Iniciar sessão ou registar-se
    • catcos
    • 24 janeiro 2024 editado

     # 1

    Olá a todos!

    Repescando este tópico depois de tantos anos: https://forumdacasa.com/discussion/69746/1/construir-moradia-t3-por-250-mil-tudo-incuido-com-excecao-do-terreno/

    Depois da loucura vivida nos últimos anos, ficamos quietinhos e deixamo-nos estar no nosso pequenino apartamento :) Mas chegou a hora de decidir e mudar. O terreno continua do meu lado, mas o medo de construir é muito grande, não existe acordo entre os dois (eu gostava muito de construir mas não é uma vontade do meu namorado) e possivelmente o mais provável é abandonar esta ideia. Daquilo que tenho andando a ver, facilmente teria que cortar na maioria dos espaços para conseguir gastar os 250 mil totais. Mas, no fundo, tenho muito receio de que isto seja um erro tremendo. Os apartamentos estão a preços exurbitantes também e vamos acabar a ter algo muito pior pelo mesmo preço.

    Venho aqui há procura de opiniões, comentários e mesmo conselhos de quem está no terreno. Porque no fundo neste momento nenhuma das opções me parece a ideal e já não sei se faz mais sentido esperar mais porque a conversa do "para o ano desce" tem dado no que tem....
  1.  # 2

    Qualquer que seja a decisão que tome, tomem a decisão em conjunto e não com um dos elementos a "fazer o favor" ao outro. Se ele não quer então é melhor não fazer, porque depois vai ter de viver o resto da relação com isso, os meus pais venderam uma casa passado 25 anos exatamente porque quando a compraram era onde a minha mãe queria e não onde o meu pai queria, e volta e meia ele lembrava-se de referir este assunto (era uma casa que estava alugada por isso também não foi muito conflituoso).

    Se é um desejo seu construir uma vivenda, fale com o rapaz e veja se podem chegar a um consenso. Os apartamentos também não são maus e valorizam muito mais com o tempo (depende da zona também).
  2.  # 3

    Construção evolutiva.
    Não aquilo que se vende por aí mas uma coisa pensada com pés e cabeça.
    Por exemplo constroem agora um T2.
    Amanhã com 3 paredes e uma porta aumentam para um T3 e assim sucessivamente
    Concordam com este comentário: RUIOLI, TFGM
  3.  # 4

    Eu também estou com o mesmo “ problema “ mas no meu caso estamos os 2 no mesmo barco. Mas a nossa grande dúvida também é será que vale a pena avançar? Eu também já tinha tudo andar na arquiteta e ficou tudo parado quando vimos isto tudo aumentar…. Eu tenho terreno herança da minha esposa. Mas sei que os preços vão ser bastante mais elevados do que a 2/3 anos atrás. Era para construir t3 com 180/190m2 sei que conseguia fazer por 200/220k € foi quanto o meu irmão gastou na antes de tudo começar a subir… e agora para fazer uma coisa dessas não chega 300/350k€. E o problema é a prestação ao banco que fica uma coisa de malucos.
    Concordam com este comentário: catcos
  4.  # 5

    Como está o preço do M2 de construção?
    1200€ a 2000€?
    • catcos
    • 24 janeiro 2024 editado

     # 6

    Colocado por: SvieiraEu também estou com o mesmo “ problema “ mas no meu caso estamos os 2 no mesmo barco. Mas a nossa grande dúvida também é será que vale a pena avançar? Eu também já tinha tudo andar na arquiteta e ficou tudo parado quando vimos isto tudo aumentar…. Eu tenho terreno herança da minha esposa. Mas sei que os preços vão ser bastante mais elevados do que a 2/3 anos atrás. Era para construir t3 com 180/190m2 sei que conseguia fazer por 200/220k € foi quanto o meu irmão gastou na antes de tudo começar a subir… e agora para fazer uma coisa dessas não chega 300/350k€. E o problema é a prestação ao banco que fica uma coisa de malucos.
    Concordam com este comentário:catcos


    É desesperante. No meu caso tamos a falar de pessoas capazes de dar 80 mil de entrada e ainda ficar com dinheiro, pessoas que ganham quase 2500 limpos (os dois juntos claro) e...... sentimos que construir nao está ao nosso alcance. Sentimos que comprar é comprar gato por lebre porque parece-me que todas as construções de apartamentos em Portugal estão uma bela porcaria em termos de isolamento e envolvente do edificio (que se mantem a minha prioridade).... E pedir algum dinheiro ao banco é rídiculo e levam-nos o que tanto esforço fazemos para conseguir poupar. É isto a realidade da nossa geração (temos 30 anos). E tenho mesmo perfeita consciencia que quase ninguém tem as condições que temos, portanto pergunto: se para nós pode ser uma passo maior que a perna, o que será dos outros casais?
  5.  # 7

    Colocado por: PalhavaComo está o preço do M2 de construção?
    1200€ a 2000€?


