ou carregar num posto público? Ou seja, sem ele se for a qualquer local com um posto mobi.e arrisco-me a coima sem ele? Alguém tem ideia na zona de grande lisboa onde se consegue tratar deste pedido?

    Ainda sobre o mobi.e, eu instalei a APP MIIO, que tem duas formas de utilização: virtual ou com cartão fisico. Convém sempre ter um cartão fisico certo?
    Existem muitos outros fornecedores de cartões, mas como eu não tenho contrato em casa (estou no mercado regulado) recomendam algum fornecedor especifico que faça preços de energia decentes?
  8.  # 9

    Colocado por: slicerEu percebi bem que o distico azul é necessário se eu quiser estacionar e/ou carregar num posto público? Ou seja, sem ele se for a qualquer local com um posto mobi.e arrisco-me a coima sem ele?

    Em teoria sim, na realidade acho que ninguém foi multado por estar a carregar e não ter o dístico.
    Há, no entanto, situações de discriminação positiva que exigem o dístico, nomeadamente estacionamento gratuito em algumas cidades.
    Em Lisboa existe estacionamento gratuito nos parques sem cancela da EMEL, mas é necessário outro dístico (sic), da EMEL e que custa 12€/ano. O dístico azul "geral" não serve para isto.
    É como é...

    Colocado por: slicerAlguém tem ideia na zona de grande lisboa onde se consegue tratar deste pedido?

    É sempre tratado no IMT. Há quem diga que o fez online, eu fui a um balcão e trouxe-o na hora.

    Colocado por: slicerConvém sempre ter um cartão fisico certo?

    É sempre mais fiável (e na minha opinião muito mais prático) ter um cartão. Dito isto, ultimamente tenho carregado sempre via app porque os CEME que utilizo mais não terem opção de cartão físico (VV e EVIO). Mas ter um cartão físico para uma situação de anomalia das comunicações é uma mais valia.

    É preciso entender como funciona o sistema e ter mais do que um CEME. A Miio tem preço indexado ao mercado ibérico e que varia a cada 15min, há alturas que tem preços excelentes e outras em que tem preços muito altos. Mas na app podes adicionar os outros CEME (a app é indispensável sem dúvida) e ver quais estão mais em conta a cada altura/hora do dia.
    Eu tenho apps Via Verde e EVIO, cartão e app Miio e EDP (a EDP actualmente tem preços muito muito altos). A Prio tem tido muito bons preços também, mas não sou cliente (já chega de "cartões únicos").
    • RCF
    • 5 maio 2023

     # 10

    e já vai em 1302 candidaturas... para 1300 apoios
  9.  # 11

    Colocado por: slicer
    Ainda sobre o mobi.e, eu instalei a APP MIIO, que tem duas formas de utilização: virtual ou com cartão fisico. Convém sempre ter um cartão fisico certo?


    Aconselho vivamente ter o cartão físico. Em zonas com maior oferta de carregadores não costuma ser um problema. Se o posto A não aceita cartão digital, vai-se ao B e ainda há o C, D,...
    Em zonas mais remotas com pouca oferta pode ser uma chatice. A título de exemplo, numa noite percorri 5 postos diferentes e 2 só dava com cartão físico.
  10.  # 12

  11.  # 13

    Estou planejando comprar um Nissan Leaf 40 Kwh usado de 2018, pois os preços caíram muito. Preciso viajar cerca de 80 Kms todos os dias e só vou carregar em casa.

    Gostaria de saber pela experiência de outras pessoas com o Nissan Leaf 40 Kwh (de 2018/19), qual é o SOH e a degradação nos últimos 4-5 anos.
  12.  # 14

    Em termos de degradação, os Leaf40 têm tido bom comportamento. Depende sempre do "trato" que tiveram, mas não se têm visto muitos casos de degradação acelerada como acontecia nos anteriores. Os problemas maiores foram as células inchadas em carros com muitos carregamentos rápidos (taxi e TVDE normalmente).

    O ideal será sempre ter um leitor OBD e a aplicação LeafSpy, dá logo para ver uma série de dados que podem ajudar a ter uma ideia. Pergunte ao vendedor se ele tem e pode partilhar prints.
    Não sendo possível, o carro mostra as barras de estado de saúde da bateria. Não é por unidade mas sim por degraus, mas dá para ter uma boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  13.  # 15

    Qual é o preço de referência para um carro desses?
  14.  # 16

    15000 - 18000.

    Posso encontrar um com 17500 com a bateria mudado há ano passado com SOH 97%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  15.  # 17

    Consego encontar este com novo Batteria (1 ano) e depois sepre carregado em Casa para 17500

    leafspy
  16.  # 18

    O que preciso saber e se uso só 70 km por dia, carregado em casa, em garagem. Nunca faço carrego rapido. No fim de 7 anos, posso expectar degradação dentro de só 50% (SOH 50%)? Porque com este nivel de degradação o carro ainda continua andar mais de 100 km que e sufficiente para mim.

    O resto de Carro e em boa condição e Tekna e levou todos os extras com Propilot , sensors,....

    Preciso da vossa ajuda antes de fazer a decição.
  17.  # 19

    Isso está novo.
  18.  # 20

    Não e de Augusto de 2018 tem 218000 kms muito na autoestrada com carregamentos rapidos. Depois a Bateria foi mudado no ano passado na NTA Batalha. Com o novo Batteria só andou 20000 kms.

    https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-40-kwh-tekna-ID8Ps1TB.html

    A differença de voltagem entre cellula foi em baixo de 25 mv.
 
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