Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: jorgealves

    ja referi milhentas vezes e pelos vistos vou ter que dizer mais uma vez:

    você quer uma solução garantida e energéticamente eficiente ou pretende ter lá umas coisas que até nem foram muito caras e que se calhar quem sabe até podem funcionar?

    a solução de climatização é todo um conjunto composta por diversos componentes interligados entre si, pelo que está no melhor caminho para dar razão ás pessoas com quem falou que apesar de não perceberem nada do que falaram não se coibiram de mandar uns bitaites.

    ps: potencia de uma bomba de calor seja ela qual for é a potencia termica ou a potencia fornecida, a potencia absorvida ou consumida mesmo na pior maquina do mercado é 3 vezes inferior, um exemplo: 1 bomba de calor Daikin Altherma 3 EHBX08CV+ERGA08DV produz 8Kw e "consome" 2,1Kw máximos


    Jorge, não percebi a primeira parte. Agradeço o PS que me esclareceu, pensava sinceramente que os 7,2kw era de consumo, assim fico mais descansado. Mas em relação à primeira parte não percebi.

    Acha que só pelo facto de ter um orçamento só com material sem instalação isso é má opção? Se agora arranjar algum técnico que faça só a instalação porque pode ser má opção?

    Eu quando referi aquilo que citou, de ter um preço muito bom para o material, é comparando o material em quantidades, marcas etc com os orçamentos que já recebi de tudo incluído e de vários instaladores. O que me suscitou mais dúvidas foi a bomba de calor, e daí ter perguntado aqui se alguém conhecia e opiniões. Agora para o piso radiante e para o AQS, tem tudo o que recebi noutros orçamentos (e até mais coisas), em quantidades iguais, ou idênticas, mas por metade dos preços que tenho recebido no material. Acho que se arranjar algum profissional da área que faça só a instalação, consigo poupar.

    Mas se puder explicar melhor o que quis dizer ao citar essa parte, agradecia porque não percebi bem.
  2.  # 542

    Colocado por: tiagooliveira20Se agora arranjar algum técnico que faça só a instalação porque pode ser má opção?
    quem é responsavél pelo dimensionamento? resposta: o vendedor
    quem é responsável pela correcta aplicação? resposta: o instalador
    quem é responsável pela garantia dos produtos? resposta: os vendedores
    quem é responsável pela garantia da instalação? resposta: obviamente o instalador

    agora parte chata e difícil: quem é o responsável pela compatibilização os equipamentos? resposta : ninguém, pois um somente vendeu e o outro somente aplicou o que lhe forneceram

    quem é o responsável pela configuração e parametrização dos equipamentos? esta também gostava de saber.

    e para piorar quando tiver uma avaria no equipamento a quem é que recorre? ao fabricante, mas qual? sabendo que muitos exigem a presença de um técnico com conhecimento da instalação para darem suporte.

    com tudo isto em mente eu acredito piamente que é uma muito má opção comprar equipamentos a quem não os aplica e neste caso ainda pior pois a eficiência da instalação não depende somente dos equipamentos.
    Concordam com este comentário: Picareta, two-rok
  3.  # 543

    dou-lhe um exemplo pratico pessoal: se eu somente comercializar um equipamento e não tenha responsabilidade na montagem, configuração e pós venda, posso cobrar uma margem mínima que ainda tenho muito lucro e ganho muito mais,
  4.  # 544

    transplante de coração (compressor) numa bomba de calor
      1.jpg
      3.png
  5.  # 545

    Colocado por: jorgealvesquem é responsavél pelo dimensionamento? resposta: o vendedor
    quem é responsável pela correcta aplicação? resposta: o instalador
    quem é responsável pela garantia dos produtos? resposta: os vendedores
    quem é responsável pela garantia da instalação? resposta: obviamente o instalador

    agora parte chata e difícil: quem é o responsável pela compatibilização os equipamentos? resposta :ninguém, pois um somente vendeu e o outro somente aplicou o que lhe forneceram

    quem é o responsável pela configuração e parametrização dos equipamentos? esta também gostava de saber.

