Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: costa.anselmoe existe dois termostatos exteriores
    ps: a imagem que colocou é de uma fotocelula não de um termometro ou termostacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costa.anselmo
  2.  # 362

É a prova provada que não percebo nada do assunto!

Obrigado pelos esclarecimentos e um até já se possível...

Cumprimentos

Colocado por: jorgealvesps: a imagem que colocou é de uma fotocelula não de um termometro ou termostacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:costa.anselmo
  3.  # 363

Bombas da Vulcano, o que acham?
  4.  # 364

Bom dia,

Procuro orçamento para substituição da atual caldeira a gasóleo por bomba de calor.

O sistema de aquecimento é constituido por radiadores com um total de 117 elementos + 2 ventiloconvectores + 2,5 seca toalhas.

A moradia está bem isolada, o aquecimento de águas é efetuado através de um termoacumulador de 300lts utilizando energia FV.

Local da instalação, zona de Abrantes!

Obrigado
  5.  # 365

Colocado por: MRBetesBom dia,

Procuro orçamento para substituição da atual caldeira a gasóleo por bomba de calor.

O sistema de aquecimento é constituido por radiadores com um total de 117 elementos + 2 ventiloconvectores + 2,5 seca toalhas.

A moradia está bem isolada, o aquecimento de águas é efetuado através de um termoacumulador de 300lts utilizando energia FV.

Local da instalação, zona de Abrantes!

Obrigado

Do que tenho lido BC e aquecimento por radiadores implicará ou deficiente aquecimento ou elevados consumos de Eletricidade....
  6.  # 366

Não sei se se nota um padrão nos últimos dias 😁😁😁

BC de MT de 8kW, a funcionar das 13h às 22h30m, 60 elementos de radiadores de alumínio e 2 toalheiros, setpoint de cerca de 21 graus (o termómetro está junto à janela com setpoint de 20,5 graus e outro termómetro na parede interior marca 21,5). Inclui 2 períodos de AQS às 15 com um "cheirinho" às 21h.
    À noite a casa está na temperatura setpoint, de manhã perdeu não mais de 2 graus, ainda agradável ao acordar, agora que já tenho gelo no pára brisas de manhã.

Não posso deixar a funcionar 24/7 porque (como descrevi noutro tópico) a tubagem interna faça com que a água a circular faça uma zoeira muito, demasiado audível.
    Ainda ando em investigação, parâmetros vários e tal, mas se os consumos se mantiverem por aqui deverá dar para aguentar com uns 110€/mês de electricidade apenas em aquecimento. Se for assim é para lá de excelente e pouco mais caro que a lenha com MUITO mais conforto.
    Para continuar a acompanhar 👍
  7.  # 367

Colocado por: Bruno.AlvesNão sei se se nota um padrão nos últimos dias 😁😁😁

BC de MT de 8kW, a funcionar das 13h às 22h30m, 60 elementos de radiadores de alumínio e 2 toalheiros, setpoint de cerca de 21 graus (o termómetro está junto à janela com setpoint de 20,5 graus e outro termómetro na parede interior marca 21,5). Inclui 2 períodos de AQS às 15 com um "cheirinho" às 21h.
    À noite a casa está na temperatura setpoint, de manhã perdeu não mais de 2 graus, ainda agradável ao acordar, agora que já tenho gelo no pára brisas de manhã.

Não posso deixar a funcionar 24/7 porque (como descrevi noutro tópico) a tubagem interna faça com que a água a circular faça uma zoeira muito, demasiado audível.
    Ainda ando em investigação, parâmetros vários e tal, mas se os consumos se mantiverem por aqui deverá dar para aguentar com uns 110€/mês de electricidade apenas em aquecimento. Se for assim é para lá de excelente e pouco mais caro que a lenha com MUITO mais conforto.
    Para continuar a acompanhar 👍
      Screenshot_2021-11-24-23-02-18-248_org.emoncms.myapps.jpg

Em que zona é a sua casa??....
  8.  # 368

Norte de Coimbra
  9.  # 369

Colocado por: Bruno.AlvesNorte de Coimbra

Apenas para aquecimento e AQS, 110€ não é um valor excessivo??....não sei que tipo de habitação tem e que nível de isolamento mas parece-me algo elevado o valor!!!!!
  10.  # 370

Não sei, tenho de continuar a acompanhar. Há relatos aqui no fórum de contas mais elevadas nos meses mais "duros" do inverno, só lá para Março é que vou fazer contas.

