Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Aneesh ZutshiLiguei a NTA Batalha e disou que o trabalho foi feito em Outobro no ano passado. Dizou que a condição de bateria e bom mas se compro o carro devo andar com cuidade, não acelerar muito e não faz carregamento rapidos para manter a temperatura baixo.
    A NTA disse-lhe que bateria é? Nova da Nissan ou de outra? Retirada de um salvado? Re-condicionada?

    Não sejamos mais papistas que o papa.... se tiver de acelerar acelere . Se tiver de carregar rápido, carregue!
    Se puder evitar, óptimo., se não.... é conduzir e fazer o que deve de fazer!
    Para manter a temperatura controlada, é não andar no red line nem carregar em PCR só porque lhe apetece.
    Se manter uma condução defensiva, ou seja, respeitando as regras de trânsito, irá controlar a temperatura na bateria.
    Como o Leaf, para o bem e para o mal, não tem refrigeração da bateria, se andar em auto estrada a velocidades altas, a temperatura da bateria sobe.... e com a bateria alta, o carro irá limitar o carregamento rápido.
    Enquanto que por norma no primeiro carregamento a velocidade ainda é aceitável, as seguintes são um sacrificio.
    Em viagem, se tiver de usar um PCR, use!
    Se puder usar um PCN, óptimo.

    Colocado por: Aneesh ZutshiPara o uso diario só carrega até 80% ?
    Diariamente faço uns 20km... carrego apenas para mantera carga algures entres os 60 e 80%, nas vésperas do fim de semana, carrego um pouco mais se pretender fazer 200km ou mais.... como por norma não os faço, carrego apenas até uns 80%, 200km de autonomia com a minha média.
  2.  # 2

    Colocado por: AiOGajoO meu carro têm 4 meses e nunca o lavei nem tenciono lavar por fora porque é perda de tempo, recursos e dinheiro.


    Óptimo, o planeta agradece. Eu também só lavo o meu carro 2 vezes por ano, e é a unha, com balde e esfregão.

    No entanto falei do pó no interior, e nunca na sujidade do exterior ou em teorias de motores babados que são lavados. Onde meto o meu ku e as minhas mãos, quero que esteja tudo limpo. Não quero dedadas de batatas fritas no tablier nem restos de migalhas no banco. Da mau aspecto e é nojento.

    Se for ver uma casa para comprar, também quero ver a casa limpa. O problema, se calhar, é meu que sou demasiado asseado.

    Colocado por: AiOGajopara além disso 200.000 km num EV não é o mesmo que 200.000km num carro a combustão


    Então? Continuo sem perceber. Conta em milhas os odómetros dos VE?
  3.  # 3

    Colocado por: mafgoddeve


    A bateria foi recondicionado, modulos trocado com carro salvado. Não explicou mais. Mas já vi varios videos no youtube que explica como fazem isso. Deve escolhar varios modulos com o mesmo condição. Depois precisamos carga com a mesma voltagem para os cellulas fica balanceado. A differnça entre cellulas devem ser muito pouco.

    Ouvi que NTA Batalha e um dos melhores neste area na pais.
  4.  # 4

    Colocado por: Nostradamus
    No entanto falei do pó no interior, e nunca na sujidade do exterior ou em teorias de motores babados que são lavados. Onde meto o meu ku e as minhas mãos, quero que esteja tudo limpo. Não quero dedadas de batatas fritas no tablier nem restos de migalhas no banco. Da mau aspecto e é nojento.

    Se for ver uma casa para comprar, também quero ver a casa limpa. O problema, se calhar, é meu que sou demasiado asseado.


    Óbvio que dedadas de batas fritas e resto de migalhas no banco não é ser asseado* [E mesmo assim meto um asterisco porque existe a condicionante de ter crianças]...

    No entanto pó é a coisa mais normalíssima do mundo, aliás ganhas pó no carro só de entrar e sair dele ou andar de janela aberta. E ainda para mais em locais onde o pó tem mais tendência a acumular devido à presença de eletricidade estática como é um touchscreen.

    Portanto nem faz sentido andar sempre a limpar o pó, a não ser quem sofra de uma condição grave de Asma.

    E sim, já comprei imoveis cheios de pó (alguns devido ao pó das obras) outros por falta de uso. Pó é daquelas coisas que existem só porque sim.


    O ódometro para um EV é apenas mais um número. Não tens que saber que aos 200.000km corres o risco de ficares sem uma correia de distribuição ou que a bomba de água está perto do fim de vida, que é necessário trocar o óleo da caixa de velocidades ou que a panela está prestes a precisar de ser substituída...

    Aos 200.000km olhas para a suspensão, travões, discos e estado da bateria.
  5.  # 5


    O ódometro para um EV é apenas mais um número. Não tens que saber que aos 200.000km corres o risco de ficares sem uma correia de distribuição ou que a bomba de água está perto do fim de vida, que é necessário trocar o óleo da caixa de velocidades ou que a panela está prestes a precisar de ser substituída...

