Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como adquiri recentemente um Leaf 40 e estou adorando a experiência EV, fiquei pensando se valeria a pena fazer um upgrade. Por enquanto a Leaf atende perfeitamente às minhas necessidades de carro urbano e para longas distâncias tenho meu Citroen C5 a diesel.

    A Leaf 40 tem SOH de 96,4 (caindo 0,01% todos os dias), mas fica na minha garagem e é bem cuidada com cargas de bateria nunca mais do 80%, viaja dentro da cidade e nunca é carregada rapidamente. Assim a bateria fica sempre abaixo dos 30 C. Mas me atraiu a possibilidade de atualizar para um Ioniq 28 ou Ioniq 38, pois ouvi dizer que ao longo prazo esses carros não apresentam degradação da bateria (ou bem menor em relação ao Leaf 40). É verdade que as baterias Ioniq não se degradam?

    Os preços dos Ioniqs (mesmo 28) são significativamente mais altos que os da Leaf 40 e apesar do valor adicional só terei carros com cerca de 100.000 kms rodados. Acha que a bateria de longo prazo desses Ioniqs usados será muito melhor do que a do Leaf que eu tenho?
  2.  # 2

    O Ioniq 28 é um VE bestial (na minha opinião o melhor VE do mercado - obviamente atendendo à categoria onde se insere).
    O 39 continua a ser um VE muito eficiente, mas a configuração da bateria fá-lo ser um degredo em carga rápida.

    Na utilização que lhe dá, acho que não justifica a troca. Ficará com autonomia equivalente (o 39 tem mais alguma autonomia, mas não é extraordinariamente mais) mas continua a ser um VE para o mesmo tipo de utilização.

    Se fosse trocar por um VE de maior autonomia que permitisse dispensar o fumarolas, aí sim faria sentido. Se nunca carregou rápido é porque não se aventura para longe no VE, nessa utilização é aproveitar e rentabilizar o que já tem.
    Concordam com este comentário: paulos, mafgod, dom123, AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Aneesh Zutshi
  3.  # 3

    @Bruno.Alves Muito obrigado pela a sua opinião que realmente ajudou me imensemente para fazer um decisão. Sim o ioniq 28 usado neste momento e pelo menos 5 mil euros mais caros do Leaf 40 e pela a minha uso não será mais util (Devemos manter dois carros e a suspensão hidropneumatica do meu citroen C5 diesel é muito confortavel em viagens longe).

    No mais 5-6 anos quand os VEs com grande autonomias ficara mais barato (eu espero), vou mudar o meu C5 para um VE.

    Então vou ficar com o Leaf 40 só para uso dentro de cidade que e 98% do meu uso até o carro fica com SOH de 50% (Espero até 10 anos)!
    • LVM
    • 28 junho 2023

     # 4

    Boa noite
    Alguém sabe se posso carregar o carro em Espanha com cartões da Miio, Prio e EDP mobilidade eletrica?
    Tenho que ir a Madrid de carro e quero carregar o hibrido de vez em quando para baixar a média...
  4.  # 5

    Colocado por: LVMBoa noite
    Alguém sabe se posso carregar o carro em Espanha com cartões da Miio, Prio e EDP mobilidade eletrica?
    Tenho que ir a Madrid de carro e quero carregar o hibrido de vez em quando para baixar a média...

    Miio funciona os outros não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  5.  # 6

    Colocado por: Aneesh Zutshi@Bruno.Alves Muito obrigado pela a sua opinião que realmente ajudou me imensemente para fazer um decisão. Sim o ioniq 28 usado neste momento e pelo menos 5 mil euros mais caros do Leaf 40 e pela a minha uso não será mais util (Devemos manter dois carros e a suspensão hidropneumatica do meu citroen C5 diesel é muito confortavel em viagens longe).

    No mais 5-6 anos quand os VEs com grande autonomias ficara mais barato (eu espero), vou mudar o meu C5 para um VE.

    Então vou ficar com o Leaf 40 só para uso dentro de cidade que e 98% do meu uso até o carro fica com SOH de 50% (Espero até 10 anos)!

    Não espere que baixem, quanto muito tudo vai ficar (ainda) mais caro.
  6.  # 7

    Fiquei surpreendido que o meu Nissan Leaf 2018 N-connecta não tem uma bomba de calor. Todas as avaliações estrangeiras do carro mencionavam a existência de uma bomba de calor em gamas superiores, pelo que deve ser apenas nos modelos portugueses que não existe.

    Vivendo na região de Lisboa, provavelmente só precisaria do aquecedor para desembaciar o para-brisas. Não ter uma bomba de calor, é um grande consumo de bateria no inverno? Talvez colegas como o Mafgod, que têm um leaf, possam partilhar a sua experiência?
    • mafgod
    • 29 junho 2023 editado

     # 8

    O meu é de 2018, a versão 2.zero, e tem bomba de calor.