    De certeza que não sou a melhor pessoa para responder. Em 2020 disseram-me no meu primeiro tópico para contar com 1000, hoje noutras discussões aqui no forum ja vi pessoas a dizer que 1500 pode ser uma anedota, mas numa pesquisa no google vemos que foi o preço médio de 2023. No fundo isso depende sempre do que queremos ter, portanto diria que é das coisas que só mesmo no final e acaba por ser muito pessoal. Mas é um número necessário para saber até onde podemos sonhar, portanto o cálculo que fiz foi precisamente usando os 1500 e percebi que.... ou faço quase metade do que queria ou não vai dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  6.  # 8

    Eu estou no mesmo barco...
    Andamos 3 anos com projeto de construção. Entre afinar o projeto, submeter à câmara para aprovação, centenas de interações depois, passaram-se 3 anos e os projetos de especialidade ainda se encontram à espera de aprovação!
    Atingimos o nosso limite.
    A decisão passou por vender e comprar uma apartamento em construção. Sabemos que não será o mesmo que ser feito por nós, mas ponderados todos os prós e contras é o melhor caminho para nós.

    É impressionante o nível de burocracia neste país. A juntar a isso o que vi nestes 3 anos é que a construção é um mundo à parte. Parece que está sempre tudo a tentar enganar o próximo. Não há palavra, não há ética, não há compromisso, não há leis. É um autêntico faroeste.

    Por outro lado, também acho que nós portugueses estamos mal habituados. Ainda vemos a habitação como antigamente, que toda a gente tem/deve ter uma casa própria. Olhando um pouco pelos países mais desenvolvidos vemos que o normal é as pessoas viverem em casas arrendadas. A compra de habitação não está ao alcance da maioria da população. E é para aí que Portugal caminha.
    Concordam com este comentário: FTavares
  7.  # 9

    Colocado por: frpinEu estou no mesmo barco...
    Andamos 3 anos com projeto de construção. Entre afinar o projeto, submeter à câmara para aprovação, centenas de interações depois, passaram-se 3 anos e os projetos de especialidade ainda se encontram à espera de aprovação!
    Atingimos o nosso limite.
    A decisão passou por vender e comprar uma apartamento em construção. Sabemos que não será o mesmo que ser feito por nós, mas ponderados todos os prós e contras é o melhor caminho para nós.

    É impressionante o nível de burocracia neste país. A juntar a isso o que vi nestes 3 anos é que a construção é um mundo à parte. Parece que está sempre tudo a tentar enganar o próximo. Não há palavra, não há ética, não há compromisso, não há leis. É um autêntico faroeste.

    Por outro lado, também acho que nós portugueses estamos mal habituados. Ainda vemos a habitação como antigamente, que toda a gente tem/deve ter uma casa própria. Olhando um pouco pelos países mais desenvolvidos vemos que o normal é as pessoas viverem em casas arrendadas. A compra de habitação não está ao alcance da maioria da população. E é para aí que Portugal caminha.

    Concordo com tudo o que disse. Só em licenças e papeladas deixamos muito €€ em cima da mesa.
    E é verdade nós povo português tem um objetivo de fazer/comprar casa própria comparado com resto da Europa. Por acaso li um estudo recentemente sobre isso
  8.  # 10

    Desculpem mas não sei como não ter, seja construir ou comprar algo.. A dar 700/800 euros por mês para algo que não é meu (moramos na Maia e é assim que está o mercado de arrendamento por cá), eu prefiro dar ao banco sinceramente... Não sei como é nos outros países mas se Portugal é diferente nisto então levo isso como um elogio sinceramente.
    Concordam com este comentário: sousa80, GaFe
  9.  # 11

    Que construir/comprar casa não seja para todos?! Até eu compreendo...

    Mas 2 pessoas com rendimentos líquidos na ordem dos 2500€/mensais deveriam conseguir!!

    Viver em casas arrendadas é tornar os ricos sempre mais ricos, o os outros sempre pobres e sem nada...

    Depois os governantes desse país, cheios de moral a apregoar os programas "mais habitação", incentivando o arrendamento! Mais € para os ricos desse país.

    Deveriam era apoiar a classe média a ter algo para si! Cortando no €€ que deixamos em cima da mesa nas construções e nos impostos afetos, no IVA para habitações próprias permanentes

    Enfim, nesse país não se consegue ter futuro
    Concordam com este comentário: GaFe, FTavares
  10.  # 12

    Enquanto não houver incentivo à classe baixa/média de comprar HPP, tudo se tornará mais complicado. Eu não quero esmolas do estado, eu gostava que de facto no programa mais habitação houvesse por exemplo isenção de taxas e taxinhas para 1ª compra de imóvel HPP para Jovens <30 anos por exemplo. Não pagar 4/5K em taxas na compra de uma casa nova/usada era já um incentivo.

