Colocado por: TyrandeNa minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.
Colocado por: TyrandeUi...recrutar estrangeiros.
Acho que na cabecinha de muitos caia o Carmo e a Trindade.
A coisa está má....mesmo má....
Na minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.
E estes 3, como vão ficar (já estão) completamente sobrecarregados, prevejo que brevemente passem-se ao fresco.
Não os condeno.
Colocado por: TyrandeUi...recrutar estrangeiros.
Acho que na cabecinha de muitos caia o Carmo e a Trindade.
A coisa está má....mesmo má....
Na minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.
E estes 3, como vão ficar (já estão) completamente sobrecarregados, prevejo que brevemente passem-se ao fresco.
Não os condeno.
Colocado por: rjmsilvaChafaricas em Lisboa...
Um avião C-130H da Esquadra 501 - Bisontes descolou ontem da Base Aérea N. º 6, Montijo, rumo à Ilha do Sal, Cabo Verde, para investigar o avistamento de foguetes luminosos na zona sul da FIR (Flight Information Region) Oceânica de Santa Maria, a 1800 Km da Base das Lajes e a 870 Km a Oeste da Ilha do Sal. Até ao momento as buscas não tiveram qualquer resultado.
Colocado por: rjmsilvaNão teria mais lógica terem mandado um P3?
Colocado por: CarvaiEssa estória do roubo de JetA1 á Força Aérea deixa-me muitas duvidas. A quem é que iam vender o combustível ? Aquilo só serve para motores a turbina e nenhum operador de aviação iria consumir combustível de origem duvidosa.
Parece-me mais um caso de desvio "contabilístico" tal como Tancos.
Colocado por: CarvaiCaro Valter, está a fazer confusão entre o combustível AVgas100 - gasolina de 100 octanas para motores a pistão dos aviões que de facto era roubada nas Bases Aéreas e nos Aeródromos e servia para misturar com a gasolina de 95 octanas para o pessoal das corridas de rua e não só. Mas esses roubos eram meros jerrican´s pois a gasolina era tirada pelas torneiras de purga das asas dos aviões que deitam uma quantidade muito pequena (quase meia hora para 5 litros).
Os actuais motores a turbina usam o JETA1 que é muito semelhante ao diesel mas não serve para os motores a pistão. Um motor a turbina funciona com diesel em caso de emergência mas o inverso já não dá.
Portanto o que se devia passar era a Força Aérea encomendar um camião com 10.000 litros e na Base serem só descarregados 5.000.
Com a conivência de quem assina as guias de recepção e de abastecimento é muito fácil. O combustível a menos nunca saía de Aveiras era só trafulhice de guias e faturas. Chamar a isto roubo, furto, gamanço, trafulhice, etc é indiferente.
Colocado por: nmex2andaram por aí muitos carros a consumir JET... hoje menos, devido a electrónicas, injectores e afins
Colocado por: Carvai
Sim um motor diesel mais básico - dos navios p.ex. - é capaz de comer o Jet mas não pode ser por muito tempo pois não tem lubrificação. Tal como o gaz nos motores a gasolina.