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  1. Colocado por: JotaPE seria um ioniq

    Isto parece muito bem pensado. É uma máquina do demo 💪


    Colocado por: JotaPNão devo entrar no mundo dos electricos a não ser que

    Isto já não me parece tão bem pensado. Claro que cada um tem de fazer as suas contas, mas o consenso geral é que quanto mais tarde pior. Obviamente que se se justificar ;)
  2. Colocado por: Bruno.Alves
    Isto parece muito bem pensado. É uma máquina do demo 💪
    Mas, a versão de 28kWh.
    Porque a nova versão está uns bons furos abaixo no que respeita a carregamento rápido.

    Atualmente os melhores VEs são o kauai e o e-niro, ou mesmo o model 3...
  3. Colocado por: Bruno.Alves
    Isto parece muito bem pensado. É uma máquina do demo 💪



    Isto já não me parece tão bem pensado. Claro que cada um tem de fazer as suas contas, mas o consenso geral é que quanto mais tarde pior. Obviamente que se se justificar ;)


    Nunca compro carros a crédito (claro que isso me tem limitado a carros mais charutos), pelo que a comprar um eléctrico, é natural que a necessidade de crédito possa variar entre os 100 e os 50% do valor, conforme a campanha/condições e momento financeiro.. daí que quaisquer 2, 3, 4, 5 ou 6 mil euros a menos que o "empresário" consegue e eu não, dão que pensar.
  4. Pode sempre comprar semi-novos :)
  5. Correcto, mas semi novo por vezes face a uma campanha de novo pode nem compensar.
    Não sei se já aconteceu nos eléctricos mas por exemplo, uma campanha sem juros na marca, pode ser melhor que dar menos 5mil por um semi novo que nunca terá tal campanha.. Tenho que ir avaliando.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod
  6. Colocado por: JotaPTenho que ir avaliando.
    É isso.
    Estou sempre a dar o meu exemplo, o meu Leaf40 novo ficou por menos de 28k.
    Houve quem comprasse versão inferior de 40 nesse ano novo, mais uns 5k (acima de 33k, fim do incentivo e fim de campanha lançamento).
    Semi-novos, no primeiro ano estavam mais caro que o meu :-)

    E sim, é sempre fazer as contas para quem o dinheiro é curto e está aberto a várias opções ;-)

    Colocado por: JotaPNão sei se já aconteceu nos eléctricos mas por exemplo, uma campanha sem juros na marca, pode ser melhor que dar menos 5mil por um semi novo que nunca terá tal campanha..
    Sim, pelo menos na Nissan era possível fazer crédito mínimo de 2 anos, onde baixam o preço a pagar, e ao fim de um ano é possível saldar a dívida. Ou seja, pagando a crédito e saldando a dívida ao fim de um ano, saía mais barato que a pronto pagamento ;-)

    Colocado por: JotaPNunca compro carros a crédito
    Eu percebo mas.... vendo as coisas do ponto de vista económico, quem compra um ICE em vez de um VE, está a pagar a cédito ;-) onde o que gasta a mais em relação ao VE é como se fosse uma mensalidade, para sempre enquanto tiver o carro.
    Quem faz uma média de 2k km por mês num ICE, está a gastar uns 150 a 200€ por mês (entre 2k a 2,5k por ano) em relação a quem tem um VE (carregando em casa em vazio).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  7. Colocado por: JotaPNunca compro carros a crédito

    Crédito a 4 anos fica bem alinhado com a depreciação/amortização do bem.

    Dependendo das condições bancárias, ao manter durante mais tempo o capital do seu lado, até pode conseguir "anular" o juro cobrado pelo banco...

    Colocado por: JotaPCorrecto, mas semi novo por vezes face a uma campanha de novo pode nem compensar.

    Precisamente. Há casos onde isso acontece. Merece sempre investigar. Seja uma redução no preço ou crédito sem juros, pode ser interessante.

    Colocado por: Bruno.Alvesquanto mais tarde pior.

    Qual o racional por trás disto? Se despachar já o ICE começo já a poupar?
    Por outro lado, sem cair no paradoxo de Zeno, a franca e visível evolução nas baterias e ademais tecnologias nos eléctricos, sugere que "mais tarde" haverão soluções mais eficazes, eficientes e menos onerosas.
    É como a pandemia, quando a curva da evolução começar a achatar (secalhar já começou?), será menos arriscado :)


    Colocado por: mafgodQuem faz uma média de 2k km por mês

    Esta métrica é fulcral para analisar cada caso!
    Quanto menos kms se fazem, a poupança absoluta também será menor.

