Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sou proprietária de um apartamento na área nobre de Albufeira. Este apartamento esteve alugado a diferentes inquilinos ao longo de 14 anos com contracto nas finanças e 100% das experiências foram muito negativas.

    Nenhum pagava a horas.
    Todos me deixaram a casa seriamente danificada, roubaram/destruiram mobilia. Um prejuizo enorme.

    Os dois ultimos casos foram traumatizantes; deixaram de pagar por completo. Um fugiu com uma divida enorme e deixou um amigo a viver lá e a ultima recusou-se sair, mesmo devendo milhares de euros. Descobri depois que fez do meu apartamento uma pensão para imigrantes. Ambos foram despejados á força. Um horror!

    Tentei vender a casa para não ter que voltar a lidar com inquilinos. Não a consegui vender e infelizmente terei que a alugar outra vez. Estou extremamente nervosa, não quero voltar a passar pelo mesmo.

    Irei fazer o contracto junto com a minha advogada, mas em Portugal, sei que não me vale de nada pois a lei não é cumprida e a justiça não funciona.

    Coloquei um anuncio no OLX para ver como corria, em poucas horas recebi mais de 40 contactos, 98% lixo. A maioria nem consegue escrever uma frase em português decente.

    Desempregados, gente a viver de biscates, estrangeiros que informaram que vão viver 8 no meu T1, mães solteiras com trabalho temporário... Albufeira é um mercado muito complicado, sem uma classe média estável, com demasiados burlões e gente a viver de biscates.

    Vou complicar as coisas ao maximo e exigir seguros de renda e de danos, fiador, só alugo a quem tenha trabalho estável, etc, etc...

    Que medidas posso tomar para ter o maximo de segurança além dos seguros?
    Concordam com este comentário: Sr.io
  2.  # 2

    Então quer inquilinos de confiança e coloca um anúncio no olx?
    Concordam com este comentário: NdaMadeira, Sr.io
  3.  # 3

    Colocado por: nunompEntão quer inquilinos de confiança e coloca um anúncio no olx?


    Meter o anúncio no olx não tem mal nenhum, até as imobiliárias o fazem, é preciso é saber separar quem interessa de quem não interessa.

    Tive um familiar que meteu o apartamento para alugar no olx, tinha gente a ligar a toda a hora, mensagens, emails, visitas quase todos os dias, enfim, 99% não interessava.

    Eu disse-lhe para fazer uma coisa muito simples, editou o anúncio e avisou logo que só havia visita ao apartamento para pessoas que provassem estar realmente interessadas e ter condições económicas para o arrendar, neste caso enviando os documentos necessários como liquidação do IRS, últimos 3 recibos de vencimento e documento da entidade patronal em como estavam efectivos. Logo aí acabou-se com os cuscos que só queriam ir ver o apartamento, e pessoas sem possibilidades financeiras de pagar o arrendamento.

    No final não foi assim tanta gente ver a casa, e aos que foram foi relembrado a necessidade de fiador (deveriam entregar os mesmos documentos referentes ao fiador para comprovar que tinha capacidade financeira), e que teriam que pagar X quantia no dia da assinatura do contrato.

    No final só três famílias cumpriram os requisitos, dessas três uma delas o meu familiar não foi à bola e excluiu logo. Entre as duas restantes e como tinham rendimentos semelhantes optou por quem criou mais empatia e sentiu que seriam pessoas mais sérias.
    Concordam com este comentário: Quilleute, yarabahia, fpc, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, yarabahia, Bondi
  4.  # 4

    Regras
    infelizmente parece que a Tania refere bons pontos! Regras
    As pessoas só vão lá assim... e mesmo assim é um risco

    Fico curioso é como se usa o OLX... é desespero?
  5.  # 5

    Eu tenho um apartamento para arrendar aos quartos e uso o OLX. Nunca tive problemas.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • size
    • 10 agosto 2019

     # 6

    Colocado por: yarabahia

    Vou complicar as coisas ao maximo e exigir seguros de renda e de danos, fiador, só alugo a quem tenha trabalho estável, etc, etc...

    Que medidas posso tomar para ter o maximo de segurança além dos seguros?


