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  3.  # 3

    ... e para quem tem as condições para aceder.
    Não é para todos!
  4.  # 4

    Colocado por: dom123
    Que problemas problemas são esses?
    Pois tenho um de 2021 à 2 meses.

    Mais falados são cabo de alimentação às baterias e sistema de carregamento lento que vai á vida... Se tiver redes sociais procure por grupos da Peugeot e208 e e2008.
    Tem lá muitos relatos, também em dezenas de milhares é natural haver sempre um ou outro com problemas, o que me parece é que a assistência da Peugeot para os eléctricos é meia sofrível....

    Importou ou comprou por cá?
  5.  # 5

    Colocado por: Leao91Importou ou comprou por cá?

    Comprei a uma empresa que ía trocar a frota, era de um gestor
    • Leao91
    • 2 janeiro 2024 editado

     # 6

    Colocado por: dom123
    Comprei a uma empresa que ía trocar a frota, era de um gestor

    Também há quem fale maravilhas. O que me parece ponto assente pelo que tenho explorado, é que a vida util da bateria tem mais percas ao longo do tempo que as do grupo Kia/Hyundai, ou Tesla, mas isso é outro campeonato.
    Ainda tenho muito tempo para ponderar, vá dando notícias, está contente com o bicho?
    Também faço media 20/30Km dia, não sei se compensa investir num a bateria. Só se for mesmo pelo ISV e IUC...
  6.  # 7

    A vida das baterias deve ter muitos factores em jogo. Cá em casa, o Leaf com quase 5 anos já fez mais de 50.000 km (OK, é pouco por ano...) e o indicador de "saúde" ainda tem as barras todas. Mas provavelmente só leva 2% das cargas em carga rápida fora de casa e é conduzido pela esposa que nunca "aperta" com ele em andamento. Isso quer dizer que, à partida, ainda não perdeu sequer ~8% da capacidade.

    Infelizmente, não tenho um OBD compatível para o Leaf spy, porque até estou curioso com estado real das baterias.
    Concordam com este comentário: Leao91
  7.  # 8

    Eu el cerca de 2 meses já fiz mais se 5000km às voltinhas e com poucas viagens longas. A maior viagem que fiz foi de Ovar ao Pena Aventura.
    Mas voltinha por ali, voltinha por acolá, o que é certo os quilómetros é sempre a somar.
    É carregado sempre em casa, por isso é só fazer contas à poupança.
    Tenho como comercializador de energia a EZU no indexado.
  8.  # 9

    Colocado por: Leao91
    Também há quem fale maravilhas. O que me parece ponto assente pelo que tenho explorado, é que a vida util da bateria tem mais percas ao longo do tempo que as do grupo Kia/Hyundai, ou Tesla, mas isso é outro campeonato.
    Ainda tenho muito tempo para ponderar, vá dando notícias, está contente com o bicho?
    Também faço media 20/30Km dia, não sei se compensa investir num a bateria. Só se for mesmo pelo ISV e IUC...


    Leao91, na minha opinião de quem há uns 2 anos acompanha os elétricos (tanto novos como usados), iria mais para um Kia Niro, aparecem às vezes uns bons negócios de carros de 2020/2021 por ai... Mas se calhar tem de subir um pouco os 20k caso fosse hipótese. Tem muito mais fiabilidade e cartas dadas no mundo dos elétricos que a peugeot. O que não implica que não possa ter um peugeot sem problemas e um Niro com problemas.... è tudo sempre também uma questão de "sortes"..

    Para contextualizar, no meu caso comprámos ha 2 anos um VW E-golf (pelos feedbacks e porque na altura era dos poucos que não era um "aborto", é igual ao golf a combustão. Faz 200 km na boa, é eficiente, e tem os interiores do Golf 2019/2020, pelo que tem um infotainment fantástico. Já agora encontrará estes carros de 2019 por 20k provavelmente.
    Entretanto na empresa o ano passado deram-me um Tesla Model 3 e fiquei rendido.... neste momento é difícil conduzir outra coisa (embora como é obvio tenha defeitos). Entretanto saí da empresa e como tinha vendido o meu carro a combustão, agora comprei um Tesla usado.
  9.  # 10