    e para piorar quando tiver uma avaria no equipamento a quem é que recorre? ao fabricante, mas qual? sabendo que muitos exigem a presença de um técnico com conhecimento da instalação para darem suporte.

    com tudo isto em mente eu acredito piamente que é uma muito má opção comprar equipamentos a quem não os aplica e neste caso ainda pior pois a eficiência da instalação não depende somente dos equipamentos.


    quem é responsavél pelo dimensionamento? resposta: o vendedor (que bateu certo com as propostas que recebi completas)

    Sim, a parte das garantias é o que mais me tem feito pensar, acaba por haver a possibilidade de um empurrar para o outro, mas isso ainda irei esclarecer com quem me deu o orçamento só do material. Estou a falar da empresa Macolis com muitos anos, eu acabei por receber assim o orçamento sem o ter pedido assim, não fazia ideia que não faziam instalações. Agora o preço é chamativo e terei que esclarecer com eles essa dúvida.

    quem é o responsável pela configuração e parametrização dos equipamentos? esta também gostava de saber. Isto é o arranque? Segundo percebi é o vendedor. "ARRANQUE POR TECNICOS MACOLIS COM RECONHECIMENTO CARRIER."

    Jorge, já agora ver se me dá só umas luzes sobre a BC. Estava habituado a ver as BC com aquele módulo interior parecido quase a um acumulador de águas, mas esta parece só ter o módulo exterior, é normal? Alguma vantagem ou desvantagem?

    Era estas dúvidas que tinha mais porque a BC é que me deixou com dúvidas pois não sei nada sobre esse assunto.
  6.  # 546

    Colocado por: tiagooliveira20Sim, a parte das garantias é o que mais me tem feito pensar
    e quando acabarem as garantias dos fabricantes, quem se chega á frente???onde vai arranjar peças? e mão de obra qualificada com conhecimento dos equipamentos? a que custo?

    são tudo questões que deve colocar a si próprio e optar pela que lhe der mais garantias e certezas de futuro, além do vector financeiro inicial pode não ser o ideal a medio\longo prazo.


    ps: invariavelmente os equipamentos têm uma fortíssima tendência a avariarem quando mais precisamos deles,
  7.  # 547

    Colocado por: tiagooliveira20parece só ter o módulo exterior, é normal?
    é uma monobloco, uma tendência cada vez mais seguida pelos fabricantes para simplificar os custos de instalação e reduzir a especialização especifica da mão de obra.
  8.  # 548

    Colocado por: tiagooliveira20Estava habituado a ver as BC com aquele módulo interior parecido quase a um acumulador de águas
    essa solução esta longe de ser a mais habitual, é a que mais aplico mas isso é um "problema" pessoal.
  9.  # 549

    Colocado por: jorgealvestransplante de coração (compressor) numa bomba de calor
      1.jpg
      3.png

    Que se passou para ter de levar um compressor novo?
    Isso é uma Daikin? Espero que tenha sido dentro da garantia...
  10.  # 550

    Colocado por: rigsyQue se passou para ter de levar um compressor novo?
    uma valvula de 4 vias bloqueada, que obviamente também precisou de ser substituída e por precaução substitui-se também a expansora electrónica

    Colocado por: rigsyIsso é uma Daikin?
    sim

    Colocado por: rigsydentro da garantia
    sim, com 2 anos.

    a brincadeira ficou bem cara á Daikin Portugal pois ainda têm que me pagar o meu tempo, felizmente foi caso único em Portugal (claro que tinha logo de me calhar a mim)
  11.  # 551

    Jorge, obrigado pela ajuda.

    Vou ter que analisar bem isso tudo, como já percebeu anteriormente, a componente financeira neste caso é relevante. Eu entreguei a obra chave na mão já com tudo decidido para painéis de AQS e aquecimento por radiadores (a única coisa que não estava incluído na chave na mão da casa eram os radiadores), pelo que ao pedir o crédito bancário para a construção, foi um pouco tendo em conta o orçamento dado pelo empreiteiro e por isso não queremos que derrape muito mais que isso. Tenho dinheiro para se derrapar mas é claro que queremos evitar.

