Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Tenho uma bomba de calor monobloco, Daikin Altherma ehsxb16p50b, para aquecimento de piso radiante e AQS, com um depósito de 500L.
    Quando construí a casa, na qual habito desde 2018, aconselharam-me esta bomba de calor por ser eficiente e permitir fazer o aquecimento de piso radiante e AQS com o mesmo depósito, atraves da ativação de uma válvula 3 vias. (vi recentemente aqui no forum uma discussão sobre essa mesma válvula: https://forumdacasa.com/discussion/94809/duas-valvulas-de-3-vias-na-bomba-de-calor-deixaram-de-abrir/
    Na altura achei uma ideia excelente este tipo de bomba, contudo, com o decorrer dos anos, chego à conclusão que não é assim tão bom ou então eu não estou a saber programar bem a bomba. Passo a explicar:
    No inverno, tenho a bomba em modo de aquecimento. A temperatura de avanço da água para o piso radiante é 37º. A temperatura das AQS é 50º, com uma histerese de 3º (ou seja, quando a temperatura das AQS baixa para 47º, a bomba começa a aquecer a água até aos 50º). Ora, a bomba da preferência sempre às AQS.
    Durante as 24h do dia, em que raramente está alguem a tomar banho, passa-se o seguinte:
    - A bomba aquece a água das AQS até 50º. Quando atinge a temperatura, deixa de aquece.
    - A valvula de tres vias vira então para o aquecimento de piso radiante (em que a temperatura de avanço é 37º).
    - A agua começa a circular pela casa e em menos de 10-15 minutos, a temperatura no depósito desde de 50º para 47º. Automaticamente, a valvular de tres vias vira para as AQS, deixando de ir água para o piso radiante.
    - A bomba começa a aquecer a água das AQS até atingir os 50º.
    E recomeça o ciclo: A valvula de tres vias vira então para o aquecimento de piso radiante; após 10-15min a temperatura do deposito baixa para 47º e a valvula de tres vias vira para as AQS.
    Ou seja, o aquecimento de piso so funciona em curtos periodos.
    O que eu fiz para tentar melhorar a situação, programei a bomba para não fazer AQS da meia noite as 06:00. Esse é o unico periodo em que o piso radiante aquece de forma continua.

    Alguém mais experiente em equipamentos semelhantes tem algum conselho que me possa dar?

    Sem dúvida que se fosse hoje teria optado por duas bombas de calor, uma para aquecimento de piso radiante e outra especificamente para as AQS.
    O deposito de inercia mantem a temperatura durante muito tempo, desde que esteja parada.
    Curiosidade:
    a bomba de calor para fazer o aquecimento de piso radiante, com a temperatura de avanço de 37º, consome uma média de 1000w.
    Quando vira para o aquecimento das AQS, facilmente consome 2500-3000w.

    Obrigado a todos os que possam ajudar.
  2.  # 2

    Contacte o instalador para proceder a reparação da bomba de calor que é exactamente trocar o actuador da válvula de 3 vias.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    De que forma é que o atuador da válvula de três vias altera o comportamento que referi?
  4.  # 4

    Por isto:
    Colocado por: pedroferras- A agua começa a circular pela casa e em menos de 10-15 minutos, a temperatura no depósito desde de 50º para 47º

    A água do depósito de AQS não é para circular pelo PRH. Quando a válvula de 3 vias muda para o PRH a água do depósito é para ficar quietinha e à mesma temperatura.
    A menos que o depósito de AQS esteja a ser usado como inércia, mas aí não fazia sentido a válvula de 3 vias.
  5.  # 5

    Também tinha essa ideia. Mas como a bomba de calor tem apenas um depósito, fiquei com essa dúvida.
  6.  # 6

    Então o PRH está a trabalhar sem depósito de inércia. De qualquer forma o que disse antes mantém-se: a água do depósito de AQS não é para circular pelo PRH.

    Esse funcionamento está assim desde o início ou apercebeu-se agora?
  7.  # 7

    Apercebi-me agora por a bomba estar sempre a ligar para atingir a temperatura das AQS. Não me recordo de ver isto no passado.
  8.  # 8

    Então faça o que recomendou o jorgealves porque deve ser exactamente o problema da válvula de 3 vias ;-)
  9.  # 9

    Obrigado @jorgealves e @Bruno.Alves
  10.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesEntão o PRH está a trabalhar sem depósito de inércia. De qualquer forma o que disse antes mantém-se: a água do depósito de AQS não é para circular pelo PRH.

