Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas

    1- qual a diferença deste isolamento vs o tão falado ETICS

    Em que aspecto?

    2- no que diz respeito a projectos existe alguma especificação ou obrigação de executar na obra um ou outro método? ou seja imaginando que todos os pilares exterirores são de 25 existe alguma necessidade de especificar qual o tipo de parede dulpa e seu isolamento, até em termos nas paredes de projecto de estabilidade?


    Existe a obrigação de cumprir o estipulado em projecto. Para a elaboração do projecto de comportamento térmico é fundamental definir a constituição das paredes (e não só). Para o projecto de estabilidade a mesma coisa por duas razões:
    1ª - Para diferentes paredes, pesos diferentes e portanto cargas diferentes a actuar nas estrutura. Na prática pode fazer-se o cálculo sem este conhecimento pormenorizado.
    2ª e mais importante: para uma perfeita integração da estrutura na construção - por exemplo para "embutir" os pilares e vigas nas paredes sem a formação de saliências - e para uma boa execução das correcções térmicas é necessário conhecer a constituição das paredes (espessura).

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 22

    Colocado por: filipos

    Entao, nestes casos o pano exterior fica todo solto ? nao existe qualquer amarração ao pilar?!


    Complementando o indicado pelo filipos; não existe qualquer ligação do pano exterior ao pilar (em relação ao pano interior não é visível se a mesma existe ou não) e não existem ligações entre os panos da parede dupla.
    • vmgl
    • 15 março 2010

     # 23

    Perante os esquemas apresentados o que considero mais eficaz perante todos é o B1 e C4 sendo que os outros todos no caso dos pilares proporciona pontes térmicas de uma forma ou de outra.
  3.  # 24

    J.Cardoso,
    A minha duvida em relacao ao ETICS ja foi esclarecida por um PDF enviado por outro utilizador.
    Em relação ao isolamento fui agora mesmo verificar o que tenho no estudo termico, pois ainda nao tinha visto tudo, tenho o seguinte para as paredes exteriores:

    do exterior para o interior -> reboco 2 + tijolo 11 + cx ar 2 + EPS 3 + tijolo 11 + estuque 2
    as pontes termicas sao planas ou seja do tipo C4 usando o grafico colocado no inicio do post.

    a minha pergunta vai de encontro ao que é realmente mais eficaz em termos de isolamento quer acusticamente? evidentemente que existem outras condicionantes como as caixas de estore, caixalharias, etc... mas para já gostava mesmo de perceber o que melhor se faz para se ter uma melhor qualidade de isolamento.

    isto porque tenho visto n casas em construção aqui na zona e posso vos dizer que ainda so encontrei duas com a solução "mais votada" C2... quase todas são de pontes termicas planas.
    a construção é na zona da Parede - Carcavelos

    Obrigado.
  4.  # 25

    Boas

    Na minha opinião as melhores soluções são as que promovem o isolamento pelo exterior da estrutura; assim, continuo a achar a solução C2 melhor que a C4.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 26

    Colocado por: filiposEntao, nestes casos o pano exterior fica todo solto ? nao existe qualquer amarração ao pilar?!

    No caso concreto da obra das fotos, o pano exterior é "travado" ao pano interior através de umas peças em zinco colocadas X em X metros. Não leva nenhuma ligação aos pilares.
    Algo do género da imagem que coloco a seguir. Mas a peça de travamento que usei era um pouco diferente e em zinco.
  6.  # 27

    Não me vou pronunciar na sondagem.. porque cada caso é um caso e não devem existir ideias pré-concebidas e ou "receitas tipo"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  7.  # 28

    pois.. nao esta facil.....

    ou seja EPS ou Wallmate?
    é possivel fazer o isolamento tipo C4 ou qq um dos outros com EPS?

    agradeço a ajuda possivel, claro que ja varri a internet.. mas as duvidas persistem....
  8.  # 29

    O EPS (esferovite) ganhou má fama, mas não sei garantir até que ponto isso não passa de um mito urbano. Alguém por aqui poderá opinar com mais autoridade sobre o assunto do que eu, sobretudo quem faça muita demolição. O compincha da parede ou do tecto (wallmate ou roofmate), também conhecido como XPS, tem tido muito boa imprensa, sobretudo pela sua baixa absorção de água. Mas eu agora ando mais virado para as cortiças, sempre é produto nacional e ajuda o tio Amorim a subir no ranking da Forbes.
  9.  # 30

    o q é nacional é bom parece-me bem :)
    o problema é para quem nao percebe fica perdido no meio de tanta informação, claro que tenho consciência que os custos tambem deve alterar mto a decisao.

