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  1. Colocado por: jfsmoreira

    O kwh em bihorario anda nos 0.10€. e consegue ainda mais barato.
    Um ICE que consomue 6l aos 150km/h ? Qual?


    Nos últimos dias tenho tido consumos no meu Ioniq de 10.5kWh/100. Em casa no bi-horário tenho o kWh a ~ 0.07+IVA, logo 0,086€/kWh. Total de 90 cêntimos aos 100km. ;)
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  2. Qual é mesmo a velocidade máxima legal em Portugal? ;-)

    Colocado por: pguilherme330d e 535d a 160km/h marcam por volta dos 5l/100.
    Marcam? O que interess é o que é medido na bomba. Os CBs podem dizer o que as marcas querem :-)
    Seja como for a comparação era entre o i30 e o Leaf40....
    i30 a 140km/h deve beber bem mais que os conservadores 6,2/100km dados pela marca :-)
    Além de que esses BMW devem custar um pouquinho mais que o Leaf40 ;)

    Colocado por: pguilhermeTodos dizem muito bem do e-niro. A diferença de preço não é assim muito grande, pelo que estou a comprar em pé de igualdade. O que escolheria?
    São gostos.
    Eu se me dessem escolher, entre o e-Niro e o model3 SR+... não sei para onde penderia.
    Apesar de custarem praticamente o mesmo, o e-Niro tem mais autonomia, mas carrega mais lentamente e está dependente da rede Mobi-e.
    O Model3, tem menos autonomia mas pode usar a rede mobie.e e a da Tesla com a fiabilidade e velocidades de carregamento que metem os nossos PCRs num canto.
    A nível de reparações.... acredito que o Kia seja bem mais barato que a Tesla e há mais concessionários/oficinas a tratar dos Kias que da Tesla.
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  3. Colocado por: pguilherme
    330d e 535d a 160km/h marcam por volta dos 5l/100.
    Julgo que a maior parte conseguirá fazer menos de 6l a 150km/h. Ou pelo menos aqueles que a esta velocidade não vão a esmifrar :)


    Ah ah..deixa-me rir... não te fies no que marca... Diz-me mesmo quanto metes e quanto andaste, que eu faço as contas.

    O meu leaf a descer" marca negativo ":)
  4. Curiosidades... Estou num drive in onde uma das regras é manter o motor desligado.
    Pois bem, é ver os carros a combustão "todos" a trabalhar aos 5 minutos de cada vez, para não ficar sem bateria digo eu...

    Vantagens aqui, desvantagens ali. Como em tudo na vida ;-)
  5. Colocado por: mafgodMarcam? O que interess é o que é medido na bomba. Os CBs podem dizer o que as marcas querem :-)


    Colocado por: jfsmoreiraAh ah..deixa-me rir... não te fies no que marca


    Não e não :)
    Com as maravilhas dos computadores, sei exactamente quantas mg de gasóleo vão para cada cilindro por cada rpm :) Aliás, a marca aqui já não tem muito a dizer eheh
    O ponteiro é lento e obviamente não é exacto, mas não foge muito da realidade.


    Colocado por: jfsmoreiraO meu leaf a descer" marca negativo ":)

    Pelo menos quando se trava, presumo, caso tenha KERS.
    A descer qualquer carro gasta 0. Os diesel, por não terem borboleta a tapar a admissão (e como tal não criam vácuo), não "travam de motor" e vão bem soltos a descer, a gastar 0. Em competição é uma chatice!



    Colocado por: mafgodApesar de custarem praticamente o mesmo, o e-Niro tem mais autonomia, mas carrega mais lentamente e está dependente da rede Mobi-e.
    O Model3, tem menos autonomia mas pode usar a rede mobie.e e a da Tesla com a fiabilidade e velocidades de carregamento que metem os nossos PCRs num canto.
    A nível de reparações.... acredito que o Kia seja bem mais barato que a Tesla e há mais concessionários/oficinas a tratar dos Kias que da Tesla.


    A velocidade de carregamento por acaso não é factor fulcral. Com estas autonomias, julgo que o carregamento rápido nos shopping e afins, também não seja crítico (eu pelo menos é raro).

