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  1. Sim, mas as revisões "de calendário" num VE para a manutenção da garantia também se fazem em "qualquer" concessionário local em qualquer marca de VE: trocam-te o filtro do habitáculo, enchem o depósito do "mija mija", trocam o fluido do circuito dos travões (ridículo trocar a cada 2 anos, mas têm de ganhar dinheiro em alguma coisa...) e carimbam o livro de revisões. Feito. Para isto em nenhuma marca terá de se ir a uma oficina "central".
    Conheço pelo menos um Leaf que nunca foi à Nissan. O dono borrifou-se para a garantia, muda o filtro do habitáculo em casa e o carro anda alegremente há quase 10 anos. Outro que já saiu da garantia, nunca mais lá pôs as rodas.

    A Tesla não tem nenhuma revisão obrigatória para efeitos de garantia, apenas uma revisão recomendada (e cara) a cada 90kkm onde trocam o fluido de refrigeração da bateria. Mas se não se fizer, amigos como dantes e garantia válida igual.

    O problema são as coisas "menos normais"... Aí dificilmente se consegue fazer alguma coisa fora das oficinas da marca. Além da Zeev e da EVolution (e de mais alguns "carolas" conhecidos do meio) não há muitos sítios onde mexam num VE, nem que seja para trocar um motor da climatização (acreditem, eu tentei).
  2. hum..
    e este "porshe 928...
    da Honda..
    já se pode encomendar?
    é de arromba...
      az3.JPG
      az1.JPG
      az.JPG
  3. hum...
    semelhanças...
      pp.JPG
  4. Um bom sinal dos tempos, uma bomba de combustível totalmente transformada em ponto de carregamento rápido, múltiplo e com comodidades para os condutores.
    Provavelmente dispensar-se-ia a pompa, mas enfim é um marco importante de qualquer forma.
    https://www.uve.pt/page/primeira-estacao-de-carregamento-para-veiculos-eletricos-pais-inaugurada-em-gaia/
    Concordam com este comentário: mafgod
  5. Creio que é exclusiva para electricos tvdes/uber no ambito de uma parceria entre a powerdot e a uber...

    Mas ainda assim é bom, descongestiona a rede pública para os outros.


    Colocado por: Bruno.AlvesUm bom sinal dos tempos, uma bomba de combustível totalmente transformada em ponto de carregamento rápido, múltiplo e com comodidades para os condutores.
    Provavelmente dispensar-se-ia a pompa, mas enfim é um marco importante de qualquer forma.
    https://www.uve.pt/page/primeira-estacao-de-carregamento-para-veiculos-eletricos-pais-inaugurada-em-gaia/
    Concordam com este comentário:mafgod
  6. Não, este é mesmo público, o primeiro. Mas sim, há mais alguns exclusivos para Uber e todos fazem muita falta.

    O que eu acho curioso é não se dar importância às comodidades.
    Como é que continuamos a colocar postos isolados uns dos outros, às vezes sem nada à volta. Se alguém tiver de esperar que o carro carregue e tiver à mão um aspirador de moedinha, uma máquina de café e snacks, um WC, não é expectável que apreciem este espaço e acabem por gastar algum dinheiro?
    Dou muitas vezes este exemplo: o restaurante Floresta em Fátima, alguém conhecia antes do SuC da Tesla?
    Concordam com este comentário: mafgod
  7. Não foi isso que li no proprio site da uve, onde aparecia um cronometro decrescente para um evento online que vai decorrer daqui a uns dias...

    Colocado por: Bruno.AlvesNão, este é mesmo público, o primeiro. Mas sim, há mais alguns exclusivos para Uber e todos fazem muita falta.

    O que eu acho curioso é não se dar importância às comodidades.
    Como é que continuamos a colocar postos isolados uns dos outros, às vezes sem nada à volta. Se alguém tiver de esperar que o carro carregue e tiver à mão um aspirador de moedinha, uma máquina de café e snacks, um WC, não é expectável que apreciem este espaço e acabem por gastar algum dinheiro?
    Dou muitas vezes este exemplo: o restaurante Floresta em Fátima, alguém conhecia antes do SuC da Tesla?
    • zed
    • 21 julho 2020
    Está um Zoe no Stand Virtual do qual dizem o seguinte.

