Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    Perdoem se sou mais um a criar um tópico sobre uma questão tantas vezes respondida, mas há aspetos que não vi referidos noutros tópicos congéneres.

    Tenho um moradia geminada, com dois pisos e três frentes, com cerca de 14 anos. As paredes são duplas com esferovite branca no meio (não sei a designação) e as janelas são de batente com vidro duplo. A diferença de temperatura entre o rés do chão e o 1º andar é notória (mais frio em cima no Inverno, mais quente no Verão), indicando haver trocas térmicas pelo sotão. O sotão tem as telhas pousadas (expostas) em vigas de cimento, por onde entra vento, frio e calor.

    Da totalidade do espaço, (em duas águas) apenas estou a usar uma pequena parte para arrumação, até porque o pé direito só tem uma altura "decente" mesmo no meio da casa. Nesse espaço de arrumação, para além de tralhas várias estão materiais de construção pesados, como telhas e tijoleiras, restos da obra.

    Procurando a melhor relação preço/qualidade aconselharam-me a colocar roofmate diretamente por baixo das telhas. No entanto (e corrijam-me se estou errado), pelo menos no Inverno, ao aquecer a casa, vou desperdiçar energia a aquecer o espaço do sotão, uma vez que a placa continuará a não estar isolada. Sugeriram-me então colocar também lã de rocha (ou seria de vidro?) no chão. Disseram que não poderia ter os materiais pesados em cima dela e não era mesmo aconselhável caminhar em cima da lã, porque a iria danificar e poderia libertar partículas nocivas. É um espaço ao qual acedo umas 4 ou 5 vezes por ano, mas não tenho outro sitio onde guardar as telhas e a tijoleira. Uma última questão seria se vale a pena isolar as paredes laterais do sotão (uma virada para a rua e outra para o vizinho do lado), uma vez que não sei se o isolamento das paredes vai até lá acima.

    Dito isto gostaria de ouvir as vossas opiniões. Muito obrigado.
  2.  # 2

    Umas vez que usa o sotão. coloque a lâ de rocha por baixo das telhas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  3.  # 3

    Agradeço o conselho, mas coloco dois reparos.

    1- Como li em vários tópicos similares, a eventualidade de entrar água (já que as telhas estão expostas) não pode deteriorar a lã?
    2- A placa continuará desprotegida face às trocas térmicas, principalmente no Inverno quando aqueço o 1º piso.

    E lembro (se for relevante) que o espaço que uso para arrumação é muito pequeno.

    Obrigado.
  4.  # 4

    Em casa dos meus pais, exactamente com o mesmo problema e a mesma estrutura e casa coloquei la de rocha no chao do sotao e eles notam uma grande diferenca.

    Concerteza poderia fazer o isolamento de uma melhor e mais eficaz forma mas assim foi rapido e barato e nao impede no futuro fazer melhor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  5.  # 5

    Compreendo, Luís, no entanto o que acontecerá à lã ao lhe colocar em cima telhas e caixas com tijoleiras, ou mesmo ao caminhar sobre ela, mesmo que raramente? Vai estragar?
  6.  # 6

    Sim vai .

    Coloque a agarrada as vigas pela parte de dentro , vai aquecer o sotão mas pouco ha a fazer uma vez que quer o sotão aproveitado.
  7.  # 7

    Estou neste momento a fazer o mesmo num sótão. Optei por roofmate de 4cm agarrado às vigotas com cola de poliuretano. A minha dúvida é que, pelo facto de me sair aro o gasto na dita cola (cada bisnaga 8€ e dá para uma fiada apenas), optei por comprar à experiência umas buchas com parafuso, para sistemas estilo ETICS. Será que fragilizo demasiado as vigotas do telhado ao fazer furos com broca de 6mm ao longo das mesmas?
  8.  # 8

    Meta o XPS no chão, sendo certo que tem mais resistência à compressão que a lã mineral e poderá colocar os materiais mais pesados em cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  9.  # 9