    As reparações por um lado fico apreensivo na Tesla. Não tenho ideia de como poderá ser.
    Por outro lado julgo serem mais catitas de conduzir e tem um imenso factor cool: todos aqueles gimmicks até acabam por ser fixes, tipo controlo remoto, o infotainment, software continuamente actualizado, etc... esta malta por aqui é muito dada a essas coisas :)

    E manter o valor comercial é um aspecto muy importante nesta equação, para ter ROI de herói :)

    O FSD é que não sei. É uma pipa de massa e não sei se cá iremos tirar grande proveito disso.
    O lane assist e cruise-control adaptativo é top, mas isso acho que vem no base...
    O niro tb tem estas "mariquices"?
  6. Colocado por: Bruno.AlvesCuriosidades... Estou num drive in onde uma das regras é manter o motor desligado.
    Pois bem, é ver os carros a combustão "todos" a trabalhar aos 5 minutos de cada vez, para não ficar sem bateria digo eu...

    Vantagens aqui, desvantagens ali. Como em tudo na vida ;-)


    Eheh. Com aircon, sem dúvida. Só com rádio deveria aguentar muito tempo :)

    Só o silencio é logo uma categoria à parte.
  7. Colocado por: pguilhermeO FSD é que não sei. É uma pipa de massa e não sei se cá iremos tirar grande proveito disso.
    O lane assist e cruise-control adaptativo é top, mas isso acho que vem no base...
    O niro tb tem estas "mariquices"?

    O Niro tem. Lane keep assist e cruise control adaptativo.
    O FSD é uma questão discutível, muito. Não tenho opinião formada.
    Se fosse nos states, epa sim. Vejo videos do que o FSD já faz (mesmo assim muito longe de ser autónomo!) e é incrível. Na Europa, por causa da legislação, é uma amostra.
    Além de acreditar na evolução que o FSD pode vir a ter (e provavelmente terá senão nos states aquilo da tribunais até à quinta casa), tens de acreditar que a legislação europeia irá permitir.
    Se isso acontecer, esses carros vão valorizar incrivelmente. Se não, pois,fica a gimmick :-(
  8. Com os updates contínuos, sem dúvida que poderia era ser uma aposta no futuro. Mas em 4 anos não estou a ver.
    Depois, o tipo de utilização que se daria, seria determinante. Neste momento não estou a imaginar uma utilização muito intensiva. Já o lane keep assist, sim, muito. E o cruise control funciona no pára-arranca? Isso é que tb daria um jeitaço!
  9. O do Niro e Kauai, se for como o do ioniq que tive (acho que é):
    - o lane keep assist não funciona abaixo de 60km/h
    - se o carro se imobilizar em cruise control tens de dar um toque num botão do volante ou no acelerador para ele arrancar novamente

    Nos Tesla funciona sempre qualquer uma das funcionalidades (tanto o auto steer como o arrancar automaticamente atrás do carro da frente). Mesmo o AP básico.

    Em relação ao FSD, concordo se for para manter o carro não mais de 4 anos.
  10. Se neste momento eu quizesse comprar um carro eléctrico da gama do vw polo ou da gama do opel corsa, para fazer viagens na cidade e 1 vez por mês para o Porto ou para Faro, o que aconselhavam?
  11. A gama é para uma questão de preços ou tamanho?
    A origem é zona de Lisboa?

    Usados na casa dos 20k€, com paragem obrigatória a meio caminho:
    - Leaf40
    - Ioniq28
    - VW e-Golf
    - ZOE 40

    Usados na casa dos 35k€, sem necessidade obrigatória paragem a meio caminho:
    - Kauai64
    - e-Niro64
    - e-Soul64
    - ZOE50
    - Tesla Model S
  12. Se for para comprar novo, e-up. É mais pequeno que o Polo ou Corsa, mas se ser novo for um factor diferenciador e o tamanho for suficiente, então é a melhor oferta actual. Também obriga a paragem a meio do caminho para o Porto (para o Algarve deve conseguir fazer directo, dependendo de onde é o destino no Algarve).

    Se não for novo, o que o mafgod disse ;-)

    Não esquecer só que, além da eventual paragem a meio do caminho, é vantajoso acautelar o carregamento no destino para estar preparado para o regresso.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13. Model S por 35k? Quais serão as contra-partidas?
    • eu
    • 6 julho 2020
    Colocado por: pguilhermeModel S por 35k? Quais serão as contra-partidas?

    Em caso de alguma avaria grave, os custos podem ter 5 dígitos...
  14. Colocado por: pguilhermeModel S por 35k? Quais serão as contra-partidas?
    Alguns muitos milhares de kms... a favor, quase de certeza que tem o carregamento nos SuC à borla :-)
  15. Colocado por: eu
    Em caso de alguma avaria grave, os custos podem ter 5 dígitos...