    O Jorge tem bem a noção que uma instalação de PRH com tudo completo derrapa muito em relação à alternativa que estou a falar, e daí eu procurar uma opção mais barata mas também não quero optar por algo mais barato que depois não funcione como é óbvio.

    Estou tentado pelo PRH quer pelo conforto que tem melhor em relação aos radiadores, quer pelo facto de eu ter os tais 3,5kw de fotovoltaicos para instalar lá na casa que tornaria os consumos futuros mais baixos do que outras opções.

    Agora é uma questão de procurar, (ainda estou à espera que o empreiteiro me diga quando acresce ele incluir isto no orçamento), e de pensar bem em tudo o que disse e decidir.
  12.  # 552

    Colocado por: tiagooliveira20(ainda estou à espera que o empreiteiro me diga quando acresce ele incluir isto no orçamento

    Se o empreiteiro der preço para isto, vai encarecer cerca de 30% ao valor que o Tiago consegue se subcontratar diretamente
  13.  # 553

    Colocado por: riscos
    Se o empreiteiro der preço para isto, vai encarecer cerca de 30% ao valor que o Tiago consegue se subcontratar diretamente


    Acredito que sim, mas se assim for não lhe entrego isso. Ele próprio quando lhe falei desta alteração, disse para se eu quiser também pedir preços, por isso se o preço que ele me apresentar for alto, acredito que não se deva importar de entregar isso a outra pessoa.
  14.  # 554

    Dentro do tema, alguém tem opinião das Bc da Bosch?

    Por exemplo, uma Compress 6000. Está é uma bomba com unidade interior e unidade exterior, ambas as unidades são ligadas por água, pelo menos na série 6000.

    Talvez sejam até produzidas partes das mesmas na Bosch termotecnologia em Aveiro.
  15.  # 555

    quase a chegar ao mercado nacional:

    nova Altherma 3 H HT com potencias entre 14Kw e 18Kw termicos, impulsão até 70ºC em mono-compressor, sistema hidrosplit e funcionamento garantido até -28ºC (esta ultima característica entre nós deve dar um jeitaço do camandro, pode ser que desta vez se convencem que as bombas de calor são adequadas ao clima português) e por ultimo aquecimento e arrefecimento.
    https://www.daikin.eu/en_us/products/EPRA014-018DV.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  16.  # 556

    por ultimo:

    o novo ventilo-convector slim
    https://www.daikin.eu/en_us/products/FWXV-ATV3.html
    FWXV com 135mm de profunidade e 25db
      FWXV.png
  17.  # 557

    Esta é uma das partes menos positivas deste fórum, só há uma cor. Infelizmente, a marca Daikin é promovida e muitas vezes referida com enumeras vantagens relativamente às restantes.

    O problema não é quem promove e que até presta muitos e bons esclarecimentos, falta é outras participações que façam o contraditório e que apresentem outras soluções.
  18.  # 558

    Pretendia um acumulador de água para aqs mas não quero consumir essa água. Pelas informações que vi no fórum, posso colocar uma serpentina nesse acumulador e a água da rede é aquecida ao passar pela serpentina.
    Para aquecer a água do acumulador, estava a pensar em painéis solares térmicos, recuperador calor hidro e caldeira a gás.
    Perguntas:
    . De quantas serpentinas preciso nesse acumulador?
    . Posso fazer circular a água desse acumulador para o aquecimento dos radiadores?
    • SrR
    • 20 setembro 2019

     # 559

    Colocado por: ASSimoesDe quantas serpentinas preciso nesse acumulador?
    . Posso fazer circular a água desse acumulador para o aquecimento dos radiadores?
    no mínimo precisa de duas serpentinas, uma para o solar e outra própria para as aqs instantânea
    Pode fazer circular a água do depósito para os radiadores mas não vejo grande vantagem nisso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  19.  # 560

    Pode fazer circular a água do depósito para os radiadores mas não vejo grande vantagem nisso

    E como aqueço a água do circuito dos radiadores? Outra serpentina? Queria evitar que fosse à caldeira e a ideia era usar a água quente do depósito que só ia à caldeira se fosse necessário.
 
0.0464 seg. NEW