Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: TyrandeNa minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.


    Isso acontece porque os praças são muito mal pagos. Em contrapartida os oficiais, sobretudo os generais (que os existem em claro excesso) são-o generosamente para o valor que acrescentam. Terá de haver uma redistribuição de verbas no exército se querem que continue a ser uma alternativa viável de carreira.
    Concordam com este comentário: treker666
  2. Colocado por: TyrandeUi...recrutar estrangeiros.

    Acho que na cabecinha de muitos caia o Carmo e a Trindade.

    A coisa está má....mesmo má....
    Na minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.
    E estes 3, como vão ficar (já estão) completamente sobrecarregados, prevejo que brevemente passem-se ao fresco.
    Não os condeno.


    Vão recrutar a Timor e a Cabo Verde que ficavam com o quadro orgânico de cada Regimento preenchido! LOL

    Não, não é isso que eu defendo.
  3. Colocado por: TyrandeUi...recrutar estrangeiros.

    Acho que na cabecinha de muitos caia o Carmo e a Trindade.

    A coisa está má....mesmo má....
    Na minha Unidade, em breve só haverão 3 (sim, três!!!!) praças.
    E estes 3, como vão ficar (já estão) completamente sobrecarregados, prevejo que brevemente passem-se ao fresco.
    Não os condeno.

    Unidade?! Com 3 praças?! Como é possível....
  4. Chafaricas em Lisboa...
  5. Colocado por: rjmsilvaChafaricas em Lisboa...


    Nem tudo em Lisboa é chafarica!!!
  6. Há muitos buracos também.
  7. Um avião C-130H da Esquadra 501 - Bisontes descolou ontem da Base Aérea N. º 6, Montijo, rumo à Ilha do Sal, Cabo Verde, para investigar o avistamento de foguetes luminosos na zona sul da FIR (Flight Information Region) Oceânica de Santa Maria, a 1800 Km da Base das Lajes e a 870 Km a Oeste da Ilha do Sal. Até ao momento as buscas não tiveram qualquer resultado.


  8. Não teria mais lógica terem mandado um P3?
  9. Colocado por: rjmsilvaNão teria mais lógica terem mandado um P3?


    Deve depender de vários factores, por norma o que eu vejo são os P3 e os C295 a fazer estas missões.
  10. Para caçar gambuzinhos até podiam ter enviado uns F16, sempre era mais rápido. Não tinham autonomia mas paravam no caminho para uns copos..
  11. Curiosidades...

    010-Tercio-Melilla-IMG-3379
    Apesar dos números – nesta época os estrangeiros eram 17,55% do total dos efectivos – e na sua história nunca ultrapassaram os 20%. Sempre foi uma força mais espanhola do que estrangeira.

    018-Tercio-Melilla-Tercio-Portugu-s" alt="" />
    Reprodução de parte do livro português “Nas Trincheiras de Espanha”, de Artur Portela (1901-1958), jornalista e escritor português que tem uma praça com o seu nome em Lisboa e um busto!

    020-Tercio-Melilla-IMG-3399
    Neste filme de divulgação da Legião, aqui durante as últimas operações do Sara, aparece este Cabo que ao contrário dos restantes legionários não usa a “siroquera” (barrete com grandes abas protectoras para os ventos do deserto), mas um típico “quico” camuflado português da Guerra do Ultramar. Era de facto um português conhecido de Villalobos.

    Fonte: http://www.operacional.pt/sala-historica-do-tercio-gran-capitan-1o-de-la-legion/
  12. Há um megadrone israelita a vigiar o mar europeu e os pilotos são portugueses

    A Agência Marítima Europeia juntou Israel e Portugal num projeto inédito de cooperação para vigiar o Mediterrâneo. Portugueses foram treinados pelos israelitas para pilotar o gigante Hermes 900

    https://www.dn.pt/edicao-do-dia/14-dez-2019/ha-um-megadrone-israelita-a-vigiar-o-mar-europeu-e-os-pilotos-sao-portugueses-11616644.html
  13. Essa estória do roubo de JetA1 á Força Aérea deixa-me muitas duvidas. A quem é que iam vender o combustível ? Aquilo só serve para motores a turbina e nenhum operador de aviação iria consumir combustível de origem duvidosa.
    Parece-me mais um caso de desvio "contabilístico" tal como Tancos.
  14. Colocado por: CarvaiEssa estória do roubo de JetA1 á Força Aérea deixa-me muitas duvidas. A quem é que iam vender o combustível ? Aquilo só serve para motores a turbina e nenhum operador de aviação iria consumir combustível de origem duvidosa.
    Parece-me mais um caso de desvio "contabilístico" tal como Tancos.


