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  1.  # 181

    E outra coisa, se querem este tópico só limitado aos users de VE's sem comentários contrários ou opiniões diferentes falem com a administração para o proibir aos restantes, já que é a vontade de alguns.
  2.  # 182

    Colocado por: rjmsilvaSe era para manter a discussão salutar entre os utilizadores de VE, marque um cafezinho com o mafgod, que são os únicos utilizadores de VE.
    Estão todos convidados, basta aparecer ás sextas aqui:
    Local: Bar "To Na Onda" - Marina de Oeiras
    Hora: 21:30
    Dia: Todas as Sexta-feira

    Mais info:
    https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=22&t=17250
  3.  # 183

    Aqui sim, parece-me algo que vale a pena discutir.
    Colocado por: adiasJá existe claramente nas redes de carregamento, em especial nos paises onde o governo já deixou de pagar o combustivel a meia duzia de amigos - como Portugal - e estão já em "mercado".
    Esse argumento não cola. Atenção, eu defendo o pagamento urgente dos carregamentos, mas não é o governo que paga os carregamentos (os rápidos pelo menos) são os operadores. Houveram foi fundos comunitários para a instalação dos carregadores ao abrigo do fundo de carbono.
    Colocado por: adiasQuer carregar num posto de uma rede que não tem assinatura? Lamentamos, tem que pagar um ano para usar só hoje. Não quer? Tem a certeza? Está na auto-estrada, com 2% de carga e somos os únicos nas 5 estações de servico!. São 170 Euros se faz favor!

    Não sei onde foi buscar essa ideia.
    Na maioria dos países o posto até já se activa à frente dele, sem cartão nem subscrição, via app ou browser. Nos restantes, os cartões são recarregáveis ou pagos ao fim do mês.

    Colocado por: adiasQuer carregar num posto de um famoso fabricante Americano? Lamentamos isso é só para os "nossos" clientes....

    Foram pagos por eles, sem contribuição de mais ninguém. Discordo desse posicionamento da Tesla, podiam oferecer carga paga aos restantes carros, mas é privado, fazem o que quiserem

    Colocado por: adiasPrecisa de carregar depressa? Lamentamos, o seu carregador ultra xpto não é compativel com o nosso posto. Temos este adaptor fabuloso por 1500 euros, se quiser chegar ao aeroporto a tempo.

    Não sei onde foi buscar essa ideia. O adaptador mais caro que conheço é o Chademo da Tesla e custa 600€. Em Portugal e na Europa (por legislação europeia) os postos têm de oferecer os 3 tipos de interface standard

    Colocado por: adiasé o velho modelo "microsoft".... os ficheiros são iguais a 50 outros, mas faremos questão de o fazer mais complicado possivel para só o nosso software o abrir. Recebeu um documento das finanças em .doc..... lamentamos tem que pagar pelo office para o abrir!!!

    Não percebi a analogia.
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 184

    Colocado por: Bruno.Alves

    Foram pagos por eles, sem contribuição de mais ninguém. Discordo desse posicionamento da Tesla, podiam oferecer carga paga aos restantes carros, mas é privado, fazem o que quiserem
    É possivel carregar nalguns DC (Destination Charger) basta o carro ter tomada tipo 2.
  4.  # 185

    Colocado por: BricoleiroE outra coisa, se querem este tópico só limitado aos users de VE's sem comentários contrários ou opiniões diferentes falem com a administração para o proibir aos restantes, já que é a vontade de alguns.

    Ninguém disse isso, lá está você a pôr palavras nos dedos de quem não as escreveu. Você participou, como muitos outros membros, nas primeiras páginas do tópico que foram MUITO salutares. E ninguém desdisse ou criticou as suas opiniões!
  5.  # 186

    Colocado por: Bruno.Alves
    Aconselhava-o a voltar a ler este tópico então. A discussão era saudável: experiências, limitações, receios, etc. A partir do post sobre o suposto "custo oculto dos eléctricos" repetiu-se o que já havia acontecido no outro tópico. Ataques, linguagem baixa, supostas verdades e inflexibilidade de pontos de vista. E acabou.
    Já reparou que é você, o Vitor, o marvi, etc, que descredibilizam quem refuta os seus argumentos? Quem é que usou o argumento ridículo da terra plana?! Eu, o mafgod, o "eu", ridicularizámos as opiniões de alguém? Claro, temos os nossos pontos de vista e defendemos isso, como você defende os seus.

