Iniciar sessão ou registar-se
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Ora então vamos lá a começar a festa.

    Ainda não tenho sequer o terreno, embora já tenha contactado arquitectos e projectistas.

    Dirão vocês que não estou a começar pelo inicio, mas o meu receio é precisamente a escolha do terreno certo. A zona do país está escolhida (sou dos arredores de Lisboa) e por aqui têm surgido algumas hipóteses. Umas melhores que outras...mas agora surgiu uma que veio baralhar isto tudo.

    Trata-se de uma casa, não legalizada, no meio de um bairro todo ele loteado e legal.

    A dimensão do terreno (377m2) que permite implantação até 140m2 em R/C + 140m2 em 1º andar é mais que suficiente (eu nem queria passar dos 90m2 de implantação), mas o preço é bastante atractivo...

    O que pode tornar inviável é o custo de uma demolição. Por isso mesmo coloco em anexo a imagem visível para já, do exterior. Posso tentar apurar quantos metros quadrados estamos a falar mas andará à volta de uns 220m2 no total (120+100).

    Alguém tem ideia dos custos de demolir tal mamarracho? Primeiras impressões!
    Demolir
  1.  # 2

    Alugar uma giratória com manobrador, umas 30 viagens de camiões para remoção de entulhos, em 3 ou 4 dias de trabalho (aproveitando para abrir os caboucos para as novas fundações.... Uns 8 mil euros?
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 3

    A minha meta era 10mil€ e consigo reduzir no custo (se tal for possivel) das viagens, visto que nas traseiras, com um percurso de uns 300 ou 400 metros para o camião, existe um local que aceita vazamento de entulho para encher um "vale" que pretendem endireitar.

    O Luis está no ramo? Só para ter uma ideia do conhecimento aproximado para essa estimativa.
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 4

    Ainda vendo aluminio e cobre a peso, para pagar o almoço... (estou a olhar para isto e a divagar... ) :D
  2.  # 5

    Colocado por: JotaPA minha meta era 10mil€ e consigo reduzir no custo (se tal for possivel) das viagens, visto que nas traseiras, com um percurso de uns 300 ou 400 metros para o camião, existe um local que aceita vazamento de entulho para encher um "vale" que pretendem endireitar.

    Está licenciado?, se não estiver não se meta nisso.
    Não é só a giratória e o camião, primeiro é preciso retirar tudo o que é carpintaria, caixilharia, instalação elétrica, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  3.  # 6

    Nos vazadouros licenciados, é preciso pagar para lá depositar os entulhos.
  4.  # 7

    Colocado por: JotaPO Luis está no ramo? Só para ter uma ideia do conhecimento aproximado para essa estimativa.
    Não.
    Mas fiz uma vez essa operação de demolir uma moradia e reconstruir outra.
    Tinha 90m2+90m2+sotão minúsculo, e a máquina demoliu-a em poucos MINUTOS.
    Acho que antes da demolição só tinham removido as janelas e algumas portas. O resto foi tudo a eito.
    No dia seguinte, o terreno estava limpo e com os caboucos para as fundações abertas para a nova construção.
    E, há uns 10 anos, custou-nos uns 4000 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 8

    O trabalho de remoção de materiais faço bem.

    Picareta, a única coisa ali ilegal é a construção. O lote tem tudo ok, mas existe como lote de terreno. Aliás, na Câmara tem a indicação que a construção é legalizada na condição de serem demolidos os anexos.

    Picareta, nas traseiras o "bairro" é outro e a comissão de moradores ainda tem o processo deles atrasado. Em tempos, vi fazerem vazamento de entulho e apressei-me a chamar as autoridades. Não chegaram em tempo util mas numa segunda vez fui eu mesmo abordar o motorista do camião que me disse que a comissão é que pediu para ali vazarem. Fui falar com alguém da dita comissão e confirmaram que estão sem dinheiro para avançar com a legalização do bairro mas que uma das condições futuras era o dito vale ser endireitado, deixando de existir. Como tal, agradecem o vazamento de entulho e terras no local.

    Eu só não aposto na requalificação porque ia gastar mais do que a construir de raíz...visto que não confio nos alicerces e fundações.

    A colocação aparentemente ridicula ao fundo do terreno (com garagem por trás) ganha pela captação solar, mas pronto, a futura casa terá mesmo que vir para a frente.
  5.  # 9

    Colocado por: JotaPPicareta, a única coisa ali ilegal é a construção. O lote tem tudo ok, mas existe como lote de terreno. Aliás, na Câmara tem a indicação que a construção é legalizada na condição de serem demolidos os anexos.

