Iniciar sessão ou registar-se
    • mtiago
    • 30 março 2010 editado

     # 41

    Colocado por: marco1mtiago

    por vezes em vez de a parede ficar com essa espessura toda, pode ficar interessante ter ressaltos e criar condições na mesma para incorporar mobilia ou prateleiras.
    Como disse o AugstHill, deve por essa questão ao seu projectista e em particular ao do projecto de térmica.


    Obrigado pelas respostas.

    Neste caso vai ter de ficar mesmo 45cm, pois é é a junção de dois corpos da casa.

    Mas nem está em causa o aproveitamento mas sim o preenchimento. Na vossa opinião o que colocariam? Tijolo mais largo ou XPS mais espesso.
      23b.jpg
  1.  # 42

    Boas!

    Não tendo grandes dúvidas do que já foi aqui claramente discutido coloco um pormenor novo:
    tijolo 15 exterior (apoiado em 2/3) + caixa de ar 2cm + wallmate 3cm + tijolo 11 interior

    A ideia seria ter 1/3 do tijolo para fora da laje, obrigando as humidades a escorrerem sem tocarem na lage.
    Como sou leigo, peço a Vossa opinião a esta abordagem!
    Desde já agradeço a vossa colaboração.

    Cumps
  2.  # 43

    psimoes

    qual é a duvida? isso é o que está em C2
  3.  # 44

    Boas

    marco1:

    É parecido mas não a mesma coisa (exterior/interior invertidos).

    Tijolo 15 exterior (apoiado em 2/3) + caixa de ar 2cm + wallmate 3cm + tijolo 11 interior

    A ideia seria ter 1/3 do tijolo para fora da laje, obrigando as humidades a escorrerem sem tocarem na lage.
    Como sou leigo, peço a Vossa opinião a esta abordagem!


    Vai ficar com o tijolo exterior saliente 5 cm em relação aos pilares e vigas. O que tenciona fazer com esses 5 cm?

    Tem a certeza que essa parede tem um comportamento térmico admissível no seu caso?

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 45

    j cardoso

    não entendi, então C2 não é "Tijolo 15 exterior (apoiado em 2/3) + caixa de ar 2cm + wallmate 3cm + tijolo 11 interior"ou seja não corresponde a este tipo de parede??
    esses 5 ou o que for terá isolamento termico e forra em tijolo.
  5.  # 46

    Boas

    Tem razão, vi mal.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 47

    envio uma imagem com o que me descreveram...

    O que fica por fora do pilar seria rebocado e por dentro a mesma coisa. Faz sentido?
    Em termos de pontes de temperatura seria pior do que ter tijolo 11 + caixa de ar + wallmate + tijolo 11?
    Na zona de Sintra faz mais sentido qual solução das apresentadas neste forum?

    Obrigado pelas opiniões!
      exemplo_parede15exterior.png
  7.  # 48

    Boas

    O que fica por fora do pilar seria rebocado e por dentro a mesma coisa. Faz sentido?

    Não. Falta aí a correcção da ponte térmica (isolamento do pilar)

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 49

    C2
  9.  # 50

    C2, com XPS nas laterais do pilar tb.
  10.  # 51

    Nunca é demais... Obrigado pelas vossas opiniões!

    Cumps,
    Psimoes
    • cmbp
    • 20 abril 2010 editado

     # 52

    Olá a todos
    Eu tenho:

    Exterior tijolo 15 / poliuretano projectado / caixa de ar / tijolo 11 Interior

    Ainda aqui ninguem falou do isolamento projectado...
    Parece que as placas wall/roof/floormate apresenta alguns problemas de isolamento nas freastas entre estas, ou seja na sua interligação, ou algumas não ficam a chegar bem ao topo. Já vi uma obra em que havia uma fresta aí duns 10 cms no topo.
  11.  # 53

    boa noite
    caro colega use capotto no final de contas fica ao mesmo preço e muito melhor isolamentos
  12.  # 54

    Colocado por: framosuse capotto no final de contas fica ao mesmo preço e muito melhor isolamentos

    Voltamos ao mesmo... Melhor pq??!!
    Lá vão começar as comparações com o XPS mal aplicado, bla bla, bla bla...:S
  13.  # 55

    mtiago
    Eu na minha moradia usei do interior para o exterior: Estuque Projectado, salpisco, tijolo de 15, Wallmate de 4cm fixado, caixa de ar de 2,5, tijolo de 15, salpisco, reboco projectado de 2cm.
    Sei que vai dizer que substituir tijolo de 11 por tijolo de 15 vai encurtar as áreas, mas acredite que não se vai arrepender. A quantidade de fios e tubos e tomadas que actualmente uma moradia leva são assustadores. Com tijolo de 15 o Sr. nunca terá problemas com roços. No tijolo de 11 por vezes quando se abre buracos para se colocar tomadas ou roços para passar as tubagens fica logo aparecer o isolamento e caixa de ar.
    Já agora tenha cuidado com a construção das paredes exteriores relativamente aos pilares e vigas, convém que o pano de tijolo passe por fora dos pilares e vigas para que estes não fiquem em contacto com o exterior. Atenção para que nestas zonas use bastante rede, uma vez que a espessura vai diminuir (pois terá que usar forras), mais tarde quando colocar o reboco vai dar graças a deus por ter colocado rede naquelas zonas de transição.
    Os construtores não gostam destes pormenores, dá trabalho e não luz nada, os beneficios só se obtém depois.
    LUMAPICA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, LuisPereira, mtiago, pcarvalho
  14.  # 56

    Olá,

    Também eu vou agora iniciar a construção da minha casa.
    Estou na fase de projecto e devido aos novos requisitos térmicos/acústicos tenho de decidir já como é que serão as paredes.