    em relacao ao isolamento a escolher, e mesmo tendo os projectos de especialidades elaborados e "certificados" sabem me dizer se depois em obra tenho que respeitar tudo, ou se realmente posso alterar de EPS para Wallmate mantendo a dimensão da parede, ou mesmo alterar 3/4 cm deixando o tijolo de 15 pendurando apenas em metade por exemplo, de forma a conseguir fazer o isolamento tipo C2?

    o q tenho no projecto é do exterior para o interior -> reboco 2 + tijolo 11 + cx ar 2 + EPS 3 + tijolo 11 + estuque 2
    as pontes termicas sao planas ou seja do tipo C4 usando o grafico colocado no inicio do post.
  10.  # 31

    Se com isso cumpre o RCCTE, está bom.
  11.  # 32

    eu ja tenho o certificado ADENE pago e como disse o projectos acusticos e termicos feitos e aprovados apenas ainda nao entreguei o conjunto na camara para aprovacao final.
    e la ta tudo especificado o que deve ser aplicado, mas a minha duvida é se posso alterar sem problemas?
  12.  # 33

    Colocado por: Bernaeu ja tenho o certificado ADENE pago (...)


    O que o Berna deve ter não é o CE - Certificado mas sim a DCR - Declaração de Conformidade Regulamanentar.

    Colocado por: Berna(...) mas a minha duvida é se posso alterar sem problemas?


    Alterar sem problemas não é bem assim. Imagine a seguinte situação (faço a ressalva que pode não ser a sua), a DCR indica que a fração possui uma classificação B -, a mínima exigível para uma fracção nova; e requer a Licença de Construção. Durante a obra altera determinados processos construtivos e materiais e após a cosntrução quer requerer a Licença de Utilização. Assim, vai ter com PQ (Perito Qualificado) e solicita a emissão do CE - Certificado Energético, acontece que o PQ verifica que houve alterações e tem de refazer os cálculos, e caricatamente agora a classificação a atribuir é C!!
    Já tem um problema!!!

    Aconselho-o a falar com um PQ, o que lhe emitiu a DCR ou outro, para saber o que fazer.
  13.  # 34

    Isso é um pouco como perguntar se pode ir à farmácia e alterar a amoxicilina + ácido clavulânico que o médico lhe receitou para penicilina sem problemas.
  14.  # 35

    Boas

    la ta tudo especificado o que deve ser aplicado, mas a minha duvida é se posso alterar sem problemas?

    Na minha opinião - e não tenho a certeza absoluta que seja assim - pode alterar desde que tome um dos procedimentos:

    1 - ( O mais tortuoso ) Apresenta aditamento ao projecto de comportamento térmico com as alterações efectuadas e respectiva justificação. Provavelmente terá de proceder a novo registo na ADENE.

    2 - ( O mais prático ) Verifica junto do autor do projecto se as alterações que quer fazer são compatíveis com as exigências. Informa o director da obra e a fiscalização das alterações . Uma vez que vai necessitar (penso eu) da certificação energética da habitação deve informar o autor da certificação das alterações que vai efectuar para que este verifique em obra a sua realização e proceda depois à respectiva certificação.

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 36

    ok obrigado a toddos... vou comecar por falar com o gabinete que tratou dos projectos.
  16.  # 37

    Vou isolar a laje to tecto por cima com XPS (desta forma contribui para a inércia).
    Mas neste caso vão existir pontes térmicas nos topos da laje (onde assenta a cobertura inclinada e os beirados do telhado).
    Qual a melhor forma de evitar estas pontes térmicas nestes topos da laje to tecto?
    PUR ou XPS ou outro?
    Como aplicar?
  17.  # 38

    No meu projecto tenho uma parede que vai ficar com cerca de 40/45cm de espessura devido a um pormenor de projecto...
    Uma parede normal terá cerca de 32cm, certo... Esta fica talvez com mais 12cm...

    Para obter o máximo rendimento térmico da parede acham que deva preencher a diferença com mais tijolo ou mais XPS?
  18.  # 39

    O melhor é pedir ao projectista de RCCTE para fazer as contas.
  19.  # 40

    mtiago

    por vezes em vez de a parede ficar com essa espessura toda, pode ficar interessante ter ressaltos e criar condições na mesma para incorporar mobilia ou prateleiras.
    Como disse o AugstHill, deve por essa questão ao seu projectista e em particular ao do projecto de térmica.
 
0.0231 seg. NEW