    O tempo está a voar e tenho de começar a estudar o mercado dos eléctricos até ao final do ano. Venho aqui cair a pedir opiniões :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  8. Colocado por: pguilhermeO tempo está a voar e tenho de começar a estudar o mercado dos eléctricos até ao final do ano. Venho aqui cair a pedir opiniões :)
    É estar atento ás oportunidades :-)

    Colocado por: pguilherme
    Qual o racional por trás disto? Se despachar já o ICE começo já a poupar?
    em certos caso sim, começa a poupar logo após a compra.
    Quem tenha um ICE que ainda tenha valor de mercado na casa dos 19k€, faça diariamente um máximo de 200/250km, ao comprar um VE por esse valor (Leaf40 por ex.), passa a poupar (deixar de gastar) todos os meses, só em combustível até uns 350€ ou mais.
    Se o atual ICE valer uns 15k€, ao fim de um ano pode estar já paga a diferneça ao trocar para um VE!
    Agora, tudo depende do VE na troca, o valor atula do ICE e os kms diários...
    O racional da afirmação é a mesma quem quer comprar um computador ou um telemóvel. Ou compra quando sai caríssimo, ou espera uns meses/anos e compra até novo bem mais barato.
  9. Como eu estou farto de repetir por aqui e não só: "É tudo uma questão de contas" ;-)

    Grosso modo, carregando em casa, por cada 100.000kms, há um ganho de cerca de 10.000€ a favor do VE. (diferença preço combustível, revisões e impostos)

    Assim, para quem faz poucos kms por dia, em média todos os dias 20km, são precisos uns 13 anos e meio para fazer 100.000km e "poupar" cerca de 10.000€. Para quem hoje tem um ICE que pouco ou nada vale, comprar um VE usado na casa dos 5k€ teria a diferença paga em cerca de 6 anos ou menos (o ICE não irá aguentar muitos mais kms e as reparações irão surgir). Pode não ser muito apelativo....

    Para quem faz alguns bons kms por dia, em média todos os dias 100km, são precisos uns 3 anos para fazer 100.000km e "poupar" cerca de 10.000€. Para quem hoje tem um ICE que vale uns 15k€, comprar um VE usado na casa dos 25k€ teria a diferença paga em cerca de 3 anos ou menos. Se optar por comprar um VE usado na casa 35k€ teria a diferença paga em cerca de 6 anos . Já é interessante :-)
    Para quem hoje tem um ICE que pouco ou nada vale, comprar um VE usado na casa dos 15k€ teria a diferença paga em cerca de 5 anos. Se optar por comprar um VE usado na casa 35k€ teria a diferença paga em cerca de 10 anos . Pode ser interessante...

    Para quem faz muitos kms por dia, em média todos os dias 300km, são precisos uns 10 meses para fazer 100.000km e "poupar" cerca de 10.000€. Para quem hoje tem um ICE que vale uns 15k€, se optar por comprar um VE usado na casa 35k€ (kauia/niro) teria a diferença paga em menos de 2 anos . Comprando um Tesla Model3 novo, por uns 50.000€, em pouco mais de 3 anos estava paga a diferença. Nem precisava fazer tanta contas ;-)
    Concordam com este comentário: eu
  10. E se ao fim de 10 anos as baterias derem o "berro"?
  11. Colocado por: nunos7E se ao fim de 10 anos as baterias derem o "berro"?
    E se num ICE:
    - a FAP der o berro a cada 100.000km ou menos,
    - e se o turbo se avariar,
    - e se as correias arrebentarem e darem cabo do motor,
    - e se a embraiagem der o berro.... ;-)
    - e se ...
    •  
      nunos7
    • 5 junho 2020 editado
    Qual o custo de um "se" desses, para um "se" das baterias?

    só estou a tentar aprender... tenho q substituir 2 carros q tenho... e quero ver até onde posso chegar €€€ ;)
  12. Na Nissan é, admitindo que não voltaram atrás com a palavra, cerca de 7.000€... vá, 10.000€.
    Já há em Portugal que mude a bateria de um Leaf, tipo comprar bateria de um acidentado... a um preço mais interessante.

    Mas, provavelmente muda de carro antes de trocar uma bateria.
  13. Colocado por: nunos7só estou a tentar aprender... tenho q substituir 2 carros q tenho... e quero ver até onde posso chegar €€€ ;)
    É fazer as contas.... e fazer uma escolha consciente.
    Há vários VEs no mercado e cada um tem as suas especificidades, com os ICEs.
  14. Colocado por: Anonimo12122020mas pela notícia que vi noutro dia as baterias de um leaf custavam tanto como o carro novo, a ser verdade caraças dá para arranjar a cabeça.
    Não acredite em tudo o que lê :-) nem mesmo aqui lol

    Num ICE com alguma idade, o preço de uma embraiagem ou de uma FAP pode ser superior ao do carro.
  15. Colocado por: Anonimo12122020mas a nível de elétricos penso que ainda estamos muito longe disto.
    Obviamente que não há assim tantas... mas que as há, há :-)
    Percbo o receio, mas cada vez mais, há novidades...

