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  1.  # 1

    Colocado por: NTORIONJá por cá não vejo PQ as empresas podem deduzir o IVA,o gasto em IRC e não ter QQ tributação autónoma e o cidadão comum não tem QQ benefício... É mais uma pérola daquelas.

    Acho que os incentivos agora só estão disponíveis para particulares. Sempre é alguma coisa.

    Concordo que deveriam haver benefícios tb para os particulares.
    Mas prefiro que haja esta discriminação, onde pelo menos alguém é poupado, do que estarmos todos iguais a pagar o máximo de impostos. Além disso, as empresas já têm uma carga fiscal mais do que suficiente, não precisam de mais :)
    •  
      NTORION
    • 31 agosto 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Bruno.AlvesEu é o X. Enche-me totalmente as medidas, m€nos a mais important€

    Eu acho que nem olho para ele por isso, pelo que o S é o mais bonito :P

    não fazia ideia que conseguia consumos tão baixos com o 3.

    Colocado por: pguilhermeAcho que os incentivos agora só estão disponíveis para particulares. Sempre é alguma coisa.

    Não tenho acompanhado essa parte, mas a info que me chegou é que não serão renovados, pelo que 2023 foi o último ano.

    Colocado por: pguilhermeAlém disso, as empresas já têm uma carga fiscal mais do que suficiente, não precisam de mais :)

    O IVA ser dedutível sem que o carro esteja afeto a uma atividade económica é uma completa perversão da finalidade desse imposto, é no meu entender até contra uma das diretivas do IVA. Bastariam os incentivos fiscais em sede de IRC, uma vez que estes carros não são mais do que uma forma de remuneração em 90% dos casos. O iva é um imposto em que o estado saí bastante lesado por parte das empresas, deduzem tudo, mesmo o que não podem, e é impossível controlar tudo e todos. Pelo que quem o paga, o consumidor final, muitas nem chega a entrar no estado.
  2.  # 3

    Colocado por: NTORIONNão tenho acompanhado essa parte, mas a info que me chegou é que não serão renovados, pelo que 2023 foi o último ano.

    Não vi essa informação, mas mais ano menos ano terão de acabar. Vários países já estão a reduzir os apoios, a penetração já é muito relevante na maioria dos países Europeus.

    De qualquer forma na minha opinião o apoio que é dado a particulares é vergonhoso e mais valia não existir. Pegarem nesse dinheiro e subsidiar a rede de carregamento por exemplo (no interior onde é menos apelativo aos operadores privados). Este ano as 1000 inscrições para apoio estavam esgotadas ao fim de 12h. É ridículo, desproporcional e discriminatório.
    O apoio dado tem como objectivo apoiar a descarbonização, aqueles 1000 carros apoiados descarbonizam mais que os restantes? Ridículo.
    Concordam com este comentário: ematos, RUIOLI, pguilherme
  3.  # 4

    Colocado por: Bruno.Alveso apoio que é dado a particulares é vergonhoso e mais valia não existir.


    Concordo em pleno!!! Parece que só existe para atirar areia para os olhos....
  4.  # 5

    O problema dos eletricos a meu ver é depois da garantia onde acredito que cada reparação com bateria, motores ou software custe facilmente um braço, e pelo menos por agora ainda não devem haver os mecânicos da esquina que fazem uns biscatos nos elétricos, digo eu
  5.  # 6

    Na parte das baterias ao que parece já começa a haver empresas que as conseguem reparar (pelo menos as dos Tesla)
    Concordam com este comentário: DR1982
  6.  # 7

    Isso é futurologia. É certo que dificilmente será o mecânico da esquina a fazer reparações na parte de alta tensão, mas já começam a aparecer bastantes alternativas às marcas, pelo menos em algumas.
    Os Leaf 40 têm um problema meio crónico com o inchar das células, há já várias pessoas e empresas que abrem a bateria, isolam convenientemente as células e o problema está resolvido. Na Nissan é uma bateria nova.
    Há Leaf de 2011 com baterias aplicadas de gerações posteriores, já com maior capacidade e menor degradação.
    Há algumas empresas a fazer reparações de Teslas.
    A Evolution é uma rede de oficinas nacional, dedicada à intervenção em VEs.
    Se são empresas ali ao lado de casa? De algumas pessoas sim, os que moram lá ao lado :-D

    É um receio que entendo, mas que se começa a provar não ser verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  7.  # 8

    Colocado por: NTORIONO IVA ser dedutível sem que o carro esteja afeto a uma atividade económica é uma completa perversão da finalidade desse imposto

    Não acho que seja uma perversão, mas meramente uma excepção, baseada no "bem maior" que seria a redução de emissões poluentes.