    Será isso mesmo, estabelecer todas as condições de segurança, ou, pelo menos, reunir o máximo de garantias sobre as pessoas a quem arrendamos a habitação, coisa que não terá concretizado, presumo, no arrendamento que lhe correu muito mal.
    Aos pretendentes ao arrendamento temos que exigir comprovação da sua capacidade financeira, concreta, nomeadamente, da sua estabilidade de emprego e indispensável fiador revestido das mesmas condições. Não há cá pão para malandros...
    Caso surja incumprimentos dos contratos, teremos, assim, alguma possibilidade para agir sobre o património dos outorgantes (arrendatário e fiador) no sentido de sermos reembolsados da dívida deixada, bem assim dos danos que, supostamente, tenham sido provocados na habitação.

    Desconheço o resultado prático dos Seguros de Protecção, mas afigura-se que não serão eficazes a 100%, pois não me parece cobrirem o incumprimento de má fé dos arrendatários. As seguradores estabelecem clausulas especificas, no âmbito da boa fé.

    http://www.proprietarios.pt/index.php?option=com_content&id=251&Itemid=134
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  6.  # 7

    Peça 6 meses de renda antecipada.
    Quer isto dizer que a dia 1 do mês irão pagar a renda do mês dali a 6 meses.
    Arrenda em Setembro, pagam 6 meses a 1 de Setembro, a 1 de Outubro estão a pagar a renda de Março do ano seguinte.
    Ao primeiro mês de incumprimento, mete advogado, sem qualquer tipo de flexibilidade.

    Quer mais segurança? Em vez de 6 meses, peça 9 ou 12 meses.

    Exclui logo a malta que só quer aldrabar e a que vive de ordenado em ordenado e que tem mais riscos de incumprimento.
    Ao mesmo tempo, sabe que tem 6 meses para concluir o despejo sem prejuízo.
    Nas próximas eleições não vote em quem suporta um governo onde se inclua PS, BE, PCP ou PAN - são esses os inimigos dos senhorios.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia, Sr.io
  7.  # 8

    Colocado por: PoisÉ
    Nas próximas eleições não vote em quem suporta um governo onde se inclua PS, BE, PCP ou PAN - são esses os inimigos dos senhorios.



    Caramba, que existe sempre quem politize toda a treta ...., o seu comentário até era construtivo.... até deixar de o ser .
    Concordam com este comentário: yarabahia, Taniaguiar
  8.  # 9

    É um facto, não é política.

    A "lei Cristas", que permitiu a dinâmica no arrendamento que se vê hoje, foi sempre criticada por esses partidos.
    Até à "lei Cristas" praticamente não existiam novos arrendamentos em Portugal.

    BE:

    O Bloco quer ainda extinguir o "balcão de despejos" (balção nacional de arrendamento) e recuperar as normas vigentes anteriores ao NRAU.

    https://www.esquerda.net/artigo/bloco-apresenta-propostas-para-responder-situacao-de-emergencia-e-crise-habitacional/54637

    PCP:

    Para que tal aconteça, adianta ao AbrilAbril a deputada comunista Paula Santos, «não pode haver manutenção das competências do Balcão Nacional do Arrendamento». Se esta proposta permanecesse, alerta o PCP, manter-se-ia «um dos aspectos mais gravosos» da Lei Cristas, que «significa um procedimento acelerado de despejo, fora dos tribunais, sem protecção nem garantias para os inquilinos».

    https://www.abrilabril.pt/nacional/pcp-exige-o-fim-do-balcao-nacional-do-arrendamento

    PS:

    “Temos consciência que a percentagem de incumprimento dos inquilinos é muito baixa, de 0,5%”, o que, provavelmente, “nem justificaria um serviço só para essa percentagem tão baixa de incumprimentos que há”, explicou. O BNA foi criado para agilizar o despejo de inquilinos com rendas em atraso.

    http://www.ps.parlamento.pt/noticias/ps-quer-acabar-com-balcao-do-arrendamento-e-criar-servico-de-injuncao-para-senhorios-e-inquilinos
    Concordam com este comentário: Sr.io, exlybris
  9.  # 10

    Peça uma garantia bancária. Pesquise por aqui que está explicado. Não precisa de papel nenhum, caução, fiadores, etc.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yarabahia
  10.  # 11

    Colocado por: nunompEntão quer inquilinos de confiança e coloca um anúncio no olx?