    Aos 200.000km olhas para a suspensão, travões, discos e estado da bateria.


    Obrigado pela aviso. Tambem li que e aconsavel mudar oleo de transmissão na Nissan Leaf, pelo menos com tanto kms.
  6.  # 6

    Colocado por: Aneesh Zutshi

    Obrigado pela aviso. Tambem li que e aconsavel mudar oleo de transmissão na Nissan Leaf, pelo menos com tanto kms.


    No Twizy também...

    Mas não compares o número de pontos críticos que é preciso ter em conta num VE com 200.000km e num veículo a combustão com 200.000km.
  7.  # 7

    Compra feito. Parece-me tudo bem até agora.

    Leaf

    Obrigado aos todos neste forum para ajudar neste caminho do ter a minha primeira EV.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, mmasgb, Zé Meirinho
  8.  # 8

    Adquire um OBD compatível com o Leaf Spy e compra a APP.
    A versão free da APP já dá muita info, mas a versão paga tem funcionalidades muito interessantes.
    Compra apenas depois de garantir que a versão free funciona. Nem todos os OBDs funcionam com a APP.
    Dá muito jeito para explorar ao máximo a bateria :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aneesh Zutshi
  9.  # 9

    Aneesh fico contente pela entrada no mundo dos VE. Aproveito para partilhar o que são para mim as 2 applicações base a ter no telefone:
    - Miio (Para carregamentos na rede - aconselho adquirir o cartão físico)
    - ABRP (Para planear viagens)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aneesh Zutshi
  10.  # 10

    Acrescento ainda o eletromaps (APP/site), que permite ver e ter algum histórico de postos públicos e privados, nacionais e internacionais.
    Permite também alguns carregamentos gratuitos em postos publicos espanhois :-) por exemplo, o PCR junto ao El Faro em Badajoz.

    O BRP não uso, e para mim, é demasiado pessimista.
    Uso o google maps para saber o trajeto e o eletromaps/MIIO para saber os postos a usar.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aneesh Zutshi
  11.  # 11

    Boa tarde!

    Onde se pode comprar um balanceador de carga elétrica para colocar no quadro eléctrico?
    Seria para instalar, já depois de ter a wallbox...
  12.  # 12

    Balanceador?
    Explica lá melhor :-)

    Wallbox? Porque não um cabo portátil regulável?
    •  
      Dom
    • 24 maio 2023

     # 13

    Penso que a ideia é não fazer disparar o quadro com o carro a carregar e o uso de energia na residência.
  13.  # 14

    Pode comprar alguma carregador similhante, depois pode selecionar o corrente depende de sua necessidade.

    https://www.olx.pt/d/anuncio/carregador-carro-eltrico-de-32a-7-2kw-tipo2-novo-IDHk8vc.html
  14.  # 15

    O Leaf da minha esposa faz um chiar/grilar do lado esquerdo quando passa em bandas sonoras só com a roda direita... E acho que começou a fazer uma zoeira na estrada, parece que vai a arrastar os pneus. Tenho que ir ver o alinhamento da direção e espretiar para ver se são tem nenhuma rótula ou casquilho com desgaste. É cedo para isso caramba! Bem sei que tem mais potência e binário que o meu velhinho Opel, mas este aida tem tudo original há 22 anos, excepto os balancins da barra estabilizadora.

    Fico também com a impressão que os pneus da frente tem um desgaste estranho, como que com borracha arrancada.
    Já alguém teve problemas de suspensão ou direcção num Leaf?
  15.  # 16

    BTW, acabei de visitar a página portuguesa da BYD, parece que a coisa vai mesmo ser realidade. Pena que os preços não sejam mais competitivos, não acredito que terão sucesso com os preços actuais. Para além disso anunciam autonomias que parecem muiiito optimistas. 420 Km WLTP com uma bateria de 60 kWh (acho que será a capacidade base para o Atto 3? Acho que até na China, com o ciclo de testes deles mais optimista anunciam 410 km NEDC, como pode ter 420 WLTP? Está a escapar-me algo?
  16.  # 17

    Já vi um BYD na rua com matricula portuguesa.
  17.  # 18

    meu amigo comprou um Tesla há um mês e agora diz que carros a gasolina são impossíveis de dirigir
  18.  # 19

    Colocado por: Aneesh ZutshiPode comprar alguma carregador similhante, depois pode selecionar o corrente depende de sua necessidade.

    https://www.olx.pt/d/anuncio/carregador-carro-eltrico-de-32a-7-2kw-tipo2-novo-IDHk8vc.html
    Estás a perguntar ou afirmar?
  19.  # 20

    Colocado por: mafgodEstás a perguntar ou afirmar?


    Estou sugerindo, em vez de wallbox. Parece muito mais barato.
 
0.3514 seg. NEW