Colocado por: Bruno.AlvesUm bom sinal dos tempos, uma bomba de combustível totalmente transformada em ponto de carregamento rápido, múltiplo e com comodidades para os condutores.
Provavelmente dispensar-se-ia a pompa, mas enfim é um marco importante de qualquer forma.
https://www.uve.pt/page/primeira-estacao-de-carregamento-para-veiculos-eletricos-pais-inaugurada-em-gaia/
Colocado por: Bruno.AlvesNão, este é mesmo público, o primeiro. Mas sim, há mais alguns exclusivos para Uber e todos fazem muita falta.
O que eu acho curioso é não se dar importância às comodidades.
Como é que continuamos a colocar postos isolados uns dos outros, às vezes sem nada à volta. Se alguém tiver de esperar que o carro carregue e tiver à mão um aspirador de moedinha, uma máquina de café e snacks, um WC, não é expectável que apreciem este espaço e acabem por gastar algum dinheiro?
Dou muitas vezes este exemplo: o restaurante Floresta em Fátima, alguém conhecia antes do SuC da Tesla?
Viatura Sem o Aluguer de Baterias Activo
Colocado por: pcspinheiroBoas,
estou em vias de comprar um Leaf 40 KWh N-Connecta para a esposa. Tenho 2 em vista, ambos de 2018, com 40-50K km e ambos a rondar os €23K. Ainda não os fui ver e sendo o nosso primeiro EV estou um pouco nervoso com a compra, pelo que tenho andado a ler non-stop acerca do assunto, especialmente no que diz respeito à "saúde" das baterias, já que o resto deve ser mais trivial.
Quem tem VE, que valores acharia normal para o estado de degradação das baterias para um caro com esta idade/kilometragem? Vou levar o meu leitor OBDII e já instalei o leaf spy no tlmv. Sei que uma bateria nova com capacidade completa deve ter perto de 115 Ah. Obviamente o SoH deve ser o mais elevado possível, mas a par da perda de capacidade e sem ser demasiado bom para ser verdade, indicativo de reset da BMS (já agora, isso é ilegal?). E vou ver o estado das células individuais, número de cargas rápidas (li que muitas degradam mais a bateria, sobretudo no leaf que não tem arrefecimento?), etc. Todas as dicas são bem vindas, para evitar comprar um limão. Seria boa ideia pedir para o levar à Nissan? Qual é o calendário de manutenção obrigatória de modo a preservar a garantia? Não quero também um carro que, por falhar as revisões, perdeu a garantia! O que vou ver amanhã é de Agosto de 2018, tem 52.000 Km, por isso deve ter que fazer a manutenção anual, se não a fez já, não é?
Desde já obrigado!
Colocado por: pcspinheiroCaro Smart,
Obrigado pelas sugestões. A questão é que tínhamos definido um tecto de 23000€ e para valores superiores o eléctrico começa a fazer menos sentido em relação a um equivalente a gasolina.. eu vi esses carros quase todos (o da Santogal provavelmente não), mas já vão para 25-26000. O meu skoda superb tdi com menos de 1 ano e menos de 100km! custou 30.000, faz 5L/100 ou menos e é o dobro do carro. Por isso nao me vejo a dar mais do que 22-23000 por um eléctrico, nas minhas contas não faz sentido...
Colocado por: smart
hum..
deixe-me partilhar aqui umas contas ...
para aferir a eventual vantagem na compra do VE vs Gasoil ou lina...
tenho uma chaimite com 10 anos a gasoil, com motor 1.6 tdi.
uma comparação com um VE...
gasoil:
carro custa 25 mil
5.5 aos 100 x 1.35 o litro = 7.42€ aos 100, arrendondado para 7.50€
15 mil ano são 1125 € em combustivel + 180 IUC + 200 revisão e dá cerca de 1500€ ano para 15 mil Kms.
VE
carro custa tb 25 mil
13kw a 8 centimos, são 1,04€ + IVA, portanto 1.28€ para fazer 100 kms
15 mil kms são 192 euros
não paga ISV
e a revisão são cerca de 75 euros, portanto 270 euros ano.
a poupança entre cada opção com custo inicial semelhante são cerca de 1330 euros.
em 10 anos são 13,3 mil euros, que ascenderá a 15 mil pois não é necessário embraiagens nem retificações no diesel (bomba/injectores...)
ao fim de 10 anos, atribuo o mesmo valor de 5 k a cada carro.
custaram o mesmo mas com o VE, poupa-se 15 mil euros em 10 anos.
sim sou merceeiro....
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compreendo a sua consideração..
mas, 25K por 1 carro de NOV 2019 com 7 mil kms vs 23 por um de 2018 com 35k, acho que vale a diferença..., sobretudo pela garantia das baterias...
sou da opinião que o importante não é o que o carro custa..
é o que perdemos durante a sua propriedade...
compre-se um Alfa e um BMW ao mesmo preço e venda-se 8 anos depois..
Um Dacia e um VW aos mesmo e preço e o seu valor ao fim de 10 anos...
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já me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
Colocado por: callinasMeta aí o GPL e dá cabo das contas. Ainda não percebi porque os carros a GPL nunca entram na equação.
Passando à frente, olho à minha volta e só vejo carros elétricos na classe média alta. Sao pessoas quen compram carros à custa de uma empresa para uso próprio, não vejo no povo.
Sinto que pagamos todos os "pobres", para andarem pessoas em carros híbridos ou elétricos de 50 mil 70 mil , com eletricidade à borla.
Sim acho que haja incentivos para um zoé, um 208 um ioniq. Mas não percebo incentivos para carros de 50 Mil ou mais