    Sim, estava a"testar as águas". Sempre aluguei por agência, tudo certinho e nunca tive uma experiência positiva. Só tive histórias de horror e prejuizos de milhares de euros.

    Queria ver que tipo de pessoas me responderiam visto que no anuncio coloquei regras muito exigentes. Nem leram, só lixo...
    Concordam com este comentário: Sr.io
  11.  # 12

    Colocado por: yarabahiaQueria ver que tipo de pessoas me responderiam visto que no anuncio coloquei regras muito exigentes. Nem leram, só lixo...


    Isso é típico no olx, seja a arrendar uma casa, seja a vender um telemóvel, uma peça de mobília ou um carro. Nunca ninguém lê a descrição ou então ignoram-na. A diferença de ter numa agência será mesmo não ter que lidar com este tipo de contactos, eles fazem a selecção por si.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  12.  # 13

    Colocado por: master_chief

    Fico curioso é como se usa o OLX... é desespero?



    Foi curiosidade. Estava a "testar as águas". Sempre aluguei por agência e só tive histórias de horror e prejuizos de milhares de euros.

    Não confio mais em agências.

    Queria ver que tipo de pessoas me responderiam visto que no anuncio coloquei regras muito exigentes, pedindo fiador, trabalho efectivo e seguro de rendas e danos obrigatório.

    Nem leram... Só desempregados, ou imigrantes que queriam enfiar 8 pessoas no T1. Confesso que fiquei chocada!
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  13.  # 14

    As agências não se preocupam com quem lhe metem em casa, só se preocupam com o que metem ao bolso...
    Concordam com este comentário: yarabahia, Sr.io
  14.  # 15

    Colocado por: Paulo98As agências não se preocupam com quem lhe metem em casa, só se preocupam com o que metem ao bolso...
    Concordam com este comentário:yarabahia


    Exactamente!
    Tive duas agências diferentes e a experiência foi sempre a mesma; querem a comissão o mais rápido possivel. Não estão minimamente preocupadas com quem metem nas nossas casas.

    E ainda tentam convencer a baixar o preço e alugar a baixo do valor de mercado para agilizar o processo. Para este serviço mediocre cobram uma fortuna.

    Quero evitar agências e fazer um bom contracto com a minha advogada. Mas infelizmente, o OLX só trouxe contactos sem qualquer nivel. De 50 contactos num dia, não se aproveita nenhum.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • SMBS
    • 11 agosto 2019

     # 16

    Posso perguntar porque é que não conseguiu vender?

    Pode dizer a tipologia e o preço?
  15.  # 17

    Gostaria de saber porque não aluga apenas para férias?nessa zona ganha muito mais do que alugando ao ano...e não conseguir vender ou estava a pedir exagero ou então algum problema existe.
  16.  # 18

    Se é mesmo no centro de Albufeira é natural que uma família clássica não queira lá viver... eu não queria.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, Sr.io
  17.  # 19

    Colocado por: BM_18Gostaria de saber porque não aluga apenas para férias?nessa zona ganha muito mais do que alugando ao ano...e não conseguir vender ou estava a pedir exagero ou então algum problema existe.
    tens noção da burocracia e trabalho para alugueres?
    Concordam com este comentário: yarabahia
  18.  # 20

    Colocado por: BM_18Gostaria de saber porque não aluga apenas para férias?nessa zona ganha muito mais do que alugando ao ano...e não conseguir vender ou estava a pedir exagero ou então algum problema existe.


    Porque vivo muito longe do imovel, teria que ter uma agência a tratar dos check ins/ check outs, limpeza, troca de roupa de cama, etc.

    As comissões das agências são avultadas uns 30%, o governo subiu os impostos a um limite absurdo creio de 42%, a água tem uma facturação comercial mais cara.
    Mais condominio, seguro, Luz, gás, etc, etc.... Não compensa.

    Este governo infelizmente matou a galinha dos ovos de ouro. Só conpensaria se eu estivesse perto para tratar de tudo.
    Além das mais valias de 90 e tal % que teria que pagar ao estado quando cessasse negocio ou vendesse a casa.

    Mas seria a melhor opção se não fossem estes factores.
 
0.0228 seg. NEW