Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: HAL_9000em madeira clara (ainda não d€cidimos qual).


    Colocado por: HAL_9000Quanto ao chão eu gostava de por soalho em pinho.


    Colocado por: HAL_9000o hall em princípio será uma variação


    Colocado por: HAL_9000a pérgola adicionada e o aumento do passeio em torno da casa,


    Colocado por: CMartinPorque estão a pensar ,já em puxadores Santo Deus ?!



    Entendo que isto aconteça muitas vezes com os Donos de Obra, mas por aqui temos insistido sempre no "decida em projecto, não em obra", que se deveria ter calma e paciência com o tempo e rigor do projecto. E que investir num projecto e fiscalização é poupar na obra 5-10x mais. E nada tem que ver com o "dar trabalho ao Arquitecto/Engenheiro", projectar é prever e em boa parte das decisões, nem precisa do Arquitecto para nada, pesquise, interesse-se...

    Entendo que há coisas, que certas pessoas só vendo o espaço, o tamanho, a posição da janela é que conseguem imaginar o resto... mas corre sempre o risco de "ser tarde" para poder alterar alguma coisa. Mudar no papel é sempre mais fácil, é chato, demora o seu tempo e esgota a paciência do Dono que quer é ver gente na obra... Mas depois vão aparecendo decisões sem fim, à pressão, muitas vezes 2min antes de ser executado porque tens os trolhas à espera do que disser...

    Por vezes, o melhor é parar um pouco, reorganizar o que acha que não está bem, e depois avançar com principio, meio e fim.

    Colocado por: HAL_9000para mim uma derrapagem significativa.


    Porque as derrapagens tendem a acontecer, e a culpa geralmente recai sobre o empreiteiro...
    Quando "é" do Arquitecto/Engenheiro, porque para nós aqui é fácil de culpar alguém, não sabemos qual o tempo que se usou para projectar, pensar, prever, encontrar outra solução...

    Exemplo, se avança para as "portas camufladas" sem um preço, depois tem uma surpresa desagradável. Pese tudo, tendo toda a informação consigo, não "suponha nada"... nunca resulta.


    É o meu conselho HAL, se prevê um tsumani de decisões, o melhor é não deixar avançar mais, sem reunir a malta, medir bem o que tem, e se fôr preciso alterar algo, altere já. Com a participação de Arquitecto, Engenheiro, Fiscal e Empreiteiro. Há coisas que necessitariam de rectificação na Câmara, como janelas, pilares e afins... e muitas outras coisas que poderiam implicar outras acções que nem imagina. Vocês são uma equipa, em teoria todos desejam que a sua obra corra pelo melhor e que você se sinta satisfeito, não se esqueça disso. Não se contente com qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 162

    Sim, e o Hall já tinha um tópico sobre a sua construção em que lhe foi dito isso precisamente e antes de construir. No entanto, neste caso a obra já está em avanço e está-se em alterações ao que estava pensado.
    Portanto, parte-se do pensamento do todo da alteração, (como se insere na planta) para chegar ao detalhe.
  3.  # 163

    Colocado por: Pedro BarradasHAL, eu tenho um número de largura mínima que tento não baixar para um atrio/ hall de entrada de uma habitação, é 1,90m, portanto... 1.95m, está porreiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HAL_9000
    A meu ver, não é tanto a largura do átrio que está em causa, é mais, se esse átrio tivesse maior visibilidade para o espaço aberto da sala (por exemplo encurtando alí a despensa) já se teria outra percepção. Mas, mantendo isso, avancemos.
      planta (1) (1)2.png
  4.  # 164