    Esse funcionamento está assim desde o início ou apercebeu-se agora?


    Boa noite e boas festas a todos.
    Tenho acompanhado o forum e principalmente os topicos sobre climatização e bombas de calor.

    A minha irmã tem PRH em sua casa com bomba de calor e deposito inércia Rotex HPSU Compact 516 com apoio solar por sistema drain-back.
    Até há pouco tempo pensava que a água que está no interior do deposito, além de aquecer as AQS por permuta, também circulava pelo piso radiante.
    Percebi que não é isso que acontece, quando há necessidade de climatizar o piso só a bomba de calor aquece essa água.

    Com isto tenho 3 questões:
    - Não seria mais eficiente ser através da água do deposito (que também é aquecida pelo sol) a aquecer a água do piso radiante??
    - Em sistemas que além de bomba de calor apoiada pelo solar tenham também apoio por recuperadores com caldeira também trabalham desta forma - PRH aquecido só pela BC??
    - Há algum modelo Daikin (ou outra marca) que tenha estes 3 produtores de energia - bomba calor, solar e recuperador de caldeira - para consumidores de AQS e PRH??
  11.  # 11

    Colocado por: Dias12Não seria mais eficiente ser através da água do deposito (que também é aquecida pelo sol) a aquecer a água do piso radiante??
    não esta a perceber como funciona o sistema, dentro do deposito tem "agua" somente para fazer de acumulador termico e que nesse caso vai também aos painéis solares, sendo a única possibilidade quer tecnica quer pratica, não esquecer que é um deposito a pressão atmosférica ou seja sem pressão no seu interior.

    Colocado por: Dias12Em sistemas que além de bomba de calor apoiada pelo solar tenham também apoio por recuperadores com caldeira também trabalham desta forma - PRH aquecido só pela BC??
    existem muitas opções e possibilidades no mercado, esta é uma das mais eficientes, funcionais e praticas.

    Colocado por: Dias12Há algum modelo Daikin (ou outra marca) que tenha estes 3 produtores de energia - bomba calor, solar e recuperador de caldeira - para consumidores de AQS e PRH??
    essa mesma maquina faz exactamente isso tudo e ainda muito mais.
  12.  # 12

    Colocado por: Dias12Percebi que não é isso que acontece, quando há necessidade de climatizar o piso só a bomba de calor aquece essa água
    não é bem assim pois se tiver temperatura excedentária vai servir igualmente para o piso radiante sem haver mistura de "aguas"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroferras
  13.  # 13

    Colocado por: Dias12Boa noite e boas festas a todos.
    Tenho acompanhado o forum e principalmente os topicos sobre climatização e bombas de calor.

    A minha irmã tem PRH em sua casa com bomba de calor e deposito inércia Rotex HPSU Compact 516 com apoio solar por sistema drain-back.
    Até há pouco tempo pensava que a água que está no interior do deposito, além de aquecer as AQS por permuta, também circulava pelo piso radiante.
    Percebi que não é isso que acontece, quando há necessidade de climatizar o piso só a bomba de calor aquece essa água.

    Com isto tenho 3 questões:
    - Não seria mais eficiente ser através da água do deposito (que também é aquecida pelo sol) a aquecer a água do piso radiante??
    - Em sistemas que além de bomba de calor apoiada pelo solar tenham também apoio por recuperadores com caldeira também trabalham desta forma - PRH aquecido só pela BC??
    - Há algum modelo Daikin (ou outra marca) que tenha estes 3 produtores de energia - bomba calor, solar e recuperador de caldeira - para consumidores de AQS e PRH??


    fica tudo interligado. veja este topico. tem lá os esquemas que respondem às suas questoes.
    https://forumdacasa.com/discussion/46295/2/piso-radiante-rotex-termoacumulador-500l/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroferras
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvesContacte o instalador para proceder a reparação da bomba de calor que é exactamente trocar o actuador da válvula de 3 vias.


