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    •  
      Dom
    • 18 setembro 2023

     # 1

    O prédio é recente e tem um quadro para que todos os condóminos possam ter o seu carregador. Do local desse quadro, há calhas que permitem passar os fios para cada lugar de estacionamento.
    Neste momento, temos já dois moradores com Wallbox que segundo a administração, comunicam a contagem diretamente ao fornecedor e descontam esse valor da fatura do condomínio.
    Como eu e outros moradores, questionámos porque não poderíamos colocar uma tomada (alguns até apenas para aspirador e afins) vindo das nossas arrecadações também pela calha existente (a secção é bem superior a 1.5mm^2, não sei precisar quanto mais). Disseram-nos que por motivos de segurança, não seria permitido.
    A minha questão passa então por chegar a uma solução de tomada + contador uma vez que não tenho interesse em Wallbox.
    A administração parece não querer ter trabalho a fazer contas visto poderem ser mais de 50 frações a optar pelo sistema manual de contagem/acerto de contas. Daí, a instalação obrigatória de Wallbox para quem queira ter carro elétrico.
  1.  # 2

    Essas razões invocadas não fazem sentido, digo eu.

    Podes tirar uma foto dessas wallboxes?
    Sabes se estão ligadas a rede mobi.e?


    Colocado por: DomO prédio é recente e tem um quadro para que todos os condóminos possam ter o seu carregador. Do local desse quadro, há calhas que permitem passar os fios para cada lugar de estacionamento.
    Ou seja, usam a eletricidade do condomínio.

    Se a contagem das atuais wallboxes é descontado do condomínio, há por aí uma mistura de interesses entre fornecedor de energia e das wallboxes.

    Eu, no seu caso, e tendo eletricidade na arrecadação minha e possibilidade de colocar o carro em frente não pensava duas vezes. Colocava uma tomada no interior da arrecadação e pronto.
    •  
      Dom
    • 18 setembro 2023

     # 3

    Vou tentar saber e tirar foto.
    O meu lugar é muito perto da minha arrecadação. E temos uma calha que passa do corredor das arrecadações para a garagem onde a meu ver, seria perfeitamente seguro passar um fio para instalar uma tomada no meu lugar e não ter de prestar contas a ninguém.
    Outra desvantagem de utilizar o quadro geral dos elétricos, é ficar dependente do tarifário do condomínio.
  2.  # 4

    Sim é na boa, passa um fio e carrega á vontade. Depois um dia há um curto circuito com incendio e o seguro do prédio não paga nada, os vizinhos que se lixem.
  3.  # 5

    Colocado por: mafgodProcura pela net/foruns/FB... de certeza que haverá alguém que já fez algum video a explicar :-)

    Não encontrei vídeo nenhum no YouTube
  4.  # 6

    Colocado por: Domvisto poderem ser mais de 50 frações a optar pelo sistema manual de contagem/acerto de contas


    Entendi bem? No limite podem haver 50 frações a carregar o carro ao mesmo tempo? De fazer inveja à estação de serviço de Almodôvar com aqueles Ionity todos :D
  5.  # 7

    Deco Proteste 16-FEV-2023 - Condomínio e carro elétrico: resposta às dúvidas mais frequentes

    Como se divide a conta da eletricidade?
    "A lei não responde. Há várias possibilidades, para que se possa atribuir o custo à pessoa que realmente usa a eletricidade: por exemplo, um contador próprio com faturação autónoma. Na mesma fatura, pode haver a opção de autonomizar a contagem, mas isso nem sempre é possível e deve ser estudado com o fornecedor de energia. A solução mais fácil passa por fazer um acordo entre todos os condóminos e o consumo registado num contador intercalar ser cobrado como quota extra."

    Se não usam um contador próprio com faturação autónoma, devem ter usado um workaround. Será que o condomínio meteu um shelly para a saída de cada fração? Não estou a ver como têm a Wallbox a comunicar as leituras automaticamente, mas fiquei curioso em saber.
  6.  # 8

    A EDP tinha (já não o encontro publicitado) um sistema que fazia isso "automaticamente", sem ser o sistema da rede pública: se o condomínio e condómino fossem clientes EDP, instalavam uma wallbox deles que tratava dos acertos de forma automatizada. Na prática não descontava do condomínio para o cliente pagar directamente (é ilegal sem ser pela segregação de consumos da MobiE, o cliente tem sempre de pagar a respectiva fruição dos serviços comuns), mas sim criava uma carteira de saldo para esse pagamento.

    Tecnicamente há várias soluções, a dificuldade é legal por um lado, má vizinhança por outro.

    Se puder ligar ao seu contador directamente, desde que tecnicamente válido, é fazê-lo. Do ponto de vista do condomínio não o podem impedir desde que cumpra as regras técnicas. Só tem de comunicar
    •  
      Dom
    • 19 setembro 2023

     # 9

    Colocado por: Zé Meirinho

    Entendi bem? No limite podem haver 50 frações a carregar o carro ao mesmo tempo? De fazer inveja à estação de serviço de Almodôvar com aqueles Ionity todos :D

    Entendeu perfeitamente ahahah



    Colocado por: Bruno.AlvesA EDP tinha (já não o encontro publicitado) um sistema que fazia isso "automaticamente", sem ser o sistema da rede pública: se o condomínio e condómino fossem clientes EDP, instalavam uma wallbox deles que tratava dos acertos de forma automatizada. Na prática não descontava do condomínio para o cliente pagar directamente (é ilegal sem ser pela segregação de consumos da MobiE, o cliente tem sempre de pagar a respectiva fruição dos serviços comuns), mas sim criava uma carteira de saldo para esse pagamento.

    Tecnicamente há várias soluções, a dificuldade é legal por um lado, má vizinhança por outro.

    Se puder ligar ao seu contador directamente, desde que tecnicamente válido, é fazê-lo. Do ponto de vista do condomínio não o podem impedir desde que cumpra as regras técnicas. Só tem de comunicar


    Fica aqui uma foto da box que penso estar ligada via cabo de rede para a tal comunicação dos consumos:
  7.  # 10

    Afinal o carregador sempre é de 16A.
    Após andar às voltas com um íman que tinha aqui o carro lá começou a carregar a 16A




    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Dom
    • dom123
    • 19 setembro 2023 editado

     # 11

    Tenho visto alguns postos de carregamento sem o cabo para colocar no VE, penso ser tipo type2, mas o meu Peugeot só traz o cabo de carregamento doméstico, não deveria trazer o outro dito cabo?
    Outra questão, é possível carregar nos postos da Tesla?
    É que quero ir a ribeira de pena e na app da miio os postos de carregamento que tem no Pena Aventura são teclas, não aparecendo mais nenhuns no parque
  8.  # 12

    Colocado por: dom123Tenho visto alguns postos de carregamento sem o cabo para colocar no VE, penso ser tipo type2, mas o meu Peugeot só traz o cabo de carregamento doméstico, não deveria trazer o outro dito cabo?
    Há marcas que não entregam esse cabo de série mas vendem-no a peso de ouro.
    Se precisares de um manda mensagem privada :)

    Em Portugal, ainda não é possível carregar nos Superchargers da Tesla sem ser com um Tesla.
    Há contudo em alguns hotéis por exemplo os DC destination charger. Nestes, há duas cores, vermelho só teslas e branco QQ VE com entrada tipo 2.
  9.  # 13

    Colocado por: dom123É que quero ir a ribeira de pena e na app da miio os postos de carregamento que tem no Pena Aventura são teclas, não aparecendo mais nenhuns no parque

    Fiquei agora a saber que há um supercharger em Ribeira de Pena. Excluindo a Tesla, PCR (Posto de Carregamento Rápido) mais próximo, infelizmente, só mesmo em Vila Real.

    Se é a sua primeira grande viagem num VE, o meu conselho é arranjar um cabo para usar nos PCN (Posto de carregamento normal) e carregar sempre que tiver oportunidade. Peça o cartão físico da Miio se ainda não o fez. Vi na app que Ribeira de Pena só tem um PCN com duas bocas e uma delas não é usada há 4 dias...
    • dom123
    • 19 setembro 2023 editado

     # 14

    Colocado por: Zé Meirinho
    Fiquei agora a saber que há um supercharger em Ribeira de Pena. Excluindo a Tesla, PCR (Posto de Carregamento Rápido) mais próximo, infelizmente, só mesmo em Vila Real.

    Se é a sua primeira grande viagem num VE, o meu conselho é arranjar um cabo para usar nos PCN (Posto de carregamento normal) e carregar sempre que tiver oportunidade. Peça o cartão físico da Miio se ainda não o fez. Vi na app que Ribeira de Pena só tem um PCN com duas bocas e uma delas não é usada há 4 dias...

    Pois, esse cabo é que me falta
    A app miio já tenho e já usei para experimentar, o cartão físico estou à espera
    Em Ribeira de Pena e segundo a miio só á um posto type2 o qual não tem cabo de carregamento
  10.  # 15

    O cabo arranjas de um dia para o outro :)

    Sobre os cartões pede todos.
    Dependendo da hora e dia, pode compensar um ou outros.
    A MIIO tanto pode ser das mais baratas como das mais caras.
    É usar sempre a APP da MIIO para fazer a simulação pelos vários cartões e escolher o que convém
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  11.  # 16

    Neste momento (até à próxima revisão de tarifários ou TAR) não são precisos muitos cartões. App Miio para as simulações, APPs Via verde e EVIO, cartão Prio.

    Quem for sócio ACP tem acesso a um tarifário promocional na EVIO
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, dom123
  12.  # 17

    Eis a prova que os pesados podem ser BEV.
    We reported last week how the electric trucks covered over 300 miles on a single charge with an unspecified amount of payload. It now turns out that one of PepsiCo’s three Tesla Semis participating in the program covered 1600 miles in under 48 hours with three full charges and two brief range-extending charging stops.

    Aparentemente a média tem sido abaixo de 1,1kWh/100km , ou uns 110kWh/100km (cerca de 8 vezes mais que um BEV poupadinho ou umas 5 vezes que um VE guloso).
    A custos para PT, carregando mesmo a 0,50€/kWh num PCR com as taxas todas, corresponde a uns 55€/100km, e a preços do diesel de hoje (~1,8€/L) estamos a falar a um equivalente a 30L/100km a diesel.
    Não sei a média que um pesado daqueles carregado gasta mas provavelmente será bem mais que 30L/100km ...
    A vantagem no consumo e nas revisões, aliado a poder carregar o camião enquanto carrega ou nas pausas obrigatórias de descanso por exemplo, terá tudo para que se aposte a sério nos BVEs em pesados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  13.  # 18

    E a cereja no topo é carregarem de dia no estaleiro com fotovoltaicos e conduzirem à noite. O trânsito agradece.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
  14.  # 19

    A primeira média do meu Peugeot E-2008
    Metade dos km foram em autoestrada

  15.  # 20

    Nada mau... vais ver que a média ainda vai baixar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
 
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