    Já agora, o que é que o fez render-se ao TM3? Conforto? Qualidade interior? Tecnologia e "brinquedos"? Prestações? Autonomia? Pergunto porque as prioridades de uns não são sempre as de outros.
  10.  # 11

    Colocado por: Leao91Se a vida correr bem ando a ponderar ir pela aventura dos eléctricos este ano, importar da França ou Alemanha lá para o final deste ano numa faixa entre os 15/20k€

    Importar ainda é estigma para algumas pessoas, mas acho que está a pensar bem. Temos um post dedicado a importações, veja se o ajuda:
    https://forumdacasa.com/discussion/87109/10/importacao-de-carro-da-alemanha/#Item_10
    Concordam com este comentário: Leao91
  11.  # 12

    Colocado por: pcspinheiroA vida das baterias deve ter muitos factores em jogo. Cá em casa, o Leaf com quase 5 anos já fez mais de 50.000 km (OK, é pouco por ano...) e o indicador de "saúde" ainda tem as barras todas. Mas provavelmente só leva 2% das cargas em carga rápida fora de casa e é conduzido pela esposa que nunca "aperta" com ele em andamento. Isso quer dizer que, à partida, ainda não perdeu sequer ~8% da capacidade.

    Infelizmente, não tenho um OBD compatível para o Leaf spy, porque até estou curioso com estado real das baterias.
    Concordam com este comentário:Leao91


    Esse indicador de barras no LEAF vale ZERO .
  12.  # 13

    Olhe que não... É a tradução directa do que o BMS reconhece como estado da bateria e, a menos de casos de avaria numa célula, mostra-se bastante útil. Se as barras valem zero então o SOH estimado pelo BMS do carro vale 0. O que obviamente não é verdade.

    Eu próprio, há vários anos, confrontei a leitura do BMS via LeafSpy com "testes da tomada", e a conclusão que se chegava é que o BMS seria bastante pessimista (ou seja apresentava uma leitura de SOH - que se traduz nas barras) inferior à capacidade que o teste da tomada reportava. No entanto isto só era verdade enquanto as barras estavam lá todas ou quase.
    Quando a degradação se ia instalando e se começava a sentir perda real de autonomia, a queda das barras acompanhava. Ainda há poucos meses um vizinho meu teve a bateria do Leaf30 trocada em garantia, não tinha células com avaria reportada pelo LS (ou seja tinha uma degradação mais ou menos homogénea) e a perda das barras era proporcional à autonomia perdida.

    O que é preciso lembrar é que cada barra não vale o mesmo --> a primeira vale mais: 15% (ou seja a primeira barra só cai abaixo dos 85% SOH), cada uma das restantes julgo que era 7,5% mas não tenho a certeza. E que abaixo das 6-7 barras o carro torna-se muito muito difícil de usar.
    • ematos
    • 3 janeiro 2024 editado

     # 14

    Colocado por: pcspinheiroJá agora, o que é que o fez render-se ao TM3? Conforto? Qualidade interior? Tecnologia e "brinquedos"? Prestações? Autonomia? Pergunto porque as prioridades de uns não são sempre as de outros.


    Conforto e espaço interior. A qualidade interior vale o que vale... hoje em dia que carros têm a qualidade de antigamente? A meu ver nenhuma marca nestas gamas. Mas achei bastante aceitável e até injusto as críticas tão acentuadas....
    Tecnologia sem dúvida. Embora tem de se apontar o tiro no pé que foi tirarem os sensores ultrassónicos para fazerem esse controlo com as câmaras....

    Prestações/autonomia/Eficiência sem dúvida também. Nesse ponto bate praticamente qualquer marca. Assim de repente que faça frente só vejo o Niro e o MEgane e-tech.

    Também o facto de não haver revisão obrigatória como nas outras marcas, levam a alguma poupança. Só se fazem as manutenções necessárias quando necessário.... As marcas no geral estão a cobrar valores estupidamente caros das revisões anuais de carros elétricos, 200 a 300 euros quando só mudam filtro habitáculo e as vezes liquido travões. Mas depois inventam "verificação de 1001 pontos" a 100 euros a hora.
  13.  # 15

    Colocado por: Bruno.AlvesOlhe que não... É a tradução directa do que o BMS reconhece como estado da bateria e, a menos de casos de avaria numa célula, mostra-se bastante útil. Se as barras valem zero então o SOH estimado pelo BMS do carro vale 0. O que obviamente não é verdade.