    No meu caso era hipotese mas o chão tem algumas irregularidades, acho que ia acabar por ficar meio "estranho"
  10.  # 10

    Colocar XPS (presumo que sejam as placas azuis) terá a mesma eficácia térmica que a lã de rocha?
  11.  # 11

    Entre o XPS (vulgo roofmate) e a lã de rocha (70kg/m3) o isolamento térmico é praticamente o mesmo considerando espessuras identicas.
    A condutibilidade térmica de ambos é de 0,034 W/m.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  12.  # 12

    Mas assim sendo, Vitor, porque motivo tanta gente aconselha colocar a lã no chão em vez do XPS? É uma questão de preço? E que espessura aconselha?
  13.  # 13

    Eu só "falei" no XPS devido à questão de suportar o peso dos materiais armazenado no sótão, caso contrário aconselho a Lã mineral, é mais barata e acompanha melhor irregularidades do pavimento e sobreposições.
  14.  # 14

    Acho o XPS mais limpo e menos deteorável

    Nem considero hipótese as lãs.

    So gostava mesmo de estar tranquilo quanto ao metodo de fixação
  15.  # 15

    E se colocar a lã em todo o pavimento e depois colocar XPS por cima, apenas na pequena área onde guardo os tais materiais?

    Posso caminhar em cima da lã?

    Que espessura devo usar para a lã e para o XPS que lhe colocar em cima?
  16.  # 16

    poder pode, mas não deve.
    eu apliquei manta com papel kraft, com 80mm. URSA terra, estou em fase de reclamação, pois os rolos indica que vem com 11m de comprimento e todos eles tem entre 9.5 a 9.8m!!!! uma roubalheira.
    sobre este apliquei uma tela/ membrana subtelha. pelo menos permite a protecção superficial da lã.
    Se aplicar la de 80mm, o xps, basta-lhe 60mm
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
  17.  # 17

    Pedro,

    Mas se tiver de caminhar sobre a lã, mesmo que raramente (vou ao sotão 3/4 vezes ano) vou estraga-la?

    E vai perdoar a ignorância: manta com papel kraft,URSA terra, tela/ membrana subtelha. Pode, por favor, explicar que materiais são e para que servem?

    Obrigado.
  18.  # 18

    A la com papel kraft é para aplicar com o papel voltado para a laje/ zona aquecida, faz de lamina para vapor.

    A tela membrana, permite difundir o vapor de agua que por condensação pode ocorrer, protege a superficie da lã, e a impermeabilização aqui neste caso, não é importante... pois não terá efeito.

    Anexo fotos da minha obra numa casa de 1989, para perceber a ideia.
    foto 1 - manta aplicada colocada sobre laje de esteira.
    foto 2 - membrana sobre isolamento
    foto 3 - estaleiro ;) - Esta zona apesar de mais acabada, nunca é utilizada ( foi durante dois anos utilizada como dormitório durante a construção da dita), pelo que levou também a solução descrita.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus
      170_20180916_1_1.jpg
      170_20180916_3_1.jpg
      170_20180916_4_1.jpg
  19.  # 19

    Pedro,

    O problema é, o lixo, pó, que vai entrar ao deixar as telhas assim e que se vai acumular ao longo dos anos, como limpar? Aspirador?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hugo.leite
  20.  # 20

    Epá, fui lá acima, a ultima vez que 40% do espaço foi limpo, foi á uns 15 anos... não estava o, varri e pronto ( dois baldes de detritos em 50m2). no restante nas zonas por acabar, nem fiz nada... limpei um ou outro resto ainda da obra... e pronto. somente poeiras depositadas, alguns restos de pó com teia de aranha e pouco mais. há de aguentar mais 15 anos sem problemas de limpezas.

    O aspirador não é solução pois senão vem a tela atrás ;) varrer para tirar a maior para um canto e depois com um aspiradoe cuidado pode ser uma solução... ou não se faz nada.;)

    PS: é importante garantir a ventilação deste espaço.
 
0.0262 seg. NEW