    Para construir casa, de facto, diga-se que é das piores altura. Como em tudo, é preciso sorte no timing :) Eu por exemplo acho que nasci no ano errado. O meu irmão de 1991, comprou apartamento a metade do preço que vale hoje, com juros nos mínimos e já a pagou.

    São ciclos... e ou se espera por 10 anos para comprar casa, ou temos de nos sujeitar a estas barbaridas de preço!!

    É duro para quem quer começar vida fora de casa depois da faculdade!!

    Contudo, não desmoralizem. Apenas adequem o vosso budget à situação atual. A compra de um apartamento/casa não tem de ser para todo o sempre! Daqui a 5 anos secalhar a situação já estará mais favorável para comprar casa ou construir!!

    Cumprimentos
  11.  # 13

    Eu penso que depende muito dos conhecimentos e a sorte de conhecer/encontrar profissionais competentes.
    Está mais difícil é um facto mas não desista dos seus sonhos, vai viver a vida arrependido.
    Não ganham mal e tem boa entrada para dar, independente da minha opinião faça com calma mas nem que execute por etapas como antigamente.
    Concordam com este comentário: PJ2022, Faja
  12.  # 14

    Esperar 5 anos para tomar uma decisão é quase impensável porque eu tenho 32 a minha esposa 35 um filho de 5. A idade vai aumentar os bancos a dificultar o empréstimo por causa da idade. Mas sim temos que aguardar a ver se isto começa a melhorar
  13.  # 15

    2500€ não é um bom valor para quem se quer lançar a construir uma moradia.

    Com todo o potencial que têm façam crescer o vosso pecúlio, antes, para conseguirem cumprir o vosso sonho.

    Comprem um apartamento para arrendar a estudantes. 10 anos. E depois já têm outra capacidade.

    É num exemplo. Cada um faça o melhor possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  14.  # 16

    Atualização: vamos avançar!!

    Por um acaso da vida, cruzou-se um construtor no nosso caminho que trouxe o sonho de volta.
    Não vamos ficar limitados a ele, mas deu para resgatar o bichinho e para ficarmos os dois alinhados (eu e o meu namorado).

    A verdade é uma: construir pode ser caro e assustador, mas comprar casa é ainda mais caro e coisas piores.
    Estamos a começar esta aventura e a contactar arquitetos, quando for a altura crio novo tópico como diário de bordo desta aventura!
    Concordam com este comentário: ralph_, spvale, GaFe
  15.  # 17

    Colocado por: catcosPor um acaso da vida, cruzou-se um construtor no nosso caminho que trouxe o sonho de volta.

    Não é um vendedor de sonhos pois não?
  16.  # 18

    Olá Catcos,

    Boas noticias então. Já agora, o que lhe disse o construtor?
    Estou numa situação semelhante, a contar trocos para saber se avanço ou não.

    Cumprimentos
    • catcos
    • 8 fevereiro 2024 editado

     # 19

    Colocado por: zedasilvaNão é um vendedor de sonhos pois não?


    Ahah, não! Simplesmente foi uma coincidencia engraçada que voltou a trazer o assunto para cima da mesa.


    Colocado por: MFportoBoas noticias então. Já agora, o que lhe disse o construtor?
    Estou numa situação semelhante, a contar trocos para saber se avanço ou não.


    Não disse nada que eu nao soubesse já. Só assustou mais na verdade. Fomos ver o meu terreno e possivelmente tem muita pedra (algo que eu já suspeitava), aconselhou fazermos uma propeção geológica. Mas pronto, depois de falar com ele já começamos a contactar arquitetos e gostei do que me vão dizendo. Ontem uma das arquitetas que me contactou, referiu que o preço da construção ainda está muito caro atualmente, mas que começa a aperceber-se que os projetos estão a ser aprovados com maior rapidez nas câmaras, ela prevê que mais cedo ou mais tarde os preços de construção desçam porque os construtores poderão ficar com menos trabalho (mas falou ainda de cerca de 1 ano). Ainda assim aconselhou a ter como base o valor de 1500 euro/m2 que é algo que para mim é alto. Mas estou com esperança que a coisa desça até lá, vou descer também as áreas e a piscina possivelmente não será para agora. Penso que assim, a coisa vai acontecer sem sofrermos.
    A verdade é que as casas já construídas estão todas muito caras, acho que está tudo meio maluquinho e sem noção. E nós temos de ter uma solução. Neste momento estamos numa casa arrendada mas a minha sonhoria já pediu a casa a partir de meio do ano, temos já uma solução para os meses/anos seguintes através de familiares mas é sempre uma solução temporária (é um T1), alguma decisão tinhamos de tomar.
  17.  # 20

    O sonho continua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dred
 
0.0290 seg. NEW