    Mas parem com a porra da conversa da poluição, não é isso que se pretende!
    Concordam com este comentário:mafgod


    Estive para escrever um rexto longo e bonito, mas só me ocorre um grande LOL...

    Colocado por: Bruno.Alves
    Aconselhava-o a voltar a ler este tópico então. A discussão era saudável: experiências, limitações, receios, etc. A partir do post sobre o suposto "custo oculto dos eléctricos" repetiu-se o que já havia acontecido no outro tópico. Ataques, linguagem baixa, supostas verdades e inflexibilidade de pontos de vista. E acabou.
    Já reparou que é você, o Vitor, o marvi, etc, que descredibilizam quem refuta os seus argumentos? Quem é que usou o argumento ridículo da terra plana?! Eu, o mafgod, o "eu", ridicularizámos as opiniões de alguém? Claro, temos os nossos pontos de vista e defendemos isso, como você defende os seus.

    Mas parem com a porra da conversa da poluição, não é isso que se pretende!
    Concordam com este comentário:mafgod


    Colocado por: Bruno.Alves
    Aconselhava-o a voltar a ler este tópico então. A discussão era saudável: experiências, limitações, receios, etc. A partir do post sobre o suposto "custo oculto dos eléctricos" repetiu-se o que já havia acontecido no outro tópico. Ataques, linguagem baixa, supostas verdades e inflexibilidade de pontos de vista. E acabou.
    Já reparou que é você, o Vitor, o marvi, etc, que descredibilizam quem refuta os seus argumentos? Quem é que usou o argumento ridículo da terra plana?! Eu, o mafgod, o "eu", ridicularizámos as opiniões de alguém? Claro, temos os nossos pontos de vista e defendemos isso, como você defende os seus.

    Mas parem com a porra da conversa da poluição, não é isso que se pretende!
    Concordam com este comentário:mafgod

    Na parte que me toca não concordo com a sua "indignação". Não lhe vou explicar o porquê, basta que leia as minhas mensagens neste tópico e use do "senso comum".
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 187

    Colocado por: Bruno.AlvesE ninguém desdisse ou criticou as suas opiniões!


    Mas podem fazê-lo, estamos cá é mesmo para discutir experiências e opiniões.

    O que não é muito saudável é querer impor factos onde eles não existem.
  7.  # 188

    Colocado por: BricoleiroMas podem fazê-lo, estamos cá é mesmo para discutir experiências e opiniões.
    O que não é muito saudável é querer impor factos onde eles não existem.

    Podem refutar ou contrapor. Desdizer ou criticar não é correcto, aí sim estamos a tentar impor a nossa opinião sobre a dos outros. No que toca à discussão salutar que o tópico teve no início está tudo bem. Dou um exemplo (hipotético):
    Utilizador A: "para mim só posso ter um VE quando fizer 10.000km numa carga e carregar em 2,74 segundos"
    Utilizador B: "isso não será viável, a bateria seria gigante e muito cara. Por outro lado carregar tão depressa exigiria uma potência incomensurável".

    Refutar o argumento, não criticar ou desdizer. E isso aconteceu no início do tópico! Saudável :-)
  8.  # 189

    Voltemos ao tema...

    Eu como utilizador de um VE, mais concretamente um BEV, eis o que eu penso que ainda falta (para além de mais postos e a funcionar dignamente):
    - haver uma única norma (ficha) de carregamento para carregamentos normais e rápidos a nivel europeu
    - não haver redes privadas para uso esclusivamente privado
    - poder carregar em Portugal como noutro país com o mesmo cartão
    - o carregamento rápido até 80% ser no máximo até 15min com qualquer tipo de carga de bateria inicial ou estado da mesma
    - o carregamento rápido a 100% ser no máximo até 30min com qualquer tipo de carga de bateria inicial ou estado da mesma
    - o carregamento numa carga normal ser até no máximo 2h

    Algumas destas coisas até é fazivel nos dias de hoje, outras a ver vamos.
  9.  # 190

    Colocado por: mafgod- o carregamento numa carga normal ser até no máximo 2h


    o Telemovel demora quase 1hora... :-)
  10.  # 191

    É possivel nos dias de hoje, o ZOE por exemplo, pode carregar trifásico, 22KwH, o que demorará 2h para carregar 40kwh. :-)