    Os benefícios (ou agravamentos) são sempre excepções à regra geral, de forma a que o estado possa influenciar o caminho dos mercados para algo que possa ser benéfico a todos e ao país.

    Até vou mais longe: se o bem maior é incompatível com o conceito do imposto, este é que deveria ser mudado.

    Colocado por: NTORIONBastariam os incentivos fiscais em sede de IRC, uma vez que estes carros não são mais do que uma forma de remuneração em 90% dos casos.

    Se o benefício incidisse na remuneração, garantidamente que não haveriam tantos carros eléctricos como há agora.

    Como acho que a carga fiscal já é demasiado alta, não posso concordar que os incentivos em sede de IRC já seriam suficientes.

    Colocado por: NTORIONo estado saí bastante lesado por parte das empresas

    Sai lesado? Como assim?
    •  
      NTORION
    • 31 agosto 2023 editado

     # 9

    Colocado por: pguilhermeAté vou mais longe: se o bem maior é incompatível com o conceito do imposto, este é que deveria ser mudado.

    Não, no caso não é o imposto que tem de ser mudado, é mesmo a incidência, isentavam os carros elétricos de iva e pronto. Só que nesse caso era para toda a gente.

    Colocado por: NTORIONSai lesado? Como assim?

    no sentido que deduzem imposto que não é dedutível, e noutros casos (ainda mais grave) na falta de entrega de imposto que liquidaram.

    Tb há muitos esquemas de fraude no iva, como pe a criação de empresas de fachada para emitir faturação falsa que permite a dedução a jusante, é em carros, eletrónica, ouro, são transmissões intracomunitárias falsas... é só googlar.
    https://www.dn.pt/lusa/estado-lesado-em-70me-em-fraude-fiscal-nos-negocios-de-ouro-10598879.html

    Colocado por: pguilhermeSe o benefício incidisse na remuneração, garantidamente que não haveriam tantos carros eléctricos como há agora.

    São uma forma de remuneração, que não é tributada, era o que queria explicar.


    Colocado por: pguilhermeComo acho que a carga fiscal já é demasiado alta, não posso concordar que os incentivos em sede de IRC já seriam suficientes.

    é muito relativo, a maioria não paga IRC:
    https://expresso.pt/economia/2022-09-26-Quais-sao-as-empresas-que-pagam-IRC-em-Portugal--c747c13a
    Uma ínfima parte de 0,3% das companhias é responsável por mais de 48% da coleta de imposto. Faturam acima de 25 milhões de euros, localizam-se em Lisboa, Porto e Braga e estão, sobretudo, no sector financeiro, no retalho e na reparação de veículos


    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/apenas-569-das-empresas-pagam-irc-em-portugal

    O número de empresas que pagam IRC caiu quase 15% em três anos, sendo que neste momento apenas 56,9% pagam este imposto, avança o Público.
  8.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesO apoio dado tem como objectivo apoiar a descarbonização, aqueles 1000 carros apoiados descarbonizam


    A lista de beneficiados é pública? Acho que teríamos uma surpresa...
  9.  # 11

    Colocado por: Bruno.AlvesIsso é futurologia. É certo que dificilmente será o mecânico da esquina a fazer reparações na parte de alta tensão, mas já começam a aparecer bastantes alternativas às marcas, pelo menos em algumas.
    Os Leaf 40 têm um problema meio crónico com o inchar das células, há já várias pessoas e empresas que abrem a bateria, isolam convenientemente as células e o problema está resolvido. Na Nissan é uma bateria nova.
    Há Leaf de 2011 com baterias aplicadas de gerações posteriores, já com maior capacidade e menor degradação.
    Há algumas empresas a fazer reparações de Teslas.
    A Evolution é uma rede de oficinas nacional, dedicada à intervenção em VEs.
    Se são empresas ali ao lado de casa? De algumas pessoas sim, os que moram lá ao lado :-D