    Eu não estava a falar da construção nem do lote, referia-me ao local onde pretende vazar os entulhos....tem que estar licenciado para isso.
  6.  # 10

    Colocado por: JotaPia gastar mais do que a construir de raíz...visto que não confio nos alicerces e fundações.
    No caso que referi em cima, o custo final (remodelação versus demolição+construção) seria o mesmo.
    E quando, durante a demolição vimos os arames, digo, os "ferros" com que aquilo tinha sido construído e as, digo, a ausência das fundações, até nos felicitámos pela excelente decisão.
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 11

    Colocado por: Picareta
    Eu não estava a falar da construção nem do lote, referia-me ao local onde pretende vazar os entulhos....tem que estar licenciado para isso.


    Acabei por perceber isso depois de ler de novo. Realmente tenho sérias dúvidas que esteja apto para tal, mas o que é certo é que eu reclamei e ninguém agiu.

    Então e supondo que um dia aquele local segue para obra mesmo, com objetivo de encherem. O licenciamento da obra, per si, valida que se vaze lá entulho? Honestamente acho que está ali uma bela cagada, porque se aquilo há-de ser espaço verde, ainda que precise de encher uns 10 ou 20 metros de profundidade, com cimento e tijolo não me parece o ideal.

    E o Picareta assim a olho diria que 8mil é ser optimista?



    Colocado por: Luis K. W.No caso que referi em cima, o custo final (remodelação versus demolição+construção) seria o mesmo.
    E quando, durante a demolição vimos os arames, digo, os "ferros" com que aquilo tinha sido construído e as, digo, a ausência das fundações, até nos felicitámos pela excelente decisão.


    Não tenho mesmo interesse em aproveitar o que existe, seria só mesmo numa perspetiva de viabilidade/ custo mas nada que fizesse muita questão.

    A olho nu, já foi perceptivel que não está ali nada de jeito... E mesmo a dimensão do terreno, que agora vejo como algo bom, pode é sair-me mais caro e pouca vantagem trazer.
  7.  # 12

    Colocado por: JotaPO licenciamento da obra, per si, valida que se vaze lá entulho?

    Não, o aterro terá que ser feito com terras. Resíduos da construção só para vazadouro licenciado.
    Anexo uma tabela para ficar com uma ideia dos custos.

    Colocado por: JotaPE o Picareta assim a olho diria que 8mil é ser optimista?

    Eu contava com 10 mil.
      RDC.PNG
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 13

    Obrigado pelo contributo.

    Para considerar um "achado" e até novas surpresas, era o valor que tinha como máximo.

    Claro que a ideia era comprar e depois englobar o valor da demolição na construção. Ainda assim há muito que eu e pessoas amigas do ramo da construção, podem ajudar e ir limpando...

    Vamos a ver se este tópico não fica bloqueado por falta de atualizações :D
    Concordam com este comentário: jafn
    • JotaP
    • 12 fevereiro 2017

     # 14

    A coisa anda e as hipóteses para o que ira nascer no lugar do mono, colocam-se ..

    Alguém que possa partilhar imagens de uma casa térrea até 145m² de área de implantação?.

    Seja planta ou estética.
  8.  # 15

    Eu naõ me metia nisso para mandar a baixo. Que trabalheira...
    Concordam com este comentário: GMCQ
  9.  # 16

    Colocado por: JotaPAlguém que possa partilhar imagens de uma casa térrea até 145m² de área de implantação?.


    resista a essa tentação e não vá por esse caminho, as casas são pensadas de acordo com o terreno, não peque numa planta de uma casa pensada para outro terreno para usar no seu. tem fortes probabilidades de dar barraca.
    • JotaP
    • 13 fevereiro 2017

     # 17

    Riscos, refere-se ao trabalho ou ao custo? Aprofunde, please

    Paulo. Nem era a minha intenção. A ideia é perceber se e viável a nivel de dimensões e em segundo plano, esteticamente falando
  10.  # 18

    Colocado por: JotaPA ideia é perceber se e viável a nivel de dimensões e em segundo plano, esteticamente falando

    Considerando que um apartamento de 145 m2 já é considerado grande, não há razão para não ser viável, sempre e quando pense a coisa dessa forma: que essa casa será um "apartamento" isolado. Ou seja, à partida, nada de garagem, nada de arrecadações/lavandarias/áreas técnicas que, no total, sejam pouco mais que uma despensa grande, nada de suites com closets gigantes, etc. Faça as suas escolhas racionalmente e friamente e verá que tem área que chegue.
  11.  # 19

    Colocado por: JotaPPaulo. Nem era a minha intenção. A ideia é perceber se e viável a nivel de dimensões e em segundo plano, esteticamente falando


    uma casa térrea, com 3 quartos, em 145 m2 de implantação, é possível mas apertado. repare que se tiver uma garagem para dois carros (30m2) já fica apenas com 115m2 para a casa.
  12.  # 20

    Colocado por: pauloagsantosrepare que se tiver uma garagem para dois carros (30m2)


    Colocado por: mhpintonada de garagem


    :)
 
0.0193 seg. NEW