    Viatura Sem o Aluguer de Baterias Activo


    Isto quer dizer o quê? Não é bateria própria nem está sob contrato?
  8. Dá a entender que o contrato das baterias está suspenso, ou seja, quem comprar o carro irá continuar a pagar.
    Esclareça e procure outro com baterias próprias.
    Já há vários a muito bom preço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  9. Estou a considerar comprar um zoe 40 com baterias proprias usado, há alguma oficina na zona de Lisboa ou arredores onde possa ir para fazer um checkup ao carro e às baterias para ver se o carro está ok?
  10. Podes contactar a própria Renault. Em Lisboa não deves ter problemas ;-)

    Alternativamente, o que há a fazer é verificar o que o carro reporta como SOH conhecido. Isso qualquer pessoa com um adaptador OBD e a app adequada (CanZE) te pode ajudar a verificar.

    Sugeria verificares o grupo do FB mais expressivo da marca
    https://www.facebook.com/groups/1464999613580194/

    E pedir a alguém da zona que possa fazer essa verificação. De Lisboa deve ser na boa.

    À parte disso, é um carro como os outros. Test drive, barulhos, historial de revisões, garantia válida, etc.
    E se não tens experiência com VE é importante tentar um test drive de mais de um dia para perceber se o VE é adequado às tuas necessidades. Percebo que possa ser complicado (seguros e tal...) fora da marca, mas é uma hipótese a explorar.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  11. Boas,
    estou em vias de comprar um Leaf 40 KWh N-Connecta para a esposa. Tenho 2 em vista, ambos de 2018, com 40-50K km e ambos a rondar os €23K. Ainda não os fui ver e sendo o nosso primeiro EV estou um pouco nervoso com a compra, pelo que tenho andado a ler non-stop acerca do assunto, especialmente no que diz respeito à "saúde" das baterias, já que o resto deve ser mais trivial.

    Quem tem VE, que valores acharia normal para o estado de degradação das baterias para um caro com esta idade/kilometragem? Vou levar o meu leitor OBDII e já instalei o leaf spy no tlmv. Sei que uma bateria nova com capacidade completa deve ter perto de 115 Ah. Obviamente o SoH deve ser o mais elevado possível, mas a par da perda de capacidade e sem ser demasiado bom para ser verdade, indicativo de reset da BMS (já agora, isso é ilegal?). E vou ver o estado das células individuais, número de cargas rápidas (li que muitas degradam mais a bateria, sobretudo no leaf que não tem arrefecimento?), etc. Todas as dicas são bem vindas, para evitar comprar um limão. Seria boa ideia pedir para o levar à Nissan? Qual é o calendário de manutenção obrigatória de modo a preservar a garantia? Não quero também um carro que, por falhar as revisões, perdeu a garantia! O que vou ver amanhã é de Agosto de 2018, tem 52.000 Km, por isso deve ter que fazer a manutenção anual, se não a fez já, não é?

    Desde já obrigado!
    • smart
    • 24 agosto 2020 editado
    hum..
    uma sugestão..
    https://www.santogal.pt/handlers/createPDF.ashx?format=pdf&output=inline&filename=descricao_nissan_2045998&source=true&height=0&url=https://www.santogal.pt/CarDetailPage?id=318690
    não sei se já foi..
    é nacional
    NOV2019, logo mais tempo de garantia das baterias (o que viu é de 2008)..
    mostre o anuncio ao vendedor, diga que está na duvida entre eles e ainda lhe saca mil oiros...
    se quer testar, leve-o à NISSAN
    ou passe lá com a matricula a saber historico do carro.
    se não lhe derem a matricula, parta para outra..
    se novos custam 34
    menos incentivo 31/32
    esperava 3 meses e comprava de 2021
    são 8 mil euros..é bastante dinheiro, mas o que vai ver é de 2018...
    se vier aí a crise, o que não vão faltar é electricos TVDE s á venda por aí....
    .
    mais um de 2019,
    https://www.standvirtual.com/anuncio/nissan-leaf-5p-40kwh-n-connecta-ID8OSjKJ.html#5edd5758c9 7000 kms...26500, para vender por 26 que se calhar sai por 25.500 ( a troco de 2500 euros, tem menos 1 ano e 7K e é do concessionário....com um bocado de sorte ainda saca uma revisão ou extensão de garantia...)
  12. Caro Smart,
    Obrigado pelas sugestões. A questão é que tínhamos definido um tecto de 23000€ e para valores superiores o eléctrico começa a fazer menos sentido em relação a um equivalente a gasolina.. eu vi esses carros quase todos (o da Santogal provavelmente não), mas já vão para 25-26000. O meu skoda superb tdi com menos de 1 ano e menos de 100km! custou 30.000, faz 5L/100 ou menos e é o dobro do carro. Por isso nao me vejo a dar mais do que 22-23000 por um eléctrico, nas minhas contas não faz sentido...
    • jcfcid
    • 24 agosto 2020 editado
    Colocado por: pcspinheiroBoas,
    estou em vias de comprar um Leaf 40 KWh N-Connecta para a esposa. Tenho 2 em vista, ambos de 2018, com 40-50K km e ambos a rondar os €23K. Ainda não os fui ver e sendo o nosso primeiro EV estou um pouco nervoso com a compra, pelo que tenho andado a ler non-stop acerca do assunto, especialmente no que diz respeito à "saúde" das baterias, já que o resto deve ser mais trivial.