    Para ler...
    Troca Baterias - Fora da Nissan
    Troca Baterias - Fora da BMW
  16. Eu percebo a preocupação, há 6 anos quando decide comprar o meu primeiro VE, também tive dificuldades em justificar a compra.
    E não estou nada arrependido, e agora comprava um leaf40 em segunda mão pelo mesmo preço que dei em 2014 e com autonomia bem maior!
    Fiquei tão satisfeito, que despachei o ultimo ICE há 2 anos assim que pude apanhar um boa oportunidade.
    Só tenho dois VEs na garagem!

    Mas, não sendo o caso dos que estão nesta discussão muito provavelmente, será que quem vai comprar um ICE sabe que o diesel que comprou tem uma FAP e que se fizer uma condução citadina vai ter alguns problemas com ela? Que vai ter de ir "passear" com o diesel para "limpar"/"regenerar" a FAP gastando combustível? Será que perguntam quanto custa uma embraiagem, caixa velocidades, turbo....?

    Num VE, e para já, a única grande preocupação é a bateria, e felizmente, com a maior capacidade e novas químicas, o receio de ter de comprar uma, é cada vez mais infundado.
  17. A questão mais pertinente é: não será provável que os modelos eléctricos que saírem nesse período de 10 anos, possam ser mais baratos, mais eficientes e com maior capacidade?
    Se mantiver os custos operacionais actuais e só fizer a troca "para o ano", não poderei ter um ROI igual ao se comprar hoje?

    Não é bem como os telemóveis, por várias razões: tanto na evolução de performance, autonomia, qualidade de construção, etc, não sei se há grandes diferenças de há uns anos para cá. A realidade de esperar para baixar o preço, é para quem quer comprar os flagships de último grito. O equivalente nos automóveis talvez fosse comprar um Taycan? :)

    Já nos carros eléctricos estão sempre a surgir novidades de grande impacto. Como até aqui dizem, hoje já não comprariam um eléctrico de uma geração anterior a X, Y ou Z. Para não falar que o risco financeiro (aposta) é muito maior.

    Poupança de 10 k€ por 100 kkm (ou Mm eheh)?? Não será muito?
    Significa uma poupança de 100 € por cada 1000 km. À primeira vista acho que nem sequer tenho esse custo em combustível, ICU e revisões (tendo em conta as últimas que fizemos).

    Uma coisa é certa: havendo alguma poupança por km, quantos mais km se fizer, mais se poupa, pelo que esta métrica é fundamental e pode ser vantajoso nuns casos e noutros não. O mesmo acontece/aconteceu com os diesel vs gasolina, que mesmo nos casos que até fosse financeiramente mais vantajoso um gasolineiro, a malta só queria diesel... depende dos km que se esperam fazer.

    Atenção, que sou grande adepto dos eléctricos e acredito que é o caminho a seguir para os próximos tempos. Mas há que ser frio na análises e ponderar os diferentes aspectos.
  18. Colocado por: JoelMem relação às baterias, acho que estão a chegar noticias interessantes do suspeito do costume!

    https://thedriven.io/2020/05/18/battery-day-world-on-hold-for-teslas-revolutionary-ev-battery/

    "CATL has been working on no-cobalt and low-cobalt battery technology, such as that reported on by The Driven in February. According to Reuters’ sources, CATL has brought the cost of making no-cobalt lithium iron phosphate (LFP) battery packs down to $US80/kWh, and the cost of making cells for them down to $US60/kWh. CATL’s low-cobalt nickel-manganese-cobalt chemistry is nearly down to $US100/kWh."
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod


    Não sei se esta abordagem "tabless" é o mesmo que esse artigo, mas aqui fica:

    https://www.popularmechanics.com/science/a32433420/elon-musk-tesla-battery-cell-patent/
  19. Colocado por: mafgodPara ler...
    Troca Baterias - Fora da Nissan
    Troca Baterias - Fora da BMW


    Espreitei o video do tipo que mudou as baterias por 6 k€... mas não foi cá! Tenho de ir ao estrangeiro para mudar baterias? E quem paga o meu tempo? :)

    E os FAP só há em modelos +- recentes.... senda uma peça cara, não devem ser comum que custem mais que o carro. E até dá para remover :) As embraiagens de 40k€ são nos ralis pá, não é para ir ao Pingo Doce! :)
 
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