    Ui.
    Especialmente se a constrição na aquisição for orçamental, estas perspectivas parecem ser de fugir a 7 pés.
    Caso contrário, não é mais vantajoso gastar logo esses 5 dígitos no início e ter algo menos problemático?


    Colocado por: mafgodAlguns muitos milhares de kms

    Para além dos componentes de ligação à estrada, onde sofrem os electricos com uma kilometragem elevada? Só as baterias?
  16. Colocado por: pguilhermeEspecialmente se a constrição na aquisição for orçamental, estas perspectivas parecem ser de fugir a 7 pés.
    Caso contrário, não é mais vantajoso gastar logo esses 5 dígitos no início e ter algo menos problemático?
    Por mais uns 10 a 15k já se compra um Model3 SR+ ou mesmo LR :-)

    Colocado por: pguilhermePara além dos componentes de ligação à estrada, onde sofrem os electricos com uma kilometragem elevada? Só as baterias?
    Sendo carros com grande potência e alto torque, podem ter alguns problemas relacionados com o motor e a transmissão por exemplo.
    Tem baterias grandes mas também consomem bastante, são modelos bem largueirões....
    Além de que o infortainment é das primeiras versões (são carros de 2012/2013) onde o HW já está um pouco obsoleto (por acaso creio que a Tesla anda a substituir custo zero...).
    Cuidado porque há umas versões americanas que não são iguais ás do mercado europeu, como a ficha de carregamento não ser compatível com os nossos PCRs e necessitar de uma adaptador....
  17. Colocado por: mafgodA gama é para uma questão de preços ou tamanho?
    A origem é zona de Lisboa?

    Usados na casa dos 20k€, com paragem obrigatória a meio caminho:
    - Leaf40
    - Ioniq28
    - VW e-Golf
    - ZOE 40

    Usados na casa dos 35k€, sem necessidade obrigatória paragem a meio caminho:
    - Kauai64
    - e-Niro64
    - e-Soul64
    - ZOE50
    - Tesla Model S




    Colocado por: Bruno.AlvesSe for para comprar novo, e-up. É mais pequeno que o Polo ou Corsa, mas se ser novo for um factor diferenciador e o tamanho for suficiente, então é a melhor oferta actual. Também obriga a paragem a meio do caminho para o Porto (para o Algarve deve conseguir fazer directo, dependendo de onde é o destino no Algarve).

    Se não for novo, o que o mafgod disse ;-)

    Não esquecer só que, além da eventual paragem a meio do caminho, é vantajoso acautelar o carregamento no destino para estar preparado para o regresso.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Colocado por: Bruno.AlvesSe for para comprar novo, e-up. É mais pequeno que o Polo ou Corsa, mas se ser novo for um factor diferenciador e o tamanho for suficiente, então é a melhor oferta actual. Também obriga a paragem a meio do caminho para o Porto (para o Algarve deve conseguir fazer directo, dependendo de onde é o destino no Algarve).

    Se não for novo, o que o mafgod disse ;-)

    Não esquecer só que, além da eventual paragem a meio do caminho, é vantajoso acautelar o carregamento no destino para estar preparado para o regresso.
    Concordam com este comentário:mafgod



    Ok, carregamento a meio do caminho. Mas qual deles admite carregamento rápido. Parece-me que o Leaf não admite carregamento rápido por não ter gestão térmica das baterias, certo?

    É que eu não vejo muito sentido estar uma hora (ou mais) a fazer consumos no restaurante ao pé da estação de carregamento, pois lá se vai a poupança. Além disso nem sou muito de comer fora
  18. Colocado por: mafgodPor mais uns 10 a 15k já se compra um Model3 SR+ ou mesmo LR :-)

    Pois, também acho. Não é um Model S, mas secalhar será menos susceptível a chatices. Os S recentes são carotes :(

    Acerca do infotainment, estive a ler ontem este artigo e os comentários: https://electrek.co/2020/07/04/tesla-updates-warranty-problematic-media-unit-touchscreen/amp/


    Por exemplo, se comprar um carro novo e fizer muitos km, mas sem andar a esmifrar, são carros para aguentarem muitos kms? Mais que os ICE?
    • eu
    • 6 julho 2020
    Colocado por: pguilhermesão carros para aguentarem muitos kms? Mais que os ICE?

    O único componente que se degrada de forma relevante é a bateria.

    Neste momento, os Tesla parecem ser os que aguentam mais Kms, há muitos relatos de Tesla com centenas de milhares de Kms e com a bateria ainda perfeitamente funcional.
 
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