    É um receio que entendo, mas que se começa a provar não ser verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme
    Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
    Dar cerca de 20k por um carro e depois gastar uns 10 ou 15k por uma bateria por exemplo acho que faz pouco sentido
  10.  # 12

    Colocado por: DR1982Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
    Dar cerca de 20k por um carro e depois gastar uns 10 ou 15k por uma bateria por exemplo acho que faz pouco sentido


    Se isso acontecesse, certamente que se falaria bastante desses casos. Houve uma história ou outra pontualmente.
  11.  # 13

    Colocado por: RUIOLIA lista de beneficiados é pública? Acho que teríamos uma surpresa...

    Não, isso não é verdade (julgando pelos anos anteriores). É mesmo por ordem de submissão, o princípio é que é ridículo.

    Colocado por: DR1982Nao deixam de ser carros que caso dê para o torto uma bateria ou uma avaria mais grave facilmente custa o preço do carro quase.
    Dar cerca de 20k por um carro e depois gastar uns 10 ou 15k por uma bateria por exemplo acho que faz pouco sentido

    Como disse, entendo o receio mas prova-se não ser verdade. Primeiro porque tem de dar mais de 20k pelo carro :-D
    Nas versões actuais são muito, muito poucos os carros que têm problemas de avarias na bateria e as degradações são cada vez mais reduzidas. Disse há uns posts, há um Model S nacional que há pouco tempo celebrou os 666.666km. Hyundais ioniq com 250kkm e já meia duzia de anos sem degradação perceptível.
    Mesmo os reparados, os tais Leaf40 não têm de levar uma bateria nova, repara-se por uma fracção do preço.
    Se pode avariar? Pode.
  12.  # 14

    Colocado por: NTORIONNão, no caso não é o imposto que tem de ser mudado, é mesmo a incidência, isentavam os carros elétricos de iva e pronto. Só que nesse caso era para toda a gente.

    Sim, também acho que seria melhor e não sei porquê a distinção.
    Talvez pq os particulares comprem de forma mais emocional e a perda desta receita não teria grande impacto nas decisões?

    Colocado por: NTORIONno sentido que deduzem imposto que não é dedutível, e noutros casos (ainda mais grave) na falta de entrega de imposto que liquidaram.

    Deduzem imposto que "não é dedutível". Quem diz que não é dedutível é a mesma entidade que criou a excepção.

    Além disso, só está a ver do ponto de vista contabilístico.
    O estado sai lesado se receber menos dos impostos? Sai lesado se melhorar o ambiente? Ou sai lesado meramente porque conseguiria extorquir ainda mais as empresas e não o faz neste caso (raro)?

    Colocado por: NTORIONSão uma forma de remuneração, que não é tributada, era o que queria explicar.

    Acredito que sim. E a perda desse potencial rendimento do estado serve para influenciar o mercado automóvel para se ganhar em termos ambientais. Não é, exactamente, uma das competências e responsabilidades do estado? Fazer esta macro gestão?

    Colocado por: NTORIONé muito relativo, a maioria não paga IRC
    (...)
    O número de empresas que pagam IRC caiu quase 15% em três anos, sendo que neste momento apenas 56,9% pagam este imposto, avança o Público.

    Esta descida deve-se exclusivamente à inclusão dos gastos com carros eléctricos?
    Se não for, então o benefício em sede de IRC com os carros electricos, se fosse o único como sugeria, seria irrelevante para as empresas. Logo, comprar-se-iam carros de combustão porque são mais baratos.
    O custo em sede de IRC aplica-se a "todos os carros"; só o IVA e a TA é que variam para os electricos, mas corrija-me se estiver enganado.

    De qq forma, não queira sobrecarregar mais as empresas :)

    Colocado por: Bruno.Alveshá um Model S nacional que há pouco tempo celebrou os 666.666km

    Bolas!! Eu nem faço 1/10 disso :)
  13.  # 15

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ. o 3 não é só mais pequeno, aerodinâmico e leve, o drivetrain é todo mais eficiente. Mesmo os S mais recentes consomem bastante menos que o meu, mais eficientes.

