Colocado por: DuarteMMuitos abandonam os seus lares no interior do país para vir para Lisboa trabalhar e agora estes meninos acham-se no direito de poder comparar casa acessível no meio de Lisboa porque não querem ir para a Amadora. Ganhem juízo.
Colocado por: Carvai
Pois eu no inicio dos anos 80 casei e fui viver para um T1 na Reboleira alugado por especial favor por uma pessoa conhecida pelo valor de 620€ actuais. quando comprei o 1º apartamento a taxa de juro era 20,5%.
Continuo a viver na Amadora num bom T3 já pago e tenho alugado um T2 em Benfica por 650€.
Por isso não me comove o discurso dos "coitadinhos".
Colocado por: CarvaiPor isso não me comove o discurso dos "coitadinhos".Resta saber se os coitadinhos têm a possibilidade de ter uma média salarial, poder de compra, estabilidade e acesso a carreira que o Carvai teve. Quer-me parecer que não.
Colocado por: Vítor Magalhãese se tivesse emprego garantido para mim e para a minha mulher pela zona onde o rio Douro tem uma margem espanhola fazia as malas já hoje e começava a trabalhar amanhã às 9:00E vão 2 :) Tendo em conta o marasmo que se avizinha por mais 4 anos.
Colocado por: HAL_9000Resta saber se os coitadinhos têm a possibilidade de ter uma média salarial, poder de compra, estabilidade e acesso a carreira que o Carvai teve. Quer-me parecer que não.
Colocado por: HAL_9000Resta saber se os coitadinhos têm a possibilidade de ter uma média salarial, poder de compra, estabilidade e acesso a carreira que o Carvai teve. Quer-me parecer que não.
Colocado por: Carvai
Pois não, aos 20 anos estava na tropa em Angola (fui voluntário) e não nas ruas cor-de-rosa do Cais do Sodré. E isso de carreira era só da Rodoviária que fui trabalhando em várias empresas no Algarve e em Lisboa até conseguir a tal estabilidade e poder de compra. Que não espatifei em BM's ou MB's mas em colégios privados para o meu filho. Que começou a trabalhar num call-center mas agora é sócio numa Empresa Informática.
Colocado por: CarvaiPois não, aos 20 anos estava na tropa em Angola (fui voluntário) e não nas ruas cor-de-rosa do Cais do Sodré.Ok, não estamos a falar dos mesmos coitadinhos. Apesar de tudo houve uma altura em que de facto quem se esforçava a tranalhar conseguia progredir e ter poder de compra. Isso hoje está destinado, a quem tem os conhecimentos certos, a quem trabalha em determinadas áreas estratégicas e a quem é de facto excecional. A maioria dos jovens trabalhadores trabalha para pagar contas do dia a dia, restando pouco para projetos familiares, ou projetos futuros e nada para espatifar em BMWs. Não me parece que a maioria dos jovens sejam esses coitados que fala que andaram em colégios privados e passam a vida no cais do sodré.
Colocado por: DuarteMAcho que não tem conhecimento dos "coitadinhos" que exigem casas baratas em Lisboa. E mais, porque raio querem viver no meio de Lisboa? Comprem um passe como a esmagadora maioria que não consegue ter uma casa no meio de Lisboa como eu.Não tinha interpretado que era desses coitadinhos que estava a falar. Contudo o preço do imobiliário em Lisboa acaba por influenciar tudo o resto. É um facto que o preço do imobiliário está desfasado do nosso real poder de compra, e isso é mau para o país, e para a própria cidade de Lisboa a vários níveis. Por exemplo o facto de muitos jovens estarem a trabalhar a uma hora ou mais do local de trabalho, muitas vezes sem background familiar, leva a que adiem planos de vida, como ter filhos, agravando o inverno demográfico do país. Daqui a uns anos, não sei se haverá contribuintes suficientes para tantos beneficiários.
Colocado por: DuarteMSó gostava de saber quais as magnificas possibilidadesNenhumas além de um país que de facto crescia e onde o contribuinte não era tão estrangulado com impostos (que de facto é a única possibilidade real uma pessoa trabalhadora precisa). Agora vive num país, onde trabalha para não passar fome.
Colocado por: DuarteMAcho que não tem conhecimento dos "coitadinhos" que exigem casas baratas em Lisboa. E mais, porque raio querem viver no meio de Lisboa? Comprem um passe como a esmagadora maioria que não consegue ter uma casa no meio de Lisboa como eu.
Colocado por: HAL_9000Por exemplo o facto de muitos jovens estarem a trabalhar a uma hora ou mais do local de trabalho,
Colocado por: CarvaiTODOS os dias ás 7H00 da manhã para entrar ás 9H00.E á tarde era o mesmo.E quem ia levar o filho à creche/colégio privado se a esposa fizesse os mesmos horários? Ou então ganhava suficientemente bem para o colocar no colégio privado junto ao trabalho. Ainda assim tinha sorte, eu levanto-me às 6:30h para estar no trabalho as 9. A noite saio às 19 para estar em casa as 21h, já viu a minha sorte. Conclusão, quero ter filhos, mas com ambos a fazer este horário, e sem dinheiro de sobra para colégios, é um projeto adiado vai para 3 anos já.
Colocado por: HAL_9000Agora o Carvai está só a ser do contra e a jogar o jogo do “quem é o mais coitadinho”
Colocado por: CarvaiE que a sua geração nos anos 90-2005?
Não, não sou nem nunca fui "coitadinho" mas fui um gajo com sorte. A minha mulher entrava ás 8H30 mas o meu filho entrava ás 8H00 no colégio. Á tarde tive um apoio inestimável dos meus sogros. Agora sou eu a apoiar os meus netos.
A minha reforma ficou a 50% dos meus rendimentos ( além do salário tinha carro, combustíveis, seguros, etc ) e trabalho no estrangeiro em África. Mas não me queixo pois tenho poupanças para viver bem e ajudar os meus netos.
Mas não "compro" a ideia que a atual geração está pior que a minha geração nos anos 70 ou 80.
Colocado por: HAL_9000https://expresso.pt/economia/gasolina-em-portugal-17-centimos-por-litro-mais-cara-do-que-media-da-uniao-europeia-no-quarto-trimestre/
Sobe sobe balão sobe. Eu não sei quanto aos restantes foristas, mas a mim já começa a ser complicado a despesa em combustíveis, tendo em conta que faço cerca de 3000 km mensais.