    Infelizmente, a Nissan ainda não apostou no trifásico :-( e estamos limitados a 30A, 6,6kwh....
  11.  # 192

    Colocado por: Paulo Porto

    o Telemovel demora quase 1hora... :-)


    O m eu é 5 minutos tenho um supercharger
  12.  # 193

    Colocado por: Bruno.AlvesForam pagos por eles, sem contribuição de mais ninguém. Discordo desse posicionamento da Tesla, podiam oferecer carga paga aos restantes carros, mas é privado, fazem o que quiserem


    Bem, receberam milhares de milhões de fundos publicos Americanos para "espalharem" um modelo de negócio altamente abusivo. Ou depende de nós para tudo ou nada feito.

    Diz que está preocupado com o lobbi dos combustiveis... mas um modelo radicalmente explorador e baseado em "pertencer" a um clube..... não lhe causa alarme?

    "fazem o que querem".... imagine o que era uma bomba de gasolina não lhe vender gasolina porque não tem o carro da marca certa. Aceitaria por "serem privados"?


    Colocado por: Bruno.AlvesNa maioria dos países o posto até já se activa à frente dele, sem cartão nem subscrição, via app ou browser. Nos restantes, os cartões são recarregáveis ou pagos ao fim do mês.


    Olhe que não..... há muitas redes que são só por assinatura ou absurdamente caros por "à frente deles"

    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/source-london-network/
    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/polar-network/
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 194

    Ainda não se sabe qual o modelo que vai ser implementado cá em Portugal.

    Pegando nos exemplos dados, tem assinatura (membership) e sem o ser:
    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/polar-network/

    POLAR PLUS

    Membership cost:
    £7.85 per month –
    first three months free.

    Cost per charge:
    10.8p/kWhwhere applicable

    Most points free to use with membership.

    POLAR INSTANT

    Pay-as-you-go price where applicable:
    £1 per hour – for 13A 3kW units

    £1.50 per hour for Type 2 units – 3.6kW, 7kW, 11kW, 22kW

    £6 per 30 minutes for rapid units

    All points have an admin fee of £1.20.

    Para quem não é membro, não creio que seja aburdamente caro tendo em conta o pais em questão.
    6 + 1,2 = 7,20£ por uma carga rápida acho um preço bastante simpático no UK.

    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/source-london-network/
    SOURCE LONDON – FULL

    Membership cost:
    £4 per month

    Cost per charge:
    Rapids – £1.80 session fee +
    30p per kWh

    Fast 7kW and 3kW units –
    3.6p per minute

    SOURCE LONDON – FLEXI

    Membership cost:
    £10 one-off fee

    Cost per charge:
    Rapids – £1.80 session fee +
    30p per kWh

    Fast 7kW and 3kW units –
    5.9p per minute
  13.  # 195

    Por falar em café e em utilizadores, ontem li já não me lembro onde na internet que os autocarros de Londres andam a biomassa feita a partir de borras de café...lol
    Não diziam era se o aroma dos escapes era a arabica ou robusta, mas certamente smells goods para os bifes...

    Colocado por: rjmsilvaSe era para manter a discussão salutar entre os utilizadores de VE, marque um cafezinho com o mafgod, que são os únicos utiligzadores de VE.
    • mafgod
    • 23 novembro 2017 editado

     # 196

    + info aqui sobre os autocarros londrinos circularem com bio-combustivel baseado no café.

    E que tal uns troncos de café?
    Concordam com este comentário: carlosj39
  14.  # 197

    (as alíneas foram adicionadas por mim)
    Colocado por: adias
    a) Bem, receberam milhares de milhões de fundos publicos Americanos para "espalharem" um modelo de negócio altamente abusivo. Ou depende de nós para tudo ou nada feito.
    b) Diz que está preocupado com o lobbi dos combustiveis... mas um modelo radicalmente explorador e baseado em "pertencer" a um clube..... não lhe causa alarme?
    c) "fazem o que querem".... imagine o que era uma bomba de gasolina não lhe vender gasolina porque não tem o carro da marca certa. Aceitaria por "serem privados"?

    a) Sem dúvida. Não concordo com a política de exclusividade mas respeito-a. Em relação aos milhões, não receberam nem perto do que os restantes construtores americanos receberam. A grande maioria do capital da Tesla é resultante de aumentos de capital e de investidores com bolsos incrivelmente fundos...
    b) Não me causa alarme porque não é obrigado a pertencer a esse "clube", há muitos outros clubes para onde se virar. A Tesla tem a vantagem de ter partido primeiro e de oferecer carregamentos gratuitos na rede. E claro, o "status" de ter um Tesla.
    Fora da rede Tesla há já 50 PCR "genéricos" em Portugal, Espanha é mais fraquinho mas vai voltar a haver reforço da rede, de França para lá há também imensa estrutura de carregamento :-)
    c) Pois, não sei se a legislação o permite. Naqueles casos permite. Não concordo, como já tinha dito.