    A nível de consumos o Y é semelhante ao 3? Imagino que um pouco mais, por ser mais pesado (acho) e talvez maior área frontal, mas será significativo?
    • ematos
    • 31 agosto 2023 editado

     # 16

    Colocado por: pguilhermeA nível de consumos o Y é semelhante ao 3?

    Um pouco acima sim.... Pelas minhas contas de merceeiro 7 / 8 % a mais.
    Ainda assim bastaaaaaante abaixo da maior parte dos outros SUV existentes no mercado....
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  14.  # 17

    Colocado por: NTORIONSão uma forma de remuneração, que não é tributada, era o que queria explicar.

    É tributada sim. 10% do valor do veículo a 1 de Janeiro que entram como mais valias na declaração de IRS. Já não é fácil uma empresa ter um carro atribuído a uma pessoa e não o ter declarado como tal. E sim, as empresas são fiscalizadas em relação a isso. Mas sim, concordo que são uma forma de remuneração.

    Em relação ao resto, a isenção de IVA e outras benesses foi o responsável pelo boom brutal na Noruega. Para toda a gente. Aqui o incentivo é virtualmente todo para as empresas (se esquecermos o apoio ridículo do FA, é apenas a isenção de IUC).
    Já se discutiu em vidas anteriores deste tópico, na Alemanha o apoio era dado directamente à compra (ou seja a pessoa não tinha de bater o pilim à frente e "logo se vê" se consegue o apoio), mas os fabricantes tinham de participar também. Ou seja, o estado dava X se a marca desse Y. Se não dessem o estado também não apoiava aquele modelo e por isso tornava-se desinteressante perante a concorrência.
  15.  # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ tributada sim. 10% do valor do veículo a 1 de Janeiro que entram como mais valias na declaração de IRS. Já não é fácil uma empresa ter um carro atribuído a uma pessoa e não o ter declarado como tal.

    Nos carros se estiver atribuído a 1 funcionário há tributação em irs, mas n havia em IRC, pelo q beneficiava a empresa em parte. Mas esses caso são raros. Nos elétricos então mais raros são até PQ n sendo onerado em sede de IRC ng tem grande interesse em dar à tributação em irs, poderá haver umas exceções.



    Colocado por: pguilhermeDeduzem imposto que "não é dedutível". Quem diz que não é dedutível é a mesma entidade que criou a excepção.
    estava a referir ao imposto em geral e as aldrabices já feitas e não em concreto aos carros elétricos.



    Colocado por: pguilhermeAcredito que sim. E a perda desse potencial rendimento do estado serve para influenciar o mercado automóvel para se ganhar em termos ambientais. Não é, exactamente, uma das competências e responsabilidades do estado? Fazer esta macro gestão?

    Mas se quer influenciar dessa forma então que fosse geral.


    Colocado por: pguilhermeEsta descida deve-se exclusivamente à inclusão dos gastos com carros eléctricos?
    Se não for, então o benefício em sede de IRC com os carros electricos, se fosse o único como sugeria, seria irrelevante para as empresas. Logo, comprar-se-iam carros de combustão porque são mais baratos.
    O custo em sede de IRC aplica-se a "todos os carros"; só o IVA e a TA é que variam para os electricos, mas corrija-me se estiver enganado.

    Queria explicar que a carga fiscal elevada que o PGuilherme refere não é assim tão elevada, as taxas até o podem ser, mas não é isso que significa que a tributação efetiva é elevada. Muita mais elevada é em irs.
    Os limites de amortização (IRC) aceites são superiores para os elétricos.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  16.  # 19

    Acho que algumas de voces tambem são activo no forum https://www.clubeletricos.com/.

    Já tentei varios vezes fazer uma conta ali mas não conseguei. Ao criar conta tem um perguna "Escreva as três primeiras letras do alfabeto em maiúsculas separadas por ponto e vírgula. Começa em A.:" Eu escrevi "A.,B.,C" e não aceita.

    Tentei contactar administrador do forum e sempre sem resposta.

    Alguma suggestão?
  17.  # 20

    A;B;C
    Concordam com este comentário: mafgod, NTORION, Bruno.Alves, bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Aneesh Zutshi
 
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