Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: manelvcse estou a falar de preços de tabela, tem que se comparar preços de tabela.
    Essa comparação do PVP aconselhado/tabela também falha.
    Se pedir orçamento do mesmo carro/modelo/cor a vários stands, vai ter uma resposta também diferente.
    E sem pressionar!
    O meu Leaf40 ficou por quase 30 e com o incentivo do estado ficou abaixo dos 28.
    Houve quem comprasse na mesma altura o mesmo carro/modelo por 33, onde também foi buscar o incentivo.
    E em 2018, houve quem comprasse também o mesmo carro e sem direito ao incentivo.
  2. Colocado por: carlosj39Em relaçao ao postos publicos de carregamento, já alguem aqui sabe a quanto vai ser comercializado o Kw nesses postos?

    Como o mafgod disse, há que avaliar os diversos componentes que constituem o preço do carregamento.
    O preço da energia (ou seja a componente CEME) não vai variar nos postos do projecto piloto: é igual em qualquer posto.
    O que ainda não se sabe é quanto custará a componente OPC. Como a larga maioria dos postos ainda são os velhinhos efacec e muitos deles até estão avariados ou vandalizados (e os que não estão, são tecnologicamente obsoletos), nesses eu até acho que terão esta componente gratuita até serem substituídos.
    De resto, o que se vê do mercado são 3-5cts/min em postos de 22kW, 1-3cts/min para postos de 7,2kW.
    Dependendo do posto e do carro pode ficar mais ou menos em conta, ou muito caro. Há que usar a Miio!

    Tem de se esperar para ver. Até ao fim do mês esses valores têm de ser conhecidos. Parece que entretanto a MobiE deixou de publicar o PDF com o preço OPC de todos os postos, por isso não sei onde é que se poderá encontrar essa informação "condensada"
  3. Se vier a ser de 5 cts minuto nos postos de 22kw, carregar um zoe 40 fica a quase 6 euros. È certo que sao 6 euros para 300 kms. Se for um leaf40, como é monofasico e carrega mais bem lento, fica então num balurdio, porventura mais caro do que os carregamentos rapidos de autoestrada...
  4. a isso ainda soma o preço da eletricidade.. como eu disse atrás, já hoje em dia há preços que ficam mais caro do que combustível, o que não faz qualquer sentido quando o interesse deveria ser dinamizar os BEVs/PHEVs
  5. Há muito tacho para alimentar em Portugal, e com CEMES e OPCs a querem lucro cada um é o que acontece. Veja-se a vizinha Espanha onde há postos de 22kW onde o preço é 0,20€/kWh, sem mais complicações.
  6. Entao em Espanha é 20 centimos por kw ?
  7. Espanha é um caso complicado de analisar.
    Antes a IBIL tinha preços pornograficos e indisponibilidade dos postos que até fazia doer.
    Agora apareceu a Easycharger e tens pcn a 20cts/kWh e PCR a 30cts. Fácil e aparentemente a funcionar bem e em grande expansão.

    Cá, a legislação impede que qualquer entidade venda energia, só comercializadores autorizados. Então, em vez de se modificar a legislação desajustada, implementou-se um modelo completamente retorcido. Permite que num mesmo posto, o mesmo carro a carregar a mesma energia pague preços totalmente diferentes consoante o comercializador que escolher usar.
    Se isto é verdade para o mesmo carro no mesmo posto, imaginemos qualquer carro em qualquer posto. É só dar largas à imaginação.
    Além disso somos o único país da Europa que eu conheço que não permite pagamentos ad-hoc (directamente no posto, sem cartões nem contratos), que por consequência exclui os estrangeiros de carregar cá e que também está fora de qualquer um dos agregadores europeus (chargemap, plugshare, electromaps, etc). Somos muita bons caraças. Sozinhos mas muita bons :-(
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
    • eu
    • 3 junho 2020
    Conclusão: não há nada como carregar em casa.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8. Isso é verdade absoluta. No entanto há sempre necessidade de carregar fora, com major ou menor regularidade.