    Colocado por: adias
    Olhe que não..... há muitas redes que são só por assinatura ou absurdamente caros por "à frente deles"
    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/source-london-network/
    https://www.zap-map.com/charge-points/public-charging-point-networks/polar-network/

    Não sabia, obrigado. De qualquer forma são uma minoria. Espanha, França, Alemanha, UK, etc, todos têm hipótese de carregar pontualmente. Claro que o preço varia, mas isso será normal, digo eu. Os Frota também têm combustível mais barato na premissa de uma determinada quantidade expectável e "exclusividade" (salvo seja)
  15.  # 198

    Relativamente ao carregamento, julgo que a primeira dificuldade é gerir expectativas :-)
    Comparar o VE com o telemóvel só pode ser feito na questão da facilidade de carga em casa e durante a noite. Ou seja, o carro carrega enquanto dormimos. Nos casos em que isso não é possível/aplicável, a comparação tem forçosamente de terminar aí. Sempre que o tempo de carga seja relevante, há uma relação entre tamanho da bateria (logo autonomia)/tempo de carga/potência disponível.

    Se assumirmos que o "standard" que as pessoas estão dispostas a aceitar parecem ser os 60kWh (autonomia claro que depende do carro e da condução, mas vamos considerar 400 a 500km), temos que 80% de carga são 48kWh. Então:
    - Num carregador rápido actual (até 50kW) será no mínimo ~~1h
    - Num carregador rápido Tesla (até 125kW) são ~~25min ou mais
    - Num carregador rápido de nova geração (até 350kW - que ainda não existem e que nem todos os carros suportam), são cerca de 8min ou mais.
    Daqui se percebe que o "carregar em 5min" é uma realidade longe de acontecer. (não sei se têm noção da alarvidade de potência que são 350kW).

    No que toca à carga lenta (ou normal) a abordagem é semelhante, só que a potência é muito menor e entra em jogo o carregador interno do carro (que tem um papel preponderante)..

    São muito raros os casos em que precisamos de fazer centenas de km seguidos, até porque não é recomendável sequer. Eu preferia 7 carregadores de 50kW do que 1 de 350kW numa determinada localização. E muitos, muitos carregadores "normais" espalhados por todo o lado.
    Quantas vezes se fazem viagens maiores que 400-500km num dia? Muito raramente.
  16.  # 199

    Para adicionar (já não consigo editar o tópico anterior)

    Quem não puder carregar em casa tem de ter uma ginástica diferente. Quando digo que prefiro muitos, muitos carregadores "normais" espalhados por todo o lado do que carregamentos ultra-rápidos (e tecnicamente muito difíceis de implementar), é também por causa de quem está nesta situação. Há vários motivos para isto:
    - para mim, parte fundamental da mudança de mentalidade é perder o hábito de "ir à bomba" (no caso, ao PCR). Isso só é possível se, na larga maioria dos 95% do tempo que os carros estão parados o carro puder ser carregado lentamente.
    - Um posto de carga rápida de 50kW exige alimentação trifásica com sensivelmente 70A por fase. Se se disponibilizasse essa potência para, por exemplo, 7 pontos de carga a 10A por fase, dava para carregar 21 carros ao longo do dia, de forma lenta, eram 21 carros que estavam a carregar (devagarinho, claro) enquanto os condutores trabalham, vão às compras, estão em casa, etc, 21 carros a menos a precisar de um PCR todos ao mesmo tempo e em hora de ponta quando saem do trabalho e querem ir para casa. Uma empresa alemã está a fazer isso mesmo, basta querer.
  17.  # 200

    Se houvesse plataformas de carregamento por indução era impecável, acabava com ter de tirar um cabo para carregar.

    E se se generalizassem, havendo por exemplo em semáforos ou sítios onde houvesse engarrafamentos frequentes, também era interessante.
 
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