    Eu, raramente uso o AC, tanto verão como inverno :-) mas em viagem com a família ou a mulher usamos o AC.
    Obviamente que mesmo tendo bomba de calor gasta um pouco mais e logo, teremos menos autonomia... é uma questão de optimiar recursos.
    Como? Aquecer/arrefecer o carro em casa ligado à tomada doméstica antes de sair para que esteja quente/fresco e a necessidade de AC seja dispensável ou muito mais tarde.

    Mas tem a certeza que o modelo/versão que tem, não possui bomba de calor?
    Porque afirma?

    Como disse, raramente uso o AC, para desembaciar, ligo quando precio o botão de desembaciar... uns segundos e já está :-)
    Depois, conduso quase sempre com a janela aberta ou semi aberta, o que ajuda a manter o vidro desembaciado e com a entrada de ar do exterior para o vidro... claro que em dias de chuva é bem mais complicado :-)
  7.  # 9

    Obrigado. Aqui em Lisboa não preçisamos muito de aquecedor. Só de desembaciar de vidro mas vou adoptar o seu aconselho.

    Verifiquei que não tem bomba de calor porque quand ligo so no modo quente, o ventoinho de radiador não funciona. Tambem verifiquei que o numero dos tubos a sair do compressor são muito mais simples em comparação do um com bomba de calor. A quantidade de carga de AC e tambem 400g (mencionado no carro) que e menor que um com bomba de calor.


    Este imagem em baixo e com um carro com bomba de calor.

    Com bomba de calor




    Colocado por: mafgodO meu é de 2018, a versão 2.zero, e tem bomba de calor.

    Eu, raramente uso o AC, tanto verão como inverno :-) mas em viagem com a família ou a mulher usamos o AC.
    Obviamente que mesmo tendo bomba de calor gasta um pouco mais e logo, teremos menos autonomia... é uma questão de optimiar recursos.
    Como? Aquecer/arrefecer o carro em casa ligado à tomada doméstica antes de sair para que esteja quente/fresco e a necessidade de AC seja dispensável ou muito mais tarde.

    Mas tem a certeza que o modelo/versão que tem, não possui bomba de calor?
    Porque afirma?

    Como disse, raramente uso o AC, para desembaciar, ligo quando precio o botão de desembaciar... uns segundos e já está :-)
    Depois, conduso quase sempre com a janela aberta ou semi aberta, o que ajuda a manter o vidro desembaciado e com a entrada de ar do exterior para o vidro... claro que em dias de chuva é bem mais complicado :-)
  8.  # 10

    Estou impressionado com a rapidez do fundo ambiental, desde o momento que adicionei documentos em falta demorou apenas algumas horas para ficar aprovado e depois 2-3 dias úteis para ter o apoio na conta. Pensava que desde a candidatura até receber o apoio demoraria meses.
  9.  # 11

    Em 2018, ainda esperei uns mesitos :-)
  10.  # 12

    Colocado por: mmasgbEstou impressionado com a rapidez do fundo ambiental, desde o momento que adicionei documentos em falta demorou apenas algumas horas para ficar aprovado e depois 2-3 dias úteis para ter o apoio na conta. Pensava que desde a candidatura até receber o apoio demoraria meses.


    E isso foi quando?
  11.  # 13

    Colocado por: bluthunder82

    E isso foi quando?


    Candidatura 4 de Maio, 28 de junho pediram documentos adicionais, 29 de junho adicionei os documentos e no mesmo dia foi aprovado. Hoje recebi o valor do apoio na conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  12.  # 14

    Não sabia que o o fundo ambiental para 2023, já tinha sido lançado
  13.  # 15

    Mas já ultrapassou em muito o número de candidaturas limite por isso de forma não-oficial já terminou
  14.  # 16

    Colocado por: mmasgbMas já ultrapassou em muito o número de candidaturas limite por isso de forma não-oficial já terminou


    Deduzo que se está a referir apenas aos fundo para os veículos elétricos. E não ao fundo para para janelas , painéis solares e isso não?
    Concordam com este comentário: mmasgb
  15.  # 17

    Sim claro. O programa para veículos de emissões nulas é um, o programa para edifícios mais eficientes é outro. ;-)
  16.  # 18

    Sim, era mesmo só para esclarecer, pq não tinha conhecimento de já ter aberto para edifícios mais sustentáveis.
  17.  # 19

  18.  # 20

    Se proibissem híbridos de carregar na via pública é que era top...
 
0.3043 seg. NEW