    HAL, a minha sugestão é realmente a ideia do Nuno, forrar essa lateral toda da casa de banho, WC e lavandaria como o HAL diz em acabamento à madeira. E que faça a cozinha nesse acabamento igual ao dessa lateral.
    Vai ficar com um bloco à direita da entrada, todo revestido a forma igual.
    Escolha um bonito tom, e, sim tente conjugar o melhor possível com o chão.
    Concordo que o pinho em princípio lhe trará problemas, a não ser que quem lhe faça isso seja muito zeloso. Eu não arriscava o pinho, por experiência pessoal não profissional felizmente.
    Qual o material que está a pensar para a cozinha e roupeiros, MDF ? Melanina ? Podemos dar ideias para cores, e para o flutuante talvez.
      368965ED-4F5D-44F5-91C6-73B05304D2FF3.jpeg
  5.  # 165

    eu acho é que não faz falta...
    E poderia ser um acesso extra/ serviço para lavandaria/ arrumos/ cozinha...
    A casa onde está localizada/ implantada e como irá ser utilizada, não me parece de todo ter necessidade de ser previsto um hall de entrada formal...
    eu acabava com esse acesso directo apra o nucleo da casa e assim resolvia todo essa zona tecnica/ serviço
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 166

    Continuando a ideia, o seu lado esquerdo de quem entra, mantinha como disse, o branco nas carpintarias, como no restante da casa. Branco mate ?
    Aquela imagem do revestimento ripado é muito gira, mas pesa um pouco se usar em espaços pequenos, sem se conseguir visualizar o efeito com alguma distância, sobrecarrega no preço e, futuramente, é mais custoso nas limpezas. O que pode ou não ser relativo. No seu caso, eu não punha.
  7.  # 167

    Colocado por: Pedro Barradaseu acho é que não faz falta...
    E poderia ser um acesso extra/ serviço para lavandaria/ arrumos/ cozinha...
    A casa onde está localizada/ implantada e como irá ser utilizada, não me parece de todo ter necessidade de ser previsto um hall de entrada formal...
    eu acabava com esse acesso directo apra o nucleo da casa e assim resolvia todo essa zona tecnica/ serviço
    Concordam com este comentário:CMartin
    Isso seria o ideal.
    Já se tinha sugerido abrir tudo e pela planta, acho que dá, mesmo com o pilar que fica mas que dá para resolver.
    O HAL poderia considerar, mas não sei bem porque disse isto..

    Colocado por: HAL_9000Mas isso só com acompanhamento a sério e com cuidado para não bater na trave por causa do orçamento. A minha imaginação não me permite desligar muito da planta infelizmente. A obra está em andamento...amanha vou falar com o empreiteiro, ver a obra e discutir possibilidades de mudar o interior .
      000124.jpg
  8.  # 168

    Colocado por: N Miguel OliveiraPorque as derrapagens tendem a acontecer, e a culpa geralmente recai sobre o empreiteiro...
    Quando "é" do Arquitecto/Engenheiro, porque para nós aqui é fácil de culpar alguém, não sabemos qual o tempo que se usou para projectar, pensar, prever, encontrar outra solução..
    Tem toda a razão, tudo isto deveria ter sido mais pensado. Na altura por motivos profissionais, tive mesmo de apressara parte da arquitectura, correndo o risco de não avançar com construção nenhuma. Tudo ficou mal decido. A falta de experiência da nossa parte, e uma equipa deficitária , fez o resto.

    No caso desta derrapagem, a culpa foi somente minha, DO, que decidi acrescentar algo que não estava em projecto, mas que a meu ver se justificava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  9.  # 169

    Colocado por: CMartinO HAL poderia considerar, mas não sei bem porque disse isto..
    Porque abrindo tudo eu não consigo visualizar onde colocaria lavandaria e zona técnica, ainda que abdicando do wc social (não pretendia fazê-lo). Por outro lado eu sei que essa porta de entrada e esse armário cabideiro, é das coisas que a minha esposa mais gosta na casa. Eu concordo com o Pedro Barradas quando diz que esse hall vai ser pouco usado porque a casa está mal implantada, contudo ela não concorda, não entende porque que eu digo que a casa está mal implantada, e já nem suporta ouvir-me com essa conversa.