    Eu próprio, há vários anos, confrontei a leitura do BMS via LeafSpy com "testes da tomada", e a conclusão que se chegava é que o BMS seria bastante pessimista (ou seja apresentava uma leitura de SOH - que se traduz nas barras) inferior à capacidade que o teste da tomada reportava. No entanto isto só era verdade enquanto as barras estavam lá todas ou quase.
    Quando a degradação se ia instalando e se começava a sentir perda real de autonomia, a queda das barras acompanhava. Ainda há poucos meses um vizinho meu teve a bateria do Leaf30 trocada em garantia, não tinha células com avaria reportada pelo LS (ou seja tinha uma degradação mais ou menos homogénea) e a perda das barras era proporcional à autonomia perdida.

    O que é preciso lembrar é que cada barra não vale o mesmo --> a primeira vale mais: 15% (ou seja a primeira barra só cai abaixo dos 85% SOH), cada uma das restantes julgo que era 7,5% mas não tenho a certeza. E que abaixo das 6-7 barras o carro torna-se muito muito difícil de usar.


    Ou seja...o meu tem 80% SOH e ainda não perdeu nenhuma barra , acha que isto faz algum sentido ?
    145000km
  14.  # 16

    Vai perder. Não é imediato, mas a 12ª barra cai a toda a gente após algum tempo abaixo dos ~~85% (se bem que se tem 80% já deve ter passado tempo suficiente para ter caído). Conheci inclusivamente carros que levaram uma "martelada" no BMS (reset da capacidade reconhecida pelo BMS para voltarem a aparecer as 12 barras) e elas voltaram a cair quando o BMS reaprendeu a capacidade real.
  15.  # 17

    Colocado por: crisssxo meu tem 80% SOH e ainda não perdeu nenhuma barra


    Sério?...
  16.  # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesVai perder. Não é imediato, mas a 12ª barra cai a toda a gente após algum tempo abaixo dos ~~85% (se bem que se tem 80% já deve ter passado tempo suficiente para ter caído). Conheci inclusivamente carros que levaram uma "martelada" no BMS (reset da capacidade reconhecida pelo BMS para voltarem a aparecer as 12 barras) e elas voltaram a cair quando o BMS reaprendeu a capacidade real.


    daí estar a dizer que para mim as barras é para inglês ver...
    • Leao91
    • 6 janeiro 2024 editado

     # 19

    Ainda completando o que falei atrás, acho que vou amealhar um pouco mais, esperando que os juros baixem, e porque vi um carro bastante interessante. Duma marca que está a entrar em força nos mercado global dos VE's.
    Falo da BYD, está a destronar completamente a Tesla na China. E a seguir vai ser a Europa.

    O modelo Attos 3 para alem de bastante moderno por dentro e por fora, vai de encontro ao que espero num Suv.
    Daqui a 2/3 anitos faz se bom negócio nestes veículos usados, até porque em novo já é acessível.

    Entretanto é espremer o Cliozito 1.2 75CV de 2007 ao máximo.
    É ponto assente que daqui a 2/3 anos pouco vai valer.
  17.  # 20

    Colocado por: Leao91Ainda completando o que falei atrás, acho que vou amealhar um pouco mais, esperando que os juros baixem, e porque vi um carro bastante interessante. Duma marca que está a entrar em força nos mercado global dos VE's.
    Falo da BYD, está a destronar completamente a Tesla na China. E a seguir vai ser a Europa.

    O modelo Attos 3 para alem de bastante moderno por dentro e por fora, vai de encontro ao que espero num Suv.
    Daqui a 2/3 anitos faz se bom negócio nestes veículos usados, até porque em novo já é acessível.

    Entretanto é espremer o Cliozito 1.2 75CV de 2007 ao máximo.
    É ponto assente que daqui a 2/3 anos pouco vai valer.

    Pois. Mas para mim um carro chinês nao e para mim.
    Nem que seja o melhor e mais barato.
    Essa treta que a china vai arrasar com os VE, para mim vale cheta.
 
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