    Então os fulanos que foram presos quem são?

    O meu pai sempre contou-me que na BA1 no seu tempo (primeira parte da década de 70) havia pessoal que ia buscar combustível dos aviões, presumo que fosse para fazer "mistura".

    Também ouvi dizer que há pessoal do street racing a fazer misturas...

    Tudo isto é de boca, como tal não tenho provas ou dados factuais.

    Pela quantidade, duvido que fosse para isso.
  15. Caro Valter, está a fazer confusão entre o combustível AVgas100 - gasolina de 100 octanas para motores a pistão dos aviões que de facto era roubada nas Bases Aéreas e nos Aeródromos e servia para misturar com a gasolina de 95 octanas para o pessoal das corridas de rua e não só. Mas esses roubos eram meros jerrican´s pois a gasolina era tirada pelas torneiras de purga das asas dos aviões que deitam uma quantidade muito pequena (quase meia hora para 5 litros).
    Os actuais motores a turbina usam o JETA1 que é muito semelhante ao diesel mas não serve para os motores a pistão. Um motor a turbina funciona com diesel em caso de emergência mas o inverso já não dá.
    Portanto o que se devia passar era a Força Aérea encomendar um camião com 10.000 litros e na Base serem só descarregados 5.000.
    Com a conivência de quem assina as guias de recepção e de abastecimento é muito fácil. O combustível a menos nunca saía de Aveiras era só trafulhice de guias e faturas. Chamar a isto roubo, furto, gamanço, trafulhice, etc é indiferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  16. Colocado por: CarvaiCaro Valter, está a fazer confusão entre o combustível AVgas100 - gasolina de 100 octanas para motores a pistão dos aviões que de facto era roubada nas Bases Aéreas e nos Aeródromos e servia para misturar com a gasolina de 95 octanas para o pessoal das corridas de rua e não só. Mas esses roubos eram meros jerrican´s pois a gasolina era tirada pelas torneiras de purga das asas dos aviões que deitam uma quantidade muito pequena (quase meia hora para 5 litros).
    Os actuais motores a turbina usam o JETA1 que é muito semelhante ao diesel mas não serve para os motores a pistão. Um motor a turbina funciona com diesel em caso de emergência mas o inverso já não dá.
    Portanto o que se devia passar era a Força Aérea encomendar um camião com 10.000 litros e na Base serem só descarregados 5.000.
    Com a conivência de quem assina as guias de recepção e de abastecimento é muito fácil. O combustível a menos nunca saía de Aveiras era só trafulhice de guias e faturas. Chamar a isto roubo, furto, gamanço, trafulhice, etc é indiferente.


    andaram por aí muitos carros a consumir JET... hoje menos, devido a electrónicas, injectores e afins
  17. Colocado por: nmex2andaram por aí muitos carros a consumir JET... hoje menos, devido a electrónicas, injectores e afins

    Sim um motor diesel mais básico - dos navios p.ex. - é capaz de comer o Jet mas não pode ser por muito tempo pois não tem lubrificação. Tal como o gaz nos motores a gasolina.
  18. Colocado por: Carvai
    Sim um motor diesel mais básico - dos navios p.ex. - é capaz de comer o Jet mas não pode ser por muito tempo pois não tem lubrificação. Tal como o gaz nos motores a gasolina.


    tenho ideia que o “diesel” dos grandes barcos ainda é mais grosseiro (menos refinado) que o jet

    quanto aos carros, acredite, houve (e ainda haverá) alguns que andam com uma mistura de gasóleo e jet... não lhes da muita saúde, e necessitam de alguns cuidados, mas andam,,.
 
0.0340 seg. NEW