    Ela não queria a casa voltada a sul com as janelas todas para a frente. Nós temos um sobrado a Nascente, e os vãos maiores teriam obrigatoriamente de ter vista para o sobrado e não para a rua. Como a casa é para ambos tivemos de chegar a um entendimento. Isso afectou a implantação toda da casa, a falta de imaginação do técnico e o pouco tempo que eu lhe impus para arquitetura (3 meses), fez com que a planta não seja a ideal, a implantação não é funcional.

    Resta-nos agora tentar minimizar o estrago. Mas eu nem me arrisco a propor mudar o hall. No entender da minha esposa, ela imagina entrar em casa e ter visão direta para a janela da sala/sobrado. Eu acho que não vamos usar aquela porta, mas o hall terá de se manter acho eu.
  10.  # 170

    Colocado por: CMartinContinuando a ideia, o seu lado esquerdo de quem entra, mantinha como disse, o branco nas carpintarias, como no restante da casa. Branco mate ?
    Aquela imagem do revestimento ripado é muito gira, mas pesa um pouco se usar em espaços pequenos, sem se conseguir visualizar o efeito com alguma distância, sobrecarrega no preço e, futuramente, é mais custoso nas limpezas. O que pode ou não ser relativo. No seu caso, eu não punha.
    Sugere algum painel distinto em vez desse ripado? Caso a carpintaria me apresente um valor incomportável, estava a pensar adiar essa intervenção num meio ano se isso não condicionar a licença. Nós não precisamos da casa para habitar, mas necessitamos de ter as contas equilibradas.

    As carpintarias serão lacadas a branco mate sim, as portas, frentes dos armários da cozinha e roupeiros são em mdf sim. As caixas dos armários serão em melamina, sei que a qualidade não é a melhor, mas foi o que coube no orçamento. O armário cabideio de entrada ainda não orçamentámos.

    Estamos a tentar manter a construção até aos 800 eur/m2 (IVA incluido), o que nos limita muitas soluções de acabamentos, de modo a não descurar nas caixilarias e isolamento.
  11.  # 171

    Colocado por: Pedro Barradaseu acho é que não faz falta...
    E poderia ser um acesso extra/ serviço para lavandaria/ arrumos/ cozinha...
    A casa onde está localizada/ implantada e como irá ser utilizada, não me parece de todo ter necessidade de ser previsto um hall de entrada formal...
    eu acabava com esse acesso directo apra o nucleo da casa e assim resolvia todo essa zona tecnica/ serviço
    Pelo que entendo, na sua visão a entrada formal da casa não deveria ser pelo alçado frontal?
  12.  # 172

    Colocado por: HAL_9000Pelo que entendo, na sua visão a entrada formal da casa não deveria ser pelo alçado frontal?

    não precisa sequer de entrada formal. uma casa dessas para que^recebe as pessoas directo do sitio onde estacionam as viaturas, entram para a zona social, para o sobrado. entende?
  13.  # 173

    Colocado por: Pedro Barradasuma casa dessas para que^recebe as pessoas directo do sitio onde estacionam as viaturas, entram para a zona social, para o sobrado. entende?
    Por acaso não estou a visualizar. O meu problema com a casa é que a garagem localiza-se já em zona do sobrado (a nascente). Ora a entrada formal está no alçado oposto(poente), isto é o que para mim não faz qualquer sentido na implantação. Se eliminando/reorganizando o hall dá para contornar isto, então muda a minha forma de pensar e o meu poder de argumentação para com a minha esposa.
  14.  # 174

    Para mim aquele alpendre, que na verdade deveria ter mais uns 100cm de profundidade, serve de apoio á lavandaria e cozinha.

    Acho que se estao a fixar muito à ideia de alçado principal. Esse alçado "principal" não existe, mas existe um volume, uma casa , para o qual nos aproximamos... em particular quem vem de fora, vai para onde!? para a zona da pergola.
    Deixa o carro defronte do anexo e segue para a casa, por onde, pela pergola.
      Anotação 2020-04-20 143145_.jpg
  15.  # 175

    Colocado por: Pedro Barradasem particular quem vem de fora, vai para onde!? para a zona da pergola.
    Deixa o carro defronte do anexo e segue para a casa, por onde, pela pergola.
    Eu não tenho a implantação correspondente à plantas de alterações submetidas a Câmara entretanto. essas duas entradas pedonais, e a varanda no alçado frontal já não existem (já coloquei aqui a planta sem a varanda).
    Agora apenas existe a entrada de acesso aos carros, com um portão pedonal ao lado. A pérgola a nascente (com 3m de profundidade) foi prolongada para a fachada a sul, de modo a que também aí sem possa aproveitar o final da tarde.