    Obrigado!
    Já há muito que sigo as suas intervençoes no forum da casa e tinha a percepção que me ia conseguir ajudar também.
    Por acaso não me sabe dizer se nesta valvula é possivel pedir para fazer o aquecimento só com a parte elétrica.

    cumprimentos ´
    Pedro Fernandes
  15.  # 15

    Colocado por: pedroferrasPor acaso não me sabe dizer se nesta valvula é possivel pedir para fazer o aquecimento só com a parte elétrica.
    através do software e com ligações externas consegue gerir as fontes de energia
  16.  # 16

    Então nao é possível o consumidor final - utilizador particular, neste caso eu - ativar a parte elétrica para ter água quente numa ocasião improvável em que a máquina exterior avarie?
    Há tempos tive avaria na sonda de temperatura e, por isso, a maquina exterior não arrancava porque a bomba dava informação de temperatura muito alta.
    Após um email para a daikin, que teve resposta após 15 dias, dizia "o seu equipamento pode ser colocado a funcionar mesmo com o código de erro, fazendo que forneça águas quentes sanitárias, colocando a unidade interior apenas a funcionar sozinha e sem depender da unidade exterior".
    Desde que tenho a bomba de calor, nunca soube como se colocava a funcionar só com a parte elétrica.
    Os instaladores da altura (2018) também nunca souberam.
    Ao longo destes 5 anos li e reli o manual várias vezes e foi essa a sorte porque a assistência técnica da daikin é lamentável.
    Não se entende a política da Daikin que vende equipamentos mas que não proporciona qualquer ajuda aos utilizadores finais, obrigando a chamar instaladores que, pelo menos na zona Norte, pouco percebem do assunto e limitam-se a chegar à residência e ligar para a linha de apoio daikin.
    Já tive três diferentes em minha casa, recomendados pela linha de apoio daikin, da área do grande Porto.
    Nenhum soube resolver o problema e ficaram tempos infinitos a ligar para a linha daikin e a seguir indicações.
    Sempre que tive algum problema e pedi assistência, quer fosse uma coisa simples ou complicada, a resposta foi sempre a mesma:
    "Para realizar a intervenção necessária em seu equipamento, é imprescindível contar com a presença de um instalador qualificado."
    E eu concordo com tudo, desde que houvesse instaladores qualificados.
    A última vez esteve um técnico em minha casa durante 3h, sem fazer intervenção nenhuma, apenas ao telefone, para no final dizer que a bomba estava ok.
  17.  # 17

    Activar parte eléctrica numa maquina que só tem alimentação eléctrica é um bocado confuso.

    As máquinas têm diversos acessórios e podem ser configuradas de muitas maneiras pelo que não existe uma única possibilidade de ligar a resistência eléctrica se por acaso a tiver.

    Asa coes pós venda devem ser asseguradas por quem originalmente instalou e configurou o equipamento sendo particularmente difícil para alguém aparecer a meio e ter em consideração todas opções anteriores.

    Infelizmente nem os DO nem a maioria dos técnicos se informa devidamente sobre os equipamentos.
  18.  # 18

    Se me disser o modelo exacto, quais os acessórios instalados digo lhe como configurar para activar a resistência.
  19.  # 19

    A bomba é a daikin altherma ehsx16p50bb.
    Claro que o ideal era chamar as pessoas que a instalaram há 5 anos atrás, a questão é que tal como disse anteriormente, cheguei a conclusão que pouco percebem da máquina.
    E os que vieram depois, igual.
    Nem para ajudarem à configuração inicial.
    Infelizmente ou felizmente ao longo dos anos já vou percebendo um pouco da máquina, já substituí sondas, balão de expansão, etc.
    Ainda assim, se houvesse alguém especializado, preferia que viesse a minha casa e eu pagasse do que andar horas a tentar perceber o problema e a sua resolução.
  20.  # 20

    CONCORDO PLENAMENTE com o pedroferras.
    deparo com o mesmo problema tambem tenho uma bomba de calor daikin ha 8 anos .
    sempre que chamo alguem (ja chamei 2 empresas diferentes), a sensaçao que fico e que nao percebem muito da maquina e ligam para a assistencia e por varias vezes resolvem problema sem saber como nem qual era o verdadeiro problema
 
0.0210 seg. NEW