    Assim venho pedir opiniões na esperança de conseguir decidir.

    Actualmente existem dois métodos comuns para as paredes: isolamento exterior (capoto) e tradicional (caixa de ar).

    Após ler muitos estudos que dizem que o Isolamento exterior é o melhor, já estava inclinado para o capoto, mas depois veio o orçamento...30-40 Euros/m2 !!!
    E na arquitetura da casa esta previsto em algumas zonas levar pedra natural decorativa no exterior, o que não é muito conveniente para o capoto...

    Por isso, pensei, e porque não fazer uma construção utilizando os dois métodos, de forma a tirar proveito das vantagens dos dois?

    E elaborei a seguinte ideia que se encontra na imagem.

    O XPS interno será colado ao pano exterior ou interior conforme o isolamento seja mais eficaz.
    As placas de XPS terá encaixes laterais para certificar de que nas existem frestas entre as placas.

    O pano exterior será com tijolo térmico 14 e o pano interior de tijolo normal 11.

    Nas esquinas os pilares terão 25x25 e o isolamento exterior tipo capoto para remover a ponte térmica.

    A espessura da parede seria de 33 cm excluindo os reboco (+2+2=37cm).

    Esta configuração possui as vantagens dos dois métodos de construção sendo um misto de capoto + tradicional e tem as seguintes vantagens (do meu ponto de vista):
    - Permite que os panos estejam ligados aos pilares reforçando a solidez da parede..
    - Permite a utilização de Capoto nos pilares eliminando as pontes térmicas.
    - Permite a aplicação de pedra natural decorativa no exterior.
    - O tijolo de 11 interno permite a abertura de "roços" sem que se esteja a alterar o isolamento.

    A sequência de construção das paredes será:
    1 - Enchimento de Pilares.
    2 - Pano exterior.
    3 - Colocação do XPS na caixa de ar.
    4 - Tapamento de qualquer fresta que exista na zona dos pilares, na zona inferior e na zona superior.
    5 - Pano Interior.
    6 - Isolamento dos pilares com capoto.
    7 - Reboco projectado.

    Dito isto, gostaria de saber a opinião do fórum.
    Acham que é fazível?
    Existe algum problema em utilizar capoto só na zona dos pilares e e ligar o reboco do capoto ao reboco da parede?

    Obrigado,
    Tiago Antunes
      parede2.jpg
  15.  # 57

    Olá tiagoantunes,

    Acho este tema bastante interessante assim como estes esquemas que, também eu, gostaria de ver a serem discutidos por foristas experientes neste assunto.
    A minha construção encontra-se na fase de levantar paredes e está previsto utilizar a mesma solução para correcção das pontes térmicas mas com poliestireno de 30mm da BASF Styrodur 2800 C, assim como, na caixa de ar de 80mm e colado ao pano interior, BASF Styrodur 3035 CN de 60mm de espessura deixando uma caixa de ar de 20mm com ventilação junto ao pano exterior, não sei se será a melhor solução.

    Cumps
    • RLV
    • 10 outubro 2010

     # 58

    Boas

    Colocado por: tiagoantunesDito isto, gostaria de saber a opinião do fórum.

    Acham que é fazível?


    Tiago, Nas paredes duplas tradicionais vai ser muito difícil conseguir agarrar o reboco ao XPS (tal como tem nos desenhos), a distância é tão grande entre tijolos que duvido que mesmo utilizando uma rede tipo fivitex o consiga fazer, principalmente nos pilares de canto!
    Tem que escolher um isolamento que permita melhor aderência ao reboco, o aglomerado de fibras de abeto por exemplo. Colocado logo na cofragem. (veja o desenho)

    Colocado por: tiagoantunesExiste algum problema em utilizar capoto só na zona dos pilares e e ligar o reboco do capoto ao reboco da parede?


    Não misture os sistemas, isso só pode dar asneira.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, tiagoantunes
      fibra abeto.jpg
  16.  # 59

    Obrigado pela opinião RLV,

    Percebeu correctamente a minha ideia e era exactamente essa opinião que procurava, pois a principal dúvida é no material a revestir os Pilares por fora.
    Este aglomerado de fibras de abeto parece-me uma boa ideia!!

    Pode-me dizer qual o metodo de fixação ao pilar?
    E será que suporta a aplicação posterior de pedra natural decorativa (3cm espessura) no exterior?

    Cumprimentos.
    • RLV
    • 10 outubro 2010 editado

     # 60

    Colocado por: tiagoantunesPode-me dizer qual o método de fixação ao pilar?


    Fixação 1(permanente):
    Os painéis são colocados dentro da estrutura de cofragem antes da betonagem, quando retirar os painéis de cofragem o aglomerado fica agarrado ao pilar ( como na foto1)

    Fixação 2:Ancoragens metálicas (foto 2 e 3)

    Fixação 3:Podem ainda ser aplicados e fixos recorrendo a argamassas de cimento e areia

    Colocado por: tiagoantunesE será que suporta a aplicação posterior de pedra natural decorativa (3cm espessura) no exterior?


    As argamassas e colas aderem bem ao aglomerado de fibras de abeto, pelo que me parece que as pedras ainda vão ficar melhor coladas onde existir o aglomerado em comparação ao tijolo, já que o aglomerado é mais poroso.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
      Foto 1.jpg
      Foto 2.jpg
      Foto 3.jpg
 
0.0243 seg. NEW