    Sim faria mais sentido entrar pela zona da pérgola, ao invés de ir dar a volta à casa. Mas na pergola apenas temos uma sacada de 2.5 +2.5 m e o alçado frontal requer uma porta dado ficar virado para a rua principal, não?
  16.  # 176

    HALL

    uma coisa lhe digo, já ninguém percebe nada do seu projeto, o que é que já está construído, o que é que já foi alterado, o que é para ser….
    assim é difícil,
    neste momento importava que tivesse uma planta atualizada, uma estrutura tal como já está implantada e tudo devidamente cotado

    fora isso é andar a remendar no escuro.
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 177

    Colocado por: marco1HALL

    uma coisa lhe digo, já ninguém percebe nada do seu projeto, o que é que já está construído, o que é que já foi alterado, o que é para ser….
    assim é difícil,
    neste momento importava que tivesse uma planta atualizada, uma estrutura tal como já está implantada e tudo devidamente cotado

    fora isso é andar a remendar no escuro.
    A última planta que coloquei está actualizada (casa sem a varanda). A implantação é que não estava, porque não a tenho. A diferença na implantação é apenas a ausência dos dois caminhos pedonais e a adição de pergola o alçado sul.

    Entretanto a CMartin foi buscar uma planta mais antiga ainda coma varanda, que poderá ter provocado a confusão. O que está construído é apenas a estrutura (placa piso térreo+placa do teto)- Também não tenho as plantas de especialidades actualizadas, mas as mesmas são iguais na zona dos quartos, que era o que estávamos a discutir quando as apresentei.
    De facto pode ser confuso para quem não conhece isto a fundo.
  18.  # 178

    Só agora reparei que a sua casa vai ter telhados, fiquei contente! Pensava ser o único a construir sem ser caixote.
    Li o seu tópico todo à procura de imagens de como vai ser a casa, mas vi apenas que está a ter problemas com a estrutura e um ou outro pormenor. Não saberia ajudar por mais vontade que tivesse, mas ficarei a torcer para que tudo corra pelo melhor para si.
    Vou acompanhar. A minha está com as fundações feitas e à espera que pare de chover para avançar.
  19.  # 179

    Colocado por: Casa da HortaSó agora reparei que a sua casa vai ter telhados, fiquei contente! Pensava ser o único a construir sem ser caixote.
    Sim vai ter telhado, sempre me atraíram mais as casas rasteiras com telhado, do que de arquitectura moderna. Por outro lado a casa insere-se numa zona predominantemente rural, num terreno com sobreiros, pelo que achamos que uma moradia de traços mais tradicionais fosse a mais indicada. Não tenho 3D, mas posso colocar a foto que nos está a servir como base de trabalho para os acabamentos exteriores.

    Realmente isto não está a correr muito bem com um erro destes na estrutura. Mas espero ate ao final desta semana arranjar solução.

    Tenho acompanhado o seu tópico com interesse, sorte para a sua construção também.
      cor da casa13.jpg
  20.  # 180

    Colocado por: HAL_9000A planta da laje do teto.

    Estive a ver melhor esta beleza...
    então a laje de tecto é executada por laje aligeirada de vigotas ( mas não diz quais...) tem malha sol, que será presumo da lamina de compressão.
    ainda tem pilares por ali pelo meio com armaduras de punçuamento!?, isto tudo numa laje aligeirada de vigotas!?!? e a amior parte dos pilares nem sequer está alinhada com nenhuma viga!?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
      Anotação 2020-04-20 163618_.jpg
 
0.0273 seg. NEW