    É o princípio do modelo que eu não consigo encaixar, que se tenha enveredado por algo tão retorcido em vez de corrigir a legislação desajustada. Que não saibas quanto vais pagar antes de carregar (algo que até a lei julgo obrigar). Que te dêm preços as parcelas e sem IVA (algo que a lei até julgo proibir).
    Enfim...
  9. De facto isto, e aproveitando para malhar mais uma vez no dono da EDP, e presumo que fornecedor infraestrutural e operacional unico destes postos públicos, que é o PComunista Chinês (não confundir com o nobre povo chinês), isto é algo de se se ficar com os olhos em bico...
  10. Com isso não concordo. A única coisa positiva deste modelo retorcido é que pequenas entidades podem ser quer OPC quer CEME. Um dos CEME mais porreiros e com melhores preços é a EVAZ, uma pequena empresa.
    Neste contexto os grandes players não têm vantagem significativa, até se calhar o contrário. Poderão ter vantagem com os descontos cruzados nos clientes de casa e facilmente terem mais clientes, mas objectivamente têm facilmente concorrência.
  11. Pela fotografia do painel que ele tem, é um negócio muito arriscado. Tem apenas 51kms de autonomia com mais de metade da bateria disponível? Não é nada normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  12. Colocado por: Bruno.AlvesPela fotografia do painel que ele tem, é um negócio muito arriscado. Tem apenas 51kms de autonomia com mais de metade da bateria disponível? Não é nada normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP

    Se ver bem, está é a entrar na fase de pouca autonomia e é aconselhável carregar... Está a entrar na "reserva" 😁
  13. Colocado por: Bruno.AlvesPela fotografia do painel que ele tem, é um negócio muito arriscado. Tem apenas 51kms de autonomia com mais de metade da bateria disponível? Não é nada normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP


    Não sei como funciona a garantia das baterias da VW... Mas.. Parece-me que caso dê raia (se forem os 6/8 anos ou 100/160mil km) seja possivel activar não?
  14. Não sei se será degradação, ou apenas consumo estupidamente alto. Mas parece ser mesmo muito, olhando para o indicador da bateria e os 51km dá para extrapolar uma autonomia máxima de 90km por aí. É incrível para uma bateria de 32kWh úteis.

    Para o Leaf e boa parte dos VE dessa idade há apps para o telemóvel em que ligado a um adaptador OBD se consegue obter informação sobre o estado da bateria. Para o Golf não conheço nada.
    Também não conheço os detalhes da garantia da VW, lamento. O que encontrei no Google rapidamente é
    8 anos/160kkm para a bateria (mas não especifica % de degradação)
    5 anos/100kkm para o sistema de alta voltagem (deve ser motor, inversor, carregador)

    Pode até ser um bom negócio, mas eu sugiro pegar nisso com pinças ;)
  15. Colocado por: Bruno.AlvesNão sei se será degradação, ou apenas consumo estupidamente alto. Mas parece ser mesmo muito, olhando para o indicador da bateria e os 51km dá para extrapolar uma autonomia máxima de 90km por aí. É incrível para uma bateria de 32kWh úteis.

    Para o Leaf e boa parte dos VE dessa idade há apps para o telemóvel em que ligado a um adaptador OBD se consegue obter informação sobre o estado da bateria. Para o Golf não conheço nada.
    Também não conheço os detalhes da garantia da VW, lamento. O que encontrei no Google rapidamente é
    8 anos/160kkm para a bateria (mas não especifica % de degradação)
    5 anos/100kkm para o sistema de alta voltagem (deve ser motor, inversor, carregador)

    Pode até ser um bom negócio, mas eu sugiro pegar nisso com pinças ;)


    De 2015, deve ser a bateria mais pequena (equivalente a 24kw).. A de 32, não é a mais recente?
  16. Ahhhhhhh 😁 É provável sim. Nesse caso é demasiado caro na minha opinião. Eu não daria 17k€ por um carro dessa autonomia.
    A questão da garantia também é importante de esclarecer, nas outras marcas as baterias mais pequenas tinham garantias menores.

    Por 17k€ já se deve comprar um Leaf de 30kWh, mais alguma coisa até um ioniq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  17. Por 19k€ até compra um Leaf40 ;-)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  18. Eu já decidi. Não devo entrar no mundo dos electricos a não ser que forme empresa lol
    E seria um ioniq
 
0.0430 seg. NEW