    Quem tem VE, que valores acharia normal para o estado de degradação das baterias para um caro com esta idade/kilometragem? Vou levar o meu leitor OBDII e já instalei o leaf spy no tlmv. Sei que uma bateria nova com capacidade completa deve ter perto de 115 Ah. Obviamente o SoH deve ser o mais elevado possível, mas a par da perda de capacidade e sem ser demasiado bom para ser verdade, indicativo de reset da BMS (já agora, isso é ilegal?). E vou ver o estado das células individuais, número de cargas rápidas (li que muitas degradam mais a bateria, sobretudo no leaf que não tem arrefecimento?), etc. Todas as dicas são bem vindas, para evitar comprar um limão. Seria boa ideia pedir para o levar à Nissan? Qual é o calendário de manutenção obrigatória de modo a preservar a garantia? Não quero também um carro que, por falhar as revisões, perdeu a garantia! O que vou ver amanhã é de Agosto de 2018, tem 52.000 Km, por isso deve ter que fazer a manutenção anual, se não a fez já, não é?

    Desde já obrigado!


    Nunca equacionou um ioniq?

    Acho que a longo prazo (degradação da bateria) o Ioniq lhe compensa...

    Embora tenha uma bateria mais pequena, no final, é muito mais eficiente e vai dar quase ao mesmo. Tirando que tem arrefecimento das baterias :)

    https://www.standvirtual.com/anuncio/hyundai-ioniq-ev-eletric-tech-ID8OQtaW.html#1659b627a4

    https://www.standvirtual.com/anuncio/hyundai-ioniq-ev-eletric-tech-ID8OLbSB.html#1659b627a4

    https://www.standvirtual.com/anuncio/hyundai-ioniq-ev-premium-ID8OSgH6.html#1659b627a4

    Eu estou a equacionar vender o Ampera e de entre todas as opcoes, cheguei a conclusao que o ioniq era a melhor opcao a seguir ao i3 (mas este so tem 4 lugares, que é a razao pela qual preciso de vender o Ampera)
  13. Se a razão é poupança, o ioniq é o caminho.
    Obviamente que o Leaf2 vai fazer alguns km a mais que o ioniq, tem alguns 33% a mais de bateria.
    Mas eficiência de andamento, sobretudo carregamento, arrefecimento da bateria, etc, é incomparável.

    A única vantagem do Leaf é a app, que infelizmente a Hyundai ainda não decidiu dar ao nosso mercado, nem nos modelos novos :-(
    • smart
    • 24 agosto 2020 editado
    Colocado por: pcspinheiroCaro Smart,
    Obrigado pelas sugestões. A questão é que tínhamos definido um tecto de 23000€ e para valores superiores o eléctrico começa a fazer menos sentido em relação a um equivalente a gasolina.. eu vi esses carros quase todos (o da Santogal provavelmente não), mas já vão para 25-26000. O meu skoda superb tdi com menos de 1 ano e menos de 100km! custou 30.000, faz 5L/100 ou menos e é o dobro do carro. Por isso nao me vejo a dar mais do que 22-23000 por um eléctrico, nas minhas contas não faz sentido...

    hum..
    deixe-me partilhar aqui umas contas ...
    para aferir a eventual vantagem na compra do VE vs Gasoil ou lina...
    tenho uma chaimite com 10 anos a gasoil, com motor 1.6 tdi.
    uma comparação com um VE...

    gasoil:
    carro custa 25 mil
    5.5 aos 100 x 1.35 o litro = 7.42€ aos 100, arrendondado para 7.50€
    15 mil ano são 1125 € em combustivel + 180 IUC + 200 revisão e dá cerca de 1500€ ano para 15 mil Kms.

