Colocado por: eu
Não é só este tópico, são vários em todo o fórum. A bem da qualidade do fórum, estas guerras têm que ser definitivamente erradicadas. São estúpidas, infantis, movidas por egos exacerbados, e só fazem perder tempo e paciência a excelentes profissionais que deveriam estar a fazer algo bem mais útil e lucrativo.
Na minha opinião está na altura de a administração do fórum avisar seriamente os utilizadores sobre as regras de conduta, e punir seriamente quem vem para aqui apenas para criar e alimentar conflitos, muitas vezes arregimentando peões para essas guerras.
Mas todos os que abusam devem ser castigados, não pode haver exceções.
Colocado por: VCAC
Não necessariamente Tiago.
Uma bomba de calor tem inúmeros valores de eficiências, que se calculam de acordo com com ensaios normalizados com diversas condições diferentes onde se alteram diversos parâmetros de teste e consoante cada conjunto de condições específicas resultam resultados de performance diferentes.
Em bombas de calor para serviços exclusivos de produção de aqs, quando os fabricantes indicam um valor de eficiência esse valor corresponde à eficiência do equipamento para produção de Aqs. Se esse mesmo valor for calculado e certificado de acordo com a EN 16147 então podemos utilizá-lo para verificar a viabilidade da substituição dos paineis por essa mesma BC.
Já nas BCs para "multiserviços" (aquecimento e AQS ou aquecimento, arrefecimento e Aqs) nem sempre a eficiência em aquecimento indicada nos catálogos pelos fabricantes é a que se "pode usar" para esse fim. Por norma a eficiência de aquecimento apresentada pelos fabricantes é para aquecimento sim, mas ambiente (calculada de acordo com ensaios segundo outra norma). Por vezes é necessário analizar outro tipo de documentação técnica do fabricante para encontrar esses valores, pois nos catálogos, a informação é mais "comercial" e os fabricantes de tanto valor de eficiência escolhe aquele que mais lhe convém 😉
É uma pena o tópico ter "descambado".
Penso que com estas discussões mais "técnicas", que embora possam não ter grande interesse para o comum DO, são sempre produtivas e teremos todos a ganhar com isso, desde que mesmo com divergências de opinião, possamos ser cordiais.
Todos cometemos erros, não é vergonha errar. Só não erra que não faz...
Todos temos algo mais a aprender, e é a discutir (debater com respeito) , ouvir outros pontos de vista, confrontar opiniões que aprendemos.
Eu já mudei de opinião muitas vezes e já dei razão a outros quando tinha convicção que a razão era minha, e não me envergonho...
Colocado por: SkinkxVocês são tão parciais e biased que só não vê quem não quer.
Quando os outros andaram por aí a oferecer chouriço e morcela aos outros, onde andavam os paladinos do com comportamento?
Presunção e água benta cada um toma o que quer.
Colocado por: jorgealves
faço minhas as suas palavras, coma a ressalva do negrito
Colocado por: SkinkxQuando os outros andaram por aí a oferecer chouriço e morcela aos outros, onde andavam os paladinos do bom comportamento e das regras de conduta?
Colocado por: eu
Mas todos os que abusam devem ser castigados, não pode haver exceções.
Colocado por: tiagooliveira20
Concordo perfeitamente com a 2ª parte do post, para quem pouco percebe do assunto, aquela guerra que se criou ainda confundiu mais.
Quanto à primeira parte, obrigado pelo esclarecimento. De qualquer maneira, falei com o Eng. que me fez o projecto que falou com o técnico que fez o estudo térmico, segundo o técnico pode-se realmente trocar os painéis pela bomba de calor, desde que ela cumpra o tal SCOP > 2,5.
Os painéis fotovoltáicos (que também estavam na equação do que pretendo mudar), nada contam para este cálculo, o que na minha opinião era algo que deveriam alterar, afinal é uma fonte de rendimento renovável e que estando ligada a uma bomba de calor a faz tornar-se ainda mais ecológica, mas são questões legais que nada podemos fazer.
O técnico disse é para quando tiver a bomba de calor escolhida para não a comprar sem lhe mandar o modelo para ele a analisar e ver se realmente cumpre os requisitos. A minha dúvida é se como isto foi falado com o Eng. que fez o projecto e ele é que falou com o técnico, se pelo meio se perdeu o facto de também ser aquecimento da casa a bomba de calor, mas como agora já tenho o contacto do técnico, vou ver algumas bombas de calor de AQS e Aquecimento para ele analisar para eu poder fazer as contas de quanto poderei gastar.
Colocado por: eu
O que acha que queria dizer com esta frase?
E não vou alimentar mais este assunto. Também eu vou aproveitar melhor o tempo com coisas realmente úteis.
Colocado por: Skinkx
Uma nota, quase de certeza que um COP.dia de 2.50 não permite substituir os painéis solares pela bomba de calor. Pela minha experiência, o valor andará sempre mais perto de um COP.dia de 3.0, mais coisa menos coisa.
Não conhecendo o seu projecto em detalhe, normalmente a componente de energia renovável mínima a alocar às AQS costuma andar entre os 64 e os 67% do consumo total de energia com AQS, numa base anual.
Uma bomba de calor, para produzir uma componente renovável superior a este mínimo, terá que ter um COP superior a 2.85, sensivelmente. E isto vale para o Norte ou Sul do país, que mesmo no Algarve a energia renovável mínima não passava dos 67%, como demonstrei no meu cálculo, há umas páginas atrás.
Este é o princípio, depois é só encontrar o equipamento que cumpre este COP.dia mínimo e está feita a verificação automática.
O problema de compatibilizar o fotovoltaico é que só pode ser considerada a energia que o sistema produzir e for directamente consumida nos serviços regulados: aquecimento, arrefecimento e produção de AQS. A dificuldade é precisamente essa, determinar esse valor.
Colocado por: Anonimo06082021um sem manutenção.
Colocado por: DR198212 meses de consumo!
Cerca de 2500kwh
Cerca de 75m2 úteis!