Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Mais barato que 2000€/15KWh ?? Abaixo de 133€/KWh? Onde?
    • hangas
    • 24 julho 2025 editado

# 2

Colocado por: jorgemlflorencioMais barato que 2000€/15KWh ?? Abaixo de 133€/KWh? Onde?

Consegue 110-115 com kits da BaseGreen (mas ha outros)
    https://www.basengreen.com/product-category/eu-warehouse/battery-kits/

É DIY, mas tipo IKEA, é só montar. E ha sempre hipótese de escolher as celulas.

Eu fui para a LUX-Y da FelicityESS (160Eur/kwh) um bocado para jogar pelo seguro e ser plug n' play.
    Mas se calhar hoje teria optado por um kit destes, ou escolher uma boa caixa/BMS e umas celulas EVE.
    Até porque estas baterias tipo Felicity acabam por kits custom designed por eles, principalmente a caixa.
    Mas tb fazem sourcing das BMS e celulas no mercado.

E por esses valores também teria ido para 30kWh
    Mas vou ver como corre o inverno e avaliar ao fim de um ano. Se calhar ainda o faço, até porque os preços ainda devem baixar mais até lá.
    Concordam com este comentário: box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jorgemlflorencio
    • box
    • 24 julho 2025

# 3

Tb têm soluções montadas por menos de 2k colocadas em casa https://www.basengreen.com/product/pre-sale51-2v-320ah-16kwh-wall-mounted-battery-pack-lifepo4/

mas continuo a preferir a solução DIY.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • HFSF
    • 24 julho 2025

# 4

Eu tenho ali para montar 32 celulas mb31 mais 2 JK que me sairam no total a 2300€.

Essas boxes tenho algum receio de as paralelizar porque os fusiveis não são class T que supostamente é dos poucos que para um curto da bateria.
    Preferi também ir pelo DIY
    Concordam com este comentário: box
  2.  # 5

Boa tarde já pesquisei aqui no forum e não encontrei.

Alguém sabe me dizer que tipo de cartão gsm leva os contadores totalizador que são obrigatórios em inversores acima dos 4kw?
      Screenshot_20250727_171203_Chrome.jpg
  3.  # 6

Boa tarde,
    Numa cobertura invertida, com lajetas térmicas, acham que dá para ancorar o suporte dos painéis às lajetas, com varão e bucha quimica? Se for um triangulo fechado que apanhe lajetas suficientes, e logo peso suficiente, acham que funciona? Aqui a dúvida é também os 2,5-3,5cm de betão que as lajetas têm, e que pode não ser suficiente para uma boa ancoragem.
    A ideia era evitar meter mais lastro, já que cada lajeta pesa uns 20kg.
  4.  # 7

Colocado por: jpedrocarvalhoBoa tarde,
    Numa cobertura invertida, com lajetas térmicas, acham que dá para ancorar o suporte dos painéis às lajetas, com varão e bucha quimica? Se for um triangulo fechado que apanhe lajetas suficientes, e logo peso suficiente, acham que funciona? Aqui a dúvida é também os 2,5-3,5cm de betão que as lajetas têm, e que pode não ser suficiente para uma boa ancoragem.
    A ideia era evitar meter mais lastro, já que cada lajeta pesa uns 20kg.

tenho uma cobertura assim na garagem, pensada para levar os AC e os paineis, até agora só tem o termossifão 300l que está fixo a lancis q pousam nas lajetas, naquele temporal deste inverno conseguiu rodar uns graus, o que me admirou, afinal entre termossifão, água e lancil aquilo deve ter uns 500kg.
  5.  # 8

Pois, é o meu receio. E não me apetecia que com isto fosse tudo parar ao vizinho. Posso sempre colocar umas fixações adicionais à platibanda e, por exemplo, à chaminé.

Sendo panos verticais não é tão critico a impermeabilização e já faz com que tudo fique fixo à estrutura da casa em si.
  6.  # 9

Colocado por: Ajnt1985Boa tarde já pesquisei aqui no forum e não encontrei.

Alguém sabe me dizer que tipo de cartão gsm leva os contadores totalizador que são obrigatórios em inversores acima dos 4kw?
      Screenshot_20250727_171203_Chrome.jpg

São cartões tipo M2M , mas fale com as operadoras e diga o que quer, fala-se em 2,5 euros mensais.
    No máximo a DIGI tem cartão normal telefone e dados móveis por 4 euros .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ajnt1985
    • HFSF
    • 28 julho 2025

# 10

O que utilizam para passar cabos de bateria entre folhas de metal?

Basicamente tenho 6 cabos de bateria que vão passar por uma chapa metalica (armario das baterias) e este cabo vibra bastante.
    Pensei em usar aqueles terminais normais que se usam para os cabos eletricos mas não encontro para cabos de 70mm2.

Conhecem alguma solução?
    • box
    • 28 julho 2025

# 11

7.  # 12

Colocado por: HFSFConhecem alguma solução?

Não sei como se chama em português, mas grommets?

Aqueles bucins estanques para os tubos VD também poderá ser uma hipótese.

Cabos a “rocar” em quinas metálicas também me preocupa bastante. Mais mes menos mês aquilo lá acaba por romper o isolamento e ir a chapa ⚡️
  8.  # 13

Colocado por: jpedrocarvalhologo peso suficiente
    nem em sonhos tem lastro suficiente para impedir os paineis de voarem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  9.  # 14

Colocado por: hangasgrommets?
    passa cabos,
    mas o ideal é bucins metalicos para cabo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, jorgemlflorencio
  10.  # 15

Já agora, está algo relacionado. Já vi aplicar "lá fora" algo deste género. Era uma caixa onde tinham de entrar muitos cabos, então abriram um rectângulo nas costas da caixa e depois protegeram as bordas com uma coisa idêntica ao que está na imagem. Vinha num rolo e era cortado à medida que fosse necessário. Penso que era auto-adesivo.

protetor de borda

Sabem se isto se vende por cá?
  11.  # 16

Colocado por: elfo106Sabem se isto se vende por cá?

Nem que seja no AliExpress
    https://a.aliexpress.com/_Eyo07tk

Mas talvez numa casa de peças auto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
    • HFSF
    • 29 julho 2025

# 17

Colocado por: hangasNão sei como se chama em português, mas grommets?

Pois era isto que estava a pesquisar mas não encontrava nada.

Colocado por: jorgealvespassa cabos,
    mas o ideal é bucins metalicos para cabo

Não encontro para cabos de 70mm2 localmente nem na net.
    Sabem onde consigo encontrar?

Muito obrigado pela ajuda!
  12.  # 18

13.  # 19

Colocado por: manelvcUm destes dois não serve?

So apontar que os 40 na medida não é para 40mm2 de secção.. e diametro exterior do bucin.

por exemplo o de 40 da para apertar cabos entre 19 e 28mm de diametro exterior.

https://hager.com/pt/catalogo/produto/vz040m-bucin-ip65-m40
    •  
      imo
    • 29 julho 2025 editado

# 20

Olá a todos.
    No mercado para comprar painéis e inversor para instalar em Lagos.
    Completamente leigo.
    Tenho proposta para:
    6 paneis Solar AIKO 590W N-Type ABC com estrutura de suporte
    Inversor híbrido Hoymiles 3680W
    Tudo cerca de 1500€ + IVA sem montagem
    O que me dizem acerca da solução nomeadamente em termos de relação preço qualidade?
    Grato desde já

1.3642 seg. NEW