    VE
    carro custa tb 25 mil
    13kw a 8 centimos, são 1,04€ + IVA, portanto 1.28€ para fazer 100 kms
    15 mil kms são 192 euros
    não paga ISV
    e a revisão são cerca de 75 euros, portanto 270 euros ano.
    a poupança entre cada opção com custo inicial semelhante são cerca de 1330 euros.
    em 10 anos são 13,3 mil euros, que ascenderá a 15 mil pois não é necessário embraiagens nem retificações no diesel (bomba/injectores...)
    ao fim de 10 anos, atribuo o mesmo valor de 5 k a cada carro.
    custaram o mesmo mas com o VE, poupa-se 15 mil euros em 10 anos.
    sim sou merceeiro....
    .
    compreendo a sua consideração..
    mas, 25K por 1 carro de NOV 2019 com 7 mil kms vs 23 por um de 2018 com 35k, acho que vale a diferença..., sobretudo pela garantia das baterias...
    sou da opinião que o importante não é o que o carro custa..
    é o que perdemos durante a sua propriedade...
    compre-se um Alfa e um BMW ao mesmo preço e venda-se 8 anos depois..
    Um Dacia e um VW aos mesmo e preço e o seu valor ao fim de 10 anos...
    .
    já me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
      zas.JPG
    • jcfcid
    • 24 agosto 2020 editado
    Colocado por: smart
    hum..
    deixe-me partilhar aqui umas contas ...
    para aferir a eventual vantagem na compra do VE vs Gasoil ou lina...
    tenho uma chaimite com 10 anos a gasoil, com motor 1.6 tdi.
    uma comparação com um VE...

    gasoil:
    carro custa 25 mil
    5.5 aos 100 x 1.35 o litro = 7.42€ aos 100, arrendondado para 7.50€
    15 mil ano são 1125 € em combustivel + 180 IUC + 200 revisão e dá cerca de 1500€ ano para 15 mil Kms.

    VE
    carro custa tb 25 mil
    13kw a 8 centimos, são 1,04€ + IVA, portanto 1.28€ para fazer 100 kms
    15 mil kms são 192 euros
    não paga ISV
    e a revisão são cerca de 75 euros, portanto 270 euros ano.
    a poupança entre cada opção com custo inicial semelhante são cerca de 1330 euros.
    em 10 anos são 13,3 mil euros, que ascenderá a 15 mil pois não é necessário embraiagens nem retificações no diesel (bomba/injectores...)
    ao fim de 10 anos, atribuo o mesmo valor de 5 k a cada carro.
    custaram o mesmo mas com o VE, poupa-se 15 mil euros em 10 anos.
    sim sou merceeiro....
    .
    compreendo a sua consideração..
    mas, 25K por 1 carro de NOV 2019 com 7 mil kms vs 23 por um de 2018 com 35k, acho que vale a diferença..., sobretudo pela garantia das baterias...
    sou da opinião que o importante não é o que o carro custa..
    é o que perdemos durante a sua propriedade...
    compre-se um Alfa e um BMW ao mesmo preço e venda-se 8 anos depois..
    Um Dacia e um VW aos mesmo e preço e o seu valor ao fim de 10 anos...
    .
    já me esquecia onde fui buscar electricidade a 8 cts o kilo durante a madrugada:
      zas.JPG


    Essa comparação e justa, no entanto, os ioniq mantiveram muito melhor o valor que os Leaf. Prefiro o ioniq de 2018 que o Leaf de 2019 :)

    Na minha opinião são mais carro que os Leaf e melhor aposta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  14. Meta aí o GPL e dá cabo das contas. Ainda não percebi porque os carros a GPL nunca entram na equação.

    Passando à frente, olho à minha volta e só vejo carros elétricos na classe média alta. Sao pessoas quen compram carros à custa de uma empresa para uso próprio, não vejo no povo.
    Sinto que pagamos todos os "pobres", para andarem pessoas em carros híbridos ou elétricos de 50 mil 70 mil , com eletricidade à borla.
    Sim acho que haja incentivos para um zoé, um 208 um ioniq. Mas não percebo incentivos para carros de 50 Mil ou mais
    Concordam com este comentário: smart
    • J D
    • 24 agosto 2020
    Colocado por: callinasMeta aí o GPL e dá cabo das contas. Ainda não percebi porque os carros a GPL nunca entram na equação.

    Passando à frente, olho à minha volta e só vejo carros elétricos na classe média alta. Sao pessoas quen compram carros à custa de uma empresa para uso próprio, não vejo no povo.
    Sinto que pagamos todos os "pobres", para andarem pessoas em carros híbridos ou elétricos de 50 mil 70 mil , com eletricidade à borla.
    Sim acho que haja incentivos para um zoé, um 208 um ioniq. Mas não percebo incentivos para carros de 50 Mil ou mais


    Nisso dou razao. Para 30k ano , um carro a gpl novo , o clio custa 18k, a nivel de gpl vs energia, vai custar 400e a mais ano, claro que se junta mais 100e do icu mais eventuais revisoes, mas , mesmo assim a 8 anos de uso, compara muito bem com um electrico. Claro que se tiverem energia solar de borla , entao o valor muda de novo.
 
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