Colocado por: carlosj39Concordo em absoluto que as populações locais devem controlar que o processo seja pouco poluente e que os locais sejam beneficiados em primeiro lugar,
Colocado por: carlosj39agora impedir que o litio venha a ser usado significa que estão a favor dos carros a diesel e gasolina e consequente poluição...
Colocado por: LMVB
Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios
https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c
Colocado por: Anonimo12122020Mas isso não interessa, o que interessa e que os carros nao poluem enquanto andam, nem que a energia elétrica venha de uma central de carvão ou nuclear.
Colocado por: LMVB
Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios
https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c
Colocado por: Bruno.AlvesO problema é a lavagem cerebral. Essa "notícia" refere-se à extração de cobalto, não de lítio.
Sabes onde é que se gasta grande, grande parte do cobalto extraído por criancinhas do Congo? A refinar combustível ;)
Colocado por: Bruno.Alves
O problema é a lavagem cerebral. Essa "notícia" refere-se à extração de cobalto, não de lítio.
Sabes onde é que se gasta grande, grande parte do cobalto extraído por criancinhas do Congo? A refinar combustível ;)
Colocado por: LMVB
Como é que faz isso? O processo é muito poluente e acaba por afectar águas e solo. Já para não falar nas crateras a seu aberto de kms. Nos países de 3º mundo até usam a mão de obra barata para explorar estes minérios
https://www.ft.com/content/427b8cb0-71d7-11e7-aca6-c6bd07df1a3c
Colocado por: LMVB
Leste o primeiro paragrafo?
Eu sei que a noticia se refere ao cobalto e ao cobre, diamantes etc..
Mas a sede destas empresas é a mesma que as que vem explorar o litio em Portugal. Não tenhas dúvidas
Possivelmente as mesmas.
O que me faz sofrer com com esta tentativa de instalarem estas empresas não são razoes políticas, é apenas a tristeza de ver o paraíso onde nasci ser prostituído e destruído pela ganância.
Colocado por: carlosj39agora impedir que o litio venha a ser usado significa que estão a favor dos carros a diesel e gasolina e consequente poluição...De certeza que o lítio polui menos que um carro a gasóleo ou gasolina? Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?
Colocado por: HAL_9000 Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?
Colocado por: HAL_9000De certeza que o lítio polui menos que um carro a gasóleo ou gasolina? Veja o impacto ambiental do processo de extração de lítio. E o que faz ás baterias uma vez desativadas?
Já parece a Candidata do PAN por Setúbal, que agora até é deputada, a dizer que está contra os carros a combustíveis fósseis, e tb está contra a extração de lítio, andar a cavalo também não pode ser porque estamos a torturar o animal. Quando lhe perguntam alternativas, engasga-se e fala nuns "carros a hidogénio", que estão muitíssimo pouco desenvolvidos.
Colocado por: jcfcidSe pode trazer alguma riqueza ao paisÉ este o cerne da questão. Vai destruir uma paisagem natural, impossível de reverter, vai estragar solos e águas, e riqueza para o país, vai criar?
Colocado por: HAL_9000É este o cerne da questão. Vai destruir uma paisagem natural, impossível de reverter, vai estragar solos e águas, e riqueza para o país, vai criar?
Como todo este processo tem sido conduzido, todos estes mal entendidos, parece-me que vai trazer riqueza, mas não será na sua maioria para o país.
Quanto ao binómio carros a combustíveis fosseis/eletricos, tb concordo que os elétricos são o mal menor. Agora convém é dar às pessoas condições para que os possam comprar.
Tem-se apostado em aumentar a taxa sobre os combustíveis fósseis, mas e incentivos para a transição para o eléctrico? Se o português normal, anda com carros que têm 10-15 anos, acha que vai conseguir comprar um eléctrico? Até lhe digo mais, ganho acima da média nacional, e não consigo trocar o meu poluente de 23 anos por um veículo elétrico. Sobretudo quando as marcas pedem mais de 15 mil euros para trocar a bateria ao fim de alguns anos.
Colocado por: jcfcide "investir" 26k num Leaf de 40kw (NOVO)Eu genuinamente percebo o seu ponto de vista e acho que a transição tem de oorrer, mas i preço que indica para o Leaf é um absurdo para o que o carro oferece. Comprar em segunda mão, não é opção, porque não consegue prever o qu vai gastar com as baterias, e o preço nunca é simpático. Sempre que precisasse de ir de Lisboa ao Porto e voltar? Ou tinha alternativa a diesel, ou ia de transportes públicos, mas perdia liberdade de movimentos, ou teria de fazer uma gestão muito boa de tempo/carregamentos.
Colocado por: HAL_9000Eu genuinamente percebo o seu ponto de vista e acho que a transição tem de oorrer, mas i preço que indica para o Leaf é um absurdo para o que o carro oferece. Comprar em segunda mão, não é opção, porque não consegue prever o qu vai gastar com as baterias, e o preço nunca é simpático. Sempre que precisasse de ir de Lisboa ao Porto e voltar? Ou tinha alternativa a diesel, ou ia de transportes públicos, mas perdia liberdade de movimentos, ou teria de fazer uma gestão muito boa de tempo/carregamentos.
Quanto à poupança que refere, é verdade agora, acha que isto se vai manter quantos anos mais? basta que o estado comece a perder imposto com os carros a diesel, para começar a aumentar nos elétricos. Os carregamentos já vão passar a ser pagos, e não dou 5 anos para ter de pagar, estacionamento, IUC.
Entretanto pode ser que tenha 26k disponíveis de outras prioridades para investir em algo assim, até lá o diesel de 23 anos, vai continuar a rodar, enquanto os impostos o permitirem.
Colocado por: jcfcidAtenção, eu ainda não fiz o passo para a mudança total de um veiculo a combustão, pelo que me mudei para um Ampera (60 / 70 km eletricos) que me enche as medidas pelo dia a dia (faço 130 km dia e consigo carregar pelo meio) e gasto só eletroes (de vez em quando, lá gasto 0,13l ou 0,25).Tenho uma media de consumo em 62 mil de 1,7l / 100km! Os plug-in podem ser a solução para muita gente!Faço uma média de 2500-3000k por mês. Acho demasiado para confiar num elétrico. Quando ao planeamento, o problema é o tempo para o fazer.
Colocado por: JoelM
Já a malta dos CI nem um nem outro, já que poluem a rodos e gastam dinheiro em combustível!
P.s. Eu sou o gajo da bicicleta e dos transportes públicos maioritariamente por causa da economia e comodidade!