De qualquer forma, a realidade da lenha foi-o durante vários anos. Para gastar 2m^3 de lenha num mês bastava passar os domingos quase todos em casa a "enfardar nela" de manhã à noite :-) Para gastar 1,5m^3 era só acender todos os dias durante 4h e, mesmo assim, chegava a casa e ela estava gelada.
    O custo extra - se for este - paga largamente a comodidade.
    Está aqui a "história" da minha substituição --> https://forumdacasa.com/?CommentID=1719407
    • vf74
    • 25 novembro 2021

# 371

Existe alguma opcao razoavel no mercado portugues para trocar os radiadores normais por radiadores de baixa temperatura e usar uma bomba de calor de temperatura normal ?
    Com provas dadas...
    Isto em vez de comprar uma bomba alta temperatura.
  11.  # 372

Colocado por: vf74Existe alguma opcao razoavel no mercado portugues para trocar os radiadores normais por radiadores de baixa temperatura e usar uma bomba de calor de temperatura normal ?
    que raio é uma bomba de calor temperatura normal???
    • riscos
    • 25 novembro 2021 editado

# 373

Trabalho realizado pelo Jorge Alves. Moradia cascais
    Concordam com este comentário: Beto1980, Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  12.  # 374

Colocado por: riscosTrabalho realizado pelo Jorge Alves. Moradia cascais
      1_IMG20211125104230.jpg
      1_IMG20211125103759.jpg
      1_IMG20211125104024.jpg
      1_IMG20211125104117.jpg
      1_IMG20211125103750.jpg

muito bom aspecto :D

alguma razão para cores diferentes no isolamento e na tubagem?
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
    • riscos
    • 25 novembro 2021 editado

# 375

O das placas brancas é a solução para 60mm, as placas laranjas para 35mm. Mas o homem pode explicar melhor..
  13.  # 376

Colocado por: vf74Existe alguma opcao razoavel no mercado portugues para trocar os radiadores normais por radiadores de baixa temperatura e usar uma bomba de calor de temperatura normal ?
    Com provas dadas...
    Isto em vez de comprar uma bomba alta temperatura.

Também ando a ver disso.
    https://forumdacasa.com/discussion/78157/radiadores-de-baixa-temperatura-onde-encontrar/

No fundo a melhor opção são ventiloconvectores, mas além do custo nem sempre há electricidade ali ao lado.
  14.  # 377

Bom dia, espero que esteja a postar no tópico correcto.

Neste momento na minha moradia o aquecimento de águas é feito por esquentador a gás de botija o que comporta um preço elevado.

Estava a investigar a colocação de bomba de calor para acabar com o esquentador (e depois o gás) em casa.

A minha questão é, como é que é feita a ligação da bomba às águas de casa? A ideia seria por a bomba na garagem mas penso que não existam águas sanitárias a passar na garagem, seria preciso abrir um buraco para o piso de cima? Tenho a cozinha imediatamente em cima da garagem.

Muito obrigado desde já a quem puder ajudar
  15.  # 378

Foi assim que foi feito cá em casa: abriu-se um furo para a garagem e ligou-se o tubo a uma caixa de águas que existe no WC.
    Esteticamente não é muito bonito (há um metro de tubo no chão do WC), mas numa altura que faça obras no WC coloca-se dentro da parede.
    • metRo_
    • 27 novembro 2021 editado

# 379

Colocado por: jorgealvesAs unidades interiores podem ser de 11 até 16 dependendo da unidade exterior conectada.

Isso por acaso não é uma máquina perto de Caneças??

Guimaraes.

Em relacao a tentar vender a BC e trocar para um sistema a gas natural visto que ha pre instalacao, acham que pode ser solucao? Isto e', ha mercado para BC usadas?
  16.  # 380

Há.. meta no olx

0.1067 seg. NEW