Colocado por: pguilhermeIncluindo o da travagem fantasma e o algoritmo para mostrar uma autonomia maior que a real!Que acontece também noutros VEs, e atrevo-me a dizer que em qualquer carro que tenham estes gadgets.
Colocado por: pguilhermePelo que li na altura, a questão da autonomia não era falta de precisão, mas sim o algoritmo mostrar propositadamente um valor superior ao estimado.
Colocado por: Zé MeirinhoNum VE não consigo ver a autonomia em KM. Habituei-me desde logo a ver em % para evitar estes dissabores.
Colocado por: pguilherme(...)
E o phantom brake não parece ser o resultado de um comportamento demasiado conservador de um cruise control adaptativo (o que até poderia ser de salutar), mas sim em situações completamente aleatórias e que, por isso mesmo, têm causado acidentes.
Se procurar pelo termo, encontra muita informação, por exemplo:https://youtu.be/6HDbDXeRSPw?t=28
(...)
Colocado por: Bruno.AlvesA Tesla é o único (?) fabricante que não tem um "guess-o-meter". Não usa a estatística dos ultimos km para estimar a autonomia restante. Em vez disso, tem uma constante de consumo médio que é usada para indicar a autonomia estimada, e tem uma constante para o ciclo de testes EPA (que é muito mais realista que os europeus) e outra para o ciclo de testes europeu - agora WLTP, antes era o totalmente ridículo NEDC.
Ambos são consumos aferidos segundo o ciclo de testes respectivo, não são inventados pela marca.
Colocado por: Bruno.AlvesOs carros estão a processar câmaras
Colocado por: pguilherme
Teoricamente até pode ser isso tudo. Mas o que veio a lume concretamente foi a partilha de um funcionário da Telsa que afirmou que em níveis alto de SoC, a autonomia mostrada era inflaccionada.
Pelos vistos, quando o SoC estava abaixo de 50%, eram apresentados os valores "realistas" (tanto quando uma previsão de autonomia pode ser).
Tesla created secret team to suppress thousands of driving range complaints
Embora não sejam VE, acabou por ser pontaria aquilo que escrevia ontem:Toyota recolhe 1,12 milhões de veículos devido a potencial problema com airbags
Problemas acontecem, erros são cometidos, ninguém é infalível. Mas transmite muito mais confiança no fabricante que assume desta forma (sabendo os custos monetários e de imagem que isso acarreta) do que tentar esconder e passar individualmente para cada condutor.
Colocado por: pguilhermeMas o que veio a lume concretamente foi a partilha de um funcionário da Telsa que afirmou que em níveis alto de SoC, a autonomia mostrada era inflaccionada.
according to a person familiar with an early design of the software for its in-dash readouts.
Teslas were designed with a “safety buffer,” allowing about 15 miles (24 km) of additional range even after the dash readout showed an empty battery, the source said.
Data collected in 2022 and 2023 from more than 8,000 Teslas by Recurrent, a Seattle-based EV analytics company, showed that the cars’ dashboard range meters didn’t change their estimates to reflect hot or cold outside temperatures, which can greatly reduce range.
The navigation system’s range estimate, Case said, does account for a wider set of conditions, including temperature.
Colocado por: Bruno.AlvesZero provas, zero fontes, alegações de algo supostamente feito há 10 anos copiosamente colado a eventos deste ano.
Colocado por: Bruno.AlvesE bem se vê que a estratégia das publicações resulta, porque se vêm os argumentos aqui expostos repetidos vezes e vezes sem conta :-(
Colocado por: pguilhermeE nesse espírito, deixo algo para reflectir: está muito por dentro deste assunto e consegue identificar potenciais aldrabices e narrativas.
Mas o que será que acontece em todos os outros temas que não somos especialistas? Temas políticos, financeiros, públicos, segurança, saúde, educação, etc?
Colocado por: pguilhermeNeste caso, dizem ter sido alguém que trabalhou no sistema
Colocado por: Bruno.AlvesLeio com espírito crítico e procuro opiniões diversas.
Colocado por: Bruno.AlvesNão... é alguém "familiar com os primeiros designs" do software. Não é a mesma coisa.
Colocado por: pguilhermeO Elon tem grande valor e mérito, mas (...)
Colocado por: pguilhermeRepare com atenção nas insinuações que fez sobre o autor e sobre a Fisker (ambos que desconheço por completo), sem provas. Não é um potencial repetir de desinformação? Não é em simultâneo uma falácia ad hominem, que ataca a pessoa e não a mensagem?
Colocado por: Bruno.AlvesJulgo que é muito fácil perceber que foi esse o artigo que deu origem ao outro do Público, partilhado por si ontem, certo?
Colocado por: Bruno.Alvesainda manda airosamente no quea empresa que foi ou ainda é a mais valiosa em bolsa do mundo
Colocado por: Bruno.AlvesOs jornalistas, a Reuters, o Público, estão obrigados a um código deontológico. Eles é que afirmam e acusam, eles é que estão obrigados a informar com certezas, com fontes credíveis, com factos comprovados. Diga-me, além dos relatos individualizados apontados (que são UM em cada "investigação", extrapolados para dezenas de milhares, mesmo que afastados no tempo DEZ ANOS), onde é que estão os factos, as conclusões inolvidáveis?
Colocado por: Bruno.AlvesO Model Y deve chegar ao fim do ano como o ligeiro mais vendido da Europa